Papel criativo

Tudo sobre papel kraft

Tudo sobre papel kraft
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Fabricantes na Rússia
  4. Onde é usado?

Muitas pessoas acharão muito útil aprender tudo sobre papel kraft, sobre o que é, em geral, papel artesanal. Vale a pena lidar com folhas de formato A3 e A4, outros tamanhos. Além disso, é necessário esclarecer as características do papel de embalagem, autoadesivo, impressão e outros tipos de papel kraft.

O que é isso?

O termo papel artesanal vem da palavra alemã kraft, que se traduz literalmente como "força". Isso implica, é claro, a força necessária para quebrar esse material resistente. Do ponto de vista químico, é um sulfato de celulose fissurado em fibras longas. A massa original das matérias-primas é submetida a uma fervura fraca. Essa tecnologia é chamada de processo artesanal.

Para entender a aparência do papel kraft, basta olhar para a figura com sua imagem como fundo. Esse material está se tornando cada vez mais procurado no século 21 devido a considerações ambientais. Os consumidores modernos há muito tempo apreciam sua conveniência e praticidade. Não há componentes tóxicos no papel kraft. É relativamente barato.

A densidade usual deste material varia de 0,07 a 0,09 kg por 1 m2. Esses indicadores são suficientes para uso em finalidades de embalagem sem qualquer risco. A produção de papel artesanal começou em 1852. Foi originalmente criado nos Estados Unidos, onde a entrega e o armazenamento de grandes quantidades de alimentos em cestas ou sacolas de tecido se mostraram inconvenientes para o comércio. É importante notar que os primeiros pacotes não eram fortes o suficiente, e foi somente a partir da década de 1860 que eles encontraram uma solução para esse problema.

Por muito tempo, o papel kraft foi amplamente utilizado no envio postal. Mas lá foi substituído por polietileno e papelão ondulado. Geralmente, este material é colorido em um tom marrom escuro. Pode-se traçar um tom expressivo de celulose. No entanto, às vezes o papel kraft é branqueado, o que o torna muito mais leve. A cor escura deve-se em grande parte ao uso de matérias-primas coníferas. Após o cozimento, a polpa deve ser seca. Em seguida, ele terá que ser pressionado e cortado no tamanho.

Em termos de resistência, o papel kraft está visivelmente à frente do papel de embrulho tradicional e do papel de embrulho. Resiste a forças de dilaceração muito melhor e perfura pior.

Esse material é excelente para permeabilidade ao ar e absorção de água. Garante o isolamento da luz solar, poeira e sujeira. O escopo é muito amplo. Junto com a madeira de conífera pura, matérias-primas de composição mista podem ser utilizadas no processo de produção. A entrega do produto acabado é feita em rolos ou em folha, dependendo das nuances da aplicação. O papel de embalagem reforçado é fornecido principalmente na forma de sacos. Eles podem ser equipados com janelas transparentes. Às vezes, há opções com alças fortes ou feitas em formato de sachê.

A cor do material pode ser variada com flexibilidade. Variantes escuras (incluindo preto) são apreciadas ao aplicar textos em fontes claras. Em sua forma pura, o papel kraft não tolera umidade. Nesse sentido, dificilmente é superior ao papel para escrever. No entanto, o problema é resolvido com sucesso criando uma camada protetora especial. A ausência de substâncias estranhas na composição permite garantir a segurança total de uma pessoa. Em condições normais de uso, este material é estável - você só precisa proteger todos os seus tipos de umidade.

Ao obter tal produto, os tecnólogos devem prestar muita atenção para reduzir ao mínimo a concentração de lignina. Idealmente, apenas vestígios ou até menos devem permanecer. O equipamento básico da oficina é uma máquina de malha plana. Inicialmente, é criado um produto de papel de camada única. Uma longa malha móvel é coberta com uma massa que foi limpa de detritos e outras impurezas com antecedência.

As células fornecem cuidados com a água. Mas a massa sólida permanece na superfície da malha. Pressionar e apertar permite que você remova uma parte significativa do excesso de umidade. Mas você ainda não pode fazer sem secagem adicional. Cilindros de tecido, dentro dos quais estão ocultos elementos de aquecimento, ajudam a secar a celulose; somente após a secagem é permitido embalar em folhas ou rolos.

Variedades

O papel kraft lavável desempenha um papel importante na gama de fornecedores. No exterior, esse material costuma ser chamado de papel kraft lavável e, às vezes, também kraft tex. Esse produto é adequado para desenho e impressão. É totalmente lavável. Esse produto atende absolutamente todos os requisitos ambientais. Ao usar corantes persistentes, a retenção da cor após a lavagem não é um problema. Mas, na maioria das vezes, é usado papel kraft de saco grosso. É um material de embalagem altamente durável. A celulose sulfatada não branqueada é considerada a base de sua produção. O produto é marrom por padrão.

O papel kraft rejeitado é produzido com tecnologia sofisticada. Ele é submetido a depilação também. A superfície externa da teia é sempre lisa e isenta da mais leve aspereza. Do lado desagradável, a cor e a textura são as mesmas dos produtos clássicos. Um material semelhante é usado para trabalhos de embalagem e costura.

O nível mais alto são considerados produtos branqueados. As matérias-primas típicas são tomadas como base, as quais são cuidadosamente esclarecidas. A superfície desse papel para artesanato é plana e lisa. Este produto não tende a enrugar, é muito resistente ao contato com muita umidade e luz solar. O escopo do material branqueado é extremamente amplo. Somente material não branqueado é produzido para embalagem a granel.Na sua fabricação, resíduos fibrosos são utilizados adicionalmente. Este é o produto mais acessível. O papel kraft para sacos é criado a partir de 1 a 6 camadas. A densidade das camadas individuais pode variar muito.

Às vezes, o material é laminado e betuminado, bem como microcriptografado e coberto com papel alumínio. Este tratamento melhora as propriedades de tração. Além disso, aumenta a resistência ao estresse mecânico e a proteção contra a radiação ultravioleta.

O papelcartão Kraft é particularmente durável e resistente.

Folha

É produzido de acordo com padrões estritamente definidos. Na maioria das vezes, os produtos em folhas são destinados às necessidades de embalagem. Os padrões determinam o tamanho dos produtos fornecidos. Geralmente, eles usam papel artesanal nos seguintes formatos:

  • A5;
  • A4;
  • A3;
  • A2.

Lista

Neste caso, um rolo com diferentes larguras e comprimentos pode ser considerado. Esta circunstância torna possível a utilização do material tanto para fins industriais como domésticos. Esses produtos de embalagem ajudam a embalar até itens frágeis e de grande porte. O papel kraft em rolo também é usado para trabalhos de reparo (tanto em máquinas quanto em canteiros de obras) para garantir que a tinta não seja derramada onde não é necessária. Outras aplicações também são possíveis.

Para impressão

Um nome alternativo é papel artesanal para impressora. Às vezes, após a aplicação da imagem, ela é utilizada na produção de bolsas, sacolas e outros recipientes. Isso garante uma excelente qualidade de marcação. E também é necessário material impresso para fazer:

  • embalagem de presente;
  • Folhetos;
  • artesanato criativo;
  • cardápio;
  • Cartões de negócios.

A vantagem sobre o papel comum é que relativamente pouca tinta é necessária para criar textos ou imagens. O custo total de um pedido de impressão será baixo. Os consumidores podem variar os tons e texturas a seu critério.

Existem algumas empresas de impressão kraft. Geralmente, a execução de uma ordem de circulação leva de 3 a 5 dias.

Colori

Na maioria das vezes, esses lindos produtos são usados ​​em embalagens de presentes. O embarque é feito principalmente em rolos de 10 kg e embalagens de 50 folhas. É possível colorir em uma ou duas cores. No segundo caso, um lado é colorido com mais intensidade do que o outro (por exemplo, quando vermelho e rosa são combinados). Na versão monocromática, o pigmento é aplicado apenas em um lado, o outro fica sem decoração adicional.

O seguinte está em demanda:

  • Branco;
  • azul escuro;
  • verde;
  • vermelho;
  • Preto;
  • luz amarela;
  • papel kraft prateado.

Autoadesivo

Este material é freqüentemente usado para corte e impressão. Vai em adesivos, etiquetas e placas de identificação. Cortar com plotters não é difícil. A tampa é feita de silicone ou polietileno. A primeira opção é preferível porque facilita a separação do substrato.

As características da cola e das camadas usadas são determinadas pela forma como o produto acabado será usado. Rasgar com muita facilidade ou muita força pode interferir no processo de etiquetagem automática. O papel kraft geralmente é laminado antes de ser usado na produção de etiquetas. Basicamente, é necessário para proteger a massa adesiva. Esta proteção é aplicada à própria base.

Celular

Este produto é frequentemente referido como a embalagem ecológica do século XXI. Ele vem em rolos. Dependendo da solução de design, o papel artesanal favo de mel tem uma cor branca ou cinza, ocasionalmente outras cores são encontradas. Esse produto é muito eficaz na preservação de mercadorias frágeis e instáveis ​​durante o transporte.

Em termos de propriedades protetoras, é próximo a um filme de bolha de ar, mas visivelmente o ultrapassa em força; produtos semelhantes são procurados na decoração vintage caseira.

Fabricantes na Rússia

A indústria nacional de celulose e papel está em uma das melhores posições para esse produto no mundo. Mais precisamente, a produção de papel artesanal na Federação Russa se preocupa principalmente com:

  • empresa "Kondopoga";
  • Sokolsky PPM;
  • PJSC "Kommunar";
  • OJSC "Svetogorsk";
  • "Mariisky PPM".

A fábrica de Kondopoga está operando há mais tempo do que qualquer outro fabricante russo. Ele fornecia papel kraft no final dos anos 1920. PJSC Kommunar, localizado na região de Leningrado, tem uma grande variedade de sortimentos. Porém, a produção ainda mais diversificada está localizada em Mari El. E a fábrica da Carélia "Svetogorsk" é líder em termos de equipamento tecnológico.

Onde é usado?

Na embalagem de produtos alimentícios, pratos, material de embalagem de cor cinza ou marrom é usado principalmente. Mas a área de utilização do papel kraft não se limita a isso. Um exemplo notável de sua aplicação fora do padrão é a prática dos artistas. Este material é adequado para criar esboços a lápis não piores do que um papel Whatman de alta qualidade. É claro que nenhum artista carregaria um pacote de lençóis volumosos. A solução foi fazer um notebook com as próprias mãos. Pode ter um formato arbitrário para que seja fácil de transportar. No entanto, o papel artesanal não é apenas adequado para desenhar. O papel de embrulho também é quase indispensável nas cozinhas.

Com sua ajuda, é fácil organizar o armazenamento dos produtos. Mas este material também é adequado como revestimento protetor. É capaz de absorver com eficácia umidade, vapor d'água, gorduras vegetais e animais. Ao se preparar para se mudar para um apartamento ou uma casa particular, você pode embrulhar objetos frágeis em uma concha semelhante. Assim, a cerâmica e o vidro têm uma chance melhor de obter um novo endereço inteiro.

As propriedades do papel artesanal foram apreciadas na indústria de alimentos e em outras indústrias. Há muito que se tornou uma matéria-prima comum para a produção de sacolas, sacolas com diversos volumes de embalagem. No entanto, existe uma aplicação profissional mais restrita - para a esterilização de dispositivos médicos. Podemos falar sobre materiais e instrumentos cirúrgicos, odontológicos e outros. Uma solução alternativa é o embrulho para presente.

Essa abordagem é boa se a caixa de papelão tradicional não for satisfatória ou não for confiável o suficiente. A maioria das lindas caixas para presente é feita de papel kraft. Ela é forte e apresentável ao mesmo tempo. Em termos da proporção desses parâmetros, outros materiais convencionais são muito inferiores e dificilmente podem ser considerados como uma alternativa sã.

Nos países industrializados, as embalagens artesanais ecologicamente corretas estão substituindo os recipientes de plástico.

Em vários países, em geral, foram adotadas proibições legislativas sobre o uso de embalagens não ecologicamente corretas e foram introduzidas listas de produtos que podem ser vendidos exclusivamente em embalagens de papel. Mesmo a imagem mais sofisticada pode ser facilmente aplicada a essa superfície, o que é muito útil do ponto de vista da marca e não é muito caro. Esta solução permite, entre outras coisas, cumprir sem problemas todos os requisitos da legislação sobre o fornecimento de informações diversas aos consumidores. O papel artesanal também é adequado para embalagens em várias cores. Os buquês, incluindo rosas e graciosos gladíolos, são muito persistentes nele.

Claro, essa proteção é bem adequada para mover ásteres, crisântemos atraentes e todas as outras variedades de flores que são usadas apenas para fins de decoração, como presentes. Mas o escopo de aplicação de tal material também não termina aí. É necessário para a indústria de tintas e vernizes, onde é utilizado como substituto do papel de proteção. Em casa, você ainda pode sobreviver com jornais coletados, mas na produção de tintas e esmaltes, é necessária uma proteção mais cuidadosa.

Essas matérias-primas também são procuradas quando os sacos decorativos são produzidos. Junto com flores e comida, eles também podem embalar nele:

  • mobiliário;
  • livros;
  • revistas.

O papel kraft pode ser liberado para a fabricação de diversas fitas e fios. Os cantos de papelão feitos a partir dele protegem perfeitamente as bordas dos paletes das deformações de transporte.

A força da substância é suficiente para fazer até airbags de automóveis a partir dela.

Mesmo designers de classe mundial apreciaram o apelo estético do material. Desenhos e textos impressos criam cartões de visita fortes e duráveis.

Aplicativos de impressão alternativos:

  • cardápios em restaurantes, cafés e cantinas;
  • cartazes;
  • Publicidades;
  • brochuras e folhetos publicitários.

Álbuns de desenhos profissionais, etiquetas para mercadorias e cargas em depósitos, para bagagens em aeroportos e estações de trem também podem ser feitos em papel artesanal. Voltando às plantas, vale ressaltar os benefícios desse material para seu abrigo com o início do outono-inverno. Portanto, é lógico que eles estejam tentando usá-lo no isolamento térmico de edifícios de capitais. Estudos de especialistas confirmaram as características de alta proteção térmica. Combinados com robustez e confiabilidade, eles tornam esta solução uma escolha razoável, mesmo para edifícios de escritórios e grandes complexos residenciais.

O isolamento refletivo de embarcações funciona ainda melhor. Envolve laminação ou a criação de uma camada de metal. Em alguns casos, até mesmo um piso de papel resistente é equipado. É bastante razoável usá-lo como papel de parede. Com uma colagem competente das paredes desta forma, não há dúvidas sobre a fiabilidade e a durabilidade do revestimento decorativo.

Além das áreas listadas, vale mencionar:

  • esterilização de instrumentos cosméticos;
  • embalagem a granel de materiais de construção;
  • preparar pergaminho culinário;
  • obtenção de papelão ondulado (conveniente para embalar eletrodomésticos e outros equipamentos elétricos portáteis);
  • o desenvolvimento do fio castanho (embora não seja muito forte, mas muito estético).

O papel artesanal também é usado na indústria do vinho. Ao embalar as garrafas em recipientes resistentes, você pode reduzir significativamente o risco de danos durante o transporte. As imagens graciosas que podem ser obtidas em tal superfície parecem bastante atraentes. Algumas butiques de vinho compram bolsas com alças de torção confortáveis. Mas, para se completar o tópico, é necessário voltar novamente à construção e ao reparo, ou melhor, ao uso de papel endurecido para barreira de vapor.

Claro, ele não é usado em sua forma pura. No entanto, as soluções combinadas de filmes são bastante difundidas. Uma barreira de vapor de papel isola bem a lã mineral ou ecowool do ambiente externo. Ele também resiste muito bem a esforços mecânicos substanciais. Esta solução é recomendada não só para paredes, mas também para telhados inclinados. A fixação é feita por dentro do isolamento. A camada de polímero deve permanecer na lateral da sala. Todas as juntas são cuidadosamente coladas com fita adesiva.

Em sótãos e em salas úmidas, uma lacuna de 20-50 mm é deixada entre o acabamento e a barreira de vapor. Essa lacuna é suficiente para excluir os efeitos negativos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa