Tipos de peixes de aquário

Guppy fry: quanto crescem e como cuidar deles?

Guppy fry: quanto crescem e como cuidar deles?
Contente
  1. Características de crescimento
  2. Como determinar o gênero?
  3. Como alimentar os alevinos?
  4. Condições fávoraveis
  5. Posso transplantar para um aquário compartilhado?
  6. Possíveis problemas

Para obter guppies fortes e saudáveis ​​em casa, você deve cuidar dos filhotes desde o momento do seu nascimento. Esta espécie é interessante por ser vivípara, ou seja, as fêmeas varrem os filhotes formados. Os alevins nascem saudáveis ​​e activos e é importante manter o seu estado de saúde até ao momento em que podem ser libertados para o aquário geral.

Características de crescimento

Ao mesmo tempo, a fêmea dá à luz a 15-60 alevinos, dependendo da variedade e da idade. A mãe pode comer parte da prole durante o parto. Quando os bebês nascem, eles parecem incolores ou completamente transparentes, os espécimes mais novos têm 2 a 4 mm de comprimento. Então, os filhotes começam a crescer rapidamente e sua taxa de crescimento é determinada em grande parte pelo volume do aquário e pela qualidade da água.

Em média, na primeira semana de vida, o comprimento dos alevinos pode chegar a 5-7 mm, na semana seguinte pode crescer até 20 mm.

Uma fêmea adulta geralmente tem um comprimento de 40-60 mm, um macho - 20-40 mm. Os guppies atingem esses parâmetros em 4-5 meses com os devidos cuidados. Nessa idade, os peixes já estão se tornando sexualmente maduros.

Como determinar o gênero?

Conforme os filhotes se desenvolvem, eles devem ser classificados. Já na idade de 2-4 semanas, alguns alevinos são capazes de produzir descendentes. A classificação por sexo é necessária para evitar a gravidez precoce de mulheres. Para se estabelecer, o aquarista deve preparar um recipiente separado adicionando água do aquário onde os guppies são cultivados.

Para plantar machos e fêmeas, é importante aprender a distingui-los. Nos machos, uma barbatana inferior alongada e enrolada localizada perto do ânus pode ser observada. Gradualmente, ele se transforma em gonopódio, e agora é ainda mais fácil determinar o sexo dos juvenis. Além disso, após duas semanas de idade, as diferenças de sexo são perceptíveis na pele: os homens são mais magros do que as irmãs, com o tempo eles começam a adquirir cores brilhantes. Mas as mulheres podem ser reconhecidas por seu abdômen rechonchudo e uma mancha escura perto do ânus.

Manter meninos e meninas separados é bom para sua saúde.

Além disso, essa manutenção é mais fácil para o próprio aquarista. Os peixes não perdem força e saúde na busca uns dos outros.

Como alimentar os alevinos?

Antes de começar a alimentar recém-nascidos, você precisa saber a quantidade aproximada de uma porção diária. Portanto, nas primeiras duas semanas, os bebês guppy precisam ser alimentados com uma porção de 150-170% do peso dos peixes. Além disso, até um mês de idade, um volume de alimento igual a 80-100% do peso do bezerro é suficiente. De um a dois meses, a porção recomendada é de até 30%, e de dois meses à puberdade - de até 15%. Após a maturação completa, o volume da porção diária não deve ser superior a 10% do peso do indivíduo.

Feed natural

Os alevinos podem se alimentar de qualquer coisa, mas precisam ser alimentados com proteínas para um desenvolvimento adequado. Via de regra, esse importante elemento está presente na composição dos alimentos vivos. Além disso, o alimento vivo é móvel, permite que você o procure, para desenvolver o instinto de caça.

A poeira viva pode servir como alimento inicial. - é assim que o ciliado é chamado de sapato. Seu tamanho não ultrapassa 0,25 mm. Os náuplios de artemia com até 0,6 mm de comprimento também podem servir de alimento nos primeiros dias de vida dos bebês, porém é importante não exagerar com essa espécie - por isso, a obesidade pode se desenvolver em recém-nascidos. Uma alternativa aos nauplios é um microworm de 1,5x0,005 mm de tamanho.

O fitoplâncton, uma alga nociva que pode encher todo o aquário, também será um excelente suplemento vivo.

Para cultivar esses microorganismos em um aquário, coloque uma jarra de água ao sol... Alguns dias são suficientes para que o fitoplâncton apareça na água. Em seguida, por meio de uma seringa, injete a água de flores no aquário. Evite alimentos naturais de reservatórios naturais, pois parasitas e infecções podem entrar no aquário com os alimentos. Você pode desinfetar a amostra trazida com ozônio, mas este método não elimina as toxinas.

Uma opção comum de comida natural é considerada dáfnia, é benéfico devido ao seu conteúdo de proteínas, vitaminas e minerais. Se o aquarista decidir alimentar os alevinos com larvas de mosquitos ou vermes, eles devem primeiro ser picados. Você pode alimentá-lo com vermes, mas apenas vivos e de uma cor vermelha profunda. É importante saber com antecedência que quando cortados, os vermes sanguíneos podem estragar a água. A coretra é menos perigosa nesse aspecto, mas contém muito pouca proteína, portanto esta espécie não é adequada para alimentação constante.

O tubifex é útil para o crescimento de animais jovens: contém uma grande quantidade de nutrientes, mas é muito rico em calorias, por isso é importante não alimentar excessivamente os peixes com ele e evitar que fiquem obesos.

Antes de alimentar os filhotes com um túbulo, é recomendado segurar 100 g do verme em 250 mg de multivitaminas, então ele será ainda mais enriquecido com benefícios. É permitido alimentar com alimentos congelados.

Opções comerciais

Os mais populares nos círculos amadores são marcas de alimentos Tetra, Sera, JBL. Para alimentar guppies jovens com até 10 mm, a alimentação é permitida Tetra MicroMin, Sera Micron, JBL NovoTom, Tetra BioMin Paste.

Substitutos de comida viva

É importante evitar a substituição completa de alimentos vivos., visto que este ainda é um alimento inadequado para o desenvolvimento de alevinos. Comida seca comprada, dáfnias secas podem servir como uma alternativa temporária.

Os aquaristas também oferecem as seguintes opções de substituição.

  • Gema de frango. Antes disso, o ovo é fervido, a gema é retirada, triturada e misturada com a água do aquário. O reservatório é espremido por um pano de algodão.
  • Leite em pó... Para prepará-lo, é necessário evaporar o leite em banho-maria.
  • Queijo tipo cottage... Para obter um produto adequado, costuma-se aquecer o leite azedo até que se forme um caroço. Em seguida, a coalhada é lavada e introduzida no aquário por meio de gaze.
  • Grumos. Farinha de aveia picada, milho e semolina bastam.
  • Legumes e verduras... Tudo está pré-esmagado.

    Todos estes suplementos só podem ser tomados em adição à dieta principal. Não se esqueça de tirar os fragmentos que os peixes não comeram, senão estragam a água.

    Condições fávoraveis

    Cuidar de animais de estimação recém-nascidos não é tão difícil. Como regra, os animais jovens são geralmente criados em um gabarito separado com um volume de 20-40 litros. Se o aquarista não teve tempo de adquirir capacidade adicional, então, pela primeira vez, também funcionará. um frasco comum de três litros com aerador. Para tornar o cuidado o mais fácil possível você pode fazer sem solo e decorações... A fritada vai se sentir confortável se há plantas no gabarito, mas elas não são necessárias para manter bebês.

    É importante fornecer ao tanque um sistema de filtro e aeração. No entanto, lembre-se de limpar o filtro regularmente e selecionar equipamentos que não machuquem os alevinos.

    Todos os dias, um recipiente para a prole do guppy precisa de uma troca de água de 30%. Deixe descansar por cerca de um dia antes de despejar água doce. Todos os parâmetros da água nova e velha devem ser iguais. Nas primeiras semanas, mantenha a temperatura em 28 graus e, em seguida, diminua gradualmente a leitura para 26 graus. Quando os alevinos têm vários meses, a temperatura ideal para eles é de 24 graus.

    Posso transplantar para um aquário compartilhado?

    Manter os alevinos em um aquário comum é indesejável. Eles têm muitos inimigos entre os vizinhos, até mesmo seus próprios pais não se recusarão a festejar com seus filhos. Se não houver nenhum lugar para guardar os bebês, é importante maximizar as chances de sobrevivência dos filhotes. Para isso, os peixes adultos precisam estar bem alimentados para não se interessarem pelos alevins, colocar o maior número possível de abrigos no fundo, onde os peixes jovens se esconderão dos parentes adultos.

    O abrigo mais eficaz será uma planta viva; escolha espécimes de folhas pequenas e caule longo para o plantio. Na maioria das vezes, os aquaristas recomendam o uso de elodea, riccia e couve.

    A propósito, você pode alimentar os filhotes bem no matopara que não tenham que nadar para fora de seu esconderijo, para deleite de seus vorazes parentes maiores. Se os alevinos forem criados em um recipiente separado, não há necessidade de mantê-los lá por muito tempo. Será possível transplantar animais de estimação para um aquário comum dentro de três meses após o nascimento, mas não antes.

    Possíveis problemas

    Em geral, guppies são peixes bastante resistentes, mas bebês com imunidade frágil em condições de analfabetismo de manutenção podem ter problemas.

    Muitos aquaristas observam uma situação em que os alevinos começam a morrer por uma razão desconhecida.

    Provavelmente, a morte é provocada pela doença. Plantas infectadas e outros habitantes do aquário ou alimentos de baixa qualidade podem se tornar uma fonte de doenças. Portanto, uma das doenças mais terríveis para os guppies é a tuberculose ou micobacteriose. Infelizmente, ainda não há cura para esta doença, os indivíduos doentes devem ser destruídos e todo o recipiente infectado deve ser completamente desinfetado.

    As doenças que podem ser curadas incluem a tricodiniose. Ela se desenvolve quando o ciliado parasita Trichodina Modesta entra no aquário. Os alevinos recém-nascidos e os indivíduos ligeiramente crescidos tornam-se frequentemente vítimas desta doença, e a infecção conduz à sua morte. Normalmente, medicamentos como o azul de metileno, "Trypaflavin" e o sal de cozinha ajudam a combater a doença.

    A má qualidade da água também pode levar à morte. Por exemplo, você não pode manter filhotes de guppies em um reservatório artificial, enriquecido com cloro.A água deve ser resolvida. Você também pode usar um anti-cloro disponível em pet shops para remover o cloro.

    Às vezes, os criadores percebem que as caudas dos alevinos ficam grudadas. Esta é uma ocorrência incomum, mas também pode ocorrer em condições de cultivo inadequadas. Percebendo que as nadadeiras da cauda estão grudadas nos filhotes, pode-se presumir que eles estão doentes com doença óssea ou girodactilose. Além disso, a osteose pode ser reconhecida pelas guelras claras e salientes. É possível curar esta doença em um estágio inicial com folhas de malaquita ou permanganato de potássio em banhos de 10 a 15 minutos.

    A girodactilose é causada por parasitas e tratada de acordo com os princípios gerais da doença parasitária. Portanto, os medicamentos recomendados são formalina, verde malaquita, sal de cozinha.

    Para evitar todos esses problemas, não adicione um novo indivíduo aos alevinos; se ele não tiver passado do período de quarentena, você não pode plantar plantas recém-adquiridas sem pré-tratá-las. Compre apenas alimentos de boa qualidade para a alimentação, enxágue bem todos os itens decorativos que pretende colocar no aquário.

    No próximo vídeo, você pode assistir ao nascimento do guppy.

    1 comentário

    Obrigado. Eu tenho 1 homem, 1 mulher e um bebê em meu aquário, e eu estava muito chateada por ter um menino. Graças a você, percebi que tenho uma mulher.

    Moda

    a beleza

    casa