Como costurar uma saia

Como costurar saias sol e meio sol com pregas, o que vestir com elas?

Como costurar saias sol e meio sol com pregas, o que vestir com elas?
Contente
  1. Para quem é adequado?
  2. Estilos
  3. O que vestir com
  4. Como costurar uma saia meio-sol?
  5. Costura saias-sol

A saia-sol e meio-sol com pregas vem da Escócia. Foi lá que os kilts apareceram pela primeira vez - saias largas com pregas. É verdade que não eram feitos para mulheres, mas faziam parte da roupa masculina. Porém, a moda não para e logo saias largas pregueadas tomaram seu lugar com firmeza no guarda-roupa de belas damas.

As saias com o mesmo corte podem ser radicalmente diferentes entre si na aparência, devido ao grande número de tipos de dobras.

Eles podem ser:

  • unilateral e contador;
  • largo e estreito;
  • reto, leque, arco, assimétrico;
  • pode ser colocada ao longo de toda a altura da saia ou ter alguns centímetros de costura;
  • As dobras em arco são feitas de maneira caótica e direcionadas em diferentes direções.

Para quem é adequado?

Saias-sol e meio-sol pregueadas servem para todas as mulheres, sem exceção. Uma saia curta e fofa fica bem em uma jovem fashionista.

Uma mulher de negócios certamente apreciará um modelo de comprimento médio com elegantes pregas costuradas.

Estas saias são versáteis e adequadas para qualquer estilo de roupa - do clássico ao desportivo.

A escolha do modelo certo é necessária levando em consideração as características do físico:

  • mulheres com figura em "retângulo" ou "triângulo invertido" devem prestar atenção aos modelos com pequenas dobras. Eles aumentam visualmente os quadris e tornam a figura mais feminina, e as formas são arredondadas;
  • Para quem tem formato de maçã ou pêra, são indicados modelos com pregas na parte superior da saia, da cintura até os quadris. Uma saia justa na parte superior da coxa tornará a figura mais graciosa;
  • As mulheres curvas com formas arredondadas e femininas são adequadas para modelos com dobras grandes, as dobras pequenas e frequentes dão volume adicional, portanto, essas saias são recomendadas para meninas muito esbeltas.

Estilos

Em um jugo

Este modelo permite enfatizar efetivamente a cintura de vespa e criar uma silhueta bonita e esguia. Saias feitas de seda pesada e brilhante ou de chiffon leve e delicado parecem especialmente impressionantes.

Em um elástico

Um modelo versátil, indispensável para um verão quente. Uma opção suave e romântica para um ambiente informal. Tecidos leves, como chiffon, são perfeitos para costurar essas saias.

O que vestir com

As saias sol e meio-sol são largas o suficiente, por isso o melhor é combiná-las com um top justo: gola alta, top, camiseta, blusa clássica, suéter, etc.

Uma opção muito feminina é uma saia com um casaco curto e justo. Como acessórios, você pode usar contas longas e brilhantes, uma corrente, um lenço volumoso feito de tecido fino.

Saias fofas vão bem com sapatos de salto. Pode ser - sapatos clássicos, sandálias de cunha, botins ou botas.

Para costurar saias, recomenda-se o uso de materiais macios que mantenham bem sua forma - linho, algodão, lã, etc. O esquema de cores não conhece restrições, mas você precisa ter cuidado com as impressões. A própria dobra é um elemento decorativo. Em uma saia colorida, o elemento pode ser "perdido". Portanto, na maioria das vezes esses modelos são costurados de tecidos lisos, a gaiola é sempre relevante, uma tira é permitida.

A saia do sol é costurada de uma única peça de tecido ou gussets. O padrão da primeira opção é muito simples - um círculo com o diâmetro necessário é desenhado e um corte para a cintura é feito. Este modelo não tem costuras, por isso parece o mais exuberante e arejado possível. A saia meio-sol não é tão volumosa, mas não parece menos feminina e charmosa.

Como costurar uma saia meio-sol?

Para costurar esse modelo, é melhor escolher um tecido que mantenha bem sua forma. Além disso, o material deve ter as mesmas propriedades na direção do lóbulo e dos fios transversais. Isso evitará que a saia puxe durante o uso.

Para um padrão, você precisa fazer as seguintes medidas: OT (circunferência da cintura), DP (comprimento frontal), DB (comprimento lateral) e comprimento traseiro (DZ).

Por exemplo, OT = 60 cm.

O raio da saia é calculado usando a fórmula: R = 2 * OT / 6,28.

É necessário levar em consideração as tolerâncias para fixadores e dobras, então a fórmula corrigida ficará assim:

R = 2 * (OT + X) / 6,28, onde X é o tamanho das licenças. Este valor é diferente para cada modelo específico.

Digamos que o modelo selecionado tenha 2 dobras na frente. Em uma dobra, o tecido é colocado 2 vezes mais do que sua profundidade. A profundidade de uma dobra é de 3 cm, o que significa que a largura total de uma dobra é de 6 cm. Então, o tamanho da margem para ambas as dobras será de 6 * 2 = 12 cm.

Vamos levar em consideração a tolerância do fixador - 3 cm. Raio = 2 * (60 + 12 + 3) / 6,28 = 23,9 cm.

Um desenho de um padrão está em andamento:

  1. Linhas horizontais e verticais são desenhadas. Uma bússola é colocada no lugar de sua interseção e um arco é desenhado.
  2. Além disso, no padrão, as linhas do meio dos painéis frontal e traseiro são marcadas.
  3. Em seguida, a localização das dobras e fechos são anotados.
  4. Na cintura, são colocados 3 cm de fecho, em ambos os lados - 6 cm cada, sendo a futura dobra localizada aqui.
  5. A partir do entalhe resultante, meça a distância até a linha média do painel traseiro e divida-a pela metade. A costura lateral vai passar por aqui.
  6. Agora você pode criar as dobras. A partir da linha média do tecido da frente ao longo da linha da cintura, reserve 3 cm em ambas as direções - a largura da prega futura.

Costura saias-sol

Para construir um padrão para uma saia de sol pregueada, primeiro você precisa determinar os raios:

  • O raio interno será 1/6 da cintura mais 10 cm.
  • O raio externo é determinado pelo comprimento da futura saia.

Você não precisa fazer um padrão, mas contornar imediatamente o tecido. Para fazer isso, dobre o tecido selecionado em quatro.Prenda uma fita métrica em seu canto interno e use um giz para desenhar círculos ao longo do tecido e, em seguida, corte ao longo das linhas contornadas. Corte separadamente a parte do futuro cinto. Sua largura será de 12 cm e seu comprimento deve ser a sua cintura mais 5 cm.

Em seguida, proceda assim:

  1. Corte outro pedaço do cinto do tecido não tecido de qualquer número para manter o futuro cinto em forma.
  2. Passe o tecido não tecido até o cinto.
  3. Dobre o cinto ao meio e passe a ferro; do lado avesso, dobre uma das pontas 1 cm para dentro e passe a ferro novamente.
  4. Corte um lugar para o zíper no tecido que você cortou.
  5. Costure ao longo do raio interno da parte principal a 5 mm da borda. Faça um passo grosso e afrouxe a linha da bobina.
  6. Enquanto aperta um dos fios, faça dobras, distribuindo-as uniformemente por toda a saia. O raio interno deve ser puxado até a circunferência da cintura mais 2 cm.
  7. Costure na frente do cinto, depois costure a fivela, vire a saia do avesso e costure do avesso do cinto, fechando as dobras.
sem comentários

Moda

a beleza

casa