Mobiliário

Cômoda do quarto: tipos e recomendações de escolha

Cômoda do quarto: tipos e recomendações de escolha
Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos de construção
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais (editar)
  5. Cores
  6. Soluções de estilo
  7. Recomendações para colocação no interior
  8. Belos exemplos

A principal peça de mobiliário do quarto é a cama. Porém, o lugar lá não é só para ela. A cômoda há muito se tornou parte integrante do interior do quarto. Os fabricantes modernos oferecem muitos tipos diferentes de móveis para os consumidores escolherem. Você pode escolher a melhor opção para todos os gostos e cores.

Características e propósito

Talvez não haja melhor lugar para uma cômoda do que um quarto. A maioria desses produtos são o desenho geométrico correto, que fornece gavetas convenientes.

Muitos dos modelos modernos de cômodas com gavetas são caracterizados por sistemas de armazenamento complexos, que consistem em vários compartimentos fechados espaçosos. Também pode haver prateleiras abertas, caixas de diferentes alturas.

Freqüentemente, armários bonitos e elegantes são usados ​​como mesas de cabeceira confortáveis. Um modelo tão versátil pode facilmente substituir um pequeno guarda-roupa ou estojo. Graças a um design bem pensado, esses produtos podem armazenar um grande número de coisas, e esse é o principal propósito para o qual as pessoas compram penteadeiras.

Antes de ir a uma loja de móveis para comprar um modelo adequado de cômoda, você deve entender quais são as características distintivas desses produtos.

  • Os armários dos quartos modernos são silenciosos. Na sala onde as pessoas estão acostumadas a descansar e dormir, não deve haver ruídos e ruídos estranhos que interfiram no relaxamento. A abertura e o fechamento de portas cegas nas cômodas atuais são realizadas não apenas suavemente, mas também o mais silenciosamente possível.
  • Hoje em dia, os designs de baús são muito confortáveis. Eles fornecem peças especiais - limitadores. Devido a eles, as gavetas podem ser totalmente puxadas, mas não podem cair da estrutura geral, espalhando todo o conteúdo pelo chão.
  • As cômodas são equipadas com acessórios fortes e duráveis. As alças em pedestais e cómodas podem ser encaixadas ou suspensas. Acessórios robustos e elegantes são sempre escolhidos exatamente com o mesmo design estilístico de toda a cômoda. Ao mesmo tempo, esses elementos atuam como uma decoração discreta para os móveis.
  • No desenho da cômoda há uma mesa. Ele fornece uma superfície espaçosa que pode ser um lugar ideal para colocar várias decorações, acessórios e decorações. As famílias costumam colocar estatuetas de porcelana, molduras de fotos com fotos de entes queridos e várias bugigangas adoráveis ​​nas cômodas.

Tipos de construção

As cômodas modernas podem variar em tipo de design.

Para linho

São modelos clássicos equipados com gavetas. Você pode colocar componentes de cama e outras coisas neles. Os itens de linho devem ser grandes e espaçosos. A combinação de diversos materiais e tonalidades torna possível tornar essa cômoda não só útil e necessária, mas também bonita, capaz de decorar todo o ambiente.

As cômodas com gavetas de linho podem ter diferentes configurações de gavetas.

Esse modelo pode ser equipado como um complemento com os elementos necessários, se necessário. O design das cômodas de linho pode ser qualquer coisa. Será possível encontrar a solução ideal para um interior projetado em qualquer direção estilística.

Com espelho

Caso contrário, este modelo é denominado penteadeira-cômoda. É um móvel útil e funcional que permite poupar significativamente o espaço livre no quarto. Esse produto é um sistema de armazenamento de cosméticos, diversos acessórios e joias.

A base de tal modelo pode ser representada por um espelho de grande porte. É importante garantir que esse detalhe seja corrigido conscienciosamente.

Um componente decorativo e funcional adicional de tal mobília pode ser a iluminação embutida no espelho. Se for uma cômoda de joias e ornamentos, deve ser capaz de aplicar maquiagem confortavelmente em boas condições de iluminação. Cômodas com espelho e luminárias embutidas estão à venda. Se desejar, você mesmo pode equipar este móvel com lâmpadas.

Transformador

A cômoda conversível é o último desenvolvimento que economiza muito espaço em apartamentos pequenos. Externamente, esses produtos representam uma cama simples com uma superestrutura. Pode ser um armário de grande altura, que possui prateleiras e gavetas de diferentes tamanhos.

A cama, combinada com uma cômoda, pode ser não apenas fixa, mas também dobrável. Na parte inferior desse produto está o próprio local de dormir (cama). Deve ser colocado para fora, se necessário. Na metade superior existe um guarda-roupa.

Cômoda

Este é outro dispositivo prático e multifuncional muito popular. Nas lojas existem modelos semelhantes de diferentes configurações e designs. Do lado de fora, parecem mesas de pedestal clássicas.

Em algumas versões, é fornecida uma mesa localizada em uma base separada.

Por outro lado, é fixado em uma parte estreita da cômoda (geralmente com gavetas). Ao mesmo tempo, a parte principal da estrutura é empurrada para o lado, revelando um espaço de armazenamento localizado sob o tampo da mesa. A parte extraível deste móvel pode ser equipada com várias gavetas com capacidade suficiente. Normalmente equipado com rodízios.

Opção suspensa

A principal vantagem de modelos bonitos e práticos deste tipo é que podem ser fixados com firmeza na parede. Como resultado, obtemos móveis confortáveis ​​que adornam o interior do quarto.A cômoda suspensa não tocará na superfície do chão. Graças a isso, é possível criar efeito visual de leveza e amplitude adicionais... Esses designs parecem originais e caros, cabendo facilmente em diferentes composições de interiores.

Se as crianças moram em casa, você não precisa mais ter medo de que elas deixem cair acidentalmente uma cômoda sobre si mesmas. E limpar o quarto será mais fácil.

Os modelos com prateleiras localizadas na parte superior também são considerados práticos e fáceis de usar. Eles podem atuar como locais de armazenamento adicionais para várias coisas necessárias. Podem ser livros, joias, vários acessórios ou dispositivos inteligentes.

Coupé

Não faz muito tempo, cômodas originais começaram a ser colocadas à venda. Eles diferem pouco dos gabinetes padrão de um tipo semelhante. A principal diferença entre os dois tipos de móveis é o tamanho. A cômoda é baixa, mas espaçosa. Ele pode facilmente substituir um guarda-roupa grande.

As fachadas deste móvel são geralmente surdas, espelhadas ou mate. Também há opções decoradas com impressão de fotos.

Desenho de cômoda consiste em 2 ou 3 compartimentos separados... Nas prateleiras espaçosas, é possível maximizar o layout ergonômico de quaisquer tecidos, roupas de cama e outros itens semelhantes. As portas fáceis de usar com um mecanismo deslizante escondem perfeitamente todo o conteúdo da mobília de olhares indiscretos.

O escritório

A aparência desses modelos pode ser absolutamente qualquer coisa. A mesa pode ser executada em estilo clássico e futurista. A variedade de modelos surpreende agradavelmente os consumidores. Graças à grande variedade, as pessoas têm a oportunidade de escolher cômodas tradicionais e não convencionais para seu quarto. É possível colocar uma cômoda deste tipo em qualquer área do quarto.

Na maioria das vezes, o escritório é colocado próximo à janela, de forma que a luz natural do sol incida sobre a mesa.

As opções caras para a categoria elite são decoradas com esculturas decorativas luxuosas e pedras semipreciosas. Esses modelos de mesa são adequados para interiores pretensiosos em estilos caros e ricos.

Angular

Cômoda de canto é solução elegante e original... Essas variedades sempre parecem caras e elegantes. Na maioria das vezes, são escolhidos por pessoas que procuram móveis práticos e funcionais de alta qualidade. Uma cômoda de canto não requer muito espaço livre (o que é especialmente importante para quartos com uma área pequena), mas muitas coisas podem ser colocadas nela.

Dimensões (editar)

Existe outra classificação de cômodas para quartos. de acordo com seus parâmetros dimensionais.

  • Ampla. Em quartos pequenos, grandes cômodas desse tipo parecem pesadas e pesadas. É mais lógico escolher essas opções para os quartos mais espaçosos.
  • Estreito. Cômodas de design compacto podem ser colocadas em qualquer lugar do quarto. A pequena capacidade dessas variedades é compensada por sua altura. Em alguns casos, cômodas pequenas e estreitas são usadas em vez de mesas de cabeceira padrão ou um pequeno armário. A largura dessas opções é geralmente de 30 a 40 cm.
  • Grande. São modelos universais caracterizados pela praticidade e versatilidade. Em sua superfície, você pode colocar coleções inteiras de lindas lembranças, fotos de família, várias bugigangas e outras coisas semelhantes.
  • Alto. Em um quarto pequeno, armários altos parecem especialmente harmoniosos e equilibrados. Gavetas adicionais nesses modelos podem ser preenchidas com vários itens pessoais, pequenos utensílios domésticos e outros detalhes de que os proprietários precisam. A altura média dessas opções é de 1,5 m.

À venda estão produtos padrão e modelos com parâmetros individuais, projetados para diferentes áreas de estar.

Qualquer tipo de cômoda deve ter profundidade de pelo menos 30 cm.Se à venda você não encontrou um modelo de cômoda que se encaixasse perfeitamente no seu quarto, você pode solicitar a opção de que precisa. Móveis feitos sob medida podem ser mais caros, mas com certeza irão caber no seu quarto tanto em largura quanto em altura.

Materiais (editar)

Hoje em dia, uma cômoda para dormitório pode ser encontrada a qualquer preço. O principal critério que afeta o custo do produto acabado é o material com o qual ele é feito. À venda você pode encontrar muitas variedades dos móveis descritos, feitos de materiais baratos e muito caros. Vamos conhecê-los.

Madeira natural

Estas são as opções de cômodas mais caras. Eles justificam seu alto custo por sua qualidade impecável e excelente design. Esses móveis servem por muito tempo e são ecologicamente corretos. Mas em condições desfavoráveis ​​(por exemplo, na umidade), pode perder seu apelo visual. A madeira natural é um pedaço saboroso para os parasitas.

Esses móveis devem ser cuidados, tratados com anti-sépticos.

Aglomerado

Móveis baratos são feitos desse material, mas sua qualidade deixa muito a desejar. O cartão é uma matéria-prima tóxica que libera formaldeído quando exposta a altas temperaturas. Portanto, esses móveis não devem ser instalados em quartos de crianças.

Apenas o cartão laminado classe E-1 é seguro, mas encontrá-lo (verdadeiro, não falso) não é tão fácil. As informações sobre qual cartão em particular foi utilizado na fabricação da cômoda só podem ser consultadas no certificado de qualidade e em outros documentos relacionados.

Fiberboard

MDF é mais material seguro, durável e denso... Com ele são feitas lindas e duráveis ​​cômodas com gavetas, mas é proibido colocá-las ao lado de radiadores e outros sistemas de aquecimento.

Rattan

Os modelos feitos com este material natural são variedades interessantes de móveis de vime. O rattan curva-se sem problemas, pelo que se torna possível criar móveis de formas invulgares e muito bonitas.

Plástico

Cômodas de plástico são apresentadas em uma grande variedade. Eles têm uma variedade de designs. As fachadas podem ser pintadas em qualquer cor (há opções de brilho e fosco). As cómodas de plástico não podem ser consideradas muito duráveis ​​e confiáveis. O plástico não pode ser comparado com a mesma madeira natural.

É necessário comprar apenas móveis de plástico atóxicos. Para fazer isso, você deve ler atentamente toda a documentação e certificados de qualidade.

Metal

As cômodas de metal são ideais para interiores projetados no popular estilo provençal. A presença de padrões de aberturas forjadas e linhas intrincadas, inserções de ferro originais tornam esses móveis incomuns e verdadeiramente exclusivos.

Copo

Graças à tecnologia moderna, os fabricantes começaram a produzir belas cômodas de vidro. Não só a parte externa do móvel pode ser envidraçada, as prateleiras internas do produto também podem ser de vidro.

Cores

Uma cômoda em um quarto pode funcionar como um sotaque brilhante que atrai muita atenção. Normalmente, esses móveis são colocados separadamente, mas no fundo geral não podem se dissolver, mas, pelo contrário, se destacam dele.

Em alguns casos, os designers escolhem deliberadamente exatamente aqueles produtos que contrastam com o resto do ambiente. Isso pode se aplicar não apenas à cor da fachada, mas também ao material de fabricação, acessórios ou componentes decorativos.

Em muitos interiores, podem-se observar cómodas lacônicas, mas elegantes, de cor branca ou bege. As cores claras dos componentes da fachada tornam possível tornar visualmente o ambiente mais espaçoso e fresco.

Modelos com tons e estampas que repetem madeira natural são populares. Estas são soluções versáteis e ganha-ganha para os respectivos estilos de interiores. Não há limites estritos na escolha das cores dos móveis. O principal é que a cômoda parece esteticamente agradável e harmoniosa no conjunto.

Ao escolher a cor ideal para a cômoda, é necessário aproveitar o esquema de cores presente no quarto. Somente com esta consideração você evitará erros, devido aos quais a cômoda parecerá uma "ovelha negra" no cenário geral.

Soluções de estilo

Considere quais cômodas se encaixam em diferentes estilos de decoração.

Estilo classico

Modelos nessa linha não saem das linhas da moda. Eles são caracterizados pela sofisticação e graça. O interior com tal produto adquire uma atmosfera única de luxo. As cômodas clássicas ficam melhor em quartos espaçosos com tetos altos.

Eles podem ser complementados com elementos esculpidos em estuque. Caracterizado por características suaves, respeito ao meio ambiente, solidez. Na maioria das vezes, as cômodas clássicas têm cores suaves, podem ser bordô ou verde escuro.

Moderno

Este é um estilo moderno popular. Oferece linhas flexíveis e suaves, soluções exclusivas. Em tal ambiente, uma cômoda elegante e brilhante ficará perfeita.

Pode conter detalhes urbanos. Não haverá douramento ou entalhe. A cômoda pode ser semicircular.

Minimalismo

A cômoda deve ser simples, sem enfeites e enfeites desnecessários. O modelo pode ser espelhado.

Provença

O ideal é uma cômoda com pernas altas, decorada em tons pastel. Padrões e acessórios delicados podem ocorrer. É aconselhável selecionar cômodas de madeira.

Neoclássico

Em tal ambiente, uma cômoda cara de alta qualidade ficará linda, parecendo rica e sólida. Pode ter vários elementos decorativos, mas contidos e até aristocráticos.

Freqüentemente, em tais interiores, eles colocam modelos antigos com um design antigo exclusivo.

Como escolher?

A cômoda para o quarto deve ser escolhida com cuidado para não cometer erros na compra. Você deve visitar um bom showroom de móveis com uma reputação decente. Vamos considerar passo a passo a quais critérios você deve prestar atenção ao escolher móveis que sejam ótimos em termos de qualidade.

  • Certifique-se de que a cômoda é estruturalmente sólida. Explore seus recursos de design. Todas as peças devem ser fixadas com segurança. As gavetas devem ser abertas com facilidade, sem ruído ou ruído de estalos.
  • Preste atenção à qualidade da mão de obra e do material. Não deve haver danos, lascas ou arranhões, arranhões na superfície da estrutura.
  • Confira as certificações de qualidade. Não use produtos feitos de materiais tóxicos perigosos. Se eles se recusarem a mostrar a documentação, então é melhor recusar a compra.
  • Decida o design de cômoda perfeito para seu quarto. Dependendo do conjunto principal, selecione o design externo e a cor do móvel. Pode ser um modelo monocromático lacônico ou mais interessante, "ao vivo" - com uma imagem. Se tiver medo de errar e comprar uma cômoda que não cabe na decoração, peça ajuda a um consultor ou entre em contato com o designer.
  • Certifique-se da qualidade dos acessórios. Deve ser firmemente fixado, não pode ranger ou cair.
  • Tente se referir a móveis de marcas conhecidas. Por exemplo, podem ser fabricantes italianos eminentes. Esses modelos são caros, mas são de qualidade impecável e funcionam por muito tempo sem causar problemas.

Recomendações para colocação no interior

Se você decidir comprar uma cômoda para um quarto, precisará decidir imediatamente onde quer colocá-la. Deve-se ter em mente que este móvel possui gavetas que você abrirá. Significa que você precisará fornecer uma quantidade adequada de espaço livre para que possa abrir as caixas sem problemas e obstáculos.

É necessário levar em consideração as dimensões da cômoda. Normalmente, esses produtos são colocados contra a parede. É permitido colocá-lo em frente à cama ou ao lado dela, se o móvel substituir a mesa de cabeceira usual.

As opções de canto só podem ser colocadas em cantos livres.

Belos exemplos

Considere alguns interiores de quartos bonitos e interessantes com uma cômoda.

  • Em um quarto bem iluminado de estilo provençal, onde há uma cama com detalhes forjados, uma linda cômoda de madeira natural sem pintura com grandes alças redondas ficará ótima.
  • No interior elegante e leve do quarto, onde há uma cama grande com uma cabeceira com figura alta decorada com douramento, uma cômoda com um grande espelho decorado com uma borda entalhada ficará rica. Para que a cômoda escura não saia do conjunto contra o fundo geral, é necessário colocar mesas de cabeceira de madeira de tom semelhante perto da cama.
  • Em quartos modernos da moda combinações em preto e branco parecem interessantes. Toda a decoração da sala pode ser branca como a neve ou cinza, e os móveis podem ser pretos com linhas claras. Além de uma cama preta elegante com roupa de cama clara, uma pequena cômoda preta com um espelho ficará harmoniosa.

O vídeo a seguir mostrará como você pode restaurar uma cômoda antiga com suas próprias mãos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa