Tipos de peixes de aquário

Astronotos: o que são e como mantê-los?

Astronotos: o que são e como mantê-los?
Contente
  1. Descrição
  2. Como distinguir uma mulher de um homem?
  3. Visão geral da espécie
  4. Características do conteúdo
  5. Compatibilidade com outros peixes
  6. Reprodução

O Ocellated Astronotus (Oscar) é um ciclídeo bastante grande e de cores vivas, nativo da América do Sul. Além de sua aparência interessante, esta criatura é caracterizada como um peixe inteligente e muito divertido.

Descrição

Astronotus foi descoberto e descrito no início do século XIX. O peixe foi encontrado na bacia amazônica, assim como nos pequenos rios Paraná, Rio Negro e Rio Paraguai. Posteriormente, foram distribuídos artificialmente na Austrália, bem como na Flórida e na China, onde os peixes se adaptaram rapidamente e passaram a exterminar ativamente os habitantes aquáticos "indígenas".

Na natureza, esses peixes preferem reservatórios com fundo arenoso ou lamacento., se alimentam de crustáceos, vermes e larvas de insetos. Astronotus tem um corpo oval, bastante forte com uma cabeça pronunciada e grandes lábios carnudos. Em condições naturais, um indivíduo chega a 35 cm, mas em um aquário o comprimento do corpo não ultrapassa 25 cm.

Este gracioso peixe de aquário é um daqueles raros habitantes de reservatórios artificiais, sobre os quais podemos afirmar com segurança que possuem um temperamento e uma mente individuais. Astronotus é notável por reconhecer seu dono: oscar observará atentamente seus movimentos enquanto você realiza suas tarefas domésticas. Além disso, ele faz isso muito mais conscientemente do que todos os outros representantes dos ciclídeos.

Alguns peixes até se permitem ser acariciados como os gatos domésticos e é notório que sentem algum prazer com isso. Se desejar, você pode até alimentar seu animal de estimação manualmente, mas esteja preparado para o fato de que ele pode agarrá-lo.

Embora a espécie de Astronotus selvagem ainda seja muito popular entre os amadores hoje, nos últimos anos, muitas novas formas com cores incríveis foram desenvolvidas.

O Oscar não exige muito do cuidado e das condições de manutenção dos peixes. Mesmo um criador inexperiente pode lidar com sua criação, a única coisa que pode criar dificuldade é o tamanho dos animais de estimação. Os astronotos crescem muito rapidamente e, à medida que crescem, comem todos os peixes de menor tamanho, por isso é aconselhável mantê-los sozinhos e em recipientes bastante grandes - pelo menos 300 litros.

Em geral, como no caso de outros representantes da fauna aquática, o conteúdo do Oscar tem seus prós e contras. Os benefícios incluem:

  • inteligência - Oscars estão entre os habitantes subaquáticos mais sociáveis, portanto é muito interessante e emocionante observar o comportamento desses peixes;
  • onívoros - os astronotos são capazes de comer qualquer alimento: frutos do mar congelados, vermes frescos, crustáceos e vermes, bem como flocos e grânulos secos, que são vendidos em qualquer pet shop;
  • longevidade - com bons cuidados, os animais de estimação podem viver de 10 a 15 anos.

Ao mesmo tempo, os criadores certamente enfrentarão algumas dificuldades, em particular, precisarão de:

  • a presença de um aquário volumoso de 400 litros ou mais;
  • instalação de um filtro potente e compressas para purificação e aeração da água;
  • frequentes mudanças de água.

Os astronotos são caracterizados por um leve dimorfismo sexual, bem como pela briga com a grande maioria dos outros peixes. Além disso, é improvável que você consiga plantar plantas vivas no reservatório - os astronotos certamente as arrancarão e roerão.

Como distinguir uma mulher de um homem?

Como já mencionamos, as características sexuais dos astronotos são expressas de forma muito fraca, portanto, apenas um especialista pode determinar o sexo e distinguir entre um macho e uma fêmea, e apenas durante a desova.

Na maioria dos casos, os criadores adquirem cerca de uma dúzia de alevinos (meninos e meninas) de uma vez e os criam em um tanque. Assim, no processo de comunicação, os animais escolhem um parceiro para si. Acredita-se que as fêmeas sejam ligeiramente menores que os machos, mas essa característica é muito relativa. A única diferença significativa é a formação do ovipositor., com a ajuda da qual a desova ocorre.

Visão geral da espécie

A maioria dos astronotos foi criada artificialmente, e a principal diferença interespecífica é sua cor. Por exemplo, o albino astronotus tem uma cor branca, os peixes tigre têm uma mancha na cauda, ​​os representantes das nozes são de cor marrom e os vermelhos, como o nome indica, têm uma cor escarlate.

Os oscars de aquário mais populares são os seguintes.

  • Tigre - este representante dos astronotos pode ser corretamente chamado de ancestral de todos os peixes. É distinto por um corpo cinza ou marrom com manchas vermelhas ou laranja brilhantes, às vezes com bordas pretas. Estes peixes têm barbatanas bastante grandes e perto da cauda existe uma mancha visivelmente pequena e ligeiramente vaga, que se assemelha a um olho na sua aparência.
  • Albino - já pelo nome do peixe fica claro que este astronotus tem uma cor branca com pequenas manchas de vermelho e grandes olhos vermelhos grandes. As barbatanas dorsal e anal são bastante longas e ligeiramente arredondadas.
  • Véu - as cores deste representante dos astronotos podem ser diferentes e desiguais. A principal característica distintiva desses peixes são as barbatanas alongadas, que, quando os animais se movem na água, criam uma impressão bastante espetacular.
  • vermelho - este peixe pode orgulhar-se de ter uma cor uniforme e total ausência de manchas. Quanto às cores, pode ser laranja ou escarlate. As barbatanas são de tamanho médio com uma borda preta nas bordas.
  • Ouro - Esta subespécie de peixe é o resultado de uma seleção de longo prazo.Difere visualmente do vermelho apenas na cor: as escamas desses oscars são geralmente amarelas ou douradas.

Características do conteúdo

Apesar do fato de os astronotus serem peixes pouco exigentes para cuidar, no entanto, ao mantê-los, deve-se criar um ambiente confortável para viver. O principal requisito é tamanho do alojamento do animal de estimação... Então, para um par de Oscars, é necessário um aquário de pelo menos 250 litros, e melhor - de 400 litros.

Como o peixe cresce muito rapidamente e atinge tamanhos impressionantes no menor tempo possível, ele também deixa para trás muitos resíduos - como resultado, o aquário está transbordando de matéria orgânica, que pode envenenar animais de estimação com nitratos e nitritos. Para evitar problemas, um poderoso sistema de filtragem deve ser instalado no tanque. É importante sifonar regularmente o solo, bem como trocar a água em 30% a cada 7-8 dias.

Lembre-se de que quando esse peixe se alimenta, pedaços de comida voam em todas as direções, portanto, se a dieta de seus animais de estimação consiste principalmente em alimentos vivos, você terá que trocar o líquido e limpar o substrato com mais frequência.

Quanto ao solo em si, a solução ideal seria usar areia de rio, cascalho e seixos de 1-2 cm de tamanho. Você pode definir o fundo com pedras grandes e protuberâncias - os astronotos adoram se enterrar e provavelmente cavarão todo o substrato.

As plantas não devem ser plantadas - os peixes arrancam-nos muito rapidamente pela raiz ou roem-nos. Se você não pode prescindir da flora do aquário, dê preferência aos seus representantes de folhas duras.

A aeração é muito importante para esses peixes. O fato é que os astronotos precisam de muito oxigênio, embora prefiram água sem fluxo - isso significa que é melhor os criadores fornecerem gás de um compressor externo instalado na superfície do reservatório. Lembre-se de que todos os equipamentos de aquário e elementos decorativos devem ser presos com segurança, pois os peixes ativos adoram brincar com eles e atacar.

Astronotus também é muito ativo durante a alimentação, por isso é aconselhável usar uma cobertura, caso contrário, o spray estará em qualquer lugar.

A água contendo Oscar deve atender aos seguintes requisitos:

  • temperatura - 22-28 graus;
  • acidez - pH 6,5-7,5;
  • dureza - até 25 unidades.

O peixe também é despretensioso para se alimentar, pode comer muitos produtos. No entanto, certifique-se de que a dieta é variada. Você precisa ter comida seca como base., eles devem ser complementados com frutos do mar congelados, bem como girinos, gafanhotos, coração de boi ralado e outros alimentos grandes.

Você pode oferecer minhocas aos seus animais de estimação, mas apenas se você primeiro deixá-los em uma pequena jarra cheia de água por 5 a 6 horas, de modo que a terra saia completamente de seus intestinos.

Certifique-se de incluir alimentos vegetais, como espinafre, aveia, pão preto amassado ou alface. Lembre-se de que os Astronotus são peixes muito gananciosos e vorazes que podem comer muito mais do que o recomendado, mas não são bons para isso. É muito importante não superalimentar os peixes, é aconselhável oferecer-lhes comida uma vez ao dia e pelo menos uma vez a cada 7 a 10 dias para providenciar dias de jejum, ou seja, não oferecer comida alguma.

O não cumprimento dos requisitos para a criação de peixes frequentemente traz problemas de saúde. As doenças dos animais de estimação são divididas em dois tipos: infecciosas e não infecciosas.

A patologia mais comum é a hexamitose. - manifesta-se com o aparecimento de úlceras e muco no corpo e na cabeça. Via de regra, a causa da doença é a falta de vitamina C e a violação das regras de alimentação dos peixes, por exemplo, quando se oferece aos animais apenas carne de boi ou de porco. Além disso, o problema pode surgir no caso de usar um filtro de carvão. Normalmente, a hexamitose é tratada com ajustes dietéticos e medicamentos.

Muitas vezes, os criadores podem notar que seus astronotos estão no fundo e respiram pesadamente, e seu estômago também pode inchar: provavelmente, os peixes se desenvolveram obstrução intestinal... Mais uma vez, isso se deve a uma nutrição desequilibrada ou água muito fria no aquário. Você pode ajudar o Oscar a lidar com a dolorosa condição ajustando a temperatura da água e adicionando sal de cozinha ao reservatório a uma taxa de 1 colher de sopa. colher para cada 20 litros.

Freqüentemente, novos peixes se tornam a causa de doenças. A fim de excluir a infecção, cada peixe após a compra deve ser colocado em quarentena por pelo menos uma semana, e quaisquer novos elementos decorativos também devem ser embebidos em permanganato de potássio.

Você não deve dar como alimento peixes pequenos de rio astronotus, pois muitas vezes são uma fonte de doenças ou um portador de uma doença perigosa.

Compatibilidade com outros peixes

Astronotus é principalmente um predador, então definitivamente engolirá qualquer peixe de aquário que seja menor do que ele. É por isso manter-se com outros habitantes aquáticos só é possível se eles também forem grandes.

Os peixes são especialmente agressivos durante a desova, por isso é aconselhável reservar um aquário separado para eles. No entanto, se o seu reservatório artificial tiver um volume de 1000 litros ou mais, você pode manter os Oscars junto com os ciclídeos sem conflito (por exemplo, geófago), bem como grandes haracin metinnis e ancistrus. No entanto, tendo concebido tal bairro, você definitivamente deve aderir a várias regras:

  • astronotos só podem ser lançados no aquário depois que outros peixes se instalaram nele;
  • é aconselhável colocar troncos no fundo para que os bagres e outros vizinhos possam se esconder em caso de uma situação perigosa.

Reprodução

Os astronotos atingem a puberdade por volta dos 2 anos de idade, nessa época eles crescem até 10-15 cm, após os quais são considerados prontos para a desova. Antes de começar a reprodução, você precisa movê-los para uma caixa de desova de 100 litros e aumentar a temperatura da água em alguns graus, bem como aumentar a quantidade de alimento. Ao mesmo tempo, a iluminação é feita 24 horas por dia, mas fraca.

Durante a desova, a cor dos machos e fêmeas torna-se mais brilhante e mais saturada. Quando os futuros pais estiverem prontos, eles começarão a procurar um local de desova e limpá-lo. Normalmente os peixes escolhem pedras chatas, por isso vale a pena ter cuidado com a sua presença no aquário com antecedência. A fêmea põe de 1,5 a 2 mil ovos, após os quais o ducto deferente aparece no macho e ele fertiliza. Todas as manipulações continuam por cerca de 4-5 horas.

Os ovos são inicialmente bege e opacos, mas em casos raros podem mudar de tonalidade.

Os pais cuidam dos alevinos até que eles comecem a nadar por conta própria. A incubação dura cerca de 50 horas, a partir dos 4 dias os filhotes não ficam mais parados, mas se movem na coluna d'água, neste momento é melhor colocar o macho e a fêmea de volta no tanque comum, caso contrário o risco de comer seus filhos é não excluído. Os alevinos são alimentados duas vezes ao dia, de preferência com Artemia ou Cyclops.

Astronotus são altamente férteis quando criados em casa... Muitas vezes, eles são criados em escala industrial em fazendas especiais e fazendas de peixes. No entanto, manter esses peixes em um aquário é um passo bastante sério, então você precisa pensar com cuidado antes de começar a criar Oscars em casa. O fato é que muitos estão tentando criar e vender astronotos, mas o número de compradores é muito menor, a demanda por esses peixes é pequena e eles crescem muito, muito rapidamente.

Finalmente Eu gostaria de observar que os astronotos são considerados os peixes mais inteligentes... Eles sempre respondem à voz humana e podem ser treinados.Muita gente gosta do aspecto decorativo destes peixes e da escolha de animais de estimação das cores mais exóticas, mas os criadores precisam de cuidar de um grande aquário e prestar atenção ao seu conteúdo.

Mas se você não tem medo das dificuldades, então os astronotos irão deliciá-lo todos os dias com suas dimensões impressionantes, beleza e comportamento divertido. Todos, em qualquer situação, encontrarão algo próprio nos astronotos, e esta é a principal razão pela qual esses peixes são tão populares hoje em dia.

Para mais informações sobre astronotus, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa