Cães

Lagotto Romagnolo: características da raça e condições para sua manutenção

Lagotto Romagnolo: características da raça e condições para sua manutenção
Contente
  1. Compromisso
  2. Aparência
  3. Caráter e comportamento
  4. Educação e treinamento
  5. Características do conteúdo
  6. Cuidado
  7. Nutrição
  8. Saúde e longevidade
  9. Escolhendo um cachorrinho

A raça Lagotto Romagnolo, conhecida como Cão de Água Italiano, teve origem, como o nome indica, na Itália e é mencionada desde o século XVI. Esses cães foram notados em várias profissões, mas ainda não têm igual na caça de trufas. Além disso, são ótimos companheiros e amigos para toda a família. Os cães se distinguem por sua disposição pacífica, simpatia e sua energia irreprimível.

Compromisso

Segundo a história, nos tempos antigos esses cães eram os favoritos dos marinheiros. Eles não só desempenhavam funções de segurança, mas também eram excelentes mensageiros, pois transmitiam mensagens de navios à vela para a costa. Já a partir do século XVII, os cães começaram a sentir-se atraídos pela caça, eram excelentes na captura de pássaros alvejados na água. Os especialistas comparam esta raça com os retrievers devido ao seu excelente olfato, paixão e capacidade de trazer rapidamente os itens necessários.

Com o tempo, a área onde Lagotto Romagnolo vivia mudou, as terras aráveis ​​ali surgiram e, consequentemente, a caça tornou-se menos desenvolvida. Isso levou ao fato de que a necessidade das funções de caça dos cães desapareceu, mas eles rapidamente encontraram outros usos. A principal tarefa era encontrar trufas. O talento dos cães está além de elogios, devido ao qual eles são capazes de encontrar cogumelos em uma profundidade decente, que é de até 60 centímetros.

Na Itália, esses cães costumam ser encontrados no serviço policial. Os americanos os usam para canistoterapia. Os cães também são bons companheiros para os atletas, eles não têm igual em flyball, freestyle e atividades semelhantes.Além disso, não há dúvida de que são excelentes cães de família, muito apegados ao lar.

Aparência

Existem características distintas inerentes a esta raça.

  • Esses cães são de tamanho médio e atingem 46-48 centímetros de altura e pesam de 14 a 16 quilos. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
  • Eles são construídos de forma muito proporcional, e o esqueleto é bastante leve. Os criadores de cães notam semelhanças superficiais com raças como Wasserhund, Barbet e Spanish Water.
  • O Lagotto Romagnolo tem focinho largo e orelhas eretas e triangulares.
  • Eles têm dentes bem desenvolvidos e mandíbulas muito fortes. Os olhos são castanhos, cuja saturação é influenciada pela intensidade da cor principal.
  • A garupa tem uma ligeira inclinação. A cauda do sabre não se curva, é mais larga na base e afunila em direção à ponta.
  • O padrão da raça é a lã de comprimento médio, muito grossa e crespa, possui subpêlo impermeável, graças ao qual o animal tolera bem o frio e a umidade. O cão precisa ser aparado regularmente, caso contrário, serão formados tapetes.
  • A cor apresenta uma tonalidade predominantemente castanha, dos tons escuros aos claros. Pode haver uma máscara ou manchas no peito, o que não difere do esquema de cores principal.

Caráter e comportamento

Os criadores de cães notam a disposição amigável desses cães. São muito apegados aos familiares, odeiam a solidão, exigem atenção e carinho. Além disso, Lagotto Romagnolo são muito ativos, industriosos e altamente orientados para o homem. Não demonstram agressividade, não são covardes, emocionalmente estáveis ​​e sociáveis.

Quanto ao comportamento em casa, nota-se a tranquilidade desses cães. Eles não destroem um apartamento nem estragam coisas quando estão sozinhos. Ao mesmo tempo, o retorno do proprietário, mesmo após uma curta ausência, torna-se um verdadeiro feriado. Os cães são muito curiosos, gostam de explorar o território enquanto caminham, adoram brincar e mover-se. Ao mesmo tempo, eles desconfiam de estranhos, mas logo entram em contato.

Se o cão viver com uma família, ele distinguirá o dono entre os membros da família, mas isso não mudará significativamente o comportamento. Lagotto Romagnolo trata todos os membros da família com ternura e amor, e escuta bem cada um da família. Amam as crianças, conseguem passar muito tempo com elas, brincam com prazer com crianças e adolescentes.

Além disso, eles reagem com calma a outros animais de estimação, não brigam com gatos e são leais a animais de estimação menores.

Os instintos de caça diminuíram um pouco com o tempo. Ao mesmo tempo, os cães continuam sendo excelentes mecanismos de busca e gostam de trazer vários itens para o dono. O armazém de caráter e a fisiologia não permitem que os cães se tornem bons guardas, mas eles não são maus vigias.

Eles reagem a momentos suspeitos com latidos altos, o que permite avisar o proprietário de possíveis problemas. Cada um dos momentos tem seus prós e contras, então o futuro proprietário deve aceitar uma decisão deliberada de comprar tal animal de estimação, dependendo de suas necessidades e da disponibilidade de tempo livre.

Educação e treinamento

No que diz respeito à educação e treinamento, isso geralmente não representa um problema. Isso é facilitado pela inteligência e engenhosidade dos cães. São muito comunicativos, procuram agradar ao dono, pois com rapidez e prazer executam os comandos e se lembram bem deles.

Deve-se ter em mente que rigidez e pressão são inaceitáveis ​​ao trabalhar com esta raça... Os cães precisam ser criados o mais delicadamente possível, com o tempo eles começam a entender perfeitamente e a captar não apenas as tarefas, mas também o humor do dono.

Os especialistas recomendam esses cães como primeiros animais de estimação.

Características do conteúdo

Cães desta raça podem ser criados com segurança em uma casa ou apartamento na cidade, eles se sentirão bastante confortáveis ​​nestas condições.O lagotto romagnolo quase não tem muda, além disso, também não tem cheiros. Os cachorros não criam problemas aos donos, não estragam as coisas, a educação não cria dificuldades.

Recomenda-se manter os cães em casa ou apartamento.

Eles são capazes de resistir a condições climáticas adversas e ficar do lado de fora em um estande, mas isso não vai deixar uma impressão agradável na psique. O fato é que precisam de atenção e comunicação, o animal vai começar a ficar entediado e oprimido pela solidão. Isso não nega o fato de que ele precisa de longas caminhadas e atividades físicas ativas.

Esses animais de estimação não são chamados de cães d'água à toa. A água é a sua fraqueza, eles podem nadar não só no verão, mas também na primavera e no outono. Esse fator também deve ser levado em consideração e fornecer aos animais de estimação essa oportunidade. Carga para a mente também é necessária, a busca por objetos, jogos e atividades ativas serão uma excelente opção.

Cuidado

Cuidar de representantes desta raça não é muito difícil. Basta cortar a tempo, lavar, pentear e fazer procedimentos básicos de higiene.

A peculiaridade dos cães de água italianos é que a muda está naturalmente presente... Porém, devido à estrutura do cabelo, os fios caídos permanecem no animal, e não no chão. Se a penteagem for realizada na hora certa, esse momento não acarreta nenhum incômodo, além disso, a repetição semanal desse procedimento ajudará a evitar a formação de nós. Você precisa lavar seu animal de estimação uma vez a cada 2-3 meses.

O dono deve verifique regularmente o estado das orelhas e dentes do animal e, se necessário, corte as unhas... Você também pode precisar lavar o rosto depois de comer. Um corte de cabelo é obrigatório, pois o casaco cresce constantemente. Isso torna mais fácil cuidar e elimina muitas complicações.

Nutrição

De quão competente a dieta do cão será pensada, sua saúde e atratividade externa dependerão. Os especialistas recomendam não economizar na comida, independentemente do tipo de alimentação escolhido. O animal pode comer tanto produtos naturais quanto rações especiais para raças médias. Representantes desta raça não são propensos a alergias, mas podem rapidamente ganhar excesso de peso, especialmente se seu estilo de vida não for muito móvel.

Os proprietários devem garantir que o animal de estimação tenha sempre água limpa e fresca disponível gratuitamente. É preciso também atentar para o conteúdo calórico dos alimentos, se for muito alto pode causar problemas. O principal é não mimar o seu animal de estimação desnecessariamente.

Saúde e longevidade

Os representantes desta raça geralmente não têm doenças genéticas. Em média, com atendimento adequado e boas condições eles são capazes de viver cerca de 13-14 anos. Os problemas de saúde de Lagotto Romagnolo não são comuns, eles têm um sistema imunológico bastante forte.

Entre as doenças hereditárias, atenção especial deve ser dada aos problemas ortopédicos. Os cães também sofrem de epilepsia juvenil e doenças oculares. A criação da raça não é muito comum, mas ainda há um lugar para estar. É expresso em mudanças de cor, problemas de mordida, tipo de pelagem não padrão. Os cães precisam visitar o veterinário em tempo hábil e receber as vacinas necessárias. Você também deve tratar parasitas para manter seu animal de estimação saudável e ativo.

Escolhendo um cachorrinho

Em nosso país, a raça Lagotto Romagnolo não é comum. Existem poucos criadores lidando com isso. A maioria desses cães é entregue dos Estados Unidos e da Europa, mas mesmo assim não é amplamente disponibilizada. Isso deve ser levado em consideração se for decidido ter um animal de estimação.

Comprar esses filhotes pode levar muito tempo, especialmente quando se trata da seleção de um animal de estimação que está planejado para ser exibido. Este fator forma a política de preços. Em média, o custo de um bebê é de 80 mil rublos.

A seguir, assista a um vídeo sobre cães da raça Lagotto Romagnolo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa