Regras de comunicação

Modos de comunicação: o que são e como embelezar o seu discurso?

Modos de comunicação: o que são e como embelezar o seu discurso?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Quão importante é falar corretamente?
  3. Ensinando belo discurso
  4. Exemplos de exercícios
  5. Significado dos gestos
  6. Expressões faciais
  7. Saída

O conhecimento de uma nova pessoa começa com sua avaliação. Em primeiro lugar, a aparência é avaliada. A primeira impressão depende de como as roupas, o penteado e os acessórios adicionais são escolhidos. Assim que uma pessoa começa a falar, reforçando sua fala com expressões faciais e gestos, obtém-se uma imagem mais holística. Pela forma de comunicação, o caráter de uma pessoa, suas qualidades pessoais, gostos e hábitos são freqüentemente determinados.

O que é isso?

O conceito de "maneira" inclui uma combinação de muitos fatores. Ao se comunicar com outras pessoas, também é importante em que tom a conversa é conduzida e que tipo de palavras são pronunciadas. Suas expressões faciais durante uma conversa, gestos e até mesmo andar também são avaliados.

A partir da avaliação desses fatores, forma-se uma opinião definitiva sobre o interlocutor. Uma pessoa mal-educada usa linguagem obscena, gírias. O hábito de interromper o interlocutor, a intemperança, a falta de tato, a má vontade também são considerados má educação.

Uma pessoa culta sempre respeita as outras pessoas. Ele é diplomático, respeitoso com os mais velhos, cortês com as mulheres, sabe como conduzir uma conversa corretamente e está familiarizado com as complexidades da etiqueta. Essas pessoas procuram evitar situações de conflito, mantêm boas relações com as pessoas. Isso determina a atitude das pessoas ao seu redor.

Pessoas mal-educadas costumam ser mal-educadas ou têm um estilo desafiador. Uma pessoa com boas maneiras geralmente usa roupas e sapatos limpos e bonitos. Embora existam situações em que a aparência não está associada ao comportamento. Os adolescentes podem se vestir de forma chocante, tentando mostrar sua originalidade. No entanto, eles podem ser muito cultos.

Por outro lado, um interlocutor impecavelmente vestido pode surpreendê-lo em uma conversa.

Quão importante é falar corretamente?

Um discurso proferido corretamente começou recentemente a perder sua relevância. Cada vez mais, palavras estrangeiras e expressões de gíria são incluídas em nossa conversa. Porém, o uso de novas palavras também pode significar o enriquecimento do idioma. Ao usá-los corretamente e de forma direta, você pode apoiar facilmente qualquer conversa.

Na sociedade moderna, as pessoas não prestam atenção suficiente ao desenvolvimento das habilidades da fala. Portanto, uma pessoa culta e educada se destaca imediatamente da multidão por usar a forma correta de falar e a ausência de palavras vulgares. A forma de comunicação dessas pessoas não deixará de ser apreciada, porque a língua russa é muito rica e bonita.

A fala proferida com competência aumenta a disposição dos interlocutores em relação a você, permite que você encontre um meio-termo em situações disputáveis ​​para chegar a um acordo sobre questões comerciais. Este momento deve ser especialmente importante para você se você participa frequentemente de palestras em público.

Só assim você pode entrar em uma sociedade de elite, se tornar uma pessoa respeitada.

Ensinando belo discurso

Se você quiser aprender boas habilidades de comunicação e conversação, você você pode começar a frequentar aulas especiais de alfabetização da fala... Eles são mantidos para adultos e crianças.

Os alunos serão capazes de preencher lacunas de conhecimento, dominar um discurso competente e aprender a se comportar com mais confiança. Graças a essas atividades, os idosos poderão melhorar seus modos, livrar-se do uso de gírias.

Você pode dominar a arte de falar em público por conta própria, realizando certas ações.

  • Comece a se exercitar falando trava-línguas ou falando palavras muito rapidamente. Isso vai melhorar sua dicção. A pronúncia lenta de sons e palavras também ajudará nisso.
  • Pronuncie as palavras de forma clara e moderada em voz alta.
  • Tente excluir palavras de gíria da fala, livre-se de palavras parasitas ("bem", "em geral", "por assim dizer", "isto é" e outras).
  • Responda às perguntas de forma clara e clara, exclua palavras como "uh-huh", "não-ah" do vocabulário.
  • Desenvolva seu vocabulário, esteja aberto a novos conhecimentos.
  • Preste atenção para corrigir o estresse.
  • Tente expressar seus pensamentos de maneira precisa, concisa e concisa. Não se distraia com ninharias, vá direto ao cerne da questão.
  • Certifique-se de que sua conversa seja lógica. Não "pule" de um pensamento para outro.
  • Não fale muito rápido ou muito devagar, mantenha seu ritmo moderado.
  • Em situações polêmicas, não tente calar os outros, provando seu caso. Dê a todos a oportunidade de expressar seu caso. Não interrompa os outros. Quando for dada a palavra, expresse calmamente suas objeções.
  • Você pode usar outras técnicas, por exemplo, aprender a técnica de respiração correta.

Ao fortalecer sua voz e praticar o ritmo correto da fala, você melhorará significativamente a qualidade de sua comunicação. E o resultado final da conversa vai depender de como você conduz a conversa.

Um discurso competente e claro será a chave para um diálogo interessante com outros interlocutores, uma garantia de que não só será ouvido, mas também ouvido.

Exemplos de exercícios

Com treinamento constante, não será difícil para você dominar a técnica da fala correta.

Aqui estão alguns exemplos de atividades específicas para ajudá-lo.

  • Não importa o quão ocupado você esteja no trabalho, deixe algum tempo para ler literatura clássica... Isso melhorará seu vocabulário. Depois de ler o texto, tente recontá-lo. No processo de recontagem, você notará imediatamente os erros e deficiências e poderá resolvê-los.
  • Use exercícios de jogo. Um dos mais interessantes e populares é o jogo em que os participantes têm que descrever um determinado objeto em 10 minutos. Isso não é tão fácil quanto parece. Exercícios como esses fornecem excelentes resultados para o desenvolvimento da fala correta.
  • Faça o exercício de imitação. Ligue a TV e tente repetir depois do locutor tudo o que ele fala, usando sua entonação e observando todas as pausas. Certifique-se de dizer o texto em voz alta. Você também pode tentar imitar seus cantores ou atores de cinema favoritos. Observe o estilo de desempenho, comportamento.
  • Muitas pessoas são muito humildes por natureza. Apresentar-se como palestrante na frente de um grande número de pessoas pode ajudá-lo a se tornar mais autoconfiante. Falar em público envolve muita responsabilidade e atenção redobrada ao seu discurso.

Com a ajuda deste exercício, você não só poderá encontrar seu estilo e aprender a dialogar, mas também poderá superar o medo de tais situações.

Desenvolvendo novas qualidades em si mesmo, você aprenderá a se sentir confortável em qualquer situação, mesmo falando para um grande público.

Significado dos gestos

A ideia geral dele como pessoa depende de como a pessoa gesticula. Se você quer causar uma boa impressão, não só deve expressar seus pensamentos lindamente, mas também ser capaz de controlar seu corpo.

Sabendo o que significam esses ou aqueles gestos, você não só conseguirá conquistar interlocutores. Você será capaz de analisar o comportamento de outras pessoas. Você determinará de forma rápida e fácil o quanto o parceiro está interessado na conversa, se vale a pena iniciar uma conversa ou mesmo fazer negócios com essa pessoa.

Vamos considerar alguns dos gestos mais comuns.

  1. Gesto de abertura posso dizer muito sobre o interlocutor. Se uma pessoa está de bom humor e alegre, ela se senta relaxada, seu paletó está desabotoado. Isso significa que o interlocutor é positivo, todas as suas palavras são sinceras. Durante as negociações comerciais na conclusão de um negócio, se o problema for resolvido para o benefício de ambas as partes, os parceiros geralmente vão até a mesa e desabotoam os botões de suas jaquetas. Em alguns casos, eles podem até retirá-lo.
  2. Para uma pessoa resolvendo um problema ou procurando uma saída para uma situação, uma expressão melancólica é comum. Se alguém aperta a ponte do nariz, significa que está completamente focado nos reflexos internos. Nesse caso, é melhor não perturbar ou distrair a pessoa do processo de pensamento.
  3. Se o seu parceiro apoiar o queixo nas mãos, isso significa que ele é muito cético, não aceita suas evidências ou objeções. O conteúdo da conversa também não é muito interessante para ele.

Preste atenção à posição de suas mãos, especialmente se elas estiverem em seu peito. Este gesto pode significar tanto uma forma de proteção quanto uma atitude negativa. Dependendo de como exatamente a pessoa cruza os braços sobre o peito, você pode determinar a natureza desse gesto.

  • O simples cruzar de braços significa que a pessoa sente o perigo. Às vezes, essa postura também pode significar um estado de calma se a conversa for amigável.
  • Mãos cruzadas com punhos cerrados indicam que vale a pena encerrar a conversa. Essa postura fala de hostilidade. Como último recurso, tente mudar de assunto ou mudar o ritmo da conversa.
  • Se os braços do interlocutor estão em volta de seus ombros, isso significa que ele tem uma disposição negativa. Às vezes, esse gesto é acompanhado por um sorriso zombeteiro. Nesse caso, é possível que ele esteja se segurando com a última gota de força. Se uma ação urgente não for tomada em tal situação, um escândalo pode explodir.

Pessoas confiantes tendem a colocar as mãos para trás, agarrando o pulso. Se você puder observar a posição dos braços, cabeça e ombros, poderá obter muitas informações adicionais.

Você também pode dizer muito sobre uma pessoa caminhando. Pelo ritmo com que anda, quão elevada está a sua cabeça, quer acene com as mãos ou as segure no bolso, pode-se determinar o carácter, o estado de saúde e até a idade de uma pessoa.

  1. Pessoas arrogantes podem ser vistas em quão importante eles "andam" com o queixo erguido, lembrando uma cegonha.
  2. Uma personalidade confiante pode ser identificada por um andar calmo e confiante característico.
  3. Se uma pessoa anda rápido, balançando os braços ao mesmo tempo, você pode entender que ela está determinada, pronta para lidar com qualquer problema.
  4. Pessoas fechadas e inseguras costumam se encurvar, andar de cabeça baixa, sem olhar para os transeuntes.

Se quiser causar uma boa impressão, tente não andar muito rápido. Observe também sua postura. Com a postura correta, o andar fica mais confiante, a cabeça sobe, os ombros ficam visualmente mais largos.

Expressões faciais

As expressões faciais também são de grande importância. A eficácia do seu diálogo depende de quanto você consegue "ler" a expressão facial do interlocutor. Pelas expressões faciais de uma pessoa, você pode entender como ela está sintonizada, se vale a pena continuar a conversa.

  • Durante a conversa, tente olhar a outra pessoa nos olhos a maior parte do tempo. Se você deseja obter resultados, seus olhos devem se encontrar em até 70% do tempo. Pessoas acorrentadas que tentam desviar o olhar tendem a ser menos confiáveis.
  • Também é importante monitorar a posição dos lábios. Se uma pessoa sorri, ela é amigável. Se os lábios estão comprimidos, significa que ele está em dúvida ou infeliz. Os cantos caídos da boca indicam que a outra pessoa está chateada.
  • E mesmo pelos alunos, pode-se julgar a reação do parceiro ao que está acontecendo. Se uma pessoa fica com raiva, suas pupilas ficam menores. Se ele está feliz ou animado com algo, eles se expandem.

Saída

A atitude das pessoas ao seu redor depende das maneiras que você possui.

  1. Ouça os outros, seja gentil e honesto e sorria.
  2. Na conversa, esteja sempre correto e comedido.
  3. Tente olhar seu parceiro nos olhos com mais frequência, especialmente se estiver conversando com uma senhora.
  4. Controle sua postura durante uma conversa, mantenha distância entre seus interlocutores.
  5. Observe suas expressões faciais e gestos, preste atenção ao comportamento de seu parceiro.
  6. Expanda seu vocabulário lendo mais. Preste atenção ao seu discurso, faça os exercícios descritos acima.
  7. Trabalhando consigo mesmo, você pode se tornar um interlocutor bem-vindo. Você encontrará uma abordagem para pessoas diferentes, evite situações desagradáveis. Você também pode conquistar o respeito de colegas e a confiança de amigos, desenvolver "tino comercial" e obter excelentes resultados comerciais.

Você aprenderá mais sobre as maneiras de comunicação no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa