Varandas

Tudo sobre a varanda francesa

Tudo sobre a varanda francesa
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Comparação com uma varanda comum
  5. Visão geral das variedades
  6. Eu preciso de permissão?
  7. Como decorar?
  8. Opções de design
  9. Características de design
  10. Belos exemplos

O encanto único das ruas europeias deve-se em grande parte ao desenho das fachadas com varandins. Hoje, esse elemento arquitetônico está se tornando cada vez mais popular entre nós e sua aparência pode ser tradicional e ultramoderna.

O que é isso?

Uma varanda francesa na sua forma clássica é uma construção sem a varanda em si ou com uma área mínima. Do lado de fora da porta do bloco de sacada, diretamente em sua abertura ou ligeiramente recuada, uma cerca de metal (na maioria das vezes forjada) é fixada sobre uma pequena laje de sacada. Este tipo de varanda é utilizado em aberturas de janelas, também chamadas de francesas - janelas panorâmicas (portas) com folhas de vidro do chão ao teto.

Recentemente, tem havido uma certa confusão e substituição desses conceitos, e mesmo galerias ou sacadas comuns de tamanho real, revestidas com uma estrutura de vidro leve em toda a altura, às vezes são chamadas de francesas, embora se a sacada tiver uma retirada padrão, é mais correto chamar isso de modo de envidraçamento.

História de origem

De acordo com o dicionário de arquitetura, o nome dessa estrutura é portfólio (do francês portefenêtre, onde porte é uma porta e fenêtre é uma janela). O termo é frequentemente encontrado na literatura dos séculos XVIII e XIX, pois o próprio elemento era incomumente comum nas casas da nobreza, decorando e enriquecendo suas fachadas.

O Cambridge Dictionary dá nome a uma construção semelhante - Varanda de Julieta descrevendo-o como "uma varanda muito estreita com barras verticais de metal e portas de janela". Segundo a lenda, o fundador do belo nome Shakespeare foi inspirado nas sacadas em miniatura da velha Verona.

Embora, além de disputas sobre a personalidade do próprio Shakespeare, os historiadores até hoje estejam tentando descobrir se ele já visitou a Itália. Mas acontece que ele tinha ouvido falar muito sobre as peculiaridades de sua arquitetura.

Varandas semelhantes com plataformas ligeiramente salientes da parede ainda podem ser encontradas em antigas mansões italianas e espanholas, semelhantes aos heróis de Shakespeare.

Em geral, um elemento como uma varanda era originalmente usado para defender feudos e monitorar os movimentos de um inimigo em potencial. A versão francesa deste elemento surgiu mais tarde. Esta invenção apareceu na Europa medieval e tem várias versões de sua origem. Segundo um deles, a expansão das varandas francesas foi facilitada pela péssima situação de higiene e falta de esgoto urbano.

Externamente, a vida luxuosa e aristocrática da nobreza parisiense tinha um lado sombrio bastante imparcial, porque a sujeira e o esgoto derramavam nas ruas da cidade diretamente das janelas. Para maior conforto, começaram a fazer grandes vitrais para o chão, e barreiras forjadas garantiam a segurança.

Além desta versão não muito decente, você pode encontrar outras razões pelas quais a varanda francesa adquiriu sua aparência característica. O tamanho mínimo da área para tais varandas deveu-se às ruas muito estreitas, pois algumas delas tinham apenas um metro de largura. Espremidos nestes "sacos de pedra", os habitantes da cidade procuraram dar mais luz às suas casas, aumentando as janelas até ao chão e decorando-as com treliças perfuradas e flores frescas.

Vantagens e desvantagens

A varanda francesa empresta charme ao exterior e interior do edifício. Deve-se ter em mente que tal projeto tem vantagens e desvantagens.

Prós:

  • expansão visual do espaço da sala, quando a fronteira entre o interior e a paisagem externa é apagada;
  • mais economia de luz do dia e energia;
  • a instalação da cerca não requer instalação de trabalho intensivo com soldagem;
  • economia no revestimento e acabamento da parte interna da varanda e no isolamento térmico da estrutura;
  • várias possibilidades de decoração;
  • aparência fora do padrão.

    Desvantagens:

    • alto custo de unidade de vidro panorâmico de alta qualidade com economia de calor e à prova de ruído;
    • decorar com flores na maior parte do território da Rússia só é possível no verão, e a ausência de um peitoril de janela não permitirá que sejam instalados por dentro;
    • colocar tal varanda no lado ensolarado da fachada requer sombra adicional para que o calor não penetre na sala e móveis, pinturas e itens internos não desbotem com o sol;
    • a área de limpeza de superfícies de vidro aumenta;
    • falta de privacidade - se tal varanda for instalada nos andares inferiores ou em frente a outra casa “janela a janela”, seu espaço interno será exibido publicamente.

    Comparação com uma varanda comum

    Competindo com a versão em tamanho real, a pequena varanda francesa clássica perde totalmente em termos de espaço útil. Infelizmente, você não poderá usá-lo para armazenar um conjunto removível de pneus, caixas de ferramentas ou instalar uma secadora. Tomar banho de sol e relaxar também não funcionará. Na verdade, temos apenas uma porta de varanda com grade externa.

    Mas, por estar dentro de casa, você pode ver que o envidraçado maciço e a ausência de um parapeito maciço na versão francesa dá mais luz natural e abre uma vista panorâmica maravilhosa. A altura da grelha pode ser diferente, mas é sempre leve e transparente.

    Por fora, este design é muito decorativo e cria um espaço ilimitado para a imaginação dos designers.

    Hoje, as sacadas comuns em casas típicas parecem, é claro, mais atraentes do que suas antecessoras em "Khrushchev" ou antigas casas de painel. Embainhado em materiais de alguma forma diferentes: revestimento, ardósia, madeira compensada - eu gostaria de deixar esse legado dos tempos soviéticos no passado para sempre. Se falamos de vidros franceses, isso eleva a estética da varanda a um nível totalmente novo - a estrutura exterior clara e transparente parece pelo menos limpa e estimula a manter o espaço envidraçado em perfeita ordem.

    Em casas modernas de edifícios de elite, cada vez mais frequentemente não há lugar para uma varanda tradicional - varandas panorâmicas de vidro quente são amplamente projetadas. Mas a varanda francesa é ativamente usada por designers.

    Visão geral das variedades

    Os tipos dessas varandas podem ser classificados de acordo com o tamanho do local: ou estão completamente ausentes ou se projetam ligeiramente da parede (seu tamanho médio é de cerca de 30-50 cm), permitindo que uma pessoa pise nela ou coloque-a confortavelmente floreiras e vasos de flores. A forma da saliência na tradição historicamente estabelecida é semicircular, mas retangular também é freqüentemente encontrada.

    Aparência e funcionalidade diferentes fornecem solução construtiva de janela com vidros duplos. Pode ser feita com folhas basculantes, com envidraçado fixo, divididas em segmentos, total ou parcialmente abertas.

    É utilizado um perfil de plástico ou alumínio, o que permite fazer o sistema de abertura deslizante.

    Variedades de corrimão de varanda:

    • parapeito de treliça forjada dos mais variados desenhos;
    • cercas mais simples feitas de tubos quadrados ou redondos (metal ferroso, aço inoxidável, alumínio);
    • cercas de vidro temperado espesso em combinação com elementos de metal;
    • a varanda pode ter nenhuma cerca adicional, então apenas as faixas superiores se abrem na vidraça.

    Eu preciso de permissão?

    Para acomodar uma varanda francesa em um edifício de vários andares já habitado As licenças serão necessárias, às vezes incluindo o voto de todos os proprietários de apartamentos no prédio. Uma instalação inconsistente pode resultar em uma grande multa e na necessidade de desmontagem. Se a varanda não foi fornecida de todo e deve ser feita aumentando a abertura da janela e instalando uma cerca, tal reforma no apartamento afeta a aparência da parede.

    As agências de supervisão arquitetônica são bastante rígidas quanto a essas liberdades. E se a casa constar do cadastro de monumentos arquitetônicos ou estiver inserida em conjunto historicamente estabelecido, a tarefa torna-se quase impossível.

    Também podem surgir dificuldades com novas casas. Cada novo edifício tem um projeto de design de fachada coordenado que não pode ser alterado.

    Os requisitos podem variar de região para região, consulte as autoridades locais da BTI.

    Supondo a instalação de uma varanda francesa, é necessário levar em consideração o lado tecnológico. Se a vidraça for colocada em uma laje de varanda existente, então, por exemplo, em um prédio de cinco andares "Khrushchev" ou uma velha casa de painéis, eles não são projetados para um peso suficientemente pesado de uma embalagem de metal-plástico, o que significa que a permissão só pode ser obtida para um perfil de alumínio leve, e o local precisará ser reforçado.

    Ao projetar uma casa de campo, o cliente está envolvido no processo e, em cooperação com o arquiteto, pode concretizar qualquer um dos seus desejos no papel e na fase de construção, incluindo a colocação de uma varanda francesa. Em uma casa particular, não são necessárias aprovações, o principal é atrair profissionais e calcular corretamente a carga da estrutura.

    Em uma casa de madeira, essa estrutura também parecerá harmoniosa, especialmente com uma cerca feita de postes de balaústre de madeira.

    Como decorar?

    O acabamento de uma varanda francesa deve levar em consideração uma característica tão importante em nosso clima como a economia de calor de uma porta de varanda. Quanto mais quente a unidade de vidro, mais pesada ela é, pois o maior número de câmeras permite que ela seja isolada. Nas áreas do sul, um perfil de alumínio leve é ​​uma boa escolha.

    Em locais com maior carga de vento e nos últimos andares de prédios modernos, é melhor colocar não uma chapa de vidro sólida, mas dividida em seções, isso ajudará a evitar o vento. Vidros sem moldura caros parecem especialmente arejados, mas não são muito práticos.

    O vidro em si pode ser transparente, fosco, matizado ou essas opções podem ser combinadas. Perfeito para proteção de olhos curiosos vidro com transparência unilateral. Às vezes, as seções inferiores são cobertas com painéis sanduíche ou uma folha é colada.

    Opções de design

    Uma varanda francesa moderna não é mais apenas padrões florais forjados de treliças graciosas, embora milhares de opções também sejam possíveis com este projeto. Os verdadeiros mestres da ferraria são capazes de criar ornamentos únicos, transformando um elemento estrutural puramente funcional em um objeto de arte. Em um prédio típico de tijolos ou painéis, tal pretensão e luxo, é claro, são estranhos.

    Essa varanda ficará adequada em uma casa de campo ou na fachada de um edifício em estilo clássico em harmonia com outros elementos arquitetônicos: colunas, postes, cornijas, molduras de gesso. O forjamento pode ser ligeiramente tocado por tinta dourada, realçando ainda mais o efeito decorativo.

    Será interessante olhar para uma grelha clássica com uma unidade de vidro não branca, mas escura, por exemplo, debaixo de uma árvore, especialmente numa fachada de tijolo.

    Grades de metal de formas estritamente lacônicas cabem na maioria dos edifícios. O design neutro de tal varanda não atrai muita atenção. Uma solução interessante poderia ser a colocação de tais cercas nas janelas, o que criará um conjunto único de toda a fachada. Hoje, os edifícios de escritórios são frequentemente decorados desta forma, onde uma varanda não é absolutamente procurada como área de lazer ou local para guardar algo, mas como forma de preencher os escritórios com luz natural adicional, será muito útil.

    O interior da própria sala também deve se sobrepor à solução do grupo varanda. Se a varanda for feita com uma cerca de padrão barroco, será estranho ver atrás dela uma sala em um estilo minimalista frio com linhas retas e superfícies monocromáticas.

    Características de design

    A maneira usual de decorar um pequeno espaço de varanda é caixas e vasos de flores. Apesar da tradição, as composições florísticas sempre agradam aos olhos e não se tornam enfadonhas. Mesmo com tempo nublado, as cores brilhantes das plantas criam um bom humor. Nas grades, são feitos dispositivos especiais para a instalação de potes suspensos. Plantas trepadeiras trançam lindamente o perímetro de toda a cerca. Claro, é necessário garantir que todos os contêineres estejam bem protegidos para não colocar os transeuntes em perigo.

    Nas cidades europeias, os residentes gostam de sentar-se à porta aberta de tal varanda com uma xícara de café pela manhã ou uma taça de vinho à noite, observando o movimento das ruas. A saída para a varanda pode ser decorada com lanternas de parede em ambos os lados do vidro. Uma imagem acolhedora de uma varanda campestre irá criar um toldo claro, sendo também uma excelente solução para sombreamento na parte sul do edifício.

    Desde os tempos antigos, na Europa, as janelas e portas de varanda eram fechadas pelo exterior com venezianas. Opções modernas para proteção contra luz solar e olhos curiosos - cortinas romanas e de rolo, cortinas, persianas. É importante que possam ser facilmente levantados ou movidos. Quando o espaço é aberto do chão ao teto, cortinas padronizadas e padronizadas podem parecer desajeitadas vistas da rua. É melhor escolher tecidos lisos.

    Belos exemplos

    • Uma ideia rica em decoração: venezianas, molduras em estuque, uma treliça retorcida e uma complexa abertura em arco.
    • Vedação simples e decoração discreta na fachada.
    • Moldura de estuque muito bonita e uma cerca semicircular clássica.
    • Uma fachada verdadeiramente real.
    • A lanterna antiga é feita no mesmo estilo com cercas de ferro forjado preto.
    • Edifício barroco.
    • Café e croissants na varanda francesa aberta - uma típica manhã parisiense.
    • A vista da Torre Eiffel não tem preço!
    • Varanda francesa em um banheiro parisiense comum.
    • Grelha graciosa.
    • A vista pode não ser das melhores, mas os detalhes criam o clima.
    • Portas lacônicas com dobradiças e uma cerca simples, pois o principal é a bela paisagem do lado de fora da janela.
    • Casa em Yalta e, claro, vista para o mar. As linhas onduladas da grade sustentam o tema náutico.
    • A clássica grelha de cesto "barrigudo" numa cor nada trivial.
    • Uma interpretação moderna dos clássicos é uma digna obra de arte forjando mestres, uma bela encadernação da porta.
    • A abertura da porta da varanda é decorada com lâmpadas de parede.
    • Fachada mourisca ornamentada com varanda francesa na janela saliente.

    No vídeo a seguir, você aprenderá os erros e dificuldades comuns que surgem após a instalação inadequada de uma varanda francesa.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa