Animais de estimação

Canárias: descrição das raças, regras de manutenção e reprodução

Canárias: descrição das raças, regras de manutenção e reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras do conteúdo doméstico
  3. Como determinar a idade e quanto tempo vivem?
  4. Visão geral da espécie
  5. Dicas de Seleção
  6. Como cuidar?
  7. Como se alimentar?
  8. Como domar?
  9. Como distinguir uma mulher de um homem?
  10. Regras de criação
  11. Compatibilidade com outros pássaros
  12. Acessórios necessários

Os canários ocupam um lugar especial entre as espécies de aves domésticas. Essas aves têm uma voz única, cores variadas e não são exigentes quanto a mantê-las em casa. Neste material você conhecerá a descrição das principais raças de canários, bem como as regras de manutenção e criação.

Descrição

As Canárias são uma espécie de ave domesticada da família Finch, nativa das Ilhas Canárias e dos Açores. Essas aves têm plumagem variada e brilhante, podem crescer até 23 cm de comprimento e geralmente não ganham mais do que 50 gramas de peso.

Em seu ambiente natural, os canários vivem em densas florestas caducifólias, bosques e preferem nidificar em uma área a mais de 1.500 metros acima do nível do mar. A dieta do canário selvagem inclui frutos de árvores frutíferas, sementes de plantas e alguns insetos.

As canárias começaram a ser domesticadas há 500 anos. Nessa época, o aparelho vocal do pássaro foi corrigido, graças ao qual esses pássaros são conhecidos hoje não apenas por sua plumagem colorida, mas também por seu talento para cantar.

Prós e contras do conteúdo doméstico

O conteúdo dos canários tem seus aspectos positivos e negativos.

Prós.

  • A maioria das espécies de canários são pássaros muito pequenos que não requerem grandes gaiolas ou recintos para serem mantidos. Além disso, os pássaros pequenos comem pequenas porções de comida.
  • Os canários podem ser considerados uma das aves mais talentosas do mundo - o seu canto não é apenas bonito: é multinível, iridescente e muito alto.
  • Entre os canários não existem apenas cantores talentosos, mas também pássaros incrivelmente brilhantes e bonitos. Muitos criadores criam essas aves justamente por causa de sua plumagem fora do padrão.
  • Os canários são pássaros muito inquietos, sociáveis ​​e incrivelmente sociais. Nunca é enfadonho para eles - em muitas famílias, os canários tornam-se membros da família em pé de igualdade com outros animais como cães e gatos.

Minuses.

  • A principal desvantagem de manter qualquer ave é uma grande quantidade de lixo, penas e excrementos. Isso obriga os proprietários de canários a limpar regularmente as gaiolas e quartos onde os pássaros estão.
  • Canários machos têm excelente audição e vozes muito altas, o que pode desviar a atenção de filmes ou interferir no sono das crianças. Ao mesmo tempo, para obter belas melodias, os canários devem ser especialmente ensinados com a ajuda da escuta regular do canto de outros pássaros. Se o canar não for treinado para cantar, ele simplesmente emitirá sons altos, rangentes e irritantes. Normalmente os kenares decorativos são caracterizados pelo canto ruim.
  • Como já mencionado, os canários são pássaros muito sociais e, portanto, precisam constantemente de atenção. Não é recomendável deixar esses pássaros sozinhos no apartamento por muito tempo.
  • Se você for comprar uma raça decorativa de canários, esteja preparado para que esses pássaros sejam tingidos regularmente para manter sua cor rica e vibrante.
  • A curiosidade útil não tem a ver com canários. Esses pássaros não são apenas inquietos e ativos, mas também gostam de cutucar o bico em todos os lugares. Se você deixar o canário voar pelo apartamento, é imperativo fechar todas as janelas e portas, remover todos os recipientes com líquidos, todos os produtos químicos e qualquer alimento humano.

Os canários adoram voar atrás de sofás, poltronas ou simplesmente se esconder do proprietário atrás de obstáculos - durante esses jogos, os pássaros podem ser envenenados por produtos velhos que acidentalmente caíram atrás dos móveis.

Como determinar a idade e quanto tempo vivem?

Nem todos os viveiros e mesmo criadores profissionais registram a idade de seus canários e informam durante a transferência para mãos privadas. Infelizmente, é bastante difícil determinar a idade dessas aves sem documentos e passaporte.

Para determinar a idade, é preciso prestar atenção ao bico, pernas e plumagem da ave, bem como ao seu comportamento. Em indivíduos jovens do canário, o bico e as patas são rosados, lisos e não recobertos de escamas características.

Além disso, os canários jovens são muito ativos, inquietos e sociáveis ​​- é difícil mantê-los em um só lugar.

Ao comprar uma ave bem cuidada de um criador particular, determinar a idade é ainda mais difícil - em canários velhos e adultos, com cuidado, pode não haver escamas, e uma dieta balanceada pode tornar até pássaros adultos ativos.

Os canários geralmente não vivem mais de 10 anos em seu ambiente natural, no entanto, algumas espécies, com os devidos cuidados e nutrição, podem viver até 12-15 anos.

Visão geral da espécie

Atualmente, os pesquisadores identificam cerca de 100 variedades de canários, mas apenas algumas delas são cultivadas em casa. As espécies e raças mais populares dessas aves serão apresentadas a seguir.

  • Colori. Este grupo inclui todas as raças de canários com flores atípicas e variegadas na plumagem: amarelo (pássaros cor de limão até 17 cm de comprimento e pesando até 40 gramas), branco (aqui se destacam as raças alemã e inglesa - o primeiro tem um plumagem lilás, a segunda tem a dobra da asa é amarela), vermelha (inclui pássaros de cor vermelha, laranja e mosaico), marfim (plumagem de marfim com um tom rosado), bem como raças com olhos vermelhos (ou albinos) .
  • Melanina. Isso inclui todas as raças com uma cor não sólida ou não padrão: verde (barriga de limão, cabeça preta e asas escuras), cinza (parecem pardais com peito cinza e bico laranja), preto (todas as raças de bronze, cobre e cor marrom),marrom (pássaros dos tons creme ao castanho), bem como raças isabella (plumagem rosada ou variegada do tipo "andorinha").
  • Decorativo. Nesta série, os pesquisadores identificaram todas as aves que são valorizadas por sua aparência não padronizada (geralmente plumagem encaracolada ou encaracolada). As raças mais famosas são Meninger Curly, North Curly, Swiss Curly e Italian Curly.
  • Corcunda. Isso inclui todas as aves nas quais a cabeça em uma posição calma é abaixada abaixo dos ombros e o corpo é esticado em uma linha vertical. Normalmente são pássaros amarelos ou brancos. Raças: Belga, Munique, Escocesa e Japonesa.
  • Com crista. Todas as raças de canários se localizam aqui com uma cernelha característica no topo da cabeça, que foi formada a partir de experimentos para aumentar a plumagem. As raças mais conhecidas são Gloucester, Lancashire, Alemã e Inglesa.
  • Encaracolado. Essa variedade inclui todos os indivíduos de canários, que possuem uma plumagem uniforme, bonita e contornada. Raças populares: Suíça, Espanhola decorativa, Norwich, Canário Border e Yorkshire.

Dicas de Seleção

É melhor comprar um canário de um viveiro onde você pode observar seu comportamento. De acordo com certos critérios, você pode escolher um canário saudável, talentoso e ativo para você.

  • Um canário saudável sempre se comporta de forma ativa e vigorosa - ele não fica parado, mas se move ativamente ao redor da gaiola, se comunica com outras aves e de vez em quando bica a comida dos comedouros.
  • Preste atenção nos olhos da ave - em indivíduos saudáveis ​​eles estão sempre abertos, e em indivíduos doentes as pálpebras estão fechadas, enquanto ela pode ficar parada e ter uma aparência enrugada.
  • Um canário saudável tem uma plumagem lisa e bem ajustada - não acredite nas palavras do criador sobre o início do período da muda.
  • Mesmo se o canário estiver ativamente pulando, voando e brincando, sua respiração permanece uniforme e calma. Somente em casos de agressão e susto a respiração do pássaro acelera e o bico se abre ligeiramente.
  • Examine a condição das pernas da ave - em indivíduos jovens, elas devem ser rosadas, sem escamas e protuberâncias. Esses sinais indicam uma doença grave ou uma idade avançada da ave.
  • Os excrementos de canário saudáveis ​​devem ser firmes e firmes, nunca escorrendo.
  • Ao escolher um kenar cantor, será útil primeiro ouvir como ele canta e, em seguida, comprar um indivíduo. As melodias dos canários são muito diferentes e nem todas agradam ao ouvido humano.

Como cuidar?

Os canários são considerados a ave ideal para iniciantes - eles são sociáveis, aceitam quase qualquer comida e são pouco exigentes em uma casa ou apartamento particular.

Ao manter os kenares, você precisa ficar intrigado com a compra de uma gaiola de alta qualidade e bastante espaçosa. O material de sua fabricação neste caso não é importante (pode haver modelos tanto de madeira quanto de metal), porém é melhor recusar células poliméricas. As dimensões ideais são 30 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura.

É melhor escolher uma gaiola com poleiros embutidos, espelhos, brinquedos e suportes de alimentação (opções com alimentadores retráteis serão mais convenientes).

Certifique-se de instalar um recipiente com água na gaiola onde o pássaro às vezes pode nadar - Os canários adoram tomar banho. Quanto à localização da gaiola, o melhor é escolher um local bem iluminado e ventilado, sem correntes de ar e luz solar direta. Além disso, a gaiola do pássaro deve estar constantemente no campo de visão humano.

Limpe bem a gaiola do seu animal pelo menos 2 vezes por semana. É mais fácil escaldar modelos de metal com água fervente e secar.

A nutrição das aves não deve ser apenas balanceada, mas também oportuna e variada. Tente alimentar seu canário em um horário específico todos os dias. Ao mesmo tempo, a ração das aves não deve consistir em um alimento específico, que deve ser regularmente suplementado com frutas.

Tente passar mais tempo com seu amigo de penas.

A falta de comunicação pode afetar não apenas o humor da ave, mas também seu apetite, e pode levar a doenças graves.

Como se alimentar?

Uma alimentação correta e balanceada melhora a plumagem das aves, fortalece sua imunidade e prolonga sua vida. A dieta dos canários deve incluir 3 grupos de alimentos.

  • Cereais. O corpo do canário assimila perfeitamente quase todos os grãos. Adequado para ela são trigo, cevada, milho, trigo sarraceno, arroz, painço e aveia.
  • Sementes Oleaginosas. Este grupo inclui alimentos ricos em gorduras e óleos saudáveis: colza, castanhas, bolotas, bem como farelo, sementes de girassol e nozes.
  • Fresco. Este grupo inclui produtos de origem vegetal - frutas ricas em vitaminas: damascos, uvas, cerejas, maçãs, pêssegos. Os canários saudáveis ​​incluem repolho, tubérculos de aipo, folhas de espinafre, pimentão e cenoura. Se falamos de frutas secas, passas, ameixas, tâmaras, damascos secos e figos são às vezes adicionados aos canários como um enfeite ou iguaria. Os canários digerem sucos de frutas muito bem, mas com uma porcentagem excepcionalmente baixa de açúcar.

Para produtos que não é adequado para consumo por um canário, inclui frutas com alto teor de gordura, amido e açúcar. Além disso, inclui também vegetais e frutas com alto nível de acidez.

De frutas e vegetais a canários é proibido dar batatas em qualquer forma, caqui, manga, mamão, abacate, bem como ervas - salsa, endro e manjericão... Além de frutas e vegetais, a dieta também inclui não deve haver alimentos salgados, em conserva, fervidos e fritos.

Nas estações frias do inverno e do outono, o corpo dos canários corre sério risco, razão pela qual a dieta dessas aves deve incluir galhos de frutas ou árvores caducas nesta época. Ramos jovens de maçã, amieiro, cereja, bétula, freixo, tília, framboesa, groselha, salgueiro, choupo e amieiro são perfeitos para eles. Como suplemento vitamínico de origem animal, podem atuar óleo de peixe, queijo cottage com baixo teor de gordura, ovos cozidos, mel e suplementos especiais de insetos secos.

Freqüentemente, os canários domesticados escolhem os pedaços de comida na ração e deixam o resto da comida intacta.

Para evitar esse problema e não provocar obesidade nas aves, você precisa determinar uma taxa de alimentação diária estrita para eles. Normalmente, um canário adulto precisa de pelo menos 1,5 colher de chá de ração de grãos todos os dias. Esta quantidade pode variar ligeiramente dependendo da raça, idade e saúde da ave. O aumento do apetite em canários é observado durante a muda, bem como durante a nidificação e alimentação dos filhotes.

De vez em quando, alimentos moles são adicionados ao menu canário. Pode ser uma mistura de meia gema fervida e uma colher de chá de biscoitos ou semolina, e você também pode adicionar algumas sementes de papoula aqui.

Frutas e vegetais são adicionados à dieta dos canários em fatias finas. Normalmente são colocados em gaiolas em ganchos de metal de onde os pássaros podem bicá-los. Depois de comer, todos os alimentos são imediatamente removidos da gaiola. Caso contrário, os pássaros podem comer comida estragada.

Um elemento importante da nutrição do canário é a água limpa e fresca. Os pássaros precisam dele não só para se alimentar, mas também para cantar e tomar banho. Para beber, tanto a água comum filtrada (ou decantada) como a água engarrafada especial para canários são adequadas.

Se você quiser mudar a dieta da ave ou mudar completamente a alimentação principal, a transição deve ocorrer gradualmente. Aumente a quantidade de novos alimentos na dieta do seu canário diariamente. Se você comprar pássaros à mão, certifique-se de perguntar o que o menu incluía antes.

Como domar?

Algumas pessoas preferem pegar canários em vez de comprá-los em viveiros. O momento mais importante durante a domesticação dos canários selvagens é que você precisa se comunicar constantemente com os pássaros e dedicar o máximo de tempo possível a eles. Além disso, certifique-se de dar um nome ao seu pássaro e repeti-lo várias vezes ao se referir a ele. Crie as condições mais naturais para o pássaro na gaiola. Deve haver brinquedos, poleiros em que o pássaro possa sentar e cantar, seria bom instalar um ninho quente e aconchegante na gaiola.

Nos primeiros dias, os canários terão muito medo de você e reagirão negativamente a movimentos bruscos e ruídos altos. Principalmente ao limpar, evite fazer barulho ou gesticular. Assim que o pássaro se acostumar com você, você pode tentar alimentar o canário manualmente. Por esta coloque um pouco de comida na palma da mão e delicadamente leve até o pássaro.

Se o pássaro ousar comer da palma da sua mão, você pode deixá-lo voar pela sala por um curto período de tempo. Essas caminhadas raras irão melhorar muito o humor do pássaro e torná-lo mais alegre, melhorar seu apetite. Ao caminhar, certifique-se de fechar bem todas as janelas e portas.

Normalmente, os kenares começam a cantar sozinhos - primeiro, pequenas melodias curtas e, em seguida, trinados longos. Para ensinar um pássaro a cantar, às vezes você precisa ativar as gravações de áudio de canários cantando na sala para que seu pássaro ouça e se lembre deles.

Como distinguir uma mulher de um homem?

Ao nascer, os filhotes de canários são quase idênticos e não têm diferenças de sexo, no entanto, com o tempo, o dimorfismo sexual ainda se expressa em vários fatores.

  • Normalmente, os canários fêmeas têm uma cauda ligeiramente mais curta do que os machos.
  • Os canários machos se distinguem pelo canto alto, em vários estágios e iridescente. Além disso, ao cantar, seu bócio incha. As mulheres geralmente emitem sons curtos e monossilábicos.
  • Durante o período de nidificação, as fêmeas estão ativamente empenhadas em criar um ninho, enquanto os machos na maioria das vezes simplesmente cuidam de suas esposas: eles trazem comida e cantam.

Regras de criação

As melhores épocas para acasalamento e nidificação das aves são consideradas Abril ou maio... Para isso, são sempre selecionados indivíduos saudáveis ​​e ativos maiores de 1 ano. Se você deseja criar kenares cantores, preste atenção na voz do macho em um par - o talento do canto é herdado dos filhotes.

A fêmea incuba ovos por cerca de 2 semanas, quando o macho fica por perto e canta para ela, traz comida e a entretém de todas as maneiras possíveis. Durante este período, a fêmea necessita de uma alimentação equilibrada com a presença obrigatória de ovos cozidos com pão ralado amassado na alimentação.

Assim que os filhotes nascem, às vezes o macho precisa ser retirado da gaiola - depende de como ele se comportará com a prole. Existem também kenares atenciosos que ajudam ativamente as fêmeas durante a incubação e alimentação dos filhotes.

Cerca de um mês após o nascimento dos filhotes, os filhotes são depositados em novas gaiolas e criados separadamente. São alimentados com misturas de grãos especiais, mantendo-se as condições de sua manutenção padrão. Neste momento, você não deve esperar o canto dos canários - ele aparece apenas para 2 anos de vida.

Para canários reprodutores, veja o vídeo.

Compatibilidade com outros pássaros

Normalmente, os canários não são aconselhados a ficar na mesma gaiola com aves de outras espécies - neste caso, há uma luta pelo território, pela atenção do dono e até por comida. Na maioria das vezes, os criadores tentam adicionar periquitos ou pintassilgos aos canários, mas esses experimentos raramente terminam com sucesso.

Além do mais, essas aves precisam de nutrição completamente diferente, vitaminas e condições de manutenção diferentes. Devo dizer que depende muito da natureza do seu canário - se ele for calmo sobre os pássaros em outras gaiolas e não provocar animais de estimação, então, como experiência, você pode tentar enganchar esses pássaros e criá-los.

Na maioria das vezes, os canários estão ligados a outros canários, no entanto, mais ou menos da mesma idade e da mesma espécie.

Acessórios necessários

          Para que o canário não se sinta triste na ausência do dono e saiba sempre o que fazer, vários brinquedos devem ser colocados na gaiola do pássaro - um espelho, sinos, casas especiais, bem como poleiros onde os pássaros irão repousar e Toque.

          Um canário saudável nunca fica em um lugar por muito tempo, e o entretenimento o ajuda a gastar energia, desenvolver músculos e fortalecer a imunidade.

          Canários adultos às vezes precisam ser aparados - para isso, os criadores compram tesouras especiais para aparar.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa