Aquário

Aeração de água em um aquário: métodos e regras

Aeração de água em um aquário: métodos e regras
Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Visão geral dos métodos
  4. Com que frequência deve ser ativado?

Apesar de os peixes viverem debaixo d'água, eles ainda respiram o mesmo oxigênio que nós. Dissolve-se na água devido à presença de plantas subaquáticas e ao contato direto da superfície da água com a atmosfera. No entanto, pode não haver vegetação suficiente no aquário e o recipiente em si está completamente fechado, embora possa haver muitos peixes para uma quantidade tão pequena de oxigênio. Para que os animais de estimação se sintam confortáveis ​​em tal situação, é necessário instalar um arejador no aquário.

O que é isso?

Aerar a água de um aquário é o processo de misturar a água, durante o qual o líquido é saturado com bolhas de oxigênio dissolvidas. Um dispositivo que mistura substâncias líquidas e gasosas é chamado de aerador. Quanto maior e mais poderoso ele for, mais rápida e intensamente o líquido ficará saturado de gás.

Alguns aquaristas inexperientes evitam o custo adicional, citando o fato de que não há aeradores na natureza, mas os peixes se sentem bem lá. Deve-se notar que lá a aeração ocorre naturalmente: graças às ondas e ao vento, correntes, um número significativo de plantas subaquáticas... Dentro de casa e em um aquário bem coberto, apenas as plantas permanecem, e mesmo assim - se o proprietário não tiver preguiça de plantá-las.

Ao mesmo tempo, mesmo um aquário decorativo cuidadosamente projetado com abundância de espaços verdes nem sempre é um ecossistema completamente independente - tudo porque no escuro e com falta de dióxido de carbono na mesma água, as plantas começam a consumir oxigênio, que elas eles próprios produziram.

Para que serve?

O oxigênio é necessário para o funcionamento normal de qualquer espécie de peixe - não há um único peixe que pudesse viver sem ele, em princípio. Ao mesmo tempo, algumas espécies de habitantes subaquáticos não extraem o gás tão necessário da água, mas flutuam para a superfície e engolem o ar atmosférico. no entanto entre os peixes de aquário, são poucos, portanto a aeração forçada é necessária.

Além disso, não são apenas os peixes que precisam de oxigênio na água do aquário. Um aquário é um ecossistema completo e na verdade há muito mais habitantes nele do que você pode ver. Por exemplo, ele necessariamente contém bactérias aeróbias encontradas no solo e no meio das plantas. A sua função é muito útil, pois mantêm o equilíbrio biológico, ajudando a decompor os resíduos tóxicos dos principais habitantes de um reservatório artificial. Sim, eles também precisam de oxigênio para funcionar normalmente.

Se não houver corrente ou ondas no aquário, o oxigênio atmosférico penetra apenas 2 centímetros de profundidade na água por dia - você pode imaginar qual é a sua participação nas áreas de fundo. Para entender como isso é ruim, dê uma olhada em qualquer pântano com água estagnada - é improvável que a vida ferva ali, e se algo vive, geralmente não é muito adequado para a criação de aquários.

A aeração é de particular importância para áreas de desova com alevinos - um grande número de consumidores de oxigênio vive ali em um pequeno volume de água.

Visão geral dos métodos

Durante o desenvolvimento da aquarística, muitos métodos foram inventados para o fornecimento forçado de oxigênio na coluna de água, e isso é muito conveniente - cada aquarista tem a oportunidade de escolher a opção de aeração ideal para si mesmo, que seria econômica e bastante eficaz. Globalmente, todos os métodos de aeração são divididos em dois grandes grupos - natural e artificial.

Natural

Você não pode inventar nada com um equipamento especial, mas sim trazer as condições do aquário o mais próximo possível das condições de um reservatório natural. O arejador criaria as mesmas ondas, mas esta é uma técnica e, sem dispositivos técnicos, o nível de oxigênio pode ser aumentado apenas com o plantio de uma quantidade adicional de plantas. Arvoredos densos com um número relativamente pequeno de habitantes ajudarão a dispensar nem mesmo aeradores, mas você deve se certificar de que seus animais de estimação não estão sofrendo de falta de gases vitais.

Os caracóis podem servir como um indicador da quantidade deste último., que muitos aquaristas experientes criam para este fim. Ao contrário dos peixes, essas criaturas não são as mais móveis claramente demonstram se tudo está em ordem com o nível de oxigênio. Eles sabem instintivamente que deve haver mais oxigênio nas camadas superiores do que perto do fundo, e durante a maturação de fome de oxigênio, eles tentam se mover o mais alto possível - eles escalam as plantas e as paredes do recipiente. Em um reservatório normalmente aerado, eles nunca fariam isso, porque seu habitat típico é o fundo.

Artificial

Para quem não quer mexer em plantas e caramujos, ou simplesmente não tem certeza se isso vai ser suficiente, existem equipamentos especiais na forma de aparelhos que proporcionam aeração de uma forma ou de outra. Existem tantas opções para organizar o processo que você não consegue descobrir imediatamente, por isso vamos considerá-las resumidamente.

  • Compressor. Esse mecanismo, sob pressão, bombeia bolhas de ar sob a água, fazendo com que o líquido borbulhe de maneira característica. Esse dispositivo é bastante eficaz, mas seu funcionamento não pode ser chamado de silencioso, razão pela qual muitos aquaristas novatos consideram possível desligar a unidade pelo menos durante a noite. Não é categoricamente recomendado fazer isso, pois já mencionamos acima que as plantas também começam a consumir oxigênio no escuro, o que significa que resta muito pouco para os peixes.

Ao escolher um compressor, você deve tolerar o borbulhar constante ou afastar o aquário das áreas de dormir.

  • Pulverizadores... Normalmente, esse dispositivo é parte integrante do compressor, com o qual funciona em conjunto, sendo o seu bico. É necessário instalar os pulverizadores no solo - graças a isso, as bolhas de ar são bombeadas para o fundo e flutuam na superfície pelo maior tempo possível. Isso atinge a mais alta eficiência na dissolução de gás em líquido. A ligação dos bicos ao compressor é feita por meio de mangueiras e conectores, é razoável espalhá-los por toda a área do aquário para tornar a aeração o mais eficiente possível.
  • Filtro de solo. Esta unidade é uma alternativa ao compressor, pois oferece um efeito semelhante de uma maneira fundamentalmente diferente. Se o compressor bombeia oxigênio para as profundezas do reservatório, o filtro mistura constantemente os fluxos de água, criando uma corrente. Com isso, a camada superior, saturada de oxigênio, vai para o fundo, e em seu lugar entra água pobre em oxigênio, o que acelera muito o processo de aeração.
  • Bomba de água. Esta unidade complexa combina os princípios de operação de um compressor e de um filtro de solo - ela mistura água e bombeia oxigênio sob pressão, passando-o diretamente pelo fluxo. A bomba pode ser chamada de "artilharia pesada", ela mostra a maior eficiência, mas ao mesmo tempo sua capacidade não deve ser inferior a um terço do volume do aquário.
  • Peróxido de hidrogênio. É possível organizar a aeração, e urgente, mesmo sem eletricidade - basta adicionar água oxigenada ao aquário. Por mais que você use esse líquido, a dosagem sempre será calculada corretamente, pois essa substância é inofensiva - no aquário ela se decompõe na mesma água e oxigênio de que precisamos. O peróxido é geralmente usado para combater algas prejudiciais que crescem com pouca aeração ou para a ressuscitação urgente de peixes após a inanição de oxigênio.
  • Comprimidos de oxigênio. Esta é outra solução que permite aumentar rapidamente o nível de oxigênio em um reservatório artificial sem qualquer eletricidade. Ao contrário do peróxido de hidrogênio, essa ferramenta é considerada não apenas uma forma de reanimação, mas também uma solução para o problema quando não é possível usar um dispositivo elétrico, por exemplo, no transporte de peixes para algum lugar. Normalmente, um comprimido contém 30 mg de oxigênio. Considerando que a norma é de 5 a 6 mg por litro, um comprimido é suficiente para 5 a 6 litros de água, na qual não há nenhum gás útil.
  • Oxidantes... São os aparelhos mais simples que funcionam exclusivamente graças a processos químicos, sem a necessidade de fonte de alimentação. Na verdade, este é um recipiente especial no qual o já mencionado peróxido de hidrogênio é despejado e são adicionados catalisadores químicos, devido aos quais o peróxido começa a se decompor em água e oxigênio ainda mais rápido. Uma característica do dispositivo é que ele não permite que o peróxido como tal na água, liberando apenas seus produtos de decomposição - alguns peixes especialmente sensíveis ainda não gostam dessa substância.
  • Compressor de mão... Esse mecanismo é análogo a um compressor elétrico, mas funciona puramente a partir do trabalho de mãos humanas. Na verdade, esta é uma pêra oca com dois orifícios - um está localizado próximo a ela e deixa o ar entrar, uma mangueira é conectada à outra, graças à qual o ar será bombeado diretamente para o aquário ao apertar a pêra com a mão. Este é outro método, muito utilizado no transporte e venda de pescado, que é especialmente popular, uma vez que o dispositivo necessário é feito por "artesãos" a partir de sucata.

Deve-se notar que a eficácia da aeração do aquário também depende de quanta atenção você presta ao correto funcionamento do seu ecossistema doméstico.

Já falamos sobre os benefícios das plantas (e seus potenciais danos à noite), mas a influência de fatores "incomuns" não termina aí. Por exemplo, água muito quente é sempre mais pobre em oxigênio do que água fria. Isso se deve à interdependência da temperatura ambiente e do metabolismo em qualquer organismo vivo - no calor, todos os processos vitais ocorrem mais rapidamente, o que significa que mais oxigênio é consumido na mesma quantidade de tempo. Você pode influenciar indiretamente o grau de aeração, mantendo a temperatura correta, embora, é claro, você não deva se deixar levar por esse método, caso contrário, seus animais de estimação tropicais simplesmente congelarão.

Além disso, é importante limpar imediatamente o aquário dos restos de comida velha e proceder a mudanças regulares da água para reduzir a sua contaminação com resíduos de peixes.

Acima, mencionamos que as bactérias aeróbias benéficas estão envolvidas na degradação destas últimas, que requerem ar para funcionar. As condições ideais para a reprodução desses microrganismos, criados em um aquário mal cuidado, levam ao fato de o útil se tornar prejudicial - a população crescente começa a competir com seus animais de estimação pelo gás vital e a questão é quem vai ganhar sem interferência externa.

Com que frequência deve ser ativado?

Esta pergunta não pode ser respondida de forma inequívoca, porque tudo depende de dois fatores: quanto oxigênio entra no aquário sem a sua participação e quanto desse gás é necessário para o funcionamento normal do ecossistema... É difícil calcular o consumo por um método teórico, mesmo aproximadamente, porque o oxigênio é consumido não só por todos os peixes, mas também por todas as plantas no escuro e por todas as bactérias aeróbias invisíveis. É por isso Aquaristas experientes medem o nível de oxigênio na água do aquário.

Existem várias maneiras de fazer isso. Já mencionamos acima que você pode identificar o problema graças ao comportamento de caramujos de aquário especialmente criados, mas existem métodos mais precisos - para isso, você pode comprar um teste único ou um medidor mais complexo na loja de animais. Se houver 5-6 mg de oxigênio por litro de água, ou o valor detectado diferir insignificantemente em qualquer direção, você pode ser parabenizado - seu ecossistema doméstico está funcionando corretamente e não requer intervenção externa.

É importante entender que não apenas a falta, mas também a superabundância de oxigênio na água é prejudicial aos peixes. Quando há muito gás, cápsulas de ar podem se formar nos vasos sanguíneos dos peixes e o excesso de gás pode matar os animais de estimação.

Por isso, é importante entender o principal: embora o mesmo compressor deva funcionar constantemente, é necessário ajustar constantemente sua potência, levando em consideração como as condições irão mudar nas próximas horas, monitorando constantemente a dinâmica do nível de oxigênio na água.

Por exemplo, o consumo de oxigênio aumenta inevitavelmente à noite, e você deve considerar este ponto. Infelizmente, não existe uma fórmula para calcular o quanto a aeração mais intensa deve funcionar à noite - você só pode determinar isso experimentalmente, observando a reação do seu aquário. Se você não tiver a oportunidade de manter a temperatura da água constantemente em um nível estável, terá que fazer um desconto no aquecimento do líquido também.

Abaixo, você pode assistir a uma revisão em vídeo sobre as formas de aerar a água em um aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa