Design e decoração

Opções de design de interiores do quarto 13 sq. m

Opções de design de interiores do quarto 13 sq. m
Contente
  1. Características do layout
  2. Soluções de estilo
  3. Espectro de cores
  4. Acabamento
  5. Organização da iluminação
  6. Seleção de móveis
  7. Têxteis e elementos decorativos
  8. Exemplos de sucesso

Um pequeno quarto pode ser lindo, elegante e aconchegante. Um pequeno quadrado da área não é motivo para abandonar o desenho concebido, antes pelo contrário. Uma área de quarto, por exemplo, 13 metros quadrados pode permitir não desorganizar o espaço, mas torná-lo elegante e funcional.

Características do layout

Quarto de 13 sq. m pode ser um local de descanso e dormir, ou também desempenhar a função de uma sala de estar, se, por exemplo, outro cômodo do apartamento for destinado a um berçário. É bom se esse quarto tiver uma varanda (3-6 metros), com a qual você pode expandir significativamente o espaço ou crie espaço de armazenamento adicional. Mas primeiro as coisas mais importantes.

Portanto, se temos um quarto normal destinado apenas a dormir, a primeira coisa antes de renovar é prestar atenção à sua forma. Uma sala retangular será a melhor opção, pois pode acomodar móveis mais úteis. É fácil "sobrecarregar" um quarto quadrado com objetos e móveis, por isso você deve pensar cuidadosamente sobre a disposição antes mesmo de iniciar a reforma.

O primeiro passo é decidir o esquema de cores da sala. Espaços pequenos precisam de cores claras e pequenos detalhes. Por exemplo, a parede principal, onde ficará a cabeceira da cama, pode ser acentuada e clara, as demais paredes devem ser neutras. Fontes de luz - um lustre, uma lâmpada, uma lâmpada de mesa também servirão como acessórios.

E você também pode pendurar uma imagem grande e interessante em uma moldura moderna ou apenas na tela sobre a cabeceira da cama.

A decisão de tornar o cômodo multifuncional está se tornando popular: transformá-lo em um dormitório-sala, principalmente se todo o apartamento for pequeno, por exemplo, um apartamento de dois cômodos. Nesse caso, a sala deve ser devidamente zoneada.

  • Uma sala de 13 quadrados pode ser dividida em 2 zonas: na verdade, um quarto com uma área de dormir e um canto para convidados com uma TV, uma pequena mesa e um sofá. Isso pode ser feito usando uma tela, cortinas grossas ou uma divisória.
  • Você pode usar móveis transformáveis. Por exemplo, uma cama que é colocada no armário após dormir e desdobrada apenas antes do descanso.
  • Não instale uma cama, mas um grande sofá-cama de canto. Então, haverá espaço suficiente na sala para um guarda-roupa completo e uma mesa.

Existem algumas opções para salas de estar, o principal é zonear corretamente a sala e não desordená-la com móveis e acessórios desnecessários.

Um quarto com varanda é uma ótima opção para os mais diversos projetos. A varanda pode ser isolada e envidraçada, as portas e a janela que dá para ela podem ser removidas. Neste caso, você terá uma área de recreação separada. Ou você pode fazer um camarim na loggia colocando 1-2 guarda-roupas lá e removendo todos os desnecessários. Só não transforme a varanda do quarto num armazém de coisas desnecessárias, para não perder mais espaço útil e área útil.

Soluções de estilo

Quando se trata de design, os limites do estilo estão se confundindo hoje, dando aos designers uma grande quantidade de espaço para tomar decisões. Ecos do estilo escandinavo da moda são misturados com clássicos ou alta tecnologia, o estilo africano é silenciado pela modernidade. Provença, clássica, moderna também são populares.

Por exemplo, você pode decorar as paredes com uma cor clara simples, levar uma cama de madeira maciça, tecidos naturais para têxteis, uma grande, mas lacônica estampa étnica. Nesse caso, o estilo escandinavo se confunde com a etnia. Ao mesmo tempo, lâmpadas e lustres podem ser modernos no estilo do minimalismo, para não se destacarem, mas também para não parecerem estrangeiros.

A Provence é uma ótima solução para um pequeno quarto com closet. Cores claras, motivos florais claros, móveis de madeira clara (apenas sem detalhes esculpidos). Na Provença, a cama também pode ser forjada, mas não volumosa.

O camarim é decorado com prateleiras simples, com um grande espelho na moldura. Vários vasos de flores em miniatura, tecidos de algodão, pinturas em molduras de madeira branca - esses acentos complementarão o interior.

Um quarto moderno e elegante é tons aconchegantes, detalhes contrastantes, um máximo de materiais naturais. Para a decoração de paredes, você pode usar papel de parede liso de alta qualidade, tinta à base de água, madeira natural ou inserções laminadas. Na maioria das vezes, em um quarto pequeno, uma parede é acentuada, por exemplo, aquela onde a cabeceira da cama está localizada. Pode ser decorada com papel de parede com um grande padrão geométrico, tábuas ou laminados, mosaico decorativo de tábuas, tintas contrastantes.

Hoje, você pode não seguir um determinado estilo, mas todo o ambiente da sala deve ser orgânico, onde todos os detalhes se complementam, e não parecem dispersos.

Espectro de cores

Quanto aos tons, no interior hoje os designers preferem tons calmos e toques luminosos. Tons de cinza, bege e azul ainda são relevantes. Uma bela cor de oliva em combinação com detalhes em amarelo escuro, aqua e limão parece interessante. O branco para o interior é incomparável, pode ser combinado com qualquer tom suculento ou pastel. É melhor esquecer a combinação de wengé e bege. Essas cores e alianças não estão mais na moda. Se você ama a madeira, deixe-a ser um tom natural nobre e caro, sem vermelhidão - carvalho, carvalho cinza, nogueira fria.

As combinações de azul e rosa, fúcsia e amarelo, verde e laranja também caíram no esquecimento. Essas cortinas "arrancadas" no quarto não são apenas inaceitáveis, mas também não estão na moda.Se você quiser cores vivas, pode adicionar realces de cores usando acessórios - capas de travesseiro, um cobertor ou colcha, uma pintura sobre tela. Em uma sala pequena, evite muitas cores diferentes. É melhor escolher uma cor primária para o interior e algumas contrastantes para detalhes e acessórios.

Acabamento

Com uma grande variedade de materiais, torna-se difícil escolher um. No entanto, para que o interior pareça sólido e completo, os acabamentos e materiais devem ser os mesmos em todas as divisões. O teto hoje pode ser feito de várias maneiras.

  • Alinhe e pinte.
  • Faça um teto tenso (branco fosco, não brilhante e certamente não colorido).
  • Suspenso, mas sem estruturas em gesso cartonado.

As paredes são necessariamente niveladas, então pintadas com tinta à base de água ou papel de parede é colado nelas. Qual escolher depende do seu orçamento e preferências. Os designers dizem não ao gesso decorativo, papel de parede 3D, molduras de espuma baratas e azulejos.

O piso do quarto pode ser laminado, como em todo o apartamento, ou você pode colocar carpete. Mais opções: parquete mais carpete, laminado mais carpete.

Organização da iluminação

A luz é parte integrante de qualquer casa. Se você está acostumado a se levantar com os primeiros raios de sol, então na hora de decorar a janela pode escolher cortinas de luz e tule. Mas há situações em que a luz da janela do quarto não é necessária, por exemplo, quando você quer dormir mais ou quando coloca seu filho na cama. Então, cortinas blackout virão em seu socorro. Eles bloqueiam a luz de forma confiável, deixando a sala no crepúsculo.

Quanto à iluminação artificial, a sua escolha também é importante. O quarto deve ter pelo menos 2 fontes de luz - um lustre e uma lâmpada (luz noturna). O lustre é normalmente instalado no meio do teto. Seu estilo depende do estilo geral da sala escolhida. Deve-se ter em mente que em salas pequenas de até 15 m². m, você não precisa escolher lustres volumosos e enormes, isso "consumirá" todo o espaço e tornará o ambiente visualmente pesado.

Você pode instalar um holofote sem lustre. Escolha os focos mais simples e discretos, independentemente do estilo do quarto. Já a luz noturna é geralmente instalada na mesinha de cabeceira. Se não houver armário, o abajur pode ser pendurado ao lado da cama para que você possa alcançá-lo sem sair da cama.

A iluminação do quarto é compatível com o interior. Se for a Provença, então lâmpadas simples com peças forjadas ou de madeira servirão. Para um interior moderno e minimalista, você pode escolher lâmpadas de uma forma original, por exemplo, em um estilo industrial.

Seleção de móveis

Em um quarto pequeno, deve haver um mínimo de móveis, apenas o mais necessário: uma cama, armários, um guarda-roupa. Dependendo do layout, a disponibilidade de certos itens pode variar. Por exemplo, se o quarto é dividido em zonas e se parece com um quarto de sala de estar, ele precisa de um pequeno sofá ou poltronas para convidados, bem como uma pequena mesa de centro. Se o quarto tiver closet, o armário deve ser abandonado em prol da economia de espaço. Todas as roupas serão colocadas no camarim, e uma cômoda pode se tornar um espaço de armazenamento adicional, que também servirá como uma excelente estante de TV. Você pode colocar acessórios de interior e fotos em molduras elegantes.

Se o espaço não permitir, as mesas de cabeceira podem ser omitidas. Os acessórios vão se sentir bem na parede perto da cabeceira da cama. Se o quarto ainda precisa de um guarda-roupa, os designers propõem a seguinte solução: fazer guarda-roupas embutidos em ambos os lados da cama, e colocar gavetas fechadas e prateleiras abertas em cima.

Têxteis e elementos decorativos

Têxteis para quartos são tão importantes quanto qualquer outra coisa. Inclui cortinas e tules, almofadas, mantas, colchas e mantas, estofos de cadeiras e banquetes. Você precisa escolher os têxteis depois que a renovação do quarto estiver completamente concluída e o estilo tiver sido determinado. Por exemplo, para um quarto em estilo provençal, você precisa de cortinas claras e tules com um padrão floral sutil, colchas de linho em tons delicados... O interior do quarto parece interessante em cores neutras calmas, mas com um ponto brilhante na cama na forma de almofadas decorativas. Além disso, o resto dos têxteis também deve ser neutro e monocromático.

Os tapetes também fazem parte dos têxteis. Você pode escolher um tapete liso, de tom calmo, ou um tapete pequeno com um padrão da moda original (geometria, etnia).

Como alternativa, você pode selecionar dois tapetes pequenos, de formato livre e de pêlo denso e colocá-los no chão de cada lado da cama.

Exemplos de sucesso

Existem inúmeras ideias na Internet para a criação de interiores para salas pequenas. Apresentamos as melhores opções para que tenha sempre em que confiar no planeamento da sua renovação.

  • Por exemplo, um quarto de 13 metros quadrados pode ser decorado em estilo étnico - é interessante, fresco e relevante. Paredes bege e terracota, móveis de madeira, tecidos em tons suaves e detalhes brilhantes na forma de um tapete étnico, almofadas decorativas e chifres de veado.
  • Um interior moderno e exuberante pode ser feito usando 2 cores como base - branco e limão. Aqui vemos paredes decoradas em amarelo vivo, cortinas neutras e móveis brancos. Sombras e harmoniza todo esse austero carpete preto e branco.
  • Quarto com closet: aqui o guarda-roupa é embutido no nicho do quarto, economizando espaço. O interior é moderno e minimalista - paredes cor de café, rodapés brancos, móveis lacônicos.
  • Os fãs da Escandinávia e da cor branca no interior vão certamente gostar da seguinte opção: um quarto com paredes brancas e teto, madeira clara no chão. Uma parede de realce - era decorada com papel de parede com uma impressão contrastante. Os têxteis e as cores dos tecidos combinam harmoniosamente, o tom lilás adapta-se bem à gama geral. Este interior irá agradar aos minimalistas.
sem comentários

Moda

a beleza

casa