Chaveiro

Quem é o instalador de instrumentação e o que ele faz?

Quem é o instalador de instrumentação e o que ele faz?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Local de trabalho e salário

Serralheiro para instrumentação e automação (ou instrumentação) - trata-se de uma pessoa que, no desempenho de suas funções profissionais, controla o correto funcionamento de vários sistemas automáticos e instrumentos de medição... Com base nisso, podemos concluir que este cargo pertence à categoria dos responsáveis ​​e requer uma formação de alta qualidade (teórica e prática) de quem o ocupa. A profissão será do interesse das pessoas que mostram uma inclinação por disciplinas exatas (física, matemática, desenho).

Que é aquele?

Representantes da profissão de chaveiro de instrumentação são amplamente procurado em empresas que, no curso de sua operação, utilizam tecnologias modernas, atendidas por sistemas automatizados... São esses especialistas que garantem o funcionamento ininterrupto e de alta qualidade de vários equipamentos e aparelhos e, dependendo das qualificações do serralheiro, podem ser compreendidos tanto os equipamentos mais simples como complexos complexos de mecanismos.

Os funcionários que se especializam em trabalhar com instrumentação e automação podem ser empregados em empresas em vários setores.

De um modo geral, a abreviatura de instrumentação e automação significa "Instrumentação e automação" (que é o principal objeto da atividade do serralheiro). Ao mesmo tempo, a posição de um Kipovita em si pode ser heterogênea e incluir não apenas chaveiros, mas também eletricistas, engenheiros e outros especialistas.De uma forma ou de outra, deve-se ter em mente que esta profissão é diferente de um asushnik.

Serralheria de instrumentação e automação pode atuar em diversos departamentos da empresa. Por exemplo, algumas organizações criam divisões centralizadas - dentro de sua estrutura, serviços de reparo e manutenção são reunidos, enquanto outras formam divisões descentralizadas - tais divisões são típicas para empresas e empresas de grande escala. Dependendo das qualificações, experiência de trabalho e número de competências que um especialista possui, ele pode ser atribuído a uma das 7 categorias (de 2 a 8). Ao mesmo tempo, ao longo da sua carreira, necessita de se empenhar constantemente na melhoria do seu nível profissional, graças ao qual, entre outras coisas, poderá aumentar o seu salário.

Se falarmos sobre as características da especialidade, então deve-se notar a presença de vantagens e desvantagens. Por um lado, costuma-se atribuir um salário bastante elevado (em relação à média nacional), por outro, deve-se ter em mente que um apoio material decente está associado a um alto nível de responsabilidade, bem como a um elevado risco de lesão no trabalho.

Assim, antes de escolher a profissão de chaveiro de instrumentação como sua futura carreira, você deve pesar cuidadosamente todos os prós e contras e só então tomar uma decisão objetiva e racional.

Responsabilidades

Antes do emprego formal, todo empregador responsável e zeloso deve familiarizar o candidato ao cargo com uma lista de suas responsabilidades futuras... Tradicionalmente, todos eles são listados em documentos oficiais, como o padrão profissional e a descrição do cargo. De uma forma geral, importa referir que as tarefas que o serralheiro de instrumentação executa podem diferir significativamente consoante o local de trabalho específico, nomeadamente, as especificidades da actividade de uma determinada empresa e os desejos do empregador. Além disso, uma diferença importante nas responsabilidades entre os profissionais é que os funcionários com classificações mais altas desempenham funções mais exigentes e vice-versa.

Vamos considerar algumas das funções mais tradicionais de um chaveiro de instrumentação. Esses incluem:

  • garantir o funcionamento correto do equipamento de relatório;
  • implementação de funções de liderança (para funcionários qualificados e de alto escalão);
  • introdução de modernos sistemas automatizados;
  • desenvolvimento de normas técnicas;
  • manutenção de documentação (contabilidade e relatórios);
  • diagnósticos de operação de equipamentos;
  • fazer leituras de mecanismos de medição;
  • eliminação de avarias e defeitos, avaliação e identificação das causas da sua ocorrência;
  • montagem de dispositivos.

Além disso, vale lembrar que pelo não cumprimento ou cumprimento inadequado das funções atribuídas a um especialista, este poderá ser responsabilizado. Portanto, é óbvio que, ao se candidatar a um emprego, você deve ter certeza de que irá cumprir as tarefas que o empregador lhe confiou.

Conhecimento e habilidades

Para o desempenho de alta qualidade das tarefas que lhe são atribuídas, o serralheiro de instrumentação deve saber e ser capaz de fazer muito. Conhecimento e habilidades obrigatórios incluem:

  • conhecimento dos atos normativos e do quadro jurídico com base no qual o especialista exerce a sua atividade;
  • conhecimento das normas e regulamentos de segurança;
  • conhecimento do Código do Trabalho da Federação Russa;
  • a capacidade de encontrar e eliminar rapidamente o mau funcionamento do equipamento;
  • conhecimento das características de design de mecanismos e dispositivos;
  • capacidade de realizar instalação e desmontagem de equipamentos;
  • a habilidade de introduzir experiências avançadas e tecnologias modernas em suas atividades profissionais diárias;
  • compreensão dos princípios da gestão documental, elaboração de especificações técnicas, leitura de desenhos.

Ao mesmo tempo, na busca por vagas, deve-se atentar não apenas para as características profissionais. Assim, muitos empregadores apresentam requisitos em relação às qualidades pessoais dos futuros funcionários. Deve ser lembrado que você não deve apenas demonstrar suas altas qualificações, mas também provar que pode se integrar sem dor em uma equipe de trabalho já estabelecida. As características pessoais que são valiosas para um serralheiro de instrumentação incluem:

  • Mente analítica;
  • tipo técnico de pensamento;
  • imaginação espacial desenvolvida;
  • Boa visão;
  • Capacidade de se concentrar em uma tarefa e resistir a distrações;
  • consistência na execução de tarefas de trabalho;
  • responsabilidade, precisão e disciplina;
  • capacidade de seguir as instruções.

Ao mesmo tempo, uma combinação bem-sucedida de características profissionais e qualidades pessoais torna você um especialista relevante e requisitado, que se destacará favoravelmente no contexto de todos os outros candidatos à posição.

Além disso, deve-se ter em mente que é desejável um constante desenvolvimento e aprimoramento, tanto como pessoa quanto como profissional.

Educação

Se você está se candidatando ao cargo de chaveiro de instrumentação, então em primeiro lugar, é necessário obter uma educação adequada. Ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração o fato de que tal especialidade é ministrada tanto por instituições de ensino profissionalizante de nível médio como de nível médio. A primeira opção é considerada mais vantajosa, pois dá a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e subir na carreira. Então, depois de se formar na 9ª ou 11ª série, você precisa visitar o escritório de admissões da instituição de ensino na qual está interessado e descobrir quais exames você precisa fazer e se há requisitos para exames de admissão. Para quem pretende chegar à profissão de chaveiro de instrumentação, as mais relevantes serão as disciplinas de orientação técnica, em particular a matemática.

No processo de escolha de uma instituição educacional, você deve ser o mais cuidadoso possível.... Por isso, sempre que possível, dê preferência àquelas organizações de ensino que estão localizadas em grandes cidades e são respeitadas pela comunidade profissional - nesse caso, você terá muito mais chances de conseguir o emprego desejado logo após a formatura. No processo de obtenção da educação deve-se ser o mais responsável possível, o cumprimento de todos os requisitos deve ser abordado com a máxima seriedade. Ressalta-se desde já que o processo de aprendizagem é bastante complexo, visto que exige do jovem o domínio de muitos conhecimentos de uma orientação técnica, o currículo prevê cursos complexos. Maior atenção deve ser dada não apenas ao treinamento teórico, mas também ao treinamento prático. Durante a prática e estágios, tente se mostrar da melhor forma possível. Lembre-se que esta é a sua chance de obter uma oferta de emprego, bem como de adquirir as competências e aptidões necessárias para o desempenho de tarefas profissionais no futuro. O período de estudos pode variar dependendo da direção de estudo, programa e nível de educação que você decidir receber. Será pelo menos 3 anos.

No entanto, mesmo depois de concluir sua educação básica, você não deve parar para relaxar. Se você deseja subir ativamente na carreira, precisa participar de uma variedade de eventos educacionais especializados de forma contínua - treinamentos, seminários, palestras, master classes. Assim, você estará sempre atualizado sobre as últimas tendências em seu campo profissional e não perderá relevância e relevância entre os empregadores.

Local de trabalho e salário

Serralheiros especializados em instrumentação e automação são procurados em empresas em vários campos, nomeadamente:

  • energia;
  • indústria alimentícia;
  • indústria de processamento;
  • empresas metalúrgicas;
  • empreendimentos de habitação e serviços comunitários;
  • organizações de petróleo e gás;
  • construção.

Assim, por ter recebido uma formação especializada, você não ficará sem trabalho e poderá se envolver nas mais diversas áreas da atividade humana. Nesse caso, vale a pena escolher exatamente o setor que mais se adequa a você em caráter e desperta interesse.

Deve-se ter em mente que imediatamente após a formatura e formatura, você só pode se inscrever para vagas iniciais. Ao mesmo tempo, ganhando gradualmente experiência de trabalho e aumentando sua classificação, você terá a oportunidade de se tornar o chefe de um departamento ou mesmo um diretor de uma empresa - neste aspecto, você está limitado apenas por suas ambições pessoais.

Quanto ao salário de um especialista, depende de um grande número de fatores, entre os quais se costuma destacar:

  • região de residência - um especialista que vive e trabalha na capital recebe muito mais do que aquele que trabalha nas províncias;
  • qualificação - quanto mais alto o nível de um chaveiro, mais dinheiro ele ganha;
  • o nível de educação - na falta de educação adequada, você só pode contar com cargos de apoio mal remunerados;
  • o escopo da empresa - por exemplo, não é segredo que os maiores salários são recebidos por especialistas que atuam no setor de petróleo e gás.

Se falarmos sobre os indicadores médios de remuneração material pelo trabalho de um serralheiro de instrumentação na Rússia, eles estão no nível de 40.000 a 50.000 rublos. Ao mesmo tempo, os especialistas que trabalham em regime de rodízio ou estão envolvidos em empresas metropolitanas recebem várias vezes mais - seu salário pode ultrapassar 100.000 rublos.

Assim, a posição de mecânico de instrumentação, que pertence à categoria das ocupações de colarinho azul, é relevante e procurada.

No entanto, deve-se ter em mente que o especialista deve possuir um conhecimento profissional profundo, além de um grande número de habilidades especializadas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa