Casamento

Como vão os casamentos ciganos?

Como vão os casamentos ciganos?
Contente
  1. Matchmaking
  2. Roubo e resgate da noiva
  3. Costumes e tradições
  4. Regras de conduta para convidados e recém-casados

Os ciganos são um povo alegre, cuja vida está envolta em tradições e rituais próprios. Muita gente se interessa pela forma como são realizados os casamentos ciganos, pois esta celebração atrai pelas suas peculiaridades e colorido. Tal evento tem uma história interessante e regras que devem ser seguidas.

Matchmaking

Os ciganos costumam cortejar seus filhos quando eles são bebês. Via de regra, essa tradição é característica de famílias unidas que desejam se relacionar. É completamente desnecessário para a noiva saber que está sendo cortejada, pois neste momento ela é uma criança.

Mas também os ciganos têm até agora leis patriarcais clássicas, segundo as quais a filha não tem o direito de contradizer a vontade do pai.

Durante o casamento, os parentes do lado do futuro marido vão à casa da família da futura noiva e levam consigo dois elementos essenciais.

  • Uma garrafa de vinho, decorada com moedas caras, ou um galho com lenços e notas de banco.
  • Pão de casamento. É um bolo coberto com um lenço. Os parentes do futuro marido devem assá-lo sozinhos.

Se todos os atributos trazidos fossem colocados na mesa, isso significava que os pais da filha não eram contra tal união. Durante o evento, acontece o noivo, é discutido o valor do resgate, que é entregue ao pai e à mãe da menina. A família da noiva também contribui para a fortuna da jovem família, que é um dote. Normalmente, consiste em roupas de cama, joias e outros itens.

    Os parentes do cara fazem todo o possível para que o procedimento de matchmaking pareça magnífico e certos resultados sejam alcançados:

    • demonstração de sua própria solvência;
    • o pai e a mãe da noiva devem concordar com o casamento.

    O pai de uma jovem cigana nunca respondeu imediatamente com consentimento ao casamento, dizendo que precisava de tempo para tomar tal decisão e que a noiva era muito jovem. Porém, na maioria dos casos, tais frases já simbolizavam o consentimento para o casamento. Se no final os pais concordarem, a própria menina é chamada e seu desejo é questionado. A resposta foi clara de antemão, já que uma filha não tem o direito de recusar o pai.

    O futuro sogro colocou uma moeda de ouro no pescoço da menina. Isso simbolizava a proibição de combinações repetidas. Se uma menina fosse cortejada na infância, o pai do filho ainda daria uma moeda para ser usada no futuro.

    Às vezes, a combinação pode durar vários dias. A duração do evento dependia da segurança do lado da futura esposa - até que os pais concordem com o casamento, todos os custos são arcados pelo lado da noiva. Quando o consentimento foi soado, todas as despesas do feriado tiveram de ser pagas pelo noivo.

    Houve ocasiões em que os pais podiam se casar com uma garota de 9 a 10 anos. Após o consentimento do lado da noiva, a menina foi levada pelos pais do noivo para a casa deles, onde morou com eles até os 13-15 anos, quando então foi agendado um casamento. Essas uniões eram necessárias para que os jovens ciganos crescessem no ritmo normal da vida da nação.

    É raro na sociedade moderna se casar tão cedo. Agora o casamento está sendo disputado no momento em que os jovens têm 16-20 anos.

    Roubo e resgate da noiva

    O resgate de noiva é um procedimento que envolve a transferência de fundos para o lado da noiva como forma de agradecimento por concordar em se casar com sua filha. Usando esse método, o noivo expressou sua gratidão pelo fato de o sogro e a sogra lhe terem criado uma esposa maravilhosa.

    Mas também o resgate pode ser executado por parentes do lado do futuro marido. No mesmo dia da festa, os jovens convidados do marido chegam à casa onde mora a noiva, mas os irmãos da menina não dão a irmã sem resgate. De acordo com o costume, são feitas longas negociações com a transferência de doces e bebidas alcoólicas, após as quais se desenrola uma encenação de "assalto" ao portão, e o noivo leva a noiva para fora de casa.

    No entanto, havia também aqueles caras que não podiam oferecer um grande resgate. Eles só podiam roubar a noiva e levá-la embora. No momento, também existem tradições semelhantes.

    O furto por consentimento mútuo ou de forma violenta, bem como o furto não fictício, fazem parte dos costumes do povo cigano, mas não foram considerados a forma de casamento prevalecente. Os próprios ciganos desaprovam tais ações. O resultado dessas fugas poderia ser diferente: ou os noivos conseguiram escapar do acampamento e, depois de um tempo, foram aceitos de volta como esposos, ou alcançaram os jovens, e sua fuga terminou tragicamente.

    Agora, os Roma mudaram um pouco as suas tradições. Os pais não se comunicam com os filhos de forma ordeira, mas apenas aconselham. Os futuros noivos podem se conhecer melhor antes de entrarem em uma aliança. No entanto, o desejo de parentesco com famílias dignas e respeitáveis ​​ainda existe.

    Costumes e tradições

    Segundo a tradição, um casamento cigano dura 3 dias. Distingue-se por vários rituais que têm raízes antigas. As características distintivas do casamento entre os ciganos são que eles não precisam comparecer a um cartório para o casamento. Para a celebração, apenas a aprovação da comunidade é necessária, e o divórcio não é fornecido. Os ciganos livres estão acostumados a viver com base em seus sentimentos, não na razão.

    Um lindo casamento, para o qual todos os familiares e amigos estão convidados, está entre os eventos prioritários.

    Os ciganos estão entre as nações nômades desde os tempos antigos, mas quando se estabelecem em novas áreas, eles podem adquirir novas tradições.Por exemplo, se uma família mora perto dos eslavos, eles podem recorrer a um casamento na igreja. Até agora, os ciganos modernos que falam russo são famosos por sua religiosidade e frequentemente se casam em igrejas ortodoxas.

    E também a castidade deve ser observada antes do casamento, junto com fortes regras morais. Por isso, durante o casamento, até os cônjuges recém-feitos (até o segundo dia) ficam em lugares diferentes para não se tocarem. Estas leis são estritamente observadas em todas as famílias ciganas e ainda estão em vigor.

    Os rituais ciganos são relevantes em todos os lugares, independentemente de onde as famílias vivam: na cidade ou nas aldeias.

    Mulher vestida de noiva

    Existe uma tradição de troca de noivas. Durante esse costume, o lado da menina desistiu de sua filha e tomou a irmã do futuro esposo como noiva de seu filho. Tal acontecimento foi considerado benéfico para ambas as famílias, uma vez que não houve necessidade de pagar resgate.

    Como são escolhidas as datas do casamento?

    Um casamento cigano é um acontecimento importante. Como a festa dura três dias, ela acontece no verão para que os hóspedes possam cantar e dançar nos dias de calor. Costumava haver uma tradição segundo a qual mesas baixas eram colocadas no local do casamento e tapetes espalhados pelo chão. Os convidados estavam sentados nos tapetes, por isso era difícil criar tal atmosfera no tempo frio.

    Nos tempos modernos, esta tradição raramente é observada, mas alguns ciganos ainda a usam.

    festa de despedida

    Esta nação recebe frequentemente despedidas de solteira, que também são uma das tradições do casamento. Este evento recai sobre os ombros do pai e da mãe da menina (o próprio casamento é organizado pela festa do noivo). Uma despedida de solteira é realizada um dia antes da festa com a presença apenas de jovens. Neste dia, uma jovem cigana despede-se das amigas.

    Entourage de casamentos ciganos

    A sala ou tenda em que os jovens são acomodados deve ser decorada com fitas vermelhas. Esta sombra dos ciganos simboliza a paixão e deve acompanhar a todos ao longo da vida. E também uma bandeira vermelha deve estar presente na habitação. Na data em que é realizado o casamento, todas as cerimônias começam a ser realizadas ao amanhecer.

    Na casa da noiva, uma mesinha é posta para quem vem visitá-la. A música ao vivo começa a tocar pela manhã. A própria noiva neste momento está se preparando e esperando por um vestido de noiva, localizado na residência do futuro marido. A própria menina não tem o direito de se vestir bem. Quando o vestido é colocado, uma jovem cigana vai até os convidados e executa uma dança. Então todo mundo vai para o casamento.

    Aparência de jovens e convidados

    As roupas de todo homem devem ter fitas vermelhas. As roupas elegantes do noivo também têm fitas brancas e vermelhas, só que mais largas. Os casamentos do povo cigano chamam a atenção pela sua beleza e beleza, diversão. A própria noiva está vestida com um lindo vestido de noiva.

    A aparência dos convidados demonstra seu status. Você pode distinguir imediatamente entre ciganos solteiros e casados: estes últimos se vestem com roupas nacionais e as meninas livres podem comparecer a um casamento de terninho.

    Bênção com um ícone ou pão

    Essa tradição está presente apenas entre os ciganos que se converteram à ortodoxia, mas isso não afeta a cultura de castas, que tem suas raízes nas tradições indianas. Por isso, a bênção dos jovens com a ajuda do ícone só pode ser realizada pela camada superior do acampamento. As camadas inferiores são abençoadas com pão.

    O pão do casamento é feito por mulheres que encontraram a felicidade em uniões familiares. Outros podem apenas comprá-lo.

    Honra da noiva

    Entre os ciganos, não é comum entre as meninas fazer sexo antes do casamento. No momento em que os cônjuges se casam, após a comemoração, eles se trancam no quarto.Os jovens vão junto com duas mulheres, que são testemunhas da união consumada e do fato de a menina ter se casado com uma virgem.

    Um casamento é sempre acompanhado por tal cerimônia. Para mostrar que a menina estava limpa, um véu foi estendido sobre o leito conjugal, sobre o qual a jovem esposa perdeu a virgindade. Se não houvesse sangue no lençol, a família do cigano era submetida a uma grande vergonha.

    No momento, há famílias que defendem ferozmente essa tradição, mas ela não é tão forte quanto no passado.

    Nas famílias onde se realiza um verdadeiro casamento cigano, todas as regras devem ser respeitadas, e a noiva, que não estava limpa, deixa a casa do marido em desgraça, e o próprio casamento é considerado dissolvido. Quando o lençol virgem é coberto, a menina é obrigada a mudar o vestido branco para vermelho. O cabelo deve ser escondido sob um lenço, o que indica que a menina já está casada. Depois disso, a festa continua.

    "Fraternização"

    Tal procedimento é realizado entre os jovens quando o véu da virgindade é demonstrado. O procedimento demonstra a unidade do sangue, onde é feita uma incisão na mão do jovem, que deve ser tocada. Com a ajuda dessa ação, o sangue nas feridas é misturado. Depois disso, o marido e a esposa se tornam parentes e devem dividir tudo entre si e criar os filhos juntos.

    Regras de conduta para convidados e recém-casados

    No casamento geralmente ocorre a noiva, tantos garotos e garotas de graça são convidados para a festa. Na maioria dos casos, tais eventos terminam com sucesso e, no futuro, novas alianças são concluídas. Um casamento entre ciganos é uma cerimônia fechada, então apenas nosso próprio povo está lá, estranhos raramente aparecem. No entanto, há exceções, mas conversas desrespeitosas sobre convidados não são permitidas.

    À mesa, os jovens devem sentar-se lado a lado e o restante dos homens e mulheres em mesas separadas. As guloseimas são dispostas em mesas especiais de cobre com pernas baixas, e os próprios convidados, como mencionado anteriormente, sentam-se nos tapetes. Durante a celebração, os pais fazem um discurso de despedida aos filhos e desejam-lhes sucesso na vida familiar.

    Um lugar-chave em toda a celebração é dado às informações sobre o casamento. Na noite do primeiro dia solene, casamenteiros ou representantes adultos do acampamento, em cujas mãos havia sal e um pão, abordaram os jovens. Eles falavam em um discurso cigano: “Para que não vos torneis desagradáveis ​​uns com os outros, assim como o pão e o sal não vos tornem asquerosos. Assim como vocês não conseguem se separar do pão, assim como vocês não se separam um do outro. " Os jovens são obrigados a arrancar um pedaço de pão e comê-lo com sal.

    A tradição de encontrar os jovens com pão e sal era popular entre muitas nações.que estavam relacionados com a agricultura. Os ciganos não se dedicavam com tanta frequência ao trabalho agrícola, mas no final do século 19 esse rito tornou-se comum no país. Quando questionados sobre a vida dos jovens, costumam dizer: “gosta de pão e sal”.

    Para a celebração do casamento, os convidados deram aos cônjuges recém-casados ​​itens caros ou finanças. Durante a apresentação foram ditas as palavras: “De mim um pouco, de Deus mais”. Acontece que os presentes podem compensar os custos de um feriado.

    Em seguida, o casal foi para a tenda, da qual os outros convidados deixaram. Em alguns casos, as mulheres mais velhas foram autorizadas a ficar. Esta ação deve ocorrer no meio do feriado. O ponto culminante da celebração é a retirada da camisa do jovem em uma bandeja com flores vermelhas. Os convidados bebem para os pais da menina e agradecem a eles por uma filha tão linda. Todos os presentes receberam flores feitas em papel ou fitas vermelhas, que foram anexadas a looks e penteados.

    Depois que a camisa foi tirada, um lenço foi colocado na cabeça da noiva, um avental foi colocado na saia. A partir daquele momento, a garota não poderia mais aparecer na frente de outros machos sem um lenço na cabeça. O penteado também sofreu alterações.Os ciganos livres podiam trançar as tranças ou soltar o cabelo, e as meninas casadas trançavam pequenas tranças perto da testa e torcia as mechas soltas para cima, até as marias-chiquinhas. Esse penteado é chamado de amboldinari.

    O lenço também teve que ser amarrado de uma maneira especial: as pontas são enroladas em um feixe e amarradas nas costas. Todas as mudanças na aparência demonstraram a transferência da cigana para uma nova categoria social.

    No terceiro dia, depois que a menina se muda para o marido, o dote é resgatado. Este rito contém os detalhes da cultura cigana, portanto o dote é retirado em uma carroça, que é atrelada a um cavalo. Todo o procedimento é bem humorado e acontece com acompanhamento musical e de dança. O dote em si não é exibido.

    Considere as características do comportamento dos convidados e recém-casados.

    • Por tradição, você pode dar álcool para um casamento. O presente apresentado deve ser imediatamente colocado na mesa. No entanto, apesar da grande quantidade de álcool, as brigas em um casamento cigano são raras.
    • Existem inúmeros mimos na mesa festiva.
    • As mulheres são proibidas de tocar nos homens, para não contaminá-los.
    • A frase "amargo" é proibida.
    • A noiva e o noivo não executam a dança do casamento.
    • Segundo a tradição, os jovens não têm o direito de falar uns com os outros em uma festa. Com a ajuda desse método, a menina mostra humildade. Ela é obrigada a ficar em silêncio o dia todo, e o cônjuge pode conversar com os presentes.
    • Homens e mulheres não apenas se sentam separadamente às mesas, mas também executam danças em seu próprio círculo. Uma característica do casamento é a dança cigana.

    Para mais informações sobre o casamento de ciganos na Rússia, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa