Design e decoração de banheiro

Decoração do banheiro: opções de design, tipos de materiais

Decoração do banheiro: opções de design, tipos de materiais
Contente
  1. O que é adequado para as paredes?
  2. Tipos de materiais para o teto
  3. Opções de design de piso
  4. Como escolher?
  5. Belos exemplos em design de interiores

O banheiro é um lugar com um microclima especial. A alta umidade e as mudanças de temperatura têm um sério impacto na decoração da sala. É por isso que a escolha dos materiais para a decoração da casa de banho deve basear-se em requisitos estritos. O acabamento deve ser durável, resistente à umidade e higiênico. Só neste caso, o interior vai se deliciar por muitos anos com uma aparência impecável.

O que é adequado para as paredes?

Existem vários tipos de materiais que você pode aplicar para tornar suas paredes espetaculares.

Corante

A opção mais fácil é pintar as paredes. Claro, o revestimento deve ser impermeável. Materiais à base de acrílico e látex são adequados. Entre outras coisas, eles contêm componentes que evitam a formação de mofo e bolor. É preciso apenas primer preliminar das paredes.

Esta solução não exigirá grandes custos financeiros. Isso permitirá que você dê qualquer tonalidade ao banheiro, embora esse acabamento pareça, é claro, rústico. Além disso, é importante notar que mesmo o revestimento de melhor qualidade pode desbotar e começar a rachar com o tempo.

Portanto, você precisa estar preparado para o fato de que uma atualização de reparo pode ser necessária.

Azulejo de cerâmica

Esta opção de acabamento é escolhida com mais frequência. O que não é surpreendente, pois as lojas oferecem uma grande variedade de modelos: econômica e premium. As vantagens da cerâmica são inúmeras:

  • alta resistência ao desgaste (o acabamento serve por muitos anos);
  • Amizade ambiental;
  • resistência à umidade, detergentes, mudanças de temperatura;
  • higiene (admissibilidade de limpeza úmida);
  • manutenção (capacidade de substituir um ou mais elementos danificados).

Uma distinção é feita entre cerâmicas comuns e vitrificadas. Cores, estampas, tamanhos e formas também variam. À venda está um espetacular azulejo "porco", imitando alvenaria. Existem modelos superdimensionados e pequenas variedades quadradas.

Recentemente, o acabamento com materiais naturais entrou na moda. Ladrilhos de cerâmica modernos imitam com sucesso a pedra, o concreto, o metal e até a madeira. Os ladrilhos podem ser usados ​​para dar vida a uma ampla variedade de projetos de design.

A falta de material só pode ser chamada complexidade da instalação. Primeiro você precisa preparar as paredes. Eles precisam ser nivelados, preparados, secos. Os tubos são frequentemente cobertos com gesso cartonado resistente à umidade.

O processo de estilização requer certas habilidades e precisão. Quaisquer distorções serão visíveis a olho nu. Além disso, o desenho dos cantos é difícil. Vai levar fazendo cálculos precisos, aparando alguns elementos.

mosaico

Este é um revestimento bastante espetacular, que é uma coleção de pequenas partículas de cerâmica, pedra, metal ou vidro. Os elementos são aplicados sobre uma base (malha), que é então montada na superfície. Qualquer combinação de cores, tamanho e forma de partículas podem ser usados. Graças ao mosaico, você pode facilmente obter o efeito de paredes cintilantes, transbordamentos suaves de meios-tons ou até mesmo um gradiente de cor. Algumas telas compiladas por fabricantes permitem que você crie um desenho na parede com uma trama reconhecível.

Como ladrilhos de cerâmica, mosaico permite limpeza úmida... É resistente às condições do banheiro e mantém sua beleza por muito tempo. Devido à ausência de juntas visíveis, o material permite obter um design elegante em qualquer situação difícil (cantos, nichos, superfícies arredondadas).

As desvantagens do material incluem alto custo, por isso não todo o quarto é frequentemente decorado com mosaicos, mas zonas individuais (por exemplo, um canto de chuveiro). Ao mesmo tempo, quando combinados com grandes ladrilhos, obtêm-se interiores muito eficazes. Além disso, as desvantagens incluem difícil instalação e fragilidade de alguns tipos de mosaicos.

Porém, esses problemas podem ser facilmente resolvidos: basta evitar bater nas paredes, além do uso de abrasivos e produtos químicos agressivos.

Painéis de plástico

O revestimento interno é um painel de plástico. Às vezes, eles também são chamados de ripas. O material é resistente à umidade e barato. Mesmo um iniciante em trabalhos de reparo pode embainhar uma sala com eles. Muitas pessoas escolhem esta opção particular devido à sua praticidade e disponibilidade.

Deve-se notar que painéis de ripas não são mais usados ​​em interiores modernos. Claro, eles ainda estão à venda, mas esse acabamento parece muito barato. Uma alternativa atual são os painéis que imitam tijolos, ladrilhos cerâmicos e até mosaicos.

Algumas opções parecem bastante decentes. No entanto, também existem painéis que podem estragar a aparência de uma sala com seu design variegado e de mau gosto. Portanto, para conseguir o efeito de um espaço com estilo, você terá que experimentar, escolhendo a cor do material. Também vale lembrar que devido à natureza da instalação, esses painéis reduzem ligeiramente o espaço útil da sala.

Gesso decorativo

Tipos de gesso resistentes à umidade proporcionam um efeito bonito e caro. As paredes podem ser cintilantes com meios-tons da escala nobre selecionada ou ter revestimento liso aveludado. Com a ajuda desse material, costumam ser criados luxuosos interiores clássicos, mas às vezes também é usado em direções estilísticas modernas. O gesso combina perfeitamente com outros materiais e é amplamente utilizado por designers profissionais.

O revestimento não desbota ou esfrega com o tempo. No entanto, o alinhamento completo da parede e um primer são necessários antes da aplicação.As desvantagens do gesso incluem o risco de fissuras se a casa estiver na fase de encolhimento. Às vezes, para aumentar a resistência do material ao microclima do banheiro, ele é recoberto com um verniz protetor.

Uma pedra natural

Este é um tipo de acabamento bastante caro. Normalmente é escolhido para o design de quartos espaçosos com um interior sólido. A pedra é amiga do ambiente, mas pesa muito e não gosta dos efeitos dos ácidos.

Isso torna difícil cuidar de tais superfícies.

Diamante falso

Se você quiser decorar o banheiro com pedra, mas os fundos são limitados, você pode usar um análogo artificial. Surpreendentemente, este material é considerado a melhor escolha para decoração em relação às matérias-primas naturais.

À venda pode encontrar uma imitação de qualquer pedra. Uma variedade de tons e texturas permite que você crie uma variedade de interiores. O material é forte, resistente ao estresse mecânico e durável. O fungo não se desenvolve nele, o que nos permite falar sobre sua higiene. E o mais importante - a pedra artificial pesa muito menos do que a natural. Isso facilita a instalação.

Tipos de materiais para o teto

Os seguintes tipos de materiais podem ser usados ​​para decorar o teto.

Lima

A caiação é a forma mais barata de decorar o teto de um banheiro. Para começar, a superfície é preparada. Se houver uma cal velha, ela é lavada.

A cal é aplicada com pincel, rolo ou pistola. Durante a operação, é obrigatório cobrir o chão para evitar contaminação. Caso contrário, será difícil limpar as manchas.

Corante

Colorir também se refere às opções de decoração do orçamento.... Tal como acontece com a caiação, a altura da sala permanece a mesma. Nenhuma habilidade especial é necessária para o trabalho. É necessário apenas realizar a preparação (retirada do revestimento antigo, primer).

É importante escolher uma tinta resistente à umidade. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de tais produtos. A composição é geralmente aplicada com um rolo.

Tradicionalmente, para o teto que eles escolhem cor brancamas alguns estão experimentando e com tons brilhantes. Os quartos parecem originais, com paredes e piso em tons neutros (branco, cinza) e o teto pintado em tons de turquesa ou rosa. Neste caso, você pode manter uma cor brilhante com acessórios. Se a sala já estiver cheia de cores e estampas ricas, é melhor deixar o teto branco como a neve. Isso preservará a harmonia do design.

Tecidos elásticos de PVC

O teto falso é a solução mais popular hoje. A tela é esticada usando uma tecnologia especial e cria a ilusão de uma superfície perfeitamente plana. O material moderno exclusivo é absolutamente seguro e tem muitas vantagens.

Os tecidos elásticos toleram perfeitamente a umidade, o vapor e as altas temperaturas. Ao mesmo tempo, permanecem secos, o que elimina o aparecimento de mofo. Quando inundado por vizinhos de cima, tal teto pode evitar danos ao reparo, pois pode reter grande quantidade de água.

Isso indica a alta resistência do material.

O tecto falso é lavável. É durável e parece ótimo. Os fabricantes oferecem muitos tons e texturas. A tela pode ser brilhante ou fosca, lisa ou em relevo. Até a opção com impressão de fotos é possível. Além disso, essa solução abre muitas possibilidades para organizar a iluminação. Estes são holofotes e lustres pendentes decorativos.

Quanto às desvantagens, aqui podemos destacar impossibilidade de auto-instalação. Além do mais, o design reduz a altura da sala em alguns centímetros. No entanto, esses pontos costumam ser considerados insignificantes, principalmente devido às inúmeras vantagens do material.

Estruturas suspensas de gesso cartonado

Esta opção é geralmente escolhida pelos proprietários de banheiros espaçosos com tetos altos. A base da estrutura aqui é uma placa de gesso verde resistente à umidade, que é fixada a um perfil de metal.A camada de base pode ser de qualquer tonalidade. Escolhendo uma estrutura suspensa, você pode torná-la multinível, multicolorida e ondulada.

Os tetos suspensos são confiáveis, duráveis ​​e têm uma longa vida útil. No entanto, também existem desvantagens. O processo de instalação da estrutura requer qualificação profissional. Como na versão anterior, este método de decoração de teto reduz a altura da sala.

Usualmente, tais superfícies não podem ser lavadas. Além disso, em banheiros pequenos, designs complexos parecem pesado e inapropriado. Se você escolher entre um teto suspenso convencional e um teto falso, o segundo ganha em muitos aspectos.

Painéis de plástico

O plástico é uma opção econômica que pode ser usada para decorar não só as paredes, mas também o teto. Existem vários tipos de produtos oferecidos pelos fabricantes. Todos são tipos de estruturas suspensas e permitem a instalação de pontos pontuais.

  • Painéis sem costura. O design especial da fechadura permite obter um revestimento sem juntas visíveis.
  • Modelos de cremalheira e pinhão. Eles são abertos (com uma lacuna entre as peças) e fechados (semelhante ao forro).
  • Cubra com inserções.

Aqui, as lacunas entre os elementos são cobertas por sobreposições de alumínio visíveis.

Materiais de espelho

Um teto espelhado é uma decisão ousada. Claro, tem várias vantagens. Esses tetos aumentam visualmente a altura da sala e melhoram a iluminação devido à refração dos fluxos de luz. Eles são resistentes à umidade, despretensiosos no cuidado e têm uma aparência impressionante.

Esta solução pode ser implementada de diferentes maneiras:

  • ripas de alumínio cromado;
  • elementos de poliestireno com filme de polietileno;
  • lajes quadradas espelhadas.

A última opção tem o maior peso, portanto requer a fixação mais confiável.

É importante notar que uma superfície espelhada pode ser uma boa solução em um banheiro espaçoso com acabamentos luxuosos e ordem perfeita. Em uma sala apertada cheia de móveis, eletrodomésticos, prateleiras abertas com muitos itens pequenos e outros detalhes, um teto reflexivo pode criar uma sensação de caos completo. Também vale a pena mencionar são os reflexos que o teto pode lançar nas paredes.

Madeira

Os tectos de madeira (por exemplo, de lariço) são mais frequentemente encontrados em casas de campo privadas. O material ecológico proporciona conforto e uma sensação de unidade com a natureza. A superfície é revestida com ripa, mantendo sua tonalidade e textura naturais. No entanto, você não pode prescindir de uma impregnação especial que protege o material da umidade. Caso contrário, a cobertura do teto se deteriorará rapidamente e precisará ser substituída.

Opções de design de piso

Na hora de decorar o piso, é importante escolher materiais que sejam muito resistentes à umidade, caso contrário o revestimento irá inchar rapidamente e perder a aparência.

Linóleo

Este é um acabamento de piso econômico que é ótimo para o banheiro. O material é resistente à umidade e tem longa durabilidade (a partir dos 15 anos). É fácil e rápido de instalar, e a variedade de opções modernas permite que você faça uma renovação decente. Alguns modelos imitam com sucesso o parquete, e alguns - pedra ou azulejos de cerâmica. Se você colocar o material com alta qualidade e uniformemente, à primeira vista nem será possível determinar que se trata de linóleo.

Você pode escolher entre uma gama natural quente ou um tom frio neutro. Se desejar, você pode até encontrar materiais em cores brilhantes.

Um banheiro com piso estampado em azul ou verde ficará bem fofo.

Ladrilhos de grés porcelânico ou cerâmico

Aqui, a escolha de design é tão ampla que você pode realizar suas fantasias de design mais loucas. O ladrilho pode ter qualquer forma, tamanho, cor, textura. Pode ser lisa ou impressa, imitar algum material natural, ou até mesmo fazer fotos inteiras no chão de um amplo banheiro. A única ressalva é que é melhor escolher ladrilhos não lisos e antiderrapantes para o banheiro. Isso se deve a considerações básicas de segurança.

Caso contrário, a escolha não é limitada. Todos os modelos de cerâmica e grés porcelânico são resistentes à umidade, duráveis ​​e confiáveis. A faixa de preço também varia. À venda você pode encontrar opções econômicas e modelos de luxo para compradores exigentes.

Como escolher?

Ao escolher os materiais de acabamento para um banheiro, existem alguns pontos-chave a considerar.

Preço

Se os custos de reparo forem limitados, é melhor dar preferência a materiais baratos, mas duráveis. Por exemplo, você pode colocar grés porcelânico barato no chão e pintar as paredes. O principal é nivelar bem as superfícies e escolher cores agradáveis. Você só pode revestir as paredes da área de tratamento de água (no banheiro ou no chuveiro).

Você pode usar plástico, mas tente escolher os modelos atuais. Por exemplo, a imitação de alvenaria branca sempre parece vantajosa. Se você deseja criar a aparência de paredes de azulejos, escolha produtos que não sejam muito coloridos. Se a coleção possuir painéis com painéis grandes e muito claros, deixe o desenho ser um, e o resto das paredes permanecerão como fundo.

O mesmo pode ser dito para o orçamento médio. Combinar materiais de diferentes custos (por exemplo, mosaicos e azulejos comuns) permite não só economizar dinheiro, mas também agregar detalhes interessantes ao interior.

Estilo

Se você adere a um estilo particular no design das instalações, isso também deve se refletir na escolha dos materiais. Por exemplo, interior clássico luxuoso pode ser criada utilizando gesso decorativo, azulejos “pedra natural”, tectos falsos com lustres vintage.

Estilo escandinavo assume paredes brancas (pintura ou azulejos), imitação de madeira. Você também pode colocar linóleo no chão com padrões característicos em preto e branco. O teto pode ser caiado de branco ou pintado.

A simplicidade, neste caso, é considerada uma vantagem.

Minimalismo assume cerâmica de grande porte, plástico monocromático. Cores puras e contidas, nenhuma estampa é bem-vinda aqui. A individualidade é expressa por meio de zoneamento. Nesse caso, a melhor escolha seria um teto falso com luzes embutidas.

Moderno torna possível mostrar a imaginação. Quaisquer materiais e combinações são apropriados aqui. O principal é observar a harmonia dos tons e aderir a alguma ideia geral de design.

Cor

Se você decidir comprar encanamentos coloridos ou móveis de banheiro, o acabamento deve ser neutro. Também vale lembrar a compatibilidade dos materiais. Se for escolhido azulejo ou plástico com um padrão para as paredes, deixe o piso ser plano. As sombras também devem estar em harmonia umas com as outras.

Lembre-se de que uma profusão de cores em um pequeno espaço só pode deliciar no início. No futuro, a variação excessiva e o brilho podem começar a incomodar. Será especialmente ofensivo se você escolher um acabamento caro.

A melhor escolha para decoração de banheiro seria faixa bege-marrom ou cinza-azulada. As naturezas românticas podem adicionar ao cenário tons de rosa claro ou pêssego. Aparência moderna espetacular interiores em preto e branco (com predomínio de alvura). É melhor ter mais sombras claras na sala, especialmente se for pequena. Isso fará com que o banheiro pareça mais espaçoso e confortável.

Belos exemplos em design de interiores

A combinação de branco e ouro é a escolha tradicional para interiores clássicos. O ambiente de luxo real é criado pela imitação de ouro, mármore e sofisticados detalhes vintage.

O preto e branco estrito também pode ser sofisticado. Ladrilhos claros com pequenos quadrados escuros dão um toque especial a qualquer espaço.

O brilho cintilante do mosaico se encaixa perfeitamente no conceito do estilo Art Déco. A paleta de bege e marrom contida permite que o interior permaneça elegante.

Em um estilo moderno, os tons de areia também parecem vantajosos. A imitação de madeira torna o ambiente aconchegante e aconchegante. Um padrão delicado discreto nas paredes se encaixa perfeitamente em uma pequena sala.

Os ladrilhos de formato personalizado permitem criar interiores originais, mesmo em um design lacônico em preto e branco.

A solução perfeita para conhecedores de minimalismo.

Turquesa em combinação com branco cria uma sensação de frescor do marmuito apropriado no banheiro. Não é uma má escolha para quem prefere cores brilhantes.

Veja no vídeo a seguir os segredos de decorar um banheiro com painéis de PVC.

sem comentários

Moda

a beleza

casa