Profissões

Tudo sobre a profissão de psicólogo forense

Tudo sobre a profissão de psicólogo forense
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Emprego

O psicólogo forense é uma profissão fascinante e exigida em nosso país, que é influenciada por dois ramos: a psicologia e o direito. Em termos gerais, essas pessoas em seu trabalho enfocam a aplicação de teorias da psicologia no sistema de justiça criminal. A aplicação de muitos conceitos jurídicos requer um especialista e compreensão dos princípios psicológicos básicos.

Peculiaridades

O psicólogo forense fornece conhecimentos relevantes para o sistema legal. Sua compreensão e explicação de alguns aspectos da saúde mental podem ajudar na investigação de casos complexos.... Membros da profissão podem atuar como testemunhas especializadas para explicar conceitos psicológicos complexos ao júri, fornecendo serviços de aconselhamento sobre o estado mental do agressor.

As peculiaridades da atividade obrigam o representante da profissão a investigar junto com o investigador. Ele também está ocupado coletando evidências. Suas habilidades e experiência permitem identificar os motivos da ofensa cometida. O especialista pode confirmar ou negar a versão do investigador.

Uma mente perspicaz e engenhosidade ajudam um psicólogo forense a analisar as ações de um criminoso e pensar sobre suas ações futuras com antecedência.

As qualidades pessoais de um psicólogo forense são tão importantes quanto em qualquer outra profissão. É desejável que eles façam uma transição suave para as habilidades profissionais. Uma pessoa sonhadora e impressionável com uma psique fraca não é adequada para esse trabalho. Em primeiro lugar, ele é um cientista bom e curioso.... A maior parte de seu tempo é gasto no caminho para a cena do crime e no laboratório.É necessário estar presente no local de acidentes rodoviários, homicídios e outros crimes.

Independente de gênero, o psicólogo forense deve permanecer calmo... Este é sempre um funcionário inteligente, instruído e obstinado. Ele deve se concentrar na tarefa em mãos, ter uma reação instantânea e uma excelente memória. A versão preliminar é sempre construída a partir da análise das evidências obtidas. Um psicólogo forense ajuda a acelerar a captura do infrator e, posteriormente, provar sua culpa.

Responsabilidades

As funções de um psicólogo forense são as seguintes:

  • realizar um estudo detalhado das razões, motivos do crime;
  • avaliação da identidade do agressor;
  • identificar a possibilidade de cometer novamente uma infração;
  • avaliação das ações que podem ocorrer após o cometimento de um ato ilícito;
  • fazer o retrato de uma pessoa que cometeu um crime;
  • criar uma estratégia para encontrar o agressor;
  • recomendações para interrogatórios futuros;
  • pesquisa de vestígios deixados na cena do crime;
  • recriação dos eventos que levaram à ofensa;
  • análise de especialistas.

No âmbito das responsabilidades atribuídas, cada colaborador no cargo que ocupa é responsável pelo seu trabalho e pelas conclusões tiradas. Freqüentemente, a liberdade de uma pessoa depende das conclusões do psicólogo forense. Mesmo o menor vazamento de informações é inaceitável, pois pode mudar completamente o curso dos negócios.

Conhecimento e habilidades

Para ocupar a posição descrita, uma pessoa precisa ter o conjunto necessário de conhecimentos e habilidades. Se falamos dos exames realizados por psicólogos forenses, então são vários. Estudar os vestígios deixados na cena do crime cometido por traceologia.

Se um exame de caligrafia for necessário, então grafologia... Fala e sons projetados para aprender fonoscopia... Se uma arma de fogo foi usada no momento do crime, balística... As informações de impressão digital são fornecidas por impressão digital... Se houver pele, saliva ou sangue, então o próprio local da impressão digital do DNA.

Além disso, você precisa estar familiarizado com o campo da jurisprudência.

Conheça as leis, incluindo os Códigos Criminais e Processuais, a Constituição... Além de tudo isso, um psicólogo forense deve ser capaz de trabalhar em equipe. Essas pessoas sempre se distinguem por sua precisão e maior atenção às pequenas coisas e pessoas. Eles são ativos, muitas vezes tomam a iniciativa, capazes de armazenar uma grande quantidade de informações em sua memória por um longo tempo. É desejável que o psicólogo forense seja eruditoporque o ajuda em seu trabalho.

É importante dominar constantemente novos computadores e outros meios técnicos.

Educação

A educação na especialidade de um psicólogo criminologista pode ser obtida na Rússia. Os assuntos devem ser considerados o mais excelente possível, então há uma chance de desaprender em uma base orçamentária. A especialidade é denominada "Ciência Forense". Você pode entrar em universidades simples e instituições especializadas do Ministério de Situações de Emergência, do Ministério da Administração Interna... Os mais populares são a Academia do Ministério de Assuntos Internos (Volgogrado), a Universidade do Ministério de Assuntos Internos (Moscou, São Petersburgo). Existem outros estabelecimentos em todo o país.

Cada instituição educacional tem seus próprios requisitos para exames e treinamento. Na maioria das vezes, na admissão, é necessário passar em história, russo, educação física e estudos sociais. Existem universidades onde você pode precisar obter pontos em ciência da computação e matemática. É aconselhável ter um diploma de bacharel em psicologia.

Emprego

A vantagem da profissão em questão é que o empregado tem a oportunidade de ascender na carreira. Quanto mais experiência, maior é o salário de uma pessoa em uma determinada profissão. Se pegarmos a média nacional, um psicólogo forense pode receber cerca de 20 mil rublos.

O nível salarial máximo é fixado em Moscou e atinge 100 mil rublos.

Qualquer profissão tem seus prós e contras. Se falamos das lacunas, então surge um cronograma irregular. Um psicólogo forense pode estar trabalhando 24 horas por dia, ele é chamado a qualquer hora do dia ou da noite. Um momento desagradável também é precisa trabalhar com vítimas de crime... Nem todo mundo consegue sobreviver a esse estresse. A presença na cena de um assassinato costuma ter um forte efeito na psique humana, por isso a ausência de emoções é tão importante.

A profissão descrita também apresenta vantagens, incluindo privilégios, pacote de benefícios completos, benefícios. Além disso, essas pessoas podem se qualificar para uma boa pensão e bônus.... Você pode conseguir um emprego na especialidade em estrutura de poder. Por exemplo, o gabinete do procurador, a comissão de investigação ou o Ministério do Interior. Existem também laboratórios especializados privados que precisam desses funcionários.

Se não há experiência ou é mínima, então no começo você pode realmente contar com a posição de assistente de laboratório.

sem comentários

Moda

a beleza

casa