Certidão de casamento

Certidão de casamento: como é, como substituí-la e pode ser laminada?

Certidão de casamento: como é, como substituí-la e pode ser laminada?
Contente
  1. Como era no passado
  2. Diferença de outros documentos
  3. Quem pode obter
  4. Onde é emitido
  5. Conteúdo do certificado
  6. Termos de uso do documento
  7. Substituição

A celebração do casamento é um momento emocionante e solene que não deixa indiferente os presentes à cerimônia. Um casamento é um feriado em que todos estão felizes e felizes. Mas os recém-casados, heróis da ocasião, devem lembrar que agora são um todo, uma nova unidade da sociedade. Embora muitos digam que o carimbo no passaporte é apenas uma formalidade, uma família só é considerada família após o casamento oficial. Os recém-casados ​​recebem uma certidão de registro de casamento.

Como era no passado

Séculos atrás, as pessoas realizavam o sacramento do casamento na igreja. Isso foi muito responsável, pois não só os parentes presentes, mas também o Senhor olhou para eles. Pelo menos aqueles que estão se casando acreditam firmemente nisso. Eles compareceram diante de Deus, fizeram um juramento de amor e fidelidade.

Na Rússia, não havia registro de casamento da mesma forma que agora, nenhum documento oficial foi emitido. Todos os dados foram registrados manualmente. Os cônjuges não faziam ideia de que deveria haver algum tipo de forma especial.

Com o passar dos anos, o procedimento para registrar um casamento melhorou e os casamentos tornaram-se desejáveis. A maioria dos casais ainda prefere o procedimento clássico no cartório. Eles recebem um documento reconhecido pelo estado, que tem valor legal e prova a existência da família.

Diferença de outros documentos

Quase todos os documentos que confirmam um determinado estado civil têm o mesmo formato e são impressos em papel carimbado.A certidão de casamento tem uma agradável cor rosa, esta é a principal diferença de todas as outras.

Cada documento emitido pelo cartório tem sua cor própria. Isso foi feito para que o escrivão e o próprio dono pudessem apenas pela sua aparência, mesmo sem ler, determinar qual documento eles têm em mãos.

Quem pode obter

Indo mais fundo na antiguidade, é importante notar que na Rússia apenas pessoas de sangue diferente podiam se casar. Até mesmo os padrinhos, padrinhos de um filho, eram proibidos de se casar na igreja. Os cônjuges deveriam ter um status livre, não estar em outro casamento. Se o casamento for precedido de divórcio por motivo não comprovado, bem como a diferença de idade entre os noivos for superior a 15 anos, a igreja poderá recusar o casamento.

Na sociedade moderna, as pessoas que se casam devem chegar aos 18 anos. Somente adultos podem constituir família e receber um documento oficial. Se acontecer que a jovem noiva engravide, então, com o consentimento dos pais e mediante a apresentação de um atestado adequado do médico, o registrador pode fazer concessões e formalizar o casamento.

Quanto à diferença de idades entre os noivos, a lei moderna é bastante leal a ela. Em absolutamente qualquer diferença de idade, uma mulher e um homem podem ser legalmente casados.

Um casamento é registrado apenas por consentimento mútuo do futuro marido e esposa. Muitos consideram a questão do registrador sobre o consentimento em um casamento formal, mas há, felizmente, raros casos em que um dos casais muda de ideia no salão cerimonial.

Onde é emitido

A certidão de registro estadual de relações é emitida apenas pelo cartório de registro civil competente (ZAGS). A exceção são as pequenas cidades e vilas em que não há cartório e os poderes de registro dos estados foram transferidos para os governos locais.

É muito difícil falsificar o formulário do certificado. Esses formulários são impressos nas gráficas Goznak e possuem alto grau de segurança.

  • Número de série específico para este documento. Usando esse número, você pode verificar facilmente a autenticidade do formulário.
  • Design único. No papel carimbado, é possível ver marcas d'água e microtexto, que atestam a autenticidade do estado do documento.

O documento original deve conter a impressão do selo do órgão estadual, no qual seu nome fica visível. A assinatura do registrador, parcialmente coberta pelo selo, também deve ser bem visível. Se o selo e a assinatura forem separados, o documento pode ser invalidado.

Se o formulário for falso, você poderá ver todas as nuances com uma lupa. Contornos difusos e impressão difusa serão notados sob a lupa. Se você levar a forma para uma lâmpada ultravioleta, então, nela, como no dinheiro, as fibras devem ser expostas. O tamanho da impressão também deve ser apropriado. Se houver uma diferença de tamanho mesmo por meio milímetro, isso pode indicar uma farsa.

Conteúdo do certificado

Antes de registrar oficialmente seu parentesco, os futuros recém-casados ​​preenchem um requerimento, com base no qual uma certidão de casamento será emitida. No aplicativo, os cônjuges indicam informações completas sobre si próprios, os dados do passaporte, observam se o sobrenome de um dos cônjuges vai mudar. De acordo com a lei, o sobrenome pode ser alterado não só pela esposa, mas o marido tem o direito de ficar com o sobrenome da esposa. Se os noivos decidirem deixar seus sobrenomes anteriores, isso também não é proibido.

O documento oficial do estado civil contém as seguintes informações sobre os cônjuges:

  • seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento, cidadania e detalhes do passaporte;
  • a data do casamento e o número do registro do ato;
  • os sobrenomes dos cônjuges reais, que lhes são atribuídos após o registro oficial da relação.

A certidão de casamento, como qualquer outro documento oficial, tem série e número.Se desejar, o formulário pode indicar nacionalidade, mas este item é opcional.

Se a certidão de registro de casamento contiver informações que não são fornecidas por lei, esse documento pode perder sua validade e ser invalidado.

Todos os dados do formulário preenchido devem ser autênticos e nele inseridos apenas com base em documentos oficiais. De acordo com os dados indicados na certidão, é fácil verificar se o casamento foi realmente registrado.

Junto com o certificado, os noivos recebem um carimbo no passaporte na página que descreve seu estado civil.

Termos de uso do documento

A certidão de registro de casamento é um documento oficial que deve ser cuidadosamente armazenado e usado. Muitas pessoas perguntam se é possível laminar um documento para que não rasgue, amasse ou fique sujo. A resposta é óbvia - é estritamente proibido fazê-lo. Após a laminação, o certificado ficará inválido. No verso do formulário, são feitas anotações, se necessário, mas isso não pode ser feito em um documento embrulhado em filme.

Se você está preocupado com a segurança de um documento valioso, coloque-o em uma capa especial, graças à qual o certificado estará totalmente seguro. Existem muitas opções de designs de capa para todos os gostos.

Substituição

Acontece que a certidão de casamento deve ser substituída. A razão para isso pode ser danos e a presença de informações ilegíveis no formulário. A base para a emissão de um novo documento é também a perda do original. Para recuperar a certidão, os cônjuges devem entrar em contato com a autoridade do local de residência ou qualquer outra, se durante esse período o endereço tiver mudado.

O prazo para obtenção de um novo documento depende da entidade a que se candidatam. Se for o mesmo cartório em que foi registrado o casamento, o formulário será emitido imediatamente. Caso contrário, o escrivão terá que fazer um pedido ao arquivo e os cônjuges terão que esperar um pouco.

Para obter o documento novamente, você precisará preencher um requerimento indicando o motivo do requerimento para obter um certificado.

Respostas às perguntas mais populares sobre o cartório no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa