Design e decoração de banheiro

Organização da iluminação no banheiro

Organização da iluminação no banheiro
Contente
  1. Regras gerais para iluminação de banheiro
  2. Tipos de luz de fundo
  3. Tipos de dispositivos de iluminação
  4. Características das lâmpadas
  5. Cálculo do número de fontes de luz
  6. Localização
  7. Regulamentos de segurança
  8. Exemplos de sucesso

A iluminação desempenha um papel significativo em qualquer sala. Nenhum interior está completo sem acessórios de iluminação adequados. Isso inclui o banheiro. É especialmente importante aqui dispor com competência da disposição e escolha de lâmpadas de qualquer tipo. Neste artigo, aprenderemos como fazer isso corretamente.

Regras gerais para iluminação de banheiro

Não é tão difícil colocar corretamente certos tipos de luminárias no banheiro. Qualquer proprietário pode realizar essa tarefa simples, mas importante. Prestando atenção à iluminação da sala especificada, existem algumas regras básicas a seguir.

  • Organizando a iluminação do banheiro, é aconselhável respeitar a máxima simplicidade e alta praticidade dos dispositivos de iluminação selecionados. É por isso que os projectores normais são tantas vezes instalados no espaço indicado - não requerem uma instalação complexa e, consequentemente, não causam problemas às famílias.
  • A iluminação do banheiro deve ser calma e tranquila. Em nenhum caso deve ser muito brilhante e desafiador. Mas você não deve organizar luz muito escassa e insuficiente em tal sala. Nessas condições, as famílias não terão o prazer adequado com os procedimentos do banho.
  • Você pode instalar luminárias no banheiro de diferentes maneiras, mas antes disso é melhor desenhar diagrama detalhado com a localização futura de todos os dispositivos. Observando essa regra simples, será muito mais fácil para o proprietário instalar lâmpadas, tornando o interior confortável e aconchegante.
  • Antes de prosseguir com o trabalho de instalação, deve-se notar que a fiação do banheiro deve ser extremamente escondida.
  • As caixas de junção, juntamente com os interruptores, devem ser instaladas fora da sala em questão. Esta regra é regulamentada pelo GOST, não pode ser violada.
  • Para conectar os cabos, vale a pena usar blocos de terminais exclusivamente selados.
  • Ao organizar a iluminação no banheiro, não use cabos de extensão.... Em vez disso, é recomendável começar a instalar tomadas com uma margem para todos os eletrodomésticos necessários que as famílias estão acostumadas a usar no banheiro.
  • A tomada nesta sala deve ser instalada a uma distância de pelo menos 2,5 m da pia... Se o dispositivo estiver equipado com proteção contra umidade, a lacuna especificada pode ser reduzida para 60 cm.
  • A iluminação da casa de banho deve ter uma potência ideal de acordo com a concepção e disposição da divisão.... Um único dispositivo de iluminação não será suficiente aqui. Normalmente, o banheiro requer acessórios próximos ao espelho e em outras partes das paredes / teto.
  • A luz deve estar em todas as áreas funcionais da sala, caso contrário, será inconveniente usá-los.
  • Distribuição de luz ideal - uma das regras mais importantes.
  • Não é recomendado instalar uma única lâmpada diretamente acima de uma pia com espelho. Neste caso, o reflexo ficará visivelmente distorcido. Será possível evitar esse problema se você escolher a colocação lateral dos dispositivos na parte superior e nas laterais.

    Distribuir a iluminação em um banheiro é fácil. O principal é lembrar da segurança dos membros do agregado familiar, da facilidade de utilização das lâmpadas e da sua localização ideal.

    Tipos de luz de fundo

    Para a disposição do banheiro, pode-se dar preferência a lâmpadas de diversos tipos. Cada um deles tem suas peculiaridades de instalação e colocação. Vamos listar quais tipos de iluminação são apropriados para localização no banheiro.

    • Teto. Um tipo simples e comum de retroiluminação. Qualquer banheiro é geralmente equipado com pelo menos um elemento de iluminação desse tipo. As luzes de teto podem ser um lustre ou holofotes.
    • Muro. Este tipo de iluminação é especialmente relevante quando se trata de organizar o espaço ao redor do espelho acima da pia. A iluminação da parede não só torna o ambiente mais claro e atraente, mas também serve com sucesso como um separador das áreas funcionais existentes.
    • Piso... Os dispositivos de iluminação deste tipo podem ser considerados decorativos. Com a ajuda deles, é possível trazer notas interessantes e sabor para o interior. Desta forma, você pode efetivamente expandir visualmente o espaço disponível. Freqüentemente, lâmpadas de assoalho são instaladas na frente das escadas, o que parece muito moderno e elegante. Com a ajuda de tais dispositivos, é até possível dividir / zonear o espaço.
    • Área de Trabalho... Esse tipo de iluminação é usado com menos frequência em banheiros. É possível colocar um abajur desta categoria apenas em uma mesa livre, mesinha de cabeceira ou armário do quarto. Em raras ocasiões, essa luz de fundo recebe o foco principal e faz um sentido especial.

    Cada um dos tipos listados de luz de fundo é permitido usá-lo como um elemento decorativo, de trabalho ou uma fonte de luz direcional. Muitas vezes, todos os tipos de iluminação podem ser combinados para criar um ambiente agradável e aconchegante no banheiro.

    Tipos de dispositivos de iluminação

    A escolha de dispositivos de iluminação adequados é complicada não apenas por sua funcionalidade, mas também por sua aparência direta. A gama de tais produtos é enorme. Muitas lâmpadas diferentes podem ser encontradas nas lojas. Vamos conhecer a lista das opções mais relevantes e difundidas.

    • Lustres. Na sala em consideração, modelos não padronizados feitos na forma de um "tablet" são freqüentemente instalados. Eles são achatados e pressionados o mais firmemente possível na superfície da base do teto. À venda você pode encontrar lustres em suportes especiais ou correntes. Geralmente é a luz central.
    • Arandela... Luzes de parede requintadas. Eles são apresentados na mais ampla gama. Eles são instalados nas paredes. O principal é encontrar corretamente o lugar ideal para tal dispositivo no banheiro - ele não deve interferir em ninguém.
    • Luminária de piso. Disponível em uma ampla variedade. Eles podem ter uma variedade de tamanhos e alturas. Geralmente são luminárias de piso. Mais frequentemente, eles são projetados para uma sala de quadrado suficiente - em um banheiro muito pequeno, esse produto pode não encontrar espaço livre.
    • Holofotes. Uma das luminárias mais populares e exigidas. Eles podem ser construídos em uma estrutura de teto falso de nível único ou multinível. Você também pode instalá-los em outras bases. Os focos são frequentemente complementados por um mecanismo giratório especial, devido ao qual as famílias podem ajustar facilmente a direção da luz no banheiro, o que é muito conveniente.
    • Pontos. Sistemas de suspensão especiais, nos quais são fornecidas várias lâmpadas, fixadas a uma haste resistente. Esses dispositivos também possuem um mecanismo rotativo, o que os torna muito práticos e funcionais.
    • Lâmpadas de mesa... O tipo de iluminação de mesa na casa de banho não é utilizado com tanta frequência, no entanto, é por vezes utilizado para complementar as mesinhas de cabeceira ou mesa, se houver, com luz. As lâmpadas devem ser selecionadas exclusivamente à prova d'água (como outros dispositivos de iluminação) para que não sejam danificadas. Com mais frequência, os dispositivos de mesa são substituídos por outros montados na parede - eles ocupam menos espaço.
    • Luz de tira LED. Recentemente, este dispositivo de iluminação é um dos mais populares e elegantes. A sua instalação é feita em qualquer divisão - e nas salas, e nos corredores, e nas cozinhas. O banheiro não é exceção.

    Com a ajuda de uma faixa de LED, você pode dividir visualmente o espaço, construir uma luz de fundo espetacular para quaisquer fundações e estruturas. A cor da fita pode ser muito diferente - tudo depende das soluções de cores da situação como um todo.

    Características das lâmpadas

    As luminárias de banheiro podem ser equipadas com diferentes tipos de lâmpadas. Este último pode ter muitas diferenças e características. Vamos conhecê-los.

    Lâmpada incandescente

    Outro nome - lâmpada "Ilyich". É barato, é encontrado em muitos pontos de venda, mas para o banheiro não é considerado a solução mais bem-sucedida. Esses tipos de lâmpadas não toleram níveis elevados de umidade - por causa disso, os produtos podem estourar (quando a umidade atinge a superfície de uma lâmpada quente). A vida útil típica dessa fonte de luz raramente ultrapassa mil horas.

    As lâmpadas em consideração aquecem rápida e seriamente, mas o fluxo luminoso ao mesmo tempo emite um fraco.

    Não é recomendável escolher essas lâmpadas se houver abajures de tecido ou plástico nas proximidades. Isso pode derreter o plástico e o tecido pode estourar.

    Halogênio

    Na maioria dos casos, essas lâmpadas são escolhidas para manchas. Esses produtos apresentam uma eficácia luminosa mais significativa em comparação com as lâmpadas incandescentes descritas acima. À venda, cópias halógenas são encontradas com invejável regularidade. Eles são projetados para operar a 220 ou 12 watts. No segundo caso, você precisará instalar um transformador.

    Essas lâmpadas podem emitir fluxos de luz quentes e neutros. Este fator dependerá diretamente do nível de potência do aparelho elétrico.

    Luminescente

    Lâmpada economizadora de energia moderna. É caracterizado por um excelente fluxo de luz.Uma lâmpada fluorescente funciona perfeitamente em uma ampla variedade de condições, e um banheiro molhado não é exceção. Essas cópias duram anos se houver uma tensão estável na rede.

    Existem lâmpadas de vários tons. Com a ajuda deles, é possível formar um grande número de efeitos de iluminação. Você também pode encontrar lâmpadas fluorescentes em designs diferentes. Assim, são vendidas versões compactas e lineares. Lâmpadas diferentes podem cobrir áreas diferentes. Essas fontes de luz funcionam sem emitir nenhum ruído.

    O principal problema que pode ocorrer ao trabalhar com essas lâmpadas é a necessidade de flare-up. Isso pode levar cerca de 2 minutos. Reduzir os valores de temperatura para lâmpadas fluorescentes é destrutivo. Ao utilizar esses produtos, é preciso lembrar que uma lâmpada queimada ou danificada não pode ser simplesmente jogada fora com o resto do lixo - ela precisa de um descarte especializado.

    As lâmpadas economizadoras de energia emitem predominantemente luz fria, um pouco menos frequentemente neutra. Eles cobrem o espectro quente em uma proporção muito pequena. Essa iluminação não parece a todos os usuários aconchegante e confortável, então escolha uma luz fria com cuidado e deliberadamente.

    CONDUZIU

    Lâmpadas LED ou LED são reconhecidas hoje alguns dos mais populares. Têm e são muito procurados, visto que atraem o comprador pela sua eficiência e elevada durabilidade. Uma lâmpada de alta qualidade desse tipo pode funcionar mais de 50 mil horas. Eles também podem ser aparafusados ​​em uma base comum, portanto, são adequados para substituir qualquer outra fonte de luz.

    As lâmpadas LED apresentam vantagens significativas:

    • eles são amigos do ambiente;
    • são caracterizados por fluxo luminoso de alta qualidade;
    • são encontrados à venda em muitos pontos de venda;
    • consomem pouca eletricidade.

      É verdade que essas lâmpadas são mais caras do que as opções listadas acima. Por causa disso, muitos compradores se recusam a comprá-los. É necessário também levar em consideração o fato de que a vida útil das lâmpadas LED declarada pelo fabricante não é cumprida em todos os casos (via de regra, devido a picos de tensão).

      Cálculo do número de fontes de luz

      O cálculo correto do número de fontes de luz para o banheiro dependerá diretamente de sua quadratura. Não deve haver muitos ou poucos dispositivos - em tal ambiente, as residências não serão muito confortáveis. Por este motivo, deve ter cuidado com o número ideal de luminárias. Portanto, se estamos falando de uma sala modesta de 4 m² m. ou 5 sq. m., então um único dispositivo central será suficiente aqui, e com ele 2-3 lâmpadas de parede. Para uma área pequena, essa quantidade é suficiente.

      Se o banheiro da residência tem dimensões impressionantes, então a iluminação de zona será apropriada aqui.... Isso tornará o ambiente mais confortável de usar e ajudará a destacar áreas funcionais específicas. Aqui você terá que decidir sobre o número e a potência das fontes de luz antes mesmo do início do trabalho de acabamento. Somente se essa simples condição for atendida, será possível fazer uma fiação de alta qualidade que atenda a todos os padrões.

      Para facilitar o cálculo de quantas fontes de luz são necessárias para um banheiro grande, deve ser alocado para cada 1,5 sq. m. para 1 dispositivo... Freqüentemente, para uma aparência mais estética e elegante, eles são instalados no teto em um padrão quadriculado.

      Localização

      A localização de todas as luminárias do banheiro deve ser distribuída corretamente. Conforme mencionado acima, é aconselhável traçar um diagrama detalhado da futura colocação das luminárias com antecedência. Você pode prepará-lo, levando em consideração as seguintes características:

      • quantos metros quadrados há na sala;
      • existem nichos com vários níveis ou tecto falso;
      • existem áreas funcionais;
      • qual é o estilo do interior e em que cores se sustenta.

        Os projetistas recomendam colocar os dispositivos em uma sala com base nos níveis específicos em que os acessórios estão localizados.

        • As lâmpadas de teto são geralmente localizadas a uma altura de 180 cm ou mais... Aqui você pode escolher um dispositivo para todos os gostos, mas a versão moderna é especialmente popular - o céu estrelado. Um lustre de cristal chique também é adequado, se o tamanho da sala permitir. Os holofotes podem ser colocados na parte superior - essas são opções de ganha-ganha. Eles parecem espetaculares com um teto falso e qualquer outro tipo de teto.
        • Se você quiser pendurar um lustre logo abaixo do teto, os designers são aconselhados a escolher modelos minimalistas, por exemplo, em alumínio. Esses produtos são bons para seu design original e superfícies brilhantes.
        • É importante posicionar corretamente as luminárias na área de trabalho. Não deixe um espelho e uma pia sem dispositivos de iluminação. Este último é melhor complementado com luz em 3 direções (a borda superior não deve ser tocada). Acima do banheiro, você pode consertar dispositivos pontuais ou colocar uma luminária de chão alta em uma perna com um abajur ao lado.
        • A disposição do piso das fontes de luz também é adequada. Aqui, a melhor solução seria lâmpadas seladas de baixa potência de alta qualidade.

        Ao colocar as lâmpadas no banheiro, deve-se ter cuidado para que o fluxo luminoso não crie ofuscamento e não caia diretamente sobre as superfícies reflexivas. Se você planeja colocar dispositivos com tons coloridos, eles não devem ser colocados perto do espelho, caso contrário, o reflexo ficará distorcido. É permitida a instalação de luminárias móveis para colocação em armários, nichos e prateleiras.

        Regulamentos de segurança

        Quando você estiver organizando a iluminação em um banheiro, deve lembrar que é aqui que a eletricidade e a alta umidade se encontram, portanto as regras de segurança não podem ser negligenciadas. É importante seguir uma série de diretrizes listadas abaixo.

        • É necessário trabalhar com competência e cuidado o esquema de iluminação da sala onde os procedimentos de abastecimento de água serão realizados. É aconselhável entrar em contato com um especialista.
        • Você deve comprar e instalar apenas aquelas luminárias que não tenham medo de alta umidade, já que o banheiro não pode ficar sem ela.
        • As partes das luminárias feitas de metal devem ser devidamente protegidas contra a corrosão.
        • As luminárias de banheiro ou chuveiro devem ter uma potência não superior a 12 watts.
        • Deve-se ter cuidado para minimizar o risco de respingos de água nos aparelhos no teto ou nas paredes. É fortemente desencorajado a instalação de lâmpadas incandescentes abertas aqui, uma vez que produtos aquecidos podem estourar e espalhar fragmentos pela sala ao entrar em contato com a água.
        • Na sala em questão, não há lugar para fiação exposta, tês e cabos de extensão.

        Exemplos de sucesso

        Não subestime a importância dos acessórios de iluminação na criação de um design harmonioso de interiores de banheiro. Freqüentemente, uma lâmpada devidamente selecionada torna-se um complemento chique para a mobília ou seu destaque brilhante. Vamos considerar vários exemplos atraentes e bem-sucedidos da colocação de dispositivos de iluminação na sala em consideração.

        • No banheiro, projetado exclusivamente em cores brancas clássicas, ficará ótimo abajur de teto redondo com uma máscara branca como a neve e uma moldura vermelha. As notas vermelhas devem ser reforçadas com decorações da mesma cor, por exemplo, flores vermelhas nos pedestais sob o espelho.
        • Banheiros modernos em preto estão na moda. Contra esse fundo, encanamentos brancos como a neve contrastantes e grandes espelhos parecem especialmente impressionantes e elegantes.

        Os populares holofotes embutidos no teto se encaixam harmoniosamente em tal ambiente.

        • Muitos holofotes colocados caoticamente serão um ótimo complemento para o interior. quarto preto e branco em estilo moderno. É aconselhável colocar móveis com superfícies brilhantes e acessórios brilhantes aqui.
        • Em uma sala incomum e rica com um teto tenso cor de vinho, ladrilhos creme e mosaicos com as mesmas cores, você pode instalar lustre de teto em estilo clássico... Para tornar o ambiente ainda mais claro e interessante, você pode instalar lâmpadas LED azuis contra um fundo de superfícies de mosaico.

        Para informações sobre como fazer a iluminação certa no banheiro, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa