Chapéus

Tipos de chapéus

Tipos de chapéus
Contente
  1. O que é um chapéu?
  2. Visualizações
  3. Dicas de Seleção

O costume de cobrir o cabelo não só com o calor, mas também no verão, veio do fundo dos séculos. Era uma vez, usar ou tirar um chapéu tinha um significado mágico. Uma mulher com lenço, chapéu ou chapéu na cabeça foi considerada “coberta” e protegida por um homem.

Um homem tirando o chapéu na frente de alguém mostrou respeito por ele e enfatizou sua dependência.

O que é um chapéu?

Chapéu, como diz o dicionário da língua russa, derivado do francês, por sua vez emprestado do latim. Significa um cocar projetado para ser usado por adultos e crianças de ambos os sexos. Na maioria dos casos, um chapéu significa uma opção acolhedora, embora também existam chapéus leves de verão.

Visualizações

Todos os tipos, modelos e estilos de chapéus são tão diversos que é muito difícil listá-los, mas todos podem ser classificados de acordo com vários critérios.

  • Por nomeação: doméstico, finalidade especial (profissional, nacional, confessional, desportivo).

Os chapéus domésticos são chapéus que vemos nas pessoas no dia a dia, incluindo ocasiões especiais: chapéus, bonés. São esses chapéus que apresentam o maior número de estilos.

Os chapéus para fins especiais são chapéus incluídos em um conjunto de roupas profissionais ou esportivas. Exemplos de chapéus profissionais incluem:

  • gorros quadrados acadêmicos (cocares de graduados de instituições de ensino superior);
  • chapelaria, balaclava, boné sem ponta, boné, boné de guarnição, boina - toucados para diferentes tipos de tropas;
  • kamilavka, scufia, mitra, capuz, capela romano, tiara, gallero - toucas de representantes de várias confissões;
  • calota craniana, kokoshnik, namitka, ablavukha, boné, boné, turbante, hijab, kasa, yarmulke, bryl, fez, sombrero - cocares nacionais;
  • capacete de construtor, tatuagem de empregada doméstica, chapéu de médico, chapéu de chef - chapéus que são atributos fixos e facilmente reconhecíveis de uma atividade profissional específica;
  • Capacetes de proteção, inclusive para andar de bicicleta ou andar de bicicleta;
  • máscara de esgrima;
  • chapéu de esqui;
  • viseira (viseira para jogar golfe);
  • boné de baseball;
  • tampa da piscina.
  • Sazonalidade: inverno, verão, semi-estação.

Os chapéus de inverno podem incluir chapéus e chapéus feitos de materiais densos (feltro, pele, malhas grossas ou multicamadas). Os chapéus de verão são projetados principalmente para proteger do sol e criar uma aparência bonita. Essas variedades incluem panamá, boinas arrastão, bonés leves e chapéus leves. Os modelos de demi-season são os mais agradecidos e diversos tanto no sentido dos métodos de fabricação, e no sentido dos materiais usados ​​para isso, e no sentido, de fato, dos estilos.

  • Por idade: adultos, crianças, jovens.

É claro que, gradualmente, os conceitos da relevância dos modelos infantis para os adultos e vice-versa estão cada vez mais confusos. Na atualidade, e na Paris Hilton adulta de longa data, é possível ver um chapéu infantil com orelhas e uma cara de gato bordada, mas ao mesmo tempo não se pode dizer que a menina parece um tanto ridícula. Da mesma forma, jovens senhoras com chapéus de abas largas e jovens cavalheiros com cartolas ficam bem em sessões de fotos.

Outra coisa é que esses chapéus para adultos dificilmente serão confortáveis ​​para as crianças na vida cotidiana, especialmente com o estilo de vida ativo atual.

Chapéus jovens são uma opção intermediária que fica bem em pessoas de diferentes gerações, se os outros componentes da imagem parecerem adequados. Nesse sentido, os mais velhos têm até uma série de vantagens sobre os jovens: uma mulher com mais de 50 anos fica bem, uma mulher de meia e jaqueta em uma viagem de esqui, embora em outras ocasiões também surpreenda com a elegância da imagem clássica em um chapéu com um véu.

Bem como um boné de beisebol em um homem durante a pesca ou um casaco de cashmere e um chapéu rigoroso com ele durante o horário comercial da semana.

  • Por material: tecido, pele, fio e outros materiais.

De que chapéus não são feitos:

  • Tecido - feltro, veludo, veludo cotelê, lã, jeans, tweed, malhas, algodão, lã. Estilos de tais chapéus: todos os tipos de chapéus, boina, panamá, bandana, chapéus moldados, chapéus com orelhas, capacete, capuz, boné, boné de beisebol.
  • Pele - é difícil dizer de quais chapéus de pele não são feitos (vison, pele de astracã, coelho, pele de carneiro, cachorro, lobo, castor, noz-moscada, fulvo, zibelina, raposa ártica, raposa, guaxinim). Esta seção apresenta uma jaqueta bomber, uma ushanka, um chapéu gogol, uma jaqueta Kubanka, um chapéu, um boyarka.
  • Fios - chapéus de malha são talvez uma das variedades mais comuns que permitem incorporar as ideias mais diversas e fantásticas (lã tradicional ou semilã, mohair com seda, bouclé e grama, fios com lantejoulas, melange monocromática calma ou estonteante ) Chapéus de malha: boné, malha grossa, chapéu bomber de malha, chapéu com lapela, chapéus com pompons de vários tamanhos, turbante, gorro, chapéu trompete, chapéu-lenço, chapéu-capacete, chapéu com motivos (perfurações, arans, ornamentos).
  • Outros materiais: relativamente tradicionais (palha, feltro) e totalmente imprevisíveis (de penas a fraldas - é a partir desses materiais que às vezes são criados chapéus incríveis para assistir a corridas de cavalos).
  • Pelo método de fabricação: costurado, tricotado, feltro, vime.

Dicas de Seleção

Uma série de considerações práticas e estéticas devem ser seguidas ao escolher um chapéu:

  • A versatilidade do arnês. No caso de você precisar de um chapéu específico para uma imagem específica, não há necessidade de inventar a universalidade. Se você comprar um chapéu que, de acordo com a sua ideia, deve ser combinado com o máximo das suas coisas, então é melhor parar em algum modelo bastante tradicional de tons calmos.
  • Conveniência. Naturalmente, ao comprar um chapéu ou boné desconfortável para uma única, por exemplo, uma ocasião solene, às vezes você pode ser guiado pela expressão imortal "a beleza exige sacrifício". No entanto, se você vai passar muito tempo com este cocar, então vale a pena abordar sua escolha com especial cuidado: estude a composição do material com que o chapéu é feito (por exemplo, se você é alérgico a lã, você não deve comprar um toucado feito deste material, especialmente se for assumido que vai mover-se para baixo na testa); o ajuste da touca na cabeça também é importante (se estiver muito solta, você corre o risco de perdê-la; se estiver muito apertada e ficar muito apertada na cabeça, sentirá um desconforto constante).
  • Estilo. Ao comprar um chapéu muito na moda, você deve pensar se consegue suportar o próprio estilo com que é feito (lembre-se, não o estilo, mas o estilo) - afinal, a mencionada Paris Hilton em um chapéu de "gato" parece natural precisamente porque a expressão em seu rosto, e comportamento, e em si mesmo seu modo de vida, tudo isso, considerado em conjunto, não se contradiz. E é improvável que um chapéu assim pareça uma mulher de negócios em um terno clássico com modos apropriados.
  • Tipo de rosto. Talvez todos já conheçam os tipos de rostos, mas isso não impede que até estrelas de personal stylists cometam erros na hora de escolher chapéus. Por uma questão de justiça, deve-se observar que às vezes esses erros ajudam a tornar a imagem extraordinária, porém, na maioria dos casos, vale a pena considerar regras não tão complicadas.

As mulheres com formato de rosto triangular devem evitar chapéus volumosos, especialmente tricôs grandes com punhos ou pendurados na testa. Se você tem um formato oval maravilhoso de rosto, quase todos os estilos funcionam para você, mas cuidado com os chapéus altos que podem alongar seu rosto. Mas esta é uma ótima opção para meninas e mulheres gordinhas.

Eles também devem dar uma olhada em chapéus e chapéus com abas.

  • Aparência, tipo de cor, crescimento e comprimento do cabelo. Ao adquirir um boné (ou material para sua confecção), preste atenção ao seu tipo de cor. Acontece que tanto o formato do chapéu quanto o estilo são perfeitos para uma menina, mas ao colocá-lo cria-se o efeito de “cara que desaparece”, ou, como também é chamado, “você se funde”. Isso é especialmente verdadeiro para chapéus de pele, escolhidos no mesmo tom do cabelo e do casaco de pele. As morenas são adequadas para as cores branca, roxa e vermelha. Loiras - toda a gama de tons pastéis, mas você pode experimentar cores mais saturadas. A clássica cor preta do boné pode revelar-se bastante insidiosa - tal tom requer uma tez impecável, todas as imperfeições (pele irregular, tez feia, hematomas ou bolsas sob os olhos) podem se destacar ainda mais.

A altura da mulher também é importante. Se uma garota é frágil e baixa, então um chapéu alto e volumoso dificilmente combinará com ela, o que tornará a silhueta desproporcional.

E será igualmente desproporcional se uma senhora corpulenta colocar um chapéu minúsculo - neste caso, ela corre o risco de parecer o famoso Freken Bock. Um espelho normal de corpo inteiro o ajudará a evitar essas falhas, nas quais você poderá apreciar toda a imagem dobrável como um todo.

O comprimento e a cor do cabelo também serão úteis se você escolher o chapéu certo.

Bonés e chapéus com lapelas são adequados para cabelos curtos, uma boina romântica ou um elegante chapéu de aba larga combinam perfeitamente com cabelos longos e lisos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa