Estilos de roupas

Características do estilo Art Déco em roupas

Características do estilo Art Déco em roupas
Contente
  1. História de origem
  2. Características
  3. Como construir uma imagem?
  4. Belos exemplos

O nome do estilo Art Déco em russo pode ser traduzido como "arte decorativa". Nos anos 20 do século passado, ele abordou várias áreas da arte e da vida cotidiana, incluindo roupas da moda. Em nossa época, o renascimento do estilo começou com o aparecimento de estrelas brilhando em trajes incomuns no tapete vermelho de todos os tipos de festivais e cerimônias de premiação.

História de origem

A mostra de artes decorativas e industriais, realizada em Paris em 1925, legitimou e deu nome à tendência da moda na arte e no vestuário, que se formou ativamente após o fim da Primeira Guerra Mundial. Um estilo surpreendentemente ousado de Art Deco (Arts Decoratifs) apareceu, pregando a arte decorativa em roupas, interiores e na produção de muitos utensílios domésticos.

A Europa, incluindo o nosso país, que sobreviveu aos horrores da guerra, da devastação e da emigração, tinha sede de férias, apesar da monótona vida quotidiana de uma economia ainda instável e fraca. A beleza e a elegância das roupas das fashionistas inspiravam esperança por uma vida estável e pacífica. Paris é uma ditadora de tendências, aprovou um estilo de luxo incomum, o que significa que a vida está cada vez melhor e aos poucos entra em um canal habitual estável.

Mesmo na Rússia, que também sobreviveu à guerra civil, há vislumbres de mudanças para melhor. A Nova Política Econômica (NEP) permitiu que mulheres chiques da moda em vestidos imponentes e mulheres revolucionárias em jaquetas de couro complementadas por lenços vermelhos coexistissem ao mesmo tempo.

Art Déco foi uma mistura de diferentes tendências da moda marcadas no início do século passado. Os motivos do abstracionismo, cubismo, construtivismo e modernismo com o entrelaçamento de notas orientais foram adivinhados nele.

O grande filantropo russo S. Diaghilev forneceu à trupe de balé que supervisiona uma coleção de fantasias Art Déco incríveis. As temporadas do balé russo na Europa têm desempenhado um papel positivo na promoção da tendência da moda.

O estilista francês Paul Poiret também era fã do balé russo. Ele se tornou o primeiro criador de tendências no estilo Art Déco, promovendo-o como uma tendência distinta. O costureiro soube aperfeiçoar formas simples com múltiplas cortinas, enfatizar a precisão dos traços e valorizar a imagem com elementos decorativos.

O estilo chegou ao gosto de muitos europeus. Com a mão leve de Poiret, outros salões de moda também começaram a lançar modelos. Entre eles estão casas eminentes como Chanel, Martial, Armand.

Características

As mulheres que sobreviveram à guerra, até certo ponto, deixaram de se sentir como o sexo mais fraco. Isso se manifestou em um fenômeno como a emancipação, e deixou uma marca no comportamento, assim como no surgimento das senhoras dos anos 20 do século passado. Eles cortaram o cabelo, fumaram cigarros e dirigiram carros. As formas exuberantes já não estavam na moda, pelo contrário, apreciava-se a magreza, os seios pequenos e uma imagem de menino.

Tudo isso deixou uma marca na moda em roupas. Os quadris estreitos possibilitavam o uso de vestidos com uma linha reta e baixa, sem um indício de cintura. Os designers conseguiram diversificar o corte simples com tecidos fluidos e várias decorações. Elementos étnicos, padrões geométricos, esquemas de cores incomuns foram adicionados, o que tornou possível transformar uma silhueta enfadonha em roupas caras e requintadas.

Art Déco nas roupas cria imagens contraditórias. O corte rústico do vestido esconde as curvas suaves do corpo feminino, mas ao mesmo tempo permite cortes glamourosos, exposição quase completa dos ombros ou das costas. Renda e chiffon puro sugerem sensualidade. Uma senhora com esse vestido parece brincalhona, mas não vulgar, pretensiosa, mas indefesa, pomposa, mas elegante. A imagem, chocante e contida, afeta magicamente a percepção dos outros. As mulheres que recorrem a ele ainda parecem atraentes e misteriosas hoje.

Os vestidos Art Déco eram feitos de veludo delicado, seda fluida e chiffon leve. Eles foram decorados com pedras preciosas, strass, miçangas e rendas caras. Bordados monocromáticos com notas étnicas, combinando com a cor do vestido, foram amplamente utilizados.

Essa técnica enriquecia o tecido, mas não chamava atenção sobre si mesma, deixando-o para a impressão geral.

Vestidos com decoração cara destinavam-se a ir a teatros ou festas nobres. No dia a dia, eram usados ​​tecidos simples e agradáveis ​​- chita, cetim, lã fina (para opções de inverno). Na alfaiataria, adivinhavam-se elementos de marinheiros, usavam-se linhas retiradas de livros didáticos de geometria.

Hoje, 100 anos depois, as roupas Art Déco estão mais uma vez despertando o imaginário dos fashionistas. No início, as estrelas do cinema e das passarelas Heidi Samuel (Klum), Nicole Kidman, Christina Aguilera se lembraram dela, criando suas imagens únicas, e depois outras moças ricas reabasteceram os guarda-roupas com vestidos elegantes. Os costureiros modernos Ralph Lauren, Stefan Rolland, Albert Ferretti forneceram suas coleções para eles.

Como construir uma imagem?

O estilo Art Déco em suas principais manifestações tocou na moda feminina. O vestido é fundamental para criar uma aparência luxuosa. Mas para a total confiabilidade da aparência de uma senhora dos anos 20 do século passado, você também precisará de um penteado, maquiagem correta, chapéu, sapatos, bolsa e joias.

O corte simples de um vestido pode parecer um retângulo ou um triângulo. A blusa é complementada por uma saia elegante de qualquer comprimento. A variedade de tecidos modernos permite criar modelos com saias esvoaçantes incríveis, que não estavam disponíveis para os chapeleiros do século passado, e o resto do estilo mudou pouco. O vestido na maioria das vezes não tem mangas, as costas podem ser sedutoramente abertas ou drapeadas com renda translúcida. A decoração envolve peles, franjas, clarins.

Algumas fashionistas complementam seu look com pele de raposa.

Na estação fria, as senhoras se escondiam com um casaco Art Déco que ia até os joelhos, tinha mangas largas e um formato incomum e pretensioso.

Os estilos incluem um corte de cabelo curto com uma linha reta e limpa ou cachos perfeitos. Para evitar que o cabelo fique desgrenhado, eles usam vernizes, além de dispositivos especiais que funcionam simultaneamente como enfeites - aros, tiaras, redes para o cabelo enfeitadas com pedras. O cabelo comprido é preso em um coque e escondido sob um chapéu elegante.

A maquiagem Art Déco é cativante, sedutora, expressiva. Na pele branca e fina, lábios e olhos são acentuados ao mesmo tempo. A sombra vem em uma variedade de tons de prata a preto. Os lábios sedutores deliciam-se com a cor da papoila escarlate ou cereja escura.

Belos exemplos

Art Deco é um estilo fantasticamente lindo. Você pode se convencer disso olhando fotos de mulheres incríveis, em que roupas, penteados, maquiagem e joias se combinam de maneira harmoniosa e divertida:

  • look noturno, complementado por pele de raposa;
  • vestido preto elegante;
  • uma roupa espetacular com franjas douradas;
  • imagem vívida do moderno art deco.

As mulheres entraram no século XX com vestidos com bainha e em poucas décadas foram capazes de mudar completamente a moda dos vestidos. Desde então, as mulheres usam roupas leves e elegantes, de qualquer comprimento que seja adequado ao seu gosto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa