Cortinas para sala

Desenho de cortinas para sala: variedades, dicas de escolha, exemplos

Desenho de cortinas para sala: variedades, dicas de escolha, exemplos
Contente
  1. Qual é a aparência dos diferentes tipos no interior?
  2. Determinando o comprimento
  3. Tecidos populares e suas combinações
  4. Características da seleção de cor e padrão
  5. Recomendações-chave
  6. Como escolher um desenho?
  7. Que lindo pendurar?
  8. Ideias interessantes

Os têxteis da sala desempenham um papel importante. Cortinas corretamente selecionadas enfatizam o design e o estilo da sala. Não existem tantos requisitos para os têxteis, por isso será fácil encontrar a opção certa. Você pode pendurar cortinas de diferentes maneiras, o que permite esconder falhas e deixar o ambiente mais harmonioso.

Qual é a aparência dos diferentes tipos no interior?

Cortinas leves de algodão e tecidos pesados ​​nos ilhós mudam a atmosfera geral da sala. As peculiaridades da percepção devem ser levadas em consideração antes de tudo. O interior deve ser complementado por têxteis de forma harmoniosa e competente. As características dos diferentes tipos de cortinas são apresentadas a seguir.

  • Com lambrequim. Inicialmente, estamos falando da cortina, que está pendurada ao longo da cornija. Franjas e babados são inerentes a esse look. Normalmente usado em combinação com cortinas e cortinas. No âmbito das espécies, existem moles, duros, combinados e abertos. Lambrequin parece especialmente vantajoso ao decorar com franjas.
  • Romano. Quando montadas, as cortinas de rolo assemelham-se a uma linha reta. O mecanismo de acordeão torna o produto compacto. O decorativismo reside no tecido brilhante e elementos adicionais não são bem-vindos. Formas rígidas e linhas claras não combinam bem com esse tipo de design. As persianas romanas podem ser combinadas com cortinas ou cortinas, usadas na sala de estar de qualquer tamanho. Normalmente, os tons romanos são feitos de tons naturais e opacos de tecido.
  • Austríaco. Outro tipo de persianas. A austeridade das peças romanas dilui-se com a elegância francesa.As linhas suaves e compactas ficam bem na Provença, no chique gasto com interiores mediterrâneos. As dobras são dobradas apenas até o meio da tela. Decoração de cortina é bem-vinda, você pode usar fitas de cetim, laços, franjas. Eles podem ser lisos ou com letras pequenas.
  • Kiseya... As cortinas de filamento são feitas de fios sintéticos. Visualmente, ele se assemelha a uma cachoeira fluindo até o chão. Em um dia ensolarado, essa cortina cria sombreamento melhor do que um tecido translúcido sólido. Kisei pode ser em tecido ou com elementos decorativos sólidos. Modelos simples são feitos de fios comuns de qualquer cor. Cortinas com adição de fios metálicos têm um aspecto luxuoso e brilhante. Os modelos de macarrão e chenille são feitos de fios trançados e chenille, respectivamente. Lantejoulas são freqüentemente usadas como decoração sólida. Combina com qualquer estilo de interior, dependendo da cor.
  • Japonês. Os painéis de exibição são práticos e funcionais, adequados para todos os interiores modernos. O produto desliza suavemente sobre as janelas. A matéria pode ser densa ou transparente. Cores sólidas e impressões de fotos estão disponíveis.

As cortinas modernas não apenas criam sombra em um dia de sol, mas também são uma parte importante do interior. A textura e a cor são escolhidas de acordo com o estilo da sala. A maioria dos modelos modernos são fáceis de lavar.

Os tecidos leves são mais bem colocados em hastes de cortina minimalistas e alguns são fixados diretamente nas molduras das janelas.

Determinando o comprimento

A decoração de janelas requer uma abordagem competente. Às vezes, o comprimento errado das cortinas pode arruinar a impressão geral. Em salas grandes, os tecidos ficam bem até o chão. No entanto, essa regra só funciona ao usar tecidos de chiffon de cetim claro. Vincos em telas pesadas ficarão desleixados.

O tamanho da tela deve ser selecionado levando em consideração a largura da janela. Todo o sortimento pode ser dividido em 5 tipos.

  • Curto para o peitoril... Esses modelos são geralmente combinados com tule, lambrequins. Deve haver cerca de 1,5-2 cm entre o peitoril da janela e a borda inferior da cortina.Em uma pequena sala de estar com teto baixo, você não deve usar tecidos escuros.
  • Um pouco abaixo do peitoril da janela... As cortinas são rebaixadas 10-20 cm. Esta opção é adequada se o peitoril da janela não for utilizado como espaço funcional.
  • A distância até o chão é de 5 a 7 cm. Estes são os modelos mais populares usados ​​na maioria dos interiores. A altura do teto é visualmente reduzida com este design de janela. Materiais leves devem ser escolhidos. Telas pesadas são inadequadas.
  • Pano até o chão. Apenas 1-1,5 cm do chão da borda inferior da cortina. Visualmente, as cortinas parecem bater no chão. Às vezes, esta opção permite ocultar visualmente as irregularidades da superfície.
  • A cortina encontra-se no chão 10-30 cm. Raramente é usado na vida cotidiana porque a bainha fica suja rapidamente. O processo de limpeza é complicado pelo fato de que as telas devem ser constantemente levantadas. Cortinas deste comprimento ficam bem em quartos grandes com interiores elegantes. Nenhum acessório de decoração é adicionado, essas telas são decorativas em si mesmas.

Ao usar a primeira opção, é necessário que o tule difira em tamanho em uma direção maior. Se a cortina principal cair no chão, o tecido translúcido deve ser mais curto. Em todos os outros casos, parece bom se todos os produtos tiverem o mesmo comprimento. Deve-se notar que os elementos decorativos são apropriados em quase todos os lugares.

Tecidos populares e suas combinações

O sortimento moderno é amplo e diversos materiais são utilizados para a confecção de cortinas. As restrições são na forma de cortinas. Ao escolher, você deve prestar atenção se o material mantém sua forma ou flui. Dependendo disso, a aparência muda. Considere as opções de materiais.

  • Se as cortinas são de tule, são transparentes e esvoaçantes. Mas para a fabricação, você pode usar tecidos diferentes - organza, algodão, linho, véu, chiffon... As cortinas de linho são as mais duráveis ​​e podem suportar um grande número de lavagens.
  • romano pode ser costurado de linho, algodão, sintéticos ou tecidos mistos. O último caso pode ser considerado o mais prático. O tecido mesclado combina fios naturais e sintéticos, fica lindo e prático de usar.
  • japonês as cortinas são feitas principalmente de algodão espesso.
  • Modelos francesas são feitos de tecido mole. Produtos feitos de seda, musselina, cetim, cambraia e moiré ficam bem.
  • Cortinas austríacas feito apenas de materiais naturais. Os mais populares são os tecidos de veludo, damasco e lã natural.

A escolha do tecido está diretamente relacionada ao design da sala. Os tecidos leves e translúcidos ficam bem em quase todos os estilos. Tecidos grossos podem sobrecarregar o interior e torná-lo opressor. As cortinas que prendem as janelas são feitas exclusivamente de tecidos densos.

Características da seleção de cor e padrão

As cortinas devem estar em harmonia com o interior geral. As principais opções de cores são as seguintes:

  • para combinar com a cor e textura do papel de parede - as cortinas devem ser da mesma cor, mas de 2 a 4 tons mais claros ou mais escuros;
  • debaixo da mobília ou a maior peça de mobília;
  • combinando com a cor das almofadas decorativas.

Cortinas de luz ficam bem em quartos pequenos, faça-os maiores. Cortinas com tons frios são adequadas para salas de estar aconchegantes e vice-versa. No entanto, existem sombras que requerem atenção especial.

Características da utilização de cortinas de diferentes cores no interior da sala.

  • Cinza. As cortinas parecem caras e neutras e não chamam atenção. O estilo vintage vai enfatizar o ornamento nas telas. Para o minimalismo, vale a pena escolher modelos monocromáticos foscos. A estopa é simplesmente insubstituível para o estilo ecológico.
  • Marrom e tons de bege. Um grande grupo inclui tons de chocolate amargo a leite macio. Os tons versáteis ficam bem em qualquer interior. Eles não atraem a atenção, mas criam um conforto adicional. Cortinas de pêssego parecem vivas e interessantes.
  • Branco. Os materiais translúcidos adicionam leveza e tornam a sala de estar mais iluminada. Uma boa solução para pequenos espaços. É melhor recusar cortinas e lambrequins. Nos tecidos, a preferência é dada ao linho, algodão e cetim.
  • Preto e branco... Padrões florais, estampas geométricas e similares adicionam um toque de elegância à sala de estar. É melhor se essa cortina for feita de tecido leve. As cores devem ser combinadas com móveis e decoração de paredes, pisos, tetos. Todos os elementos decorativos brilhantes vão se destacar em uma sala com essas cortinas.
  • Preto. Fica bem em paredes lisas e lisas em cores correspondentes. A densidade do tecido deve enfatizar o interior. Em outras palavras, se todos os tecidos são densos, as cortinas devem ser as mesmas.
  • Verde. Todos os tons de verde claro pastel a oliva são aceitáveis. Cortinas clássicas em combinação com pregas ficam bem. Tecidos claros se tornarão um destaque chave do interior. Uma ótima solução para o estilo ecológico. Cortinas de menta podem ser usadas para decorar janelas em um interior moderno.
  • Lilás. Dê um toque criativo à sala de estar. Fica bem em combinação com paredes brancas e cinzas. Esta cor pode ser usada em qualquer tamanho de sala. Você precisa ter mais cuidado com os tecidos roxos - eles escondem espaço.
  • Turquesa. Deve combinar-se com móveis da mesma cor ou com sofás brancos e tapetes claros. É especialmente bonito se o material for leve e fluido.
  • Vermelho. Adiciona energia e brilho ao ambiente. Os tons de cereja e vinho ficam melhores em quartos espaçosos. Para uma sala pequena, vale a pena escolher uma combinação com tons rosa claro.
  • Borgonha... Fica bem com paredes brancas, bege, pêssego. Você não pode combinar essas cortinas com acabamentos em azul e roxo de qualquer forma. Uma boa solução para uma sala ampla e espaçosa.
  • Azul... Você pode combinar com o branco ou usar tons de azul, as cores do céu. Esta combinação aumentará visualmente o espaço de uma pequena sala. Para uma grande sala de estar, cortinas com ligas de ouro e veludo azul rico são adequadas.

Freqüentemente, as cortinas são escolhidas após o reparo. Nesse caso, é muito mais conveniente navegar pela cor principal da sala.

Recomendações-chave

  • Sala de estar cinza. Tons de branco e leitoso enfatizam a neutralidade. Tintos amarelos, laranja e suaves adicionam um toque aconchegante e macio. Os tons neutros são considerados ganha-ganha neste caso, então você pode pendurar tecidos cinza, café, areia.
  • Quarto bege. Cortinas roxas, turquesa ou fúcsia parecem interessantes. Nesse caso, é melhor escolher um tecido acetinado ou translúcido.
  • Sala de estar branca. Tudo depende apenas do estilo do interior. A paleta marrom é inerente aos clássicos. As cores vivas combinam com os estilos modernos.

Como escolher um desenho?

As cortinas nas janelas criam um ambiente especial na sala de estar e protegem de olhares indiscretos. As propriedades funcionais são idênticas para todos os modelos, mas as decorativas diferem muito. A escolha do desenho das cortinas do hall.

  • Interior moderno bom tanto em um quarto pequeno quanto em um espaçoso. Cortinas simples e retas sem colar são adequadas. É melhor escolher uma geometria grande como desenho.
  • Interior clássico adora tecidos texturizados, mas sem estampas destacadas.
  • Cortinas para o corredor no estilo provençal deve ser feito de material natural, e é melhor escolher cores naturais ou brilhantes. Estampa floral é bem-vinda. Um padrão em uma pequena gaiola ou uma tira fina é adequado.

A impressão pode ser combinada com móveis ou outros tecidos. Por exemplo, se os gatos são retratados em almofadas decorativas, eles podem estar presentes nas cortinas. Impressões muito brilhantes e variadas são aceitáveis ​​com um design geral lacônico.

Se a sala for decorada com um grande número de elementos decorativos, então vale a pena usar telas lisas nas janelas.

Que lindo pendurar?

As cortinas perfeitas com desenhos excelentes já foram selecionadas, mas ainda não é o fim. A janela deve ter uma cortina adequada e bonita para mostrar todo o apelo do tecido. As opções podem variar dependendo dos recursos da janela e das telas.

  • Gravatas em tecido. Assim, a cortina fica lindamente presa à cornija ou haste. A cor pode combinar exatamente com o tom ou, ao contrário, em contraste. As pontas longas do tecido são geralmente decorativas.
  • Lambrequim com dobras... Tal adição às cortinas comuns parece interessante e torna a composição completa. A cor é selecionada de acordo com o mesmo princípio da versão anterior.
  • Cortinas desleixadas exuberantes... A web está ligada em vários lugares. A sobreposição acima do ponto de união deve ser cuidadosamente endireitada. Ao usar tecidos leves, um efeito de jato é obtido. As cortinas blackout tornam-se mais curvas e graciosas. Para amarrar, neste caso, são utilizadas fitas de cetim, laços, rendas de seda. As cortinas parecem ligeiramente abertas, portanto, você também deve pendurar uma cortina plana.
  • Guirlandas e trens... Uma boa solução se pretende decorar a janela o mais luxuosamente possível. Para guirlandas, fitas de tecido são usadas para combinar com as cortinas. Ganchos, rendas com borlas e fios com miçangas são usados ​​como decoração.
  • Trança. Você pode pendurar cortinas retas e, assim, dar-lhes volume. As dobras ficam bem apenas se as telas forem lisas. Em tecidos leves, franzidos simples são criados em forma de raios ou laços. Dobras intrincadas adornam itens feitos de tecido pesado.
  • Cornija... Você precisa pendurar cortinas em alguma coisa, então o elemento é de particular importância. Vale a pena focar no número de camadas de cortinas, no método de separação, na severidade do tecido. As cortinas e a haste da cortina devem ter um design consistente. Para um visual clássico, as esculturas em madeira são adequadas. Mais cornijas lacônicas são inerentes aos interiores modernos.
  • Janelas de canto. Normalmente, essas aberturas são estreitas, por isso é melhor recusar a estratificação, pois isso sobrecarregará o interior. Uma cortina transparente em combinação com cortinas laterais parecerá sofisticada, mas discreta. Vale ressaltar que as cortinas podem ser penduradas em uma cornija encaracolada ou em duas linhas retas. No primeiro caso, um modelo de rosca ficará bem em vez de tule.
  • Janela saliente. O próprio desenho serve de decoração para a sala, por isso não se deve esconder a janela saliente por trás das cortinas, basta enfatizá-la. Tule permitirá que você projete uma área de estar. Faz sentido mudar as cortinas para as estações. No inverno, decoram com cores claras e quentes, e no verão usam cores suaves e frias. Se a janela saliente serve como uma área de trabalho, então faz sentido pendurar as cortinas de forma mais rígida. Modelos enroláveis ​​economizam espaço e reduzem o fluxo de luz.
  • Janelas altas. Esta abertura permite que você experimente. As janelas largas devem ser cobertas por uma cortina multicamadas com ligas. Criar lindas dobras e guirlandas permitirá que você supere a janela, tornando-a a peça central do corredor.
  • Janela estreita. O padrão geométrico nas cortinas aumenta o espaço. Essas cortinas devem ser penduradas retas.

Ideias interessantes

Existem muitas maneiras de combinar diferentes tipos de cortinas e cortinas. A abordagem certa tornará o ambiente bem iluminado e aconchegante. A combinação de texturas adicionará sofisticação à composição geral.

Um belo exemplo de combinação de persianas romanas práticas com cortinas decorativas. As primeiras são feitas em cor neutra, e a estampa colorida nesta última está em harmonia com os tecidos da sala.

As cortinas japonesas da sala de estar são atraentes e lacônicas. O interior geral é muito claro e o quarto parece espaçoso.

Uma boa maneira de destacar uma janela saliente com uma área de estar. Cortinas romanas ornamentadas feitas de material leve podem ser desamarradas para separar o sofá do resto do espaço.

As cortinas de fios coloridos estão em harmonia com os destaques de cores do quarto. Pode-se ver que a luz está fraca, mas ainda penetra através deles.

As cortinas combinam em tons e combinam bem entre si. As cornijas ficam escondidas, então o tecido parece fluir do teto para o chão.

A cortina de tule plissado é confeccionada em uma cor suave e aconchegante. Todo o quarto parece leve e aconchegante.

A combinação de cortina e cortina de filamentos não impede a penetração da luz, mas a escurece ligeiramente. O desenho simultâneo de três janelas ao mesmo tempo aumenta visualmente o espaço.

Cortinas de tule e cortinas blackout padrão são uma boa combinação para um interior clássico. Parece luxuoso e atraente.

Uma combinação mais lacônica de cortinas de material translúcido. As ligas criam dobras lindas e volumosas.

A cortina é bastante comprida e flui pelo chão. As ligas são decoradas com borlas e criam um contraste contra o fundo da cortina.

Para obter informações sobre como costurar cortinas você mesmo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa