Design e decoração de banheiro

Nichos no banheiro: variedades, opções de enchimento

Nichos no banheiro: variedades, opções de enchimento
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de acomodação
  4. Opções de enchimento
  5. Materiais (editar)
  6. Dimensões (editar)
  7. Que lindo arranjar?
  8. Exemplos no interior

Um nicho é uma solução arquitetônica interessante. No design moderno, esses elementos podem combinar praticidade e beleza. Ao equipar um nicho no banheiro, os proprietários podem não apenas usar o espaço racionalmente, mas também dar ao interior uma personalidade brilhante.

Peculiaridades

Este elemento estrutural apareceu na antiguidade. Pequenos recortes foram feitos especialmente nas paredes. Eles foram equipados com estatuetas representando deuses e outros objetos religiosos. Hoje, os nichos também são usados ​​para acomodar coisas pequenas, mas importantes. Eles substituem com sucesso prateleiras, prateleiras e mesas de cabeceira familiares para muitos. Ao mesmo tempo, a sala permanece livre de móveis volumosos. Este momento é especialmente importante para banheiros, porque tais cômodos geralmente não são grandes.

Às vezes, as ranhuras nas paredes são fornecidas por um projeto de design e criadas propositalmente. Em outros casos, as depressões são formadas como resultado de certos reparos. Por exemplo, ao disfarçar o sistema de instalação, uma pequena parede de gesso cartonado é erguida. Você pode aproveitar isso e fazer uma espetacular “prateleira” decorativa na parte superior da estrutura.

As mesmas situações surgem ao esconder canos de água que levam ao banheiro, várias utilidades. Como resultado, você obtém interior elegante e elegante com sistema de armazenamento embutido funcional. E se você bater corretamente as reentrâncias resultantes nas paredes, elas se tornarão um verdadeiro destaque da sala.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de tais designs são numerosas.

  • Praticidade. Você obtém compartimentos que podem acomodar muitos dos itens de que você precisa em seu banheiro.
  • Conveniência. Ao contrário das prateleiras e armários de parede, a reentrância não se destaca ao nível da parede, o que significa que não interfere na liberdade de movimentos. Você não vai acertá-lo acidentalmente com a mão, não será capaz de acertá-lo.
  • Sensação de amplitude. Os recortes parecem ser uma extensão natural das paredes. Apesar de poder haver alguns objetos nos nichos, há uma sensação de completa ausência de móveis. Isso é especialmente valioso para interiores minimalistas.
  • A beleza. Os nichos são geralmente decorados com os mesmos materiais que são usados ​​para decoração. Portanto, eles parecem muito esteticamente agradáveis. Se você decorar adicionalmente os recessos (por exemplo, com iluminação), a atratividade desses locais aumentará.
  • Economizando espaço... Em banheiros pequenos, cada metro conta. Portanto, a possibilidade de substituir móveis por reentrâncias nas paredes torna-se uma verdadeira salvação.

Porém, vale a pena observar as desvantagens dessa solução.

  • Funcionalidade limitada... Nichos são apenas para itens pequenos e leves. Além disso, eles não são protegidos por nada, ao contrário, por exemplo, dos armários. Não será possível guardar toalhas ou roupas no nicho por muito tempo, pois pó e, em alguns casos, gotas de água podem entrar em contato com eles.
  • A complexidade do desmantelamento. Se você puder remover a prateleira a qualquer momento e movê-la para outro lugar, você não poderá mover o nicho. Teremos que fazer reparos, alterando parcialmente a decoração das paredes.

Tipos de acomodação

Os nichos podem ser colocados em diferentes partes da casa de banho. No entanto, algumas opções são mais comuns.

  • Na área de banho. Esses recortes geralmente têm uma finalidade prática. Eles colocam detergentes e cosméticos, artigos de higiene. É conveniente colocar uma toalha de banho nessa "prateleira" antes de tomar um banho de chuveiro ou banheira. Isso permite que você seque imediatamente e não deixe a banheira molhada. Às vezes, os recessos nas paredes são usados ​​para velas aromáticas ou lembranças. Quem gosta de absorver a espuma fofa vai, ao mesmo tempo, apreciar a beleza da decoração que adorna a área de tratamento de água.

Normalmente os nichos são feitos no final da parede à qual a banheira é contígua. Via de regra, trata-se de várias depressões idênticas localizadas uma embaixo da outra ou na vertical, separadas por divisórias. Às vezes, uma longa parede é selecionada para criar um elemento estrutural, ao longo do qual a banheira está localizada. Nesse caso, você pode mostrar imaginação. Pode ser um longo entalhe na parede. Você pode fazer dois nichos, localizados próximos ao mesmo nível, ou abaixo um do outro. Uma disposição diagonal também é possível.

  • Na cabine de duche. Aqui, uma reentrância na parede também serve como espaço de armazenamento para acessórios de banho. A forma, tamanho e localização podem ser qualquer coisa. Estruturas horizontais e verticais são freqüentemente usadas. Em alguns casos, uma pequena “prateleira” é preferida e, às vezes, o recesso ocupa duas ou mesmo as três paredes. Tudo depende da ideia do design e das necessidades do usuário.
  • Por cima do banheiro. O recesso na parede acima do banheiro de instalação pode ser usado de diferentes maneiras. Muitas vezes, desempenha o papel de um elemento decorativo, sendo um estande de lembranças. No entanto, se não houver espaço suficiente no banheiro, você pode organizar um espaço de armazenamento aqui, por exemplo, para produtos químicos domésticos. Existem também várias opções neste caso. Pode ser um nicho grande ou várias prateleiras. Freqüentemente, um gabinete fechado com dobradiças está localizado acima do recesso.

Esta solução é muito prática. O principal é calcular corretamente o tamanho do móvel para que sua fachada fique rente à parede que esconde a instalação.

  • Perto do lavatório. O armazenamento embutido próximo à pia pode ser muito útil. Se você quiser pendurar um espelho acima da pia sem prateleiras e um armário adjacente, todos os seus produtos de higiene diária podem ser colocados em um nicho em uma parede perpendicular.Você também pode colocar um toalheiro no recesso.
  • Em outros lugares... Se a sala for espaçosa, pode aproveitar os nichos como oportunidade para decorá-la com vários acessórios. Nesse caso, as reentrâncias podem ser localizadas em qualquer lugar conveniente para você. Embora, claro, seja aconselhável traçar um projeto antes mesmo do reparo, a fim de avaliar a exatidão dos locais selecionados.

Opções de enchimento

Como já mencionado, os nichos de banheiro são quase universais. Eles são ótimos para armazenar shampoos, géis de banho, esfoliantes, toalhas de rosto e outros itens de que você possa precisar no chuveiro.

É lógico preencher com esses objetos os recessos localizados ao lado da banheira ou no box do chuveiro.

Usualmente, eles são acabados com ladrilhos de cerâmica, como o resto da parede. Portanto, eles não têm medo de respingar água.

Se o nicho ficar ao lado da pia, será conveniente guardar nele produtos para lavar, barbear, pentes, grampos de cabelo, cosméticos e tudo que for necessário para os "rituais" matinais diários.

Se as ranhuras estiverem localizadas em um lugar arbitrário, você pode decorá-las com vasos de plantas que gostam de umidade. Você também pode colocar nelas fotos em molduras de vidro, vasos decorativos, lindas velas. Conchas grandes e pedras interessantes ficarão adequadas no banheiro.

Se o nicho for previsto pelo projeto de construção da casa e for muito grande, você pode colocar uma máquina de lavar nele... Isso permitirá que você afaste os eletrodomésticos para que não interfiram na sua liberdade de movimento. Além disso, graças a isso, o quarto parecerá mais espaçoso e arrumado.

A banheira em si, colocada em um recesso, não é menos uma boa solução. Portanto, a área para aceitar procedimentos de água será visualmente separada da área principal da sala. O resultado é um interior elegante e estético.

Você pode colocar uma pia em um recesso. Esta é uma opção bastante comum. As paredes laterais protegem as louças sanitárias das influências externas e criam uma sensação de ordem e organização perfeita do espaço.

Um espelho em um nicho é uma boa jogada de design... Pode ser uma folha de espelho sobre a pia. Aqui, o elemento reflexivo é uma parte tradicional da área de lavagem.

Você pode colocar um pequeno espelho sobre uma prateleira em um box de chuveiro ou sobre uma banheira. Esta solução irá agradar às mulheres que fazem máscaras deitadas em espuma quente, ou lavam a maquiagem ao mesmo tempo que tomam um banho. Além disso, um espelho pode ser um elemento independente localizado em qualquer lugar do banheiro. Nesse caso, o objeto torna-se um acento espetacular que transforma o espaço, enchendo-o de luz, volume e profundidade.

Materiais (editar)

Se já existe um nicho, resta escolher uma forma de decorá-lo. Se a abertura decorativa ainda estiver em fase de projeto, é necessário criar uma parede artificial com materiais adequados para isso.

A melhor opção é drywall resistente à umidade. Madeira compensada, aglomerado e plástico durável também são usados ​​às vezes.

Se você decidir fazer um nicho de drywall, poderá implementar qualquer ideia de design. Você obterá uma superfície perfeitamente lisa, você pode dar a ela qualquer forma (retângulo, círculo, quadrado, arco). Além disso, para o trabalho, você precisará de um perfil de metal galvanizado para criar o torneamento. A fixação ocorre com parafusos auto-roscantes.

Você pode decorar o recesso com ladrilhos de cerâmica, mosaicos, painéis de plástico. Se a reentrância não entrar em contato com a água, pode-se usar gesso decorativo adequado para banheiros. Você também pode simplesmente pintar a estrutura na cor desejada.

Dimensões (editar)

A profundidade, largura e altura do nicho criado artificialmente são determinadas com base nas necessidades dos usuários, a localização do elemento e as dimensões do banheiro. Com esta técnica arquitetônica, você também pode alterar visualmente as proporções da sala. Se o problema principal for um teto baixo, você pode criar uma depressão vertical que estique visualmente o espaço.

Uma sala estreita e apertada pode ser expandida visualmente graças aos recessos horizontais.

Se você deseja fazer vários nichos para diferentes categorias de objetos, mas não há espaço suficiente, você pode fazer uma grande depressão e dividi-la em partes usando divisórias finas de madeira, plástico ou vidro.

Obviamente, as peças de madeira devem ser tratadas com um composto especial à prova de umidade.

Que lindo arranjar?

  • Prateleiras. As estruturas altas são divididas em vários compartimentos por prateleiras, não apenas por razões práticas. O material escolhido para as divisórias pode enfatizar as características do interior da sala. Os elementos de madeira poderão complementar outras peças da mesma textura e cores na casa de banho. Será interessante olhar para um design contrastante (por exemplo, prateleiras cor de wengué contra um fundo de paredes claras). O vidro tornará a estrutura leve e arejada. Este design irá agradar aos conhecedores de design sofisticado.
  • Luz de fundo. O design de iluminação é um ponto importante. Em primeiro lugar, a retroiluminação tornará mais fácil encontrar o objeto na reentrância. Além disso, vai transformar o nicho numa verdadeira decoração de casa de banho. Um brilho suave destacará as curvas das paredes, enfatizando a originalidade do design. Ele também irá apresentar o conteúdo de nicho em uma perspectiva vantajosa. Mesmo garrafas comuns com detergentes parecerão "caras" e apresentáveis ​​em tal moldura. Se você decorar as reentrâncias com objetos decorativos, o efeito será ainda mais impressionante.

A iluminação é geralmente implementada usando faixa de LED localizada ao redor do perímetro, ou holofotes embutidos na parte superior ou lateral da estrutura. Nesse caso, a luz de fundo pode ser normal ou colorida.

  • mosaico... A decoração de mosaico completo de uma área de tratamento de água é cara. No entanto, você pode fazer o contrário, decorando a parede com azulejos comuns e com mosaicos - apenas reentrâncias.
  • Disfarce. Se um nicho grande estiver cheio de uma máquina de lavar, outros eletrodomésticos ou outras coisas que você gostaria de esconder de olhos curiosos, você pode fechá-lo. Você pode usar cortinas ou portas especiais para isso.

Exemplos no interior

  • Um bom exemplo de uso de nichos no interior do banheiro. Um está no chuveiro, o segundo está ao lado da banheira e o terceiro está embaixo da pia. Cada recesso cumpre sua função, mantendo a harmonia e a unidade de estilo.
  • O grande nicho é lindamente dividido em dois com uma prateleira de madeira. Uma técnica de design marcante que apoia o conceito de um interior contrastante.
  • Mesmo pequenas prateleiras acima do banheiro com instalação podem ser bastante úteis.
  • Os recessos da parede quadrada parecem mais originais do que as opções retangulares regulares. Uma ótima maneira de tornar seu interior especial.
      • O nicho formado entre o chuveiro e a pia é uma ótima oportunidade para equipar um prático sistema de arrumação.

      Você aprenderá mais sobre nichos no banheiro assistindo ao vídeo a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa