Profissões

Tudo sobre a profissão de costureira

Tudo sobre a profissão de costureira
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras da profissão
  3. Como é diferente de um alfaiate?
  4. Posições e deveres profissionais
  5. Requisitos
  6. Educação e carreira
  7. O salário

Desde os tempos primitivos, as pessoas se escondem do vento e do frio com suas próprias "roupas" feitas de peles de animais mortos. Pedaços de pele foram rasgados e costurados com fio de cabelo usando uma agulha de pedra. Mais frequentemente, as mulheres costuravam enquanto esperavam o chefe da família da caça. Com o desenvolvimento das habilidades de costura na profissão de costureira, houve um enorme progresso e, tendo adquirido essa especialidade, as meninas agora podem implementar uma variedade de ideias criativas.

Descrição

A atividade da costureira consiste em costurar peças individuais de roupa ou qualquer outro produto. Há uma grande demanda por esses trabalhadores em várias fábricas, bem como nas lojas onde vendem seus próprios produtos. Dependendo das especificações da produção, costureiras de alta classe podem trabalhar com materiais absolutamente diferentes e produzir não apenas itens de guarda-roupa padrão, mas também bolsas, capas e até sapatos.

Em grandes fábricas, a costureira faz parte de uma equipe grande e funcional. Por exemplo, um operador de máquina de costura é responsável apenas por costurar uma peça de roupa.

Prós e contras da profissão

Este tipo de atividade implica um trabalho longo e monótono na posição sentada, o que pode causar lesões e doenças da coluna, deterioração do fluxo sanguíneo nas extremidades - esta é uma desvantagem indiscutível, no entanto, assim como deterioração da acuidade visual. Se uma pessoa trabalha em uma grande empresa de costura, o local de trabalho devido ao alto nível de ruído também deve ser atribuído a um ponto negativo.

Apesar disso, as vantagens da profissão em questão são muitas.

  • Auto-realização... Uma costureira habilidosa nunca se sentará por aí. Se você tiver formação complementar, é perfeitamente possível começar a trabalhar por conta própria: atender pedidos em casa ou abrir sua própria produção. Uma opção muito boa para se tornar um trabalhador autônomo.
  • Treinamento acessível. Você pode desaprender sua profissão em quase todas as cidades. E todos serão capazes de provar seu valor neste negócio criativo.
  • Capacidade de costurar roupas para toda a família. Sabendo costurar, a mulher pode ser útil não só para a sociedade, mas também para sua família. Se você tem equipamentos em casa, é bem possível reabastecer o guarda-roupa de sua família com roupas exclusivas.

Como é diferente de um alfaiate?

As costureiras, assim como os alfaiates, estão diretamente envolvidas na costura de roupas ou outros produtos. As diferenças estão apenas na forma de trabalho. O alfaiate é mais qualificado. Ele conduz todo o trabalho principal (do começo ao fim) no produto e de alguma forma combina em si mesmo uma costureira e um cortador. O local de trabalho do alfaiate, em regra, é no atelier e nas várias oficinas de costura, onde as encomendas são efectuadas a particulares. Sua tarefa é tirar medidas, cortar tecidos, cortar e muito mais - até a transferência do produto acabado para o cliente.

A especialização da costureira é mais restrita, e sua tarefa é apenas costurar partes do futuro produto. Eles trabalham principalmente em fábricas de costura, onde todo o trabalho é feito em massa no riacho, e todos estão ocupados com suas próprias tarefas.

Posições e deveres profissionais

Iniciando um crescimento profissional na área de costura de roupas, é preciso entender que com o aumento do nível, a cada série, as responsabilidades também aumentam. Existem seis níveis de habilidade no total.

1º e 2º dígitos

Todos os alunos de uma faculdade especial ou escola vocacional os recebem.

3ª categoria

Com essa classificação, a costureira manual pode realizar as habilidades básicas da profissão. Um funcionário pode costurar roupa de cama, encurtar ou alongar um produto simples, usar uma máquina de costura para bainhar punhos e bolsos. Usualmente, A costureira iniciante trabalha com costuras internas em tecido de algodão.

4ª categoria

Tendo melhorado suas qualificações, a operária começa a processar as costuras externas. Eles permitem conectar várias partes simples e complexas. A costureira-estilista da 4ª categoria pode costurar já pequenos elementos nas roupas, pespontar as bordas, caseados e trabalhar com agulha dupla. Também é possível trabalhar com materiais mais complexos, como lã, náilon, viscose..

5ª categoria

Além disso, de acordo com as qualificações, a artesã expande suas capacidades e começa a costurar vários produtos por conta própria. A costureira trabalha com bordas curvas. Realiza trabalhos de alteração de roupa sem atrapalhar o padrão geral, conecta partes curvas, sabe alterar bolsos e punhos, pode fazer trabalhos de costura de cortinas.

6ª categoria

É considerado o profissional mais qualificado em sua área. Com a última classificação, a costureira já tem bastante experiência. Tal mestre é autorizado a absolutamente qualquer complexidade do trabalho, ele é encarregado das tarefas mais importantes, onde os erros são inaceitáveis, de modo a não perturbar toda a aparência do produto acabado. A costureira trabalha habilmente com produtos multicamadas (jaqueta, casaco), veste macacões de costura e até ternos caros. Costureiras altamente especializadas, além de uma confecção, também podem trabalhar na produção de móveis.

Apesar das várias habilidades, uma costureira de qualquer categoria tem suas próprias responsabilidades e deve cumprir as descrições de trabalho que estão em uma ou outra produção de costura. O funcionário deve poder reabastecer a unidade de costura, limpá-la e lubrificá-la se necessário, ajustar a tensão da linha e o comprimento do próprio ponto e ajustar a velocidade. Especialistas de 3 e 6 categorias devem estar aptos a trabalhar com produtos pesados ​​de até 20 quilos.

Requisitos

Pelo fato de a profissão de costureira em si mesma implicar um trabalho longo e monótono em uma posição, o principal requisito para um mestre é perseverança. Olhar bom, destreza manual e limpeza também são partes integrantes. Como regra, os homens não têm essas qualidades, então a profissão é provavelmente adequada para a metade feminina. A paciência também é importante no trabalho, porque se você não seguir as regras e técnicas da costura, o produto acabado pode incomodar o cliente, e na produção em larga escala será formalizado em casamento e obrigado a refazê-lo.

A empresa possui um padrão profissional próprio, que todos os colaboradores se comprometem a cumprir. Inclui:

  • conformidade com os regulamentos de segurança;
  • produção de várias coisas em tecidos, couro e outros materiais;
  • a capacidade de ajustar a tensão da linha e manter a costura;
  • a capacidade de operar uma máquina de costura e outro equipamento semelhante, bem como de realizar pequenos reparos;
  • verificar a combinação de cores de acessórios e tecidos;
  • acabamento do produto acabado e preparação;
  • controle de qualidade do corte.

Educação e carreira

A fim de obter o básico no campo das habilidades de costura, ensino superior opcional... Você pode desaprender em qualquer faculdade profissionalizante ou escola pela profissão "Operador de equipamentos de costura" ou "Operador de produção de tricô e costura". Via de regra, existem tais instituições de ensino em todas as cidades. O mais popular em nosso país:

  • Escola Profissional nº 99, g. Moscou, especialidade - “Costureira de confecção de roupas” e “Operadora de perícias de costura”;
  • Escola profissional no 119, Moscou, aqui, além de se poder desaprender costureira, arranja-se a profissão de alfaiate e cortador;
  • Perfil da Faculdade Tecnológica de Costura, Moscou, os melhores egressos desta instituição podem fazer estágio no exterior;
  • Escola profissionalizante de design de costura nº 307, Moscou, aqui você pode desaprender não só uma costureira, mas também ganhar conhecimento de modelagem e desenho de roupas, mais emprego está garantido.

Os candidatos podem se inscrever em todas as escolas profissionais com base nas séries 9-11. A educação dura em média 2-3 anos. A profissão em si é criativa, portanto, não é necessário um conhecimento profundo de matemática. No futuro, se você estudar bem na faculdade, poderá aprimorar suas habilidades na faculdade e obter uma profissão de designer de moda bem remunerada.

Aos poucos, com o crescimento da categoria recebida, a costureira tem a garantia de assumir o cargo de engenheira de produção da costura.

O salário

A vantagem das habilidades de costura é que uma costureira que faz seu trabalho bem e com alta qualidade pode realizar-se abrindo seu próprio negócio ou subindo ativamente na carreira em uma empresa de costura de prestígio e ganhando somas decentes.

No momento, na Rússia, o nível de salários varia de 15 a 70 mil rublos. Claro, depende da posição da costureira, da empresa e da região. No futuro, uma costureira pode receber mais de 100 mil rublos por mês.

sem comentários

Moda

a beleza

casa