Corredor

Organização da iluminação no corredor

Organização da iluminação no corredor
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Tipos de iluminação
  3. Escolha de luminárias
  4. Posicionamento correto
  5. Exemplos de sucesso no interior

Muitos corredores de apartamentos na cidade não têm janelas. A luz do dia penetra apenas parcialmente aqui pelas portas abertas dos quartos e da cozinha. Este momento deve ser compensado com a ajuda de um sistema de instrumentação bem pensado. Ao mesmo tempo, as fontes de luz não devem incomodar. Pelo contrário, devem iluminar suavemente, mas totalmente, todos os cantos da sala, enfatizando sua dignidade e design. Este artigo irá informá-lo sobre as características de organização da iluminação do corredor, os tipos de dispositivos e as nuances de sua escolha.

Requisitos primários

Pensando no sistema de iluminação do corredor, é importante considerar vários pontos. Isso o ajudará a escolher as fontes de luz artificial certas e posicioná-las corretamente. Então, o quarto será bem iluminado e aconchegante, e você terá o prazer de voltar para casa.

  • Brilho ideal. A iluminação não deve ser fraca. Nesse caso, será difícil amarrar os cadarços, procurar algo na bolsa ou até mesmo se examinar no espelho antes de sair de casa.

No entanto, uma luz muito forte também é inútil. Assim, os defeitos de acabamento e falhas de layout (se houver) serão marcantes.

Além disso, ao entrar em um apartamento por uma entrada semi-escura, você sentirá uma dor desagradável nos olhos devido à claridade. A melhor opção é a iluminação difusa. Esse efeito pode ser obtido com tons foscos e alguns truques para colocar os aparelhos. Por exemplo, você pode direcioná-los não para baixo, mas para cima. Isso refletirá a luz no teto e se espalhará suavemente ao redor.

  • Unidade de luz. A iluminação do corredor e outros locais da casa (quartos, cozinha, banheiro) deve ser mantida ao mesmo nível.Movendo-se pelo apartamento, você se sentirá em um único espaço harmonioso. Para que essa condição seja observada a qualquer hora do dia, costumam ser adquiridas várias luminárias para o corredor.
  • Tamanho certo. Se você quiser pendurar um abajur com uma cortina suspensa ou elementos decorativos no corredor, preste atenção à altura do teto. A pessoa não deve alcançar o objeto com a mão. Caso contrário, qualquer um pode acidentalmente acertá-lo e machucá-lo enquanto se veste. O mesmo vale para arandelas de parede - elas não devem atrapalhar.
  • Possibilidade de zoneamento. Mesmo que o corredor não seja muito grande, será bom colocar várias fontes de luz diferentes nele. Dessa forma, você só pode ligar os aparelhos na área desejada, criando uma iluminação ideal.

Por exemplo, você pode destacar a área de entrada com luz para que seja conveniente colocar sapatos e roupas de botão.

Você pode iluminar as portas de uma sala, um local próximo a um armário, um espelho, etc. É aconselhável fazer várias interruptores em um corredor espaçoso. Isso permitirá que você ilumine rapidamente o espaço, não importando de qual parte do apartamento você entra no corredor.

  • Conformidade com o estilo do ambiente. Não se esqueça da aparência dos dispositivos. Os clássicos são caracterizados por elegantes lustres e arandelas de cristal ou vidro. Loft assume lâmpadas brutais em cortinas de metal. Em salas decoradas em estilo minimalista, geralmente são usados ​​modelos embutidos e de teto plano. Moderno dá espaço para a imaginação e permite uma variedade de opções originais. Ao escolher o design do produto, tanto a decoração da sala quanto os móveis nela contidos são levados em consideração.

Tipos de iluminação

Existem três tipos principais de iluminação para esta sala.

  • Em geral. Trata-se de um ou mais aparelhos responsáveis ​​por iluminar todo o espaço. O interruptor para eles geralmente está localizado na entrada do apartamento.
  • Local. Esta é a alocação de áreas específicas.

Durante o dia, esses dispositivos podem ser ligados separadamente da fonte de luz geral, por exemplo, para se olhar no espelho ou para limpar o armário.

No escuro, eles complementam o dispositivo principal, aumentando a intensidade da iluminação em uma determinada área, se necessário.

  • Decorativo. São aparelhos que desempenham a função de decorar o corredor. Além disso, essas são técnicas de design que permitem enfatizar favoravelmente os elementos individuais da decoração ou expandir visualmente o espaço.

    Todos os três tipos nem sempre são usados ​​juntos. A escolha depende das características de uma determinada sala, sua forma, interior. Vamos considerar as opções de dispositivos de iluminação com mais detalhes.

    Escolha de luminárias

    O principal

    As luminárias gerais formam a base de todo o sistema em salas espaçosas. Se o corredor for muito pequeno, você pode se limitar a apenas eles. A escolha de opções é ampla.

    • Um lustre ou lâmpada central com vários tons. Esses dispositivos estão localizados sob o teto, no centro da sala. Eles parecem bem. No entanto, se o corredor for de tamanho médio ou grande, um acréscimo na forma de destacar as zonas locais é necessário.
    • Ver. Este é um dispositivo composto por várias lâmpadas montadas em um trilho.

    Devido ao tamanho e às características estruturais, tal dispositivo pode lidar independentemente com o fornecimento de uma pequena sala com uma quantidade suficiente de luz.

    O dispositivo também tem a vantagem de que a posição das cortinas pode ser alterada à vontade. Assim, você poderá direcionar fluxos de luz para locais específicos, alcançando o resultado desejado.

    • Holofotes. Eles são freqüentemente usados ​​para complementar o lustre principal. No entanto, se o design for minimalista, você pode se limitar a apenas esses dispositivos, colocando-os em todo o perímetro. De referir que esta solução apenas pode ser efectuada aquando da instalação de tecto falso ou falso.
    • Sconce. Esses são modelos montados na parede que geralmente complementam as fontes de luz montadas no teto.

    Mas se a sala for pequena, você pode usá-los como os principais, concretizando assim a ideia do design.

    Nesse caso, dois dispositivos não são limitados. Eles são montados a uma altura de 2 metros (não inferior). Devido a isso, a luz é espalhada uniformemente e os próprios dispositivos não interferem na movimentação livre das pessoas.

    Local

    A iluminação para áreas específicas torna a entrada mais confortável. É necessária luz adicional em locais próximos ao espelho, armário ou armário de sapatos. As prateleiras, especialmente se estiverem em nichos, também devem ser destacadas.

    Quando encomendam um guarda-roupa, costumam providenciar imediatamente um sistema de lâmpadas embutido na caixa da modelo. Na maioria das vezes eles estão localizados no visor do produto, menos frequentemente nas paredes.

    Você pode fazer a luz acender automaticamente ao abrir a porta. Já para o espelho, a iluminação pode ser montada na parede em forma de arandela (no topo ou nas laterais do objeto). Você também pode adquirir um modelo com moldura luminosa.

    Decorativo

    Essa iluminação é opcional. No entanto, com a sua presença surgem acentos espetaculares, um jogo fascinante de luz e sombra e a versatilidade do interior. Se a sala for decorada com pinturas ou fotos emolduradas, elas podem ser distinguidas. Holofotes ou arandelas podem ajudar com isso. Você também pode iluminar nichos com elementos decorativos, arcos.

    Um vitral iluminado ficará muito bem em um interior clássico. Ele pode ser posicionado na parede ou no teto, e a luz de fundo pode ser montada na parte traseira. Essa técnica não só vai decorar o corredor, mas também criar a ilusão de penetração na luz do sol.

    Claro, não se pode deixar de citar a faixa de LED, que costuma ser usada para decorar interiores modernos.

    Esta opção é conveniente porque permite criar listras claras de qualquer comprimento e forma, incluindo formas arredondadas e caminhos fechados. Nesse caso, a fita não pode apenas emitir luz branca fria ou luz amarela quente. Pode ser colorido, o que permite realizar os projetos mais inusitados. A luz pode ser brilhante e direcional e suave, difusa. Neste último caso, a fita precisa apenas ser colocada em um perfil especial de alumínio.

    Existem várias opções para instalar uma faixa de LED.

    • Ao longo do perímetro do teto. Nesse caso, a luz de fundo apaga visualmente os limites, criando o efeito de leveza do espaço.
    • Junto ao contorno do pavimento. Se houver poucos móveis no corredor, essa opção será muito impressionante. Para iluminação sobre o piso, rodapés especiais são usados. A fita é inserida em um recesso, que é então coberto com uma tira transparente. Os benefícios práticos dessa técnica podem ser vistos à noite. A luz suave permitirá que você se mova com segurança ao longo do corredor sem ligar a lâmpada principal. Além disso, a fita brilhante permite destacar irregularidades nas superfícies, se houver (por exemplo, degraus).
    • Na porta, arco. Esta técnica permite realçar eficazmente as portas, como se fosse um convite para entrar. O arco neste projeto parecerá muito solene.
    • Em nichos. Destacar nichos e prateleiras não só facilitará a visualização do que há neles, mas também tornará o espaço mais volumoso.
    • Dentro da mobília. Mesmo se houver uma luz de fundo na parte superior do gabinete, o interior dele não é suficientemente iluminado. Isso é especialmente verdadeiro para as prateleiras inferiores. A instalação da fita tornará mais fácil encontrar o item que você está procurando. Isso também iluminará o armário de sapatos.

      Escolhendo o grau de brilho, você precisa se concentrar no propósito da fita. Para criar o efeito da geometria leve no teto ou piso, você pode escolher um grande número de diodos e um pequeno passo.

      Para o efeito de "pairar" e bordas desfocadas, uma iluminação suave difusa é necessária.

      As aberturas e portas também são decoradas com luz fraca para que a pessoa que entra não fique cega. Quanto à compatibilidade com outros dispositivos de iluminação, a fita geralmente é combinada com modelos pontuais.

      Posicionamento correto

      Se o corredor for amplo, tiver formato quadrado ou retangular, todas as opções de colocação das lâmpadas são possíveis. Se as premissas não forem padronizadas, uma abordagem especial é necessária aqui. O esquema de iluminação deve ser cuidadosamente pensado, pois as desvantagens do layout devem, se possível, transformar-se em vantagens.

      Quarto pequeno

      Em condições de pouca iluminação, um pequeno corredor parecerá ainda mais apertado. Portanto, com um pequeno número de dispositivos, é importante iluminar todas as zonas.

      Uma excelente solução é usar manchas. Cada elemento estrutural pode ser direcionado na direção desejada (para a porta da frente, espelho, armário).

      Holofotes também são adequados. Eles podem ser usados ​​de forma independente ou combinados com um pequeno lustre.

      Sala comprida

      Se o corredor for longo e estreito, os holofotes são a melhor escolha. Eles estão localizados na porta da frente ao longo de todo o comprimento da sala em intervalos regulares. Se a sala tiver tetos muito altos, pode-se usar iluminação de parede. Arandelas são montadas em uma ou ambas as paredes, dependendo da largura do corredor. E, claro, o grande comprimento da sala pode ser vencido com a ajuda de uma faixa de LED. Portanto, no escuro, o corredor parecerá um lugar fantástico.

      Exemplos de sucesso no interior

      • A elegância do estilo clássico é enfatizada por arandelas com imitação de castiçais e um delicado lustre.
      • Arandelas modestas em combinação com holofotes ficam bem em interiores modernos.
      • O design original da área da porta de entrada com acessórios de parede é complementado por uma faixa de LED no teto.
      • A iluminação completa de um grande espelho é uma grande jogada de design.
      • Lustre, arandela de parede e holofotes ficam bem juntos devido ao design lacônico.

      Como escolher a iluminação do corredor, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa