Cavalgando

Freios de cavalo: tipos e sutilezas de escolha

Freios de cavalo: tipos e sutilezas de escolha
Contente
  1. Descrição e estrutura
  2. Variedades
  3. O que é um cabresto?
  4. Como escolher um freio?
  5. Como colocá-lo em um cavalo?

O freio para cavalos é um dos principais acessórios e é utilizado por quem se dedica à prática de equitação ou à criação profissional de cavalos. Este dispositivo permite controlar convenientemente o animal durante a cavalgada. A cabeçada pode ser adquirida já pronta em lojas especializadas, ou você mesmo pode fazer em casa.

Descrição e estrutura

O controle do cavalo é realizado por meio de uma ferramenta especial chamada "freio". Os principais componentes deste dispositivo incluem os seguintes elementos: cintos, testa, cápsula e rédeas. Cada componente do freio tem suas próprias características e propósito.

  • Cinto. É considerado um dos principais elementos do acessório, pois permite a fixação de toda a estrutura na cabeça do cavalo. Cada modelo consiste em uma faixa inferior e de queixo.
  • Cápsula. É um mecanismo especial que fixa com segurança a broca na boca do cavalo.
  • Arco de cabelo. Desempenha um papel estético; os criadores de cavalos costumam decorá-lo com strass, pedras coloridas, lantejoulas e fitas.
  • Rédeas... Eles se parecem com duas cordas do mesmo comprimento, eles são presos diretamente à broca. As rédeas podem ser compradas prontas ou feitas por você. Com a ajuda deles, o bit é ativado, o que permite controlar as ações do animal.

O princípio de funcionamento do freio é o seguinte: o bocal, colocado na boca do animal, pressiona os cantos dos lábios, a broca é pressionada diretamente na língua, o arreio atua no palato e a cápsula aperta o rosto do cavalo.

Para tornar conveniente o controle do animal você precisa comprar um dispositivo de arnês que corresponda à estrutura e ao tamanho da cabeça do cavalo. Muitos criadores de cavalos fazem freios com as próprias mãos, de acordo com desenhos individuais, o que permite usar um design diferente.

Os tamanhos dos freios são determinados em função do tamanho do animal da seguinte forma: com o crescimento do animal na cernelha de 102 a 145 cm - Pônei (S / M), de 146 a 155 cm - Espiga (M), de 156 a 168 cm-Full (L), 169 cm - Extra Full (L).

Para calcular corretamente o tamanho dos EUA (Reino Unido) em polegadas ou pés e polegadas, você deve medir com precisão o cavalo do peito à parte de trás da coxa.

Variedades

Hoje, existem muitos tipos de freios, então cada cavaleiro pode facilmente selecionar exatamente o modelo que corresponderia não apenas a determinadas cargas, mas também ao design geral no design do cavalo sem muita dificuldade. Os tipos mais comuns de freios:

  • hakamora;
  • snaffle;
  • bocal;
  • usado para caminhadas e corridas;
  • Filmes de Velho Oeste;
  • cowboy (adequado para cavalos e touros).

Freios Snaffle são modelos comumente usados, eles consistem em todos os elementos principais, a única coisa é que a cápsula neles pode ser removida à vontade. Ao contrário de outros tipos de freios, os freios podem ser feitos de borracha, ferro ou plástico. Esta opção é normalmente escolhida por cavaleiros que confiam no caráter e no comportamento de seu animal de estimação e também sabem se manter bem na sela.

O freio da boquilha pertence a uma das variedades do modelo snaffle. Distingue-se apenas pela presença de uma peça de fixação adicional destinada a mais uma ponta e rédeas. Isso fornece a capacidade de exercer controle máximo sobre o animal. Na maioria das vezes, um modelo semelhante é comprado para eventos de demonstração importantes e para corridas de cavalos.

Não menos popular entre criadores de cavalos e freio de cowboy. Geralmente consiste em uma cápsula clássica, bocal, broca e três alças. Dependendo das peculiaridades da fabricação da cinta occipital, tais freios são divididos em ranhurados (tendo dois cortes para orelhas de cavalo) e comuns. É perfeitamente possível costurar tais freios com as próprias mãos, a única coisa é que durante a operação o acessório não causa desconforto ao animal, é necessário tirar as medidas corretamente.

Criadores de cavalos são muito procurados freios para caminhar. Eles também são freqüentemente encontrados em fazendas de cavalos. Esta versão do acessório caracteriza-se pela facilidade de uso, por isso é ideal para quem gosta de passeios longos a cavalo. Graças a essas rédeas, é fácil dar água ao cavalo, para isso basta retirar o freio da boca do animal.

Muitos criadores de cavalos se recusam a usar brocas de ferro convencionais, preferindo freios de hakamore. Graças a eles, o controle sobre o cavalo ocorre influenciando seu queixo e a nuca. Os especialistas recomendam a compra de hackamors se o cavalo tiver dentes danificados ou doenças da cavidade oral.

Apesar da grande seleção de freios, Ao comprar cavalos, os donos de cavalos precisam estar atentos não só ao preço do produto, mas também à sua qualidade. Às vezes, produtos bonitos podem criar muitos inconvenientes para um animal. Além disso, é importante o encaixe rigoroso dos freios, que é realizado com o cavalo em pé, sem fazer movimentos bruscos. Uma mesa especial também ajuda a simplificar a seleção dos freios, pois contém todos os tamanhos e recomendações de escolha.

O que é um cabresto?

Quando há necessidade de realizar medidas terapêuticas com um animal, para fazer um exame de rotina, ou se ele precisar apenas ser lavado, é utilizado um dispositivo especial denominado cabresto. Ele atua como uma contenção confiável para o cavalo quando ele está de pé. Às vezes, um cabresto é usado para facilitar o movimento do cavalo em curtas distâncias. Um cabresto é considerado um freio imperfeito, uma vez que não possui um elemento como um bridão. Criadores de cavalos novatos devem considerar as seguintes diretrizes ao usar um cabresto.

  • Conduza o cavalo de forma que ele sinta que está sob controle. Para fazer isso, as rédeas devem ser mantidas perto da cabeça.
  • Ao usar cabresto, o criador deve ficar do lado esquerdo do animal e tentar não ir muito para frente, acompanhando-o em uma perna. Nesse caso, você deve estar sempre alerta, pois mesmo o animal de estimação mais calmo e de caráter agradável pode chutar seu dono com o casco.
  • Um cabresto de corda é recomendado para cavalos sensíveis. Você pode comprá-lo em uma loja ou fazer você mesmo com barbante comum ou fios de náilon. Ao criar um cabresto, geralmente é usado o método de tecelagem de nós, em que cada nó é espaçado um do outro a uma distância de até 5 cm.

Também é importante saber colocar adequadamente a cabeçada na sua mascote, para isso vale a pena realizar as seguintes etapas por etapas.

  • As partes principais do cabresto são determinadas, que incluem o ângulo, o queixo, a tira da bochecha, a fivela e a cápsula.
  • Então você precisa se aproximar do animal com cuidado, sem assustá-lo. Para segurar o cavalo e evitar que ele escape, o chombur é enrolado no pescoço.
  • Depois disso, você precisa ficar perto do ombro esquerdo do cavalo e seguir na mesma direção, fixando o cabresto com a fivela superior.

Como escolher um freio?

O freio tem duas funções: decora a aparência do animal e fornece controle sobre ele. Portanto, antes de adquirir este acessório, é importante levar em consideração muitas nuances. Não deve causar desconforto, dor ou irritação ao cavalo. É melhor dar preferência aos produtos marcas famosas que se caracterizam pela alta qualidade... Assentam bem na cabeça, servem por muito tempo e não perdem a aparência inicial, o que permite a comercialização do produto. Já os freios de baixa qualidade são muito mais baratos, mas se desgastam rapidamente e estragam a aparência do animal.

Um grande papel na escolha de um freio é desempenhado pela determinação correta dos tamanhos para os quais as medidas são tiradas da cabeça do animal. As medidas são realizadas da seguinte forma: testa - largura + 10 cm, queixo - largura + 3 cm, da nuca ao canto da boca, ao longo da bochecha e da orelha ao canto da boca + 10 cm. O comprimento das rédeas é escolhido a critério pessoal.

Além disso, ao escolher uma cabeçada, é necessário levar em consideração a qualidade do material com que são feitos seus elementos principais. Muitos criadores de gado preferem costurar este acessório por conta própria ou encomendar costura de seleiros (artesãos especiais). Esses produtos, via de regra, pouco diferem dos de fábrica.

Um freio corretamente ajustado, que corresponde totalmente a todos os parâmetros da cabeça do cavalo, simplifica o controle sobre o animal.

No caso em que o cavalo está planejado para ser exibido em competições esportivas ou exibições, então os freios originais devem ser adquiridos, dando ao cavalo um aspecto esportivo. Um critério importante na escolha é a largura da pele, o peso do animal. Por exemplo, cavalos de salto exigem um tipo de freio, para cavalos de caça outro e, para cavalos de viagem, um terceiro.

Recomenda-se escolher o comprimento correto das rédeas. Eles não precisam ser longos e curtos.... É aconselhável adquirir produtos com pequena margem de comprimento, pois podem ocorrer várias situações. A tira da testa deve estar frouxa e não puxada para a frente na área da orelha. Fivelas especiais inseridas nas pontas dos cintos também ajudam a dar ao animal uma aparência original.

Freios de boa qualidade geralmente têm 10 pontos (espaçados uma polegada), enquanto as opções mais baratas têm apenas 8 ou menos.

Para cavalos de uso constante em competições, é aconselhável comprar freios caros, equipados com capas confortáveis ​​para o transporte em algodão ou outros tecidos naturais.Não se deve ter pressa em comprar freios, antes disso é preciso planejar a vida de seu funcionamento e levar em consideração seu orçamento financeiro, já que é melhor gastar dinheiro uma vez para comprar um produto de qualidade do que trocá-lo constantemente por um novo.

Como colocá-lo em um cavalo?

    Assim que o problema com a aquisição do freio for resolvido, ele deve ser devidamente colocado no cavalo. Se for a primeira vez, deve-se ter calma e evitar movimentos bruscos, pois eles assustarão o animal. É necessário colocar o aparelho aos poucos, vale ressaltar que os cavalos sentem perfeitamente o medo humano, por isso, se o dono não está muito confiante em si mesmo, é melhor adiar esse evento para outro momento.

    Freqüentemente, os indivíduos nervosos não querem colocar o cinto de segurança e começam a ficar furiosos; nesses casos, podem ferir seu dono. Para prevenir pela primeira vez, recomenda-se colocar freios no cavalo por um especialista com experiência no assunto. Para colocar uma rédea em um animal de forma rápida e fácil, o seguinte esquema deve ser usado.

    • O primeiro passo é treinar adequadamente o cavalo para usar este dispositivo. Para isso, o dono deve acariciar o animal e conversar com ele com calma. Além disso, você precisa se certificar de que os freios estão em bom estado de funcionamento, desapertando a cápsula e as correias de recolhimento.
    • Depois, estando à esquerda do cavalo, deve-se colocar o freio, segurando o focinho do animal e jogando as rédeas em volta do pescoço. Neste caso, o fecho occipital deve ser segurado com a mão.
    • Depois disso, os bits são colocados na borda desdentada da mandíbula. No caso de o animal ficar muito inquieto, ele precisa de guloseimas. Assim que o freio é levantado, a faixa occipital é colocada, lançada atrás das orelhas. Durante este procedimento, é importante garantir que os elementos que constituem o freio não se torçam.
    • A etapa final é apertar a tira do queixo. Ele deve ser colocado de forma que haja uma distância do tamanho de um punho entre ele e sua cabeça. Deve haver um espaço de dois dedos entre o primer e a pele do cavalo. De acordo com as regras de segurança, só é permitido o uso de cabrestos com reforço de couro na parte superior. Caso contrário, o animal irá separá-los rapidamente.

    Você não pode colocar freio em um cavalo quando o animal está pastando, brincando ou descansando em uma baia. Se você seguir essas regras simples, o processo de colocar o freio será simples e será possível lidar com ele mesmo na primeira vez.

    Para obter mais informações sobre como colocar corretamente uma rédea em um cavalo, os especialistas contam no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa