Vasos sanitários

Ondulação sanitária: características e dicas para escolher

Ondulação sanitária: características e dicas para escolher
Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Variedades
  4. Dimensões (editar)
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Recomendações de instalação

Ondulação é chamada tubo com uma série de saliências paralelas... Suas principais vantagens incluem flexibilidade, durabilidade e facilidade de instalação. Tubos deste tipo podem ser usados ​​em quase todos os tipos de construção. O grau de flexibilidade da ondulação é medido pela altura e pelo número de saliências - quanto mais sulcos, mais o tubo se curva. Hoje, entre os trabalhadores de empresas de reparos, o papelão ondulado, criado para facilitar a instalação de equipamentos de encanamento, é especialmente popular.

O que é isso?

O ondulado para o banheiro é considerado um componente invariável do conjunto de um encanador profissional. Parece uma manga larga e flexível o suficiente. O objetivo principal da peça é garantir a drenagem ininterrupta do vaso sanitário. Essa peça durável e extremamente leve substituiu as estruturas de esgoto ineficientes que eram usadas no início do século XX.

É importante notar que antes do aparecimento da ondulação, substituir o vaso sanitário por conta própria era comparável a um feito real. Não foi possível realizar uma substituição sem destruir completamente os elementos de fixação e os ladrilhos. O novo furo de drenagem deveria corresponder exatamente a todas as medidas realizadas, sendo sua coincidência com o esgoto em liga de ferro fundido considerada obrigatória. Um encanador profissional era indispensável. No entanto, hoje em dia, a presença de ondulações de plástico permite que até mesmo os artesãos domésticos consertem o encanamento.

A expansão com uma vedação interna em uma das extremidades do tubo permite que o ondulado seja colocado nas fixações do vaso sanitário.Além disso, uma luva de borracha é colocada lá, o que facilita o processo de fixação ao riser e veda a estrutura resultante. Os tubos cabem facilmente em qualquer estrutura, o que torna o processo de instalação do encanamento bastante simples.

Vantagens do tubo corrugado para o banheiro:

  • baixo custo;
  • facilidade de instalação;
  • a capacidade de usar em situações difíceis onde a instalação de um sistema de ramificação ou tubulação é impossível;
  • dispositivos e ações adicionais não serão necessários (por exemplo, tubos de soldagem de ferro fundido);
  • o lado interno da ondulação é liso, de modo que os resíduos podem passar facilmente pelo tubo;
  • desmontagem fácil;
  • ondulação é perfeita para banheiros temporários e permanentes;
  • materiais que são seguros para a saúde humana são usados ​​nele.

Desvantagens de um tubo corrugado.

  • Grau de resistência não muito alto. Mesmo um pequeno pedaço de vidro ou arame pode danificar o tubo.
  • Sensível à água quente, que pode deformar a superfície de plástico.
  • Ondulações severamente curvas podem piorar os bloqueios.
  • O tubo longo se afunda causando bloqueios. É possível instalar um sistema de suporte, mas isso não faz muita diferença.
  • A aparência da ondulação não é particularmente agradável esteticamente.
  • Os limpadores de esgoto vão destruir as paredes. O resultado são vazamentos constantes.
  • Uma camada preta é visível através do material.
  • Não há possibilidade de montagem do sistema de transição pelo interior das paredes.

Para que serve?

A ondulação é indispensável nos casos em que a sanita não pode ser fixada diretamente acima do furo do ralo. O tubo corrugado também pode ser usado para deformar o piso. Situações como esta acontecem quando os pisos são colocados sem desmontar os antigos, logo em cima do acabamento anterior. Outra razão para o uso do corrugado sanitário é o rearranjo associado ao surgimento de novos elementos no ambiente. Isso pode ser uma máquina de lavar, chuveiro, secadora e outros itens.

Moradores de apartamentos antigos podem enfrentar o seguinte problema - o buraco no novo banheiro não se encaixa no sistema de esgoto existente. Esta dificuldade surge frequentemente para proprietários de apartamentos em casas construídas na época soviética. Naqueles anos, vasos sanitários com furo oblíquo eram instalados nos vasos sanitários. A maioria dos equipamentos de encanamento modernos tem liberação direta.

Os tubos corrugados são indispensáveis ​​para a criação de cubículos sanitários temporários para eventos sociais. Essas peças são caracterizadas pela facilidade de instalação e baixo custo. Suas principais desvantagens incluem deformação em temperaturas muito altas, baixa resistência e a probabilidade de bloqueios em curvas fortes.

Variedades

Os sistemas de juntas onduladas diferem uns dos outros na matéria-prima com que são feitos, bem como no método de fixação. Por exemplo, para o proprietário de um cômodo pequeno, a melhor opção seria um tubo com essa curvatura, o que permitirá que duas partes sejam conectadas a uma passagem da estrutura ao mesmo tempo. Ao instalar esse tipo de ondulação, uma luva de borracha especial também pode ser útil.

O custo até mesmo do elemento mais caro de uma estrutura de encanamento é relativamente baixo, então você não deve economizar. É melhor pagar a mais por isso, mas conseguir alta qualidade, do que sofrer depois, corrigindo numerosos defeitos.

A ondulação dos fabricantes europeus modernos é principalmente montada a partir de uma base reforçada. É reforçado com um fio de metal flexível especial. Este modelo é rígido, sua estrutura não cede e resiste a influências externas agressivas.

Tubos de matérias-primas de polipropileno muito macio. Sua base de borracha é extremamente flexível. Eles são populares para instalar banheiros temporários em feiras ou outros eventos sociais.

Ondulação de canto com dobra usado nos casos em que o sistema de esgoto está localizado muito próximo da área de montagem com o banheiro. Sua principal função é fornecer uma junta flexível resistente. Durante a instalação, você pode precisar de um excêntrico de banheiro para garantir uma boa vedação. O elemento consiste em dois recipientes cilíndricos, um dos quais está localizado o mais próximo possível da saída do dispositivo e o outro da tubulação de esgoto.

Deve-se ter em mente que atualmente a única alternativa possível de ondulação é tubo de cotovelo em plástico. Quando instalado, um manguito de borracha e um soro selado são usados ​​para selar as articulações. Aqui, peças de tubos e sistemas de ramificação também requerem soquetes especiais.

O tubo rígido é mais resistente e esteticamente agradável. No entanto, tem como principais desvantagens o seu peso e o facto de, ao substituir apenas um tubo, ser necessário desmontar todo o sistema. Raramente são instalados modelos rígidos verticais e, se isso acontecer, apenas em habitações privadas. A razão para tal é a necessidade de uma abertura total do piso aquando da desmontagem ou de outras reparações da rede de esgotos.

Dimensões (editar)

O comprimento da flange do vaso sanitário é o indicador mais importante que deve ser levado em consideração ao escolher esta parte. As duas categorias principais de tamanhos de flauta são curtas e longas. Os tamanhos padrão no mercado hoje variam de 230 a 500 milímetros. O primeiro valor é o mais curto, não faz sentido escolher menos.

O diâmetro do manguito é geralmente de 135 mm. As dimensões do diâmetro da extremidade, que é unida à tomada de esgoto, variam de 100 mm a 110 mm. Os parâmetros do acessório de fixação também são variáveis ​​- seu comprimento pode ser de 50 mm a 70 mm.

Modelos populares

Os fabricantes importados não economizam na quantidade de arame reforçado durante a montagem do equipamento, o que melhora significativamente a qualidade do produto e aumenta sua vida útil. Então, o popular tcheco A empresa AlcaPlast não produz apenas papelão ondulado reforçado, mas também em design não padronizado. É notável pelo método de fixação do tubo corrugado com um soquete. Seu diâmetro é de 110 milímetros.

Durante a instalação, peças adicionais podem ser omitidas.

As ondulações são altamente valorizadas, que podem ser facilmente ajustadas a qualquer riser independentemente do seu material de fabricação, seja ele plástico ou ferro fundido. A espessura das paredes é de grande importância - quanto maior, maior será a vida útil do produto. Os modelos reforçados da AlcaPlast com paredes grossas são os mais procurados.

Como escolher?

Aos proprietários que decidiram fazer seu próprio conserto do equipamento de encanamento, escolhendo uma corrugação para o banheiro, você deve prestar atenção a seus recursos.

  • O grau de dureza, que depende diretamente dos materiais usados ​​na fabricação da ondulação. Os produtos plásticos são mais macios, mais finos e mais elásticos. Eles são adequados para todos os tipos de banheiros. Os tubos reforçados são mais rígidos, embora a espessura das paredes não difira da espessura dos plásticos. Eles têm boa resistência ao desgaste.
  • Confiabilidade, que também é influenciado pelo material de construção. As ondulações equipadas com arame reforçado são mais rígidas, o que significa que são mais resistentes e duráveis, mesmo quando montadas com deslocamento.
  • Comprimento vale a pena escolher com base na distância entre o vaso sanitário e o cano de esgoto. Não se esqueça que o sistema de junta ondulada não deve ser muito esticado, pois isso prejudicará o tempo de uso e a aparência em geral. As ondulações alongadas podem ceder e vazar com mais frequência.

Componentes adicionais que nem sempre são necessários durante a instalação.

  • Acoplamento, que conecta o esgoto ao banheiro. Vale a pena comprar se os elementos do sistema estiverem localizados a uma distância muito próxima.Pode ser reto ou excêntrico.
  • Conexões labiais ou sistemas de ramificação com válvula de retenção. As peças são projetadas para um banheiro offset. Eles geralmente são feitos de plástico.

Ao instalar, o comprimento ideal da peça é especialmente importante - não deve ser muito longo, mas não muito curto. O material usado na fabricação da própria ondulação e dos elementos periféricos da estrutura também deve ser flexível, mas ao mesmo tempo durável.

Recomendações de instalação

Quando o sistema de esgoto é substituído, e não a instalação de um projeto totalmente novo, os trabalhos de desmontagem são obrigatórios. É necessário desligar completamente o abastecimento de água, bem como drenar toda a água do tanque.

Na esperança de operação a longo prazo, o banheiro é muitas vezes fixado com cimento, o que torna difícil a desmontagem. Para facilitar o processo de desmontagem do objeto, é necessário bater levemente com um martelo no elemento da garganta do vaso sanitário. A vibração gerada pelo impacto atuará no cimento.

No entanto, deve-se ter em mente que em nenhum caso você deve bater no cano de esgoto, caso contrário ele irá rachar.

Antes de instalar, uma pequena quantidade de uma mistura de selante sanitário, à base de acrílico e alguns componentes de silicone, deve ser aplicada na borda do corrugado. Tal composição proporcionará uma alta estanqueidade da junta, pois é especialmente desenvolvida para condições de alta umidade. A seguir, na superfície untada da borda de saída do sistema, é necessário colocar o cano, virando-o em direção ao vaso sanitário com o lado em que estão localizadas as membranas internas. O sistema corrugado deve bloquear a saída do vaso sanitário em cerca de 5 a 6 centímetros.

Após concluir a instalação, você deve verificar a qualidade do trabalho. Para isso, é fornecida água para o tanque e realizada a descarga. Se nenhum líquido vazar nas juntas, elas serão vedadas. Caso contrário, há vazamentos. Para eliminá-los, é necessário tratar as áreas problemáticas com várias camadas de uma mistura selada.

Estenda o tubo antes de conectá-lo diretamente ao sistema de esgoto. Para evitar bloqueios, controle não apenas as quedas do tubo, mas também todas as inclinações. Marque no chão os pontos de fixação da sanita, após desligar os tubos. Faça os furos obtidos e cubra com uma mistura selada. Prenda o vaso sanitário apertando os parafusos de montagem até que o encanamento pare de balançar e fique reto.

Cuidado: se você exagerar, a base pode rachar.

Reconecte os adaptadores vedando as juntas. Em seguida, verifique novamente o aperto da junta. Verter a betonilha e efectuar o acabamento final no pavimento.

Uma etapa particularmente importante é a instalação da braçadeira. O nível de flacidez depende do grau de alongamento da ondulação e das características técnicas. Uma junta tensionada é altamente suscetível à deformação. Por esta razão os reparadores recomendam enfaticamente evitar estresse desnecessário na estrutura durante a operação do sistema.

Você deve estar preparado para a formação dos chamados "bolsões" na ondulação flácida, nos quais se acumulam depósitos nocivos. Isso leva à ruptura de suas paredes. É necessário prevenir as consequências deste tipo com pinças adicionais. Em casos difíceis, você pode comprar soquetes dobrados com um ângulo de curvatura de 45 graus (de acordo com GOST).

Também é importante notar que as estruturas de esgoto verticais são geralmente um pouco mais agradáveis ​​esteticamente e muitas vezes se adaptam muito melhor ao design do banheiro. Os sanitários deste tipo são mais fáceis de operar e demoram menos tempo a limpar.

Para informações sobre como conectar o banheiro ao esgoto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa