Cortinas para sala

Como lavar tule na máquina de lavar?

Como lavar tule na máquina de lavar?
Contente
  1. Características de lavagem
  2. Escolha de fundos
  3. Regras gerais
  4. Como clarear?
  5. Como secar?

A percepção de toda a sala depende muito de como o tule fica nas janelas. Ao mesmo tempo, o tecido arejado tende a ficar cinza e amarelo com o tempo. Para fazer com que a decoração da janela dure mais, mantendo um visual elegante, você pode lavá-la na máquina automática. A abordagem correta neste assunto tornará a limpeza das coisas o mais eficiente possível.

Características de lavagem

Vários tecidos translúcidos são usados ​​para criar belas cortinas de janela. Isto pode ser:

  • organza;
  • véu;
  • internet;
  • musselina.

Vários tipos de tecidos são feitos de matérias-primas naturais ou artificiais:

  • algodão;
  • viscose;
  • sedas;
  • sintéticos.

É necessário lavar o tule na máquina de lavar, levando em consideração as características dos tecidos.

    Então, ao processar algodão, a temperatura deve estar no nível de 40-60 graus.

      Anteriormente, as "roupas para a janela" ficavam encharcadas, escolhendo o modo adequado. Você precisa enxaguar essas cortinas pelo menos 2 vezes.

      Outras cortinas são lavadas a 30-40 graus. Muitos deles não torcem. Tudo depende das características dos tecidos, se são, por exemplo, sintéticos.

      Escolha de fundos

      A escolha dos detergentes também depende do material usado para costurar o tule.

      Para todos os tipos de tecidos, géis e pós são adequados para o processamento de roupas infantis. Organza, musselina e véu podem ser lavados com xampus e géis especiais.

      Embora a organza, como o algodão e o náilon, possa ser processada com o pó comum. Para itens de seda, você pode usar um bálsamo especial.

      Mas o pó comum é prejudicial para uma estrutura tão delicada.

      Os álcalis, presentes neste tipo de produtos, estragam a trama dos fios de seda. Depois de lavadas, as cortinas vão perder sua beleza e logo vão querer ser notadas nas outras pessoas.

      Considerando todos esses recursos, você deve escolher produtos químicos domésticos na loja.

      Regras gerais

      Existem princípios gerais para lavar tule em uma máquina automática. Qualquer que seja a base de uma cortina específica, ela deve ser tratada com o máximo de cuidado possível para que a decoração da janela permaneça elegante.

      É necessário atualizar essas coisas pelo menos 3 vezes por ano. Porém, se a casa não estiver em um local particularmente seguro (do ponto de vista ecológico) - perto da estrada ou em uma área onde haja algum tipo de produção nas proximidades, então a lavagem terá que ser feita com mais frequência.

      Antes de colocar o véu na máquina automática, os ganchos são retirados e sacudidos na varanda - isso permitirá que parte da poeira acumulada na superfície do material se afaste. Graças a isso, não é necessário reiniciar a lavagem quando se constatar que as cortinas não estão completamente limpas.

      Não coloque muito gel ou pó em abundância na máquina antes de lavar. O excesso de detergente permanecerá na cortina e parecerá desbotado. A coisa certa a fazer é cortar a quantidade normal de detergente pela metade. Para uma malha ou tecido muito fino, isso é suficiente, visto que, ao longo do tempo, enquanto a coisa está girando na máquina de escrever, ela cria uma grande quantidade de espuma ao seu redor.

      Na hora da lavagem, é aconselhável utilizar um saco especial que não permitirá que o tule nele colocado seja danificado. A coisa deve ser enrolada quando colocada no tambor, e não empilhada, para que depois não haja listras.

      Além disso, não tente lavar várias cortinas ao mesmo tempo ou combiná-las com peças da mesma cor. Quando há espaço suficiente na máquina, a lavagem e o enxágue são mais eficazes.

      Mesmo que não se saiba exatamente que tipo de tecido foi usado para costurar, o tule é enrolado no tambor em um modo delicado. Neste caso, o montante revoluções não exceda 600, e água para lavar aquece não mais do que 40 graus. Lembre-se de que se o líquido estiver mais quente, as cortinas ficarão mais curtas ou empenadas.

      Após o funcionamento da máquina de lavar, não é necessário retirar imediatamente a peça limpa. Às vezes é mais vantajoso dar um tempo até que a água escoe, já que alguns tecidos não precisam ser torcidos ao longo do caminho e você também não quer que a casa fique úmida. Mas isso só se aplica a materiais que não enrugam muito.

      Como clarear?

      Para deixar o tule mais claro e remover a tonalidade amarelada, os chamados branqueadores óticos ou de oxigênio ajudam. Produtos especiais podem ser encontrados nas prateleiras das lojas de produtos químicos domésticos.

      Os branqueadores ópticos funcionam com base no princípio de partículas refletivas depositadas na superfície de um material. Mas, levando em consideração suas características, é melhor usar esses fundos apenas em tule branco puro. Tecidos translúcidos coloridos podem perder sua atratividade se expostos a esses produtos químicos.

      Quanto aos alvejantes de oxigênio, é preciso considerar imediatamente que eles não são baratos, embora, tendo comprado tal produto, você pode usá-lo sem medo em qualquer tecido, uma vez que não viola a estrutura do material e também funciona com eficácia mesmo em baixas temperaturas da água.

      Se não houver dinheiro extra para alvejantes especiais, você pode usar o azul e até o verde brilhante. 4-5 gotas de tal produto são diluídas em um copo de água para que sejam completamente dissolvidas, e despeje o líquido na máquina através do compartimento do ar condicionado. (Se a química não for completamente dissolvida na água, manchas coloridas permanecerão nas coisas na máquina).

      O tule também é refrescado com sal de mesa comum, que atua como um alvejante. É adicionado ao pó - algumas colheres de sopa. Em seguida, as "roupas de vitrine" são lavadas de acordo com as regras de manuseio dessas coisas.

      Também é aconselhável adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou um saco de fermento em pó à máquina. O peróxido de hidrogênio e a amônia também atuam como clarificadores de tecidos.

      Você pode antes de enviar para a máquina molhe a toalha da janela por algumas horas em uma solução, onde para 5 litros de líquido há 2 colheres de sopa de amônia e peróxido, ou você pode adicionar um pouco de H2O2 diretamente na lavadora.

      Além disso, donas de casa experientes aconselham adicionar 2 colheres de sopa de vinagre à máquina, quando se trata do enxágue final do tule. Após a lavagem, a peça tratada ficará mais clara e mais branca.

      Como secar?

      A vantagem do tule é que seca muito rapidamente. Mas deve-se ter em mente que se for deixado dobrado após a lavagem, os vincos do tecido serão visíveis de longe, e não é tão fácil alisá-los, principalmente considerando que alguns tecidos não podem ser “introduzidos no ferro ”em tudo. As cortinas removidas da máquina são mais fáceis de pendurar sobre o banheiro, permitindo que a umidade seja drenada.

      Se o líquido não pingar mais, pode-se pendurar o tule em seu devido lugar ainda úmido, pois ainda é necessário secá-lo na posição vertical.

      Para obter informações sobre como branquear o tule, veja o vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa