Design e decoração

As sutilezas da decoração do quarto em tons de azul

As sutilezas da decoração do quarto em tons de azul
Contente
  1. Características e significado da cor
  2. Regras de combinação
  3. Estilos
  4. Opções de acabamento
  5. Seleção de móveis
  6. Iluminação
  7. Têxteis e elementos decorativos
  8. Exemplos de sucesso

A cor azul é muito usada no design do quarto. Esta paleta natural está associada ao mar, rios, lagos, ar, céu. A gama azul é preenchida com uma frescura limpa e fresca, é perfeita para relaxar. É graças a essas propriedades que a sombra é considerada pelos psicólogos uma opção ideal para quartos. Nesse quarto, ele adormece melhor, dorme melhor e acorda facilmente. Se você deseja mergulhar em uma atmosfera de relaxamento despreocupado, considere a paleta azul para o design do seu quarto.

Características e significado da cor

O azul, como qualquer cor, tem vantagens e desvantagens. Você precisa estudá-los antes de começar a comprar materiais de acabamento e móveis. Em primeiro lugar, o azul é uma cor natural, perfeita para designs em estilos naturais. Está próximo na paleta do azul e do verde, dependendo das proporções de um determinado tom, pode adquirir uma variedade de estados de espírito, temperatura, saturação.

Por si só, a faixa do azul é bacana, mas com a inclusão de detalhes em outras cores, é possível aumentar a temperatura do ambiente.

Existem muitos tons de azul na paleta, todos eles têm as seguintes propriedades positivas:

  • promover relaxamento, relaxamento, como resultado, sono de qualidade;
  • amplie visualmente o espaço, portanto, ideal para ambientes pequenos;
  • o frescor do azul torna a respiração mais fácil;
  • não há agressão no impacto em uma pessoa, o azul não irrita, enquanto se enche de leveza, ternura;
  • se a sala estiver ensolarada, a escala azul irá torná-la mais fria; se a sala estiver escura, ela irá iluminar.

Existem também algumas restrições que devem ser levadas em consideração ao escolher um esquema de cores:

  • muito azul pode tornar o ambiente desconfortável;
  • se a sala for muito grande, é melhor usar o azul como cor adicional.

Regras de combinação

Na verdade, o ciano é um azul muito claro. Apesar de ser uma cor fria, combina bem com muitos tons escuros, brilhantes, delicados, quentes e neutros. É muito importante escolher o tom certo de azul e uma combinação de tons adicionais para que toda a sala pareça orgânica. Depende muito de qual objetivo de design você está perseguindo. Se você deseja equipar um interior aconchegante e romântico, fique à vontade para combinar azul com rosa, pêssego, coral. A Borgonha irá adicionar riqueza e luxo ao quarto. O azul em conjunto com os verdes claros, menta, azul e branco irá criar uma sensação de frescor primaveril, frescura e renovação. Tons neutros como bege, creme, leitoso criarão um cenário maravilhoso para o azul.

Azul e branco

Esta é uma das combinações mais comuns devido em grande parte à sua simplicidade de design. É quase impossível estragar tal interior, sobrecarregá-lo, torná-lo desarmônico. E esse quarto parece muito impressionante, bonito, elegante. Em dias quentes, é fresco e fresco; no inverno, é quente e aconchegante, principalmente se você trabalhar corretamente com a iluminação. Contra um fundo azul, a mobília branca parece ótima, até mesmo luxuosa. Toques refinados: detalhes em ouro ou prata, cristal, estuque, estatuetas de porcelana, tecidos caros - criarão uma composição clássica deslumbrante.

O quarto branco e azul vai ficar bem em um estilo romântico, no clima do Mediterrâneo, Provença. Estampas florais, abajures e pinturas parecerão muito orgânicas sem sobrecarregar a imagem geral. Tons celestiais em combinação com o branco se traduzirão perfeitamente em estilos modernos. Esta combinação fica ótima em linhas simples, formas claras e detalhes calmos. Um quarto azul com uma cor branca complementar acomodará perfeitamente um terceiro tom de destaque de um tipo cativante, como vermelho ou amarelo.

Azul e bege

O bege em combinação com o azul também será fresco e sofisticado, mas com a única diferença - o bege aumentará o grau de calor e conforto. Tanto o azul quanto o bege cumprem com sucesso o papel de cor principal e adicional na sala. O quarto bege será decorado com tecidos azuis, itens decorativos e tapetes. Por outro lado, em um quarto azul, uma adição bege terá uma aparência elegante e status.

O bege aquece o interior, pelo que esta combinação é adequada para quartos com pouca luz solar.

Ambas as escalas são naturais, não se contradizem, criam uma sensação de relaxamento, paz. Revestimentos de pisos e tapetes de um tom de areia, móveis leves se encaixam perfeitamente na imagem geral. Madeira natural, tecidos arejados para decoração, espelhos, painéis nas paredes, lindos lustres complementam a composição.

Celestial e cinza

Esta é uma combinação incrivelmente elegante que será apropriada tanto em interiores lacônicos modernos quanto em variações clássicas. Aqui você também pode considerar a disposição das cortinas em diferentes posições. Se você tornar o plano de fundo principal cinza, ele abafará e pousará o azul do céu. A leveza do azul ficará mais contida, mas a sala em si adquirirá elegância e sofisticação.

Um fundo cinza vai expor os tecidos na luz certa, tapetes azuis, eles vão adquirir expressividade e brilho.

Como o cinza é muito calmo, você pode fazer experiências com superfícies brilhantes e espelhadas com segurança. Essa sala será decorada com seda, tecidos de veludo, douramento, cristal, lâmpadas espetaculares. Se o azul for escolhido como o principal, é melhor selecionar a decoração o mais concisamente possível sem sobrecarregar. Os acessórios, tecidos e outros elementos em tons de cinza claro e prata vão se harmonizar perfeitamente com as paredes azuis.

Celestial e marrom

Uma combinação muito elegante e bonita. Como em grandes quantidades o marrom é capaz de "matar" o interior, ele só pode ser usado como aditivo e acentos. Móveis de madeira natural marrom e cortinas de café ficam bem no fundo das paredes azuis. Neste projeto, tecidos pesados, cortinas, franjas são apropriados. Ao mesmo tempo, os materiais leves e arejados não parecerão menos orgânicos. Em tal quarto, você precisa pensar cuidadosamente sobre a iluminação. Para um lustre maciço clássico, você precisa adicionar uma arandela, uma luminária de chão, abajures de mesa. Quanto mais escuro o cômodo, menos elementos marrons ele deve ter.

Estilos

Para criar um design de interiores verdadeiramente bonito e harmonioso, você deve sempre partir da orientação de estilo do objetivo a que se destina o ambiente. O quarto só pode desempenhar as funções de sala de dormir e de descanso, podendo ainda ser ligado a um escritório, biblioteca, sala de desporto, cinema. O design depende dessas nuances e de suas preferências de gosto. O quarto azul pode levá-lo figurativamente à beira-mar, às montanhas, ao rio, a um prado florido.

Nesta faixa, motivos florísticos e linhas geométricas rígidas ficam ótimos.

Opções de design mais brutais: cinza e azul com azul claro, tons escuros da paleta. Combinações com marrom, verde e preto parecem igualmente sólidas. A decoração deve ser dominada por motivos geométricos, severidade, contornos claros.

Os quartos românticos são decorados em tons de azul celeste, combinando com tons pastéis. Desenho florístico, ervilhas criarão o clima certo em tal quarto. Adequado como tonalidades adicionais: rosa, coral, amarelo.

A escala azul é considerada universal, é apropriada em um estilo completamente diferente. O principal é escolher as cores complementares e de destaque certas, escolher os móveis, tecidos e decoração certos. Tudo isso é combinado exclusivamente com base na direção do estilo.

    Se você é um defensor de interiores lacônicos, pode considerar os estilos escandinavos e minimalistas. Eles não requerem um grande número de elementos adicionais, eles criam composições leves e funcionais com acentos discretos.

    • A cor azul é perfeita para decoração em estilo náutico... A própria cor associativamente leva a pensamentos sobre a água. Neste estilo, o azul complementa perfeitamente o azul e o branco, como um realce - o vermelho.
    • Para os adeptos da funcionalidade e da máxima falta de emoção no design, um quarto é adequado. em estilo de alta tecnologia... Aqui, o azul pode ser diluído com aço cinza. É melhor escolher tons frios.
    • Amantes do luxo e exibicionismo combinam com art déco, barroco... Deve haver uma personificação do estilo do palácio, cada detalhe deve demonstrar status, riqueza, aristocracia.
    • Azul perfeito para o estilo de aldeia francesa - Provença... Motivos delicados, flores, tons pastéis na decoração. Combina perfeitamente o azul nesta versão com a gama branca-neve, creme e bege.
    • Estilo eclético de fusão, conectando uma variedade de direções, dando a oportunidade de máxima auto-expressão. Se você decidir combinar objetos de estilos diferentes em uma composição, mantenha um único esquema de cores.
    • Azul orgânico e estilo ecológico. Pertence ao natural, portanto se encaixa perfeitamente neste conjunto. Aqui, o azul é especialmente bom em uma empresa com verduras e mostarda.

    Opções de acabamento

    Para que a composição pareça o mais completa possível, é necessário selecionar materiais de alta qualidade para decorar paredes, piso e teto. Qualquer uma das superfícies, decorada sem levar em conta a composição geral, vai estragar toda a impressão do design.

    É melhor decorar as paredes com papel de parede em tons de azul, especialmente se o ambiente for pequeno e precisar ser ampliado visualmente. Quanto menor a sala, mais lacônico deve ser o papel de parede - monocromático ou com um padrão pequeno.

    O teto fica mais harmonioso em branco. Na maioria das vezes, um teto falso é feito no quarto. Em salas grandes, você pode fazer tetos de várias camadas, molduras de estuque. Tudo depende do estilo. Um teto falso brilhante refletirá com eficácia os tons profundos das paredes azuis.

    Quanto ao gênero, existem algumas variações aqui. A madeira em todos os tons está em perfeita harmonia com as paredes azuis. Pode ser laminado ou parquete. Se você escolheu ladrilhos para o acabamento do seu piso, é melhor usar o piso radiante.

    Seleção de móveis

    Aqui, você precisa se concentrar principalmente no estilo e no conforto. O lugar central do quarto é a cama. E o quarto geralmente tem um guarda-roupa, mesas de cabeceira, se o espaço permitir - uma cômoda, um pufe ou sofá, uma penteadeira com um pufe... Idealmente, os móveis devem ser feitos de madeira natural ou imitá-la. Quanto à cor, os fones de ouvido branco, creme, bege e marrom ficam muito harmoniosos com o azul.

    Descarte os móveis em preto ou um tom próximo a ele. Cores sombrias adicionarão aspereza ao ambiente, mas o azul não será capaz de neutralizar esse problema.

    Móveis com estofamento azul, uma abundância de superfícies espelhadas e envernizadas parecem muito impressionantes.

    Iluminação

    Dependendo de qual lado as janelas do quarto estão viradas, você precisa pensar sobre a organização de sua iluminação. A luz natural vinda do sul e leste encherá a sala de calor. As janelas do norte, oeste não fornecem luz suficiente. De qualquer maneira, um lustre no quarto não será suficiente. O quarto é um lugar para relaxar, e você precisa de pelo menos duas fontes de iluminação: uma superior e outra inferior.

    Em quartos pequenos, é melhor abandonar lustres enormes em favor de holofotes. Candeeiros de pé, arandelas, candeeiros nas mesas de cabeceira ficam muito bem no interior do quarto. A iluminação de toucador, se disponível, é fornecida separadamente. O melhor de tudo é que as luminárias leves com luz quente são combinadas com a faixa azul.

    Têxteis e elementos decorativos

    É impossível imaginar um quarto aconchegante sem cortinas, colchas, travesseiros. São as cortinas que mais frequentemente dão completude ao conjunto. Os tecidos em um quarto azul podem ser diferentes. Em ambientes escuros, é preferível dar preferência a tecidos e tons claros e arejados. Em muito espaçosos e claros - tons mais escuros, ornamentos, padrões são permitidos.

    Têxteis de aço cinza parecem mais lacônicos. Bege, rosa - quente e romântico. Para adicionar originalidade ao ambiente, use materiais de texturas diferentes no mesmo esquema de cores.

    Um ponto importante são os acessórios, acabamentos decorativos do quarto, o que torna o quarto verdadeiramente interessante e original. Pode ser usado:

    • pinturas;
    • fotografias, de preferência monocromáticas;
    • espelhos emoldurados;
    • painel;
    • vasos, estatuetas;
    • flores.

    Os acessórios são selecionados exclusivamente com base no conceito geral de estilo

    Exemplos de sucesso

    O quarto azul é a solução de design perfeita, em que você pode incorporar todas as suas fantasias mais selvagens.

    • Uma combinação harmoniosa de várias estampas: flores na colcha e listras no papel de parede - parecem sólidas graças ao fundo azul em geral.
    • Um exemplo de quarto clássico com elegantes paredes azuis adornadas com pinturas e fotografias emolduradas. Graças à interessante iluminação, a sala ganhou profundidade.
    • A parede de realce atrás da cabeceira da cama é decorada com papel de parede colorido. Isso dilui ligeiramente o interior monocromático.
    • Outra variação do clássico. Molduras e papéis de parede com padrão monocromático expandem o espaço de um pequeno quarto.

    E mais algumas ideias para a incorporação do azul no interior do quarto.

    Para dicas sobre como escolher cortinas em um interior azul, veja o vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa