Decupagem

Decupagem de mesa: o que usar e como fazer certo?

Decupagem de mesa: o que usar e como fazer certo?
Contente
  1. Opções interessantes
  2. Ferramentas necessárias
  3. Preparação
  4. Procedimento
  5. Exemplos de acabamento

Hoje as coisas feitas à mão estão ganhando popularidade - elas, com um investimento mínimo, criam um conforto especial na casa, diferente do mobiliário padrão. A velha mesa, feita na técnica de decoupage, ganha uma segunda vida, vai economizar na compra de móveis e vai se tornar um “destaque” no interior.

A técnica de decupagem vai agradar a quem não sabe desenhar, mas quer mesmo fazer um "milagre" com as próprias mãos. Consiste em transferir o padrão de recorte acabado para a superfície do objeto, portanto o nome do método se traduz como "corte". Você pode cobrir qualquer coisa com um padrão: vasos, espelhos, livros, velas, caixas de presente. Eles não serão apenas atualizados, mas também mudarão sua aparência padrão sem graça para uma imagem invulgarmente atraente.

Opções interessantes

Tendo decidido actualizar a mesa pela técnica de decupagem, nem sequer pensamos que existem muitas opções de execução, e temos de decidir sobre elas antes de começarmos o trabalho. Isso determinará quais ferramentas e materiais precisamos.

Escolhida uma mesa para alteração, deve-se dar uma olhada na situação em que ela se encontrará.

O quadro e a técnica de execução devem ser escolhidos de acordo com o desenho da sala, caso contrário, mesmo a mesa mais bonita trará desarmonia para o interior.

O desenho é cortado de tecido, tule, papel de arroz e impresso em uma impressora ou copiadora. Hoje em dia, a "técnica do guardanapo" tridimensional é amplamente difundida. Não são usadas fotos de papel, mas guardanapos coloridos de três camadas. Dependendo da finalidade (para crianças, almoço, café), é selecionado o tema do desenho para a mesa.

Considere as opções de decupagem. Qualquer um deles pode ser usado para decorar móveis.

Decupagem direta

É também chamada de clássica, a mais popular dos tipos de decupagem. O desenho é recortado e colado na parte externa da peça e depois envernizado.

A superfície da mesa é preliminarmente preparada para o trabalho: ela é preparada e pintada, em seguida, o desenho é colado. A imagem é coberta com craquelura de dois níveis e verniz de acabamento.

Decupagem reversa

Essa técnica é usada para decorar objetos transparentes: vidros, vasos, qualquer produto de vidro. O plástico transparente também é adequado para o trabalho.

A técnica é simples: a imagem não é colada no vidro, mas embaixo do vidro (na parte de trás do objeto). E então tudo é feito de acordo com o esquema: craquelure, fundo, verniz de acabamento.

Decupagem volumétrica

Com a ajuda desta técnica, não apenas uma imagem plana é colada, mas uma imagem tridimensional é criada de diferentes maneiras. Isso pode ser conseguido colando repetidamente cada elemento ou usando massas especiais elevadas nas quais a imagem repousa.

Para criar um produto volumoso, muitos usam cartões de decupagem tridimensionais prontos - eles são comprados em lojas que vendem materiais para criatividade.

Mas alguns artesãos alcançam volume por conta própria. Isso é feito usando cinco ou seis padrões idênticos. Um deles é tomado como base e fragmentos são recortados do resto e colados uns aos outros em camadas. Para esta técnica, é utilizada cola de silicone. Você não deve se empolgar muito com a construção da forma: o volume em excesso pode violar a integridade da percepção da imagem.

A técnica italiana de decupagem Sospeso Trasparente usa uma forma mais cara de aumentar o volume: consiste no uso de termoplástico. É um material totalmente inofensivo e não tóxico. A técnica Sospeso Trasparente é a seguinte:

  • o desenho é dividido em fragmentos e trabalha-se com cada parte separadamente;
  • o fragmento é colado em um termoplástico;
  • quando o elemento do quadro estiver completamente seco da cola, corte o excesso de plástico, e o restante, segurando-o delicadamente com pinça, aqueça-o sobre a vela até adquirir plasticidade;
  • além disso, forme rapidamente o elemento desejado usando uma ferramenta especial (granéis);
  • a imagem, fragmento a fragmento, é disposta e formada em uma esteira de látex, depois transferida para o tema da decupagem.
Após o endurecimento, o trabalho parece extremamente natural.

Decupagem artística

O significado desta técnica é combinar a imagem e o fundo, a transição entre eles torna-se completamente invisível. O resultado é alcançado de três maneiras.

  • Esfumaçado... Esta técnica é considerada básica na decupagem artística. Imita a pintura real do artista, cria um volume visual. Inicialmente, o objeto de decupagem é preparado e pintado, o desenho é colado e, em seguida, de várias maneiras, um fundo esfumaçado é criado com tinta.
  • Clássico... Você precisa escolher as cores certas e aumentar a influência da imagem. O efeito é obtido com a ajuda de sombras, tintas de sombreamento, pintura. Trabalhar nesse gênero faz você se sentir um artista. Este método é considerado o mais difícil, mas os apliques parecem uma pintura real.
  • Decopatch é um tipo de decupagem. Essa técnica decora não só a bancada, mas toda a mesa, usando um grande número de fragmentos. O método se assemelha a outro tipo popular de criatividade - patchwork, quando as coisas são criadas a partir de muitos patches multicoloridos.

Uma mesa decorada na técnica de decoupage fica melhor em cômodos pequenos (cozinha, berçário, quarto). Não se perderá entre grandes móveis e estará sempre à vista.

    Em salas amplas, pode-se colocar uma mesa feita na técnica preto e branco - vai chamar a atenção pela sua severidade e execução original.

    Hoje, as fotos copiadas de cartões-postais antigos são as escolhidas com mais frequência. Eles são usados ​​no estilo provençal e chique gasto.

    Ferramentas necessárias

    Qualquer superfície - vidro, madeira, couro, pedra, cerâmica - é adequada para a técnica de decoupage, bastando escolher as ferramentas e os materiais adequados. Estruturas diferentes requerem diferentes tipos de tintas, vernizes e produtos para criar efeitos distintos.

    Hoje em dia não é difícil encontrar tudo que você precisa para trabalhar com a técnica de decoupage, existem lojas especiais que oferecem produtos para a criatividade. Eles vendem papel de arroz, gravuras de laca, cartões de decoupage e guardanapos com coleções de desenhos prontos. Além disso, as tintas acrílicas mais incríveis estão disponíveis hoje: metálicas, peroladas, camaleões. As pastas de textura com vários recheios permitem dar volume à imagem, ajudam a imitar a moldagem em estuque, criam estruturas de relevo. Com a ajuda de estênceis, efeitos fantásticos são alcançados.

    Portanto, para trabalhar na decoração da mesa, você precisará de:

    • tabela;
    • desenho de trabalho;
    • ferramentas de moagem;
    • massa;
    • tintas acrílicas tonais;
    • líquido desengordurante;
    • cola produzida para decupagem (PVA pode ser diluído em água);
    • esponja de sombreamento, escova;
    • craquelure, se precisar de uma técnica de envelhecimento;
    • pasta de textura (se aplicável);
    • verniz;
    • vela.

    Preparação

    Os tampos das mesas diferem uns dos outros na estrutura do material, e sua preparação para a decoração ocorre de maneiras diferentes. A mesa escolhida para o trabalho pode ser madeira de cozinha, escrivaninha polida ou copo de café.

    Preparação da superfície

    Basta desengordurar a superfície de plástico ou vidro com álcool e você pode começar a trabalhar. Os materiais deslizantes também devem ser trabalhados com esmeril para aumentar a adesão da superfície ao padrão. Mas com uma velha mesa de madeira você terá que mexer um pouco mais. A preparação vai levar algum tempo e esforço, mas é necessária. Não faz sentido cobrir a superfície retorcida com uma imagem - o estado deplorável do móvel não mudará com isso. O evento preparatório é realizado da seguinte forma.

    • A mesa de madeira deve ser limpa de tinta velha com lixa ou lixa.
    • Irregularidades, rachaduras e arranhões devem ser cuidadosamente compactados.
    • Cubra a mesa com uma camada de primer para gesso.
    • Após a secagem, pinte a superfície com tinta acrílica tonal em várias camadas. Existe uma técnica interessante para tingir a camada final com tule, que funciona como um estêncil e deixa para trás um belo padrão de malha. A cor da tinta da última demão e da anterior deve ser diferente.
    • Antes de fazer um desenho na superfície da bancada, a mesa pintada é completamente seca e depois desengordurada com acetona.

    Preparando a foto

    Se você comprar fotos para decupagem, não precisará prepará-las para o trabalho. E com outros tipos de imagens, você precisará realizar uma determinada série de ações. Por exemplo, guardanapos comuns precisam ser colocados em camadas para obter a camada padronizada mais fina.

    Cartões de decupagem ou versões de desenhos em revistas são embebidos antes do uso. As impressões são cobertas com spray de cabelo na lateral do desenho. Pode-se usar cola para decupagem, mas, o mais importante, para obter de quatro a cinco camadas de revestimento, com secagem completa de cada camada. O material resultante é enviado para água morna por cinco minutos, depois secado suavemente com uma toalha. Para liberar a imagem de camadas desnecessárias de papel, ela é cuidadosamente enrolada da superfície, começando pela parte central da folha, e trazida para as bordas. O padrão fino restante deve ser tratado com extremo cuidado.

    Procedimento

    Para quem quer fazer algo de designer a partir de uma mesa velha com as próprias mãos, oferecemos uma master class para iniciantes. Antes de começar a trabalhar com o quadro, a superfície do móvel com primer e pintura deve secar bem. Daremos o procedimento passo a passo.

    • O desenho mais fino preparado e recortado é colocado sobre polietileno (imagem abaixo) e lentamente alisado com um pincel úmido. Se a imagem começar a rasgar, é cuidadosamente corrigida com uma agulha. É importante que a escova seja macia e moderadamente úmida, nem seca nem molhada, caso contrário o desenho rasgará ou molhará.
    • Uma imagem é colocada sobre uma mesa untada com cola, então o celofane é cuidadosamente removido e a imagem é alisada da parte central para as bordas. A escova deve estar moderadamente úmida, como na etapa anterior.
    • A superfície é coberta com uma camada de cola de fixação.
    • Se a imagem estiver deformada, após a secagem é coberta com papel vegetal e nivelada com um ferro não quente.
    • O trabalho principal está feito. Então, fantasia e habilidade estão incluídas. Você pode pintar padrões com tinta acrílica, retocar o fundo, aplicar craquelure, pátina ou pintar com um toque de madrepérola.
    • Após o processo criativo, as últimas camadas de acabamento são aplicadas.

    Vídeo-instrução para decupar uma mesa com suas próprias mãos:

    Exemplos de acabamento

    Não existe mesa que não possa ser decorada na técnica de decoupage. Infantil, cozinha, escrita - qualquer um pode ser decorado com suas próprias mãos. Convidamo-lo a familiarizar-se com os diferentes tipos de mesas e acabamentos.

    • Mesa de centro de canto, feito sobre o tema de motivos africanos.
    • Um exemplo de técnica de remendo deco - variedades de decupagem.
    • Uso de imagens de letras. Mesa de estilo colonial - cobre o tópico de geografia, viagens.
    • Mesa de centro para amantes de cinema no estilo retro, fotografias em preto e branco de atores são usadas.
    • Mesa de centro redonda.
    • Escrivaninha velha teve uma segunda chance graças à decoração de decupagem.
    • Exemplos de técnicas de decupagem direta e reversa em duas superfícies de vidro diferentes.
    • Grupo de móveis de jantar.
    • Servindo mesa, feito no estilo shabby chic.

          A bela técnica original de decupagem praticamente não mudou ao longo dos longos anos de sua existência. A única diferença é a disponibilidade e variedade de materiais de trabalho modernos. Hoje todos podem atualizar a mesa antiga e transformá-la em um “destaque” do interior - basta inspiração, desejo e empenho.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa