Corredor

Corredor-sala: vantagens, desvantagens e opções de design

Corredor-sala: vantagens, desvantagens e opções de design
Contente
  1. Prós e contras de combinar
  2. Opções de zoneamento
  3. Seleção e arranjo de móveis
  4. Soluções de estilo
  5. Dicas de design
  6. Belos exemplos

O hall de entrada ou hall é muitas vezes referido como "pequena sala de estar", porque, com uma área suficiente, esta sala é realmente capaz de desempenhar parcialmente as funções de área de recepção, servindo de local de encontro e despedimento dos convidados. Mas um layout típico raramente fornece um corredor realmente espaçoso na entrada da parte principal da casa. E, no entanto, um corredor de sala de estar pode muito bem aparecer no interior de um apartamento.

O principal é abordar a unificação das diferentes áreas funcionais de uma forma equilibrada, tendo previamente calculado com precisão todos os prós e contras de tais alterações.

Como pode ser o projeto de uma sala combinada com um corredor em uma casa e apartamento privados, que terá que ser abandonado no interior atualizado, qual será o layout do corredor combinado com o corredor em um cômodo - antes de prosseguir com a reparação, vale a pena encontrar as respostas a todas estas questões ...

Prós e contras de combinar

Um corredor / sala de estar moderno não é apenas um corredor combinado com um corredor ou uma cozinha. Essa solução de interior em uma casa privada e apartamento na cidade oferece o máximo espaço para uma transformação completa de uma habitação típica. A área combinada em uma sala é um análogo de um layout livre que pode ser visto em estúdios. Semelhantes mudanças têm as seguintes vantagens.

  • Aumento significativo da área útil. A ausência de partições permite que você implemente as idéias de design mais ousadas. Você pode alocar uma área de lazer ou espaço de trabalho, zonear um lugar para dormir.
  • Facilidade de planejamento de sistemas de armazenamento. Por exemplo, guarda-roupas de canto, que estão ganhando popularidade, são muito convenientes no corredor da sala de estar - eles economizam espaço e permitem que você abandone guarda-roupas separados em cada quarto.
  • Fluxo luminoso aumentado. O principal problema de todos os corredores é uma pequena quantidade de luz natural que penetra aqui. Por meio de um projeto conjunto, este problema é bastante fácil de resolver, ao mesmo tempo que cria condições para reduzir a conta de luz.

Não sem suas desvantagens. Conectar a área da porta da frente com os aposentos cria principalmente desconforto devido à proximidade da entrada e da escada. Rascunhos, odores desagradáveis, sons altos - quando as divisórias forem demolidas, eles serão ouvidos com muito mais clareza.

Além disso, a perda de calor aumentará, o ar frio da entrada penetrará imediatamente no interior, junto com a fumaça de nicotina e outros aromas da escada.

Opções de zoneamento

Não basta decidir combinar as instalações do corredor e da sala de estar. Também é importante deixar o interior em condições adequadas, onde zonas individuais farão uma transição suave de uma para outra. Se um projeto sem porta implica uma integração completa com a demolição de divisórias, você pode aplicar vários métodos de delimitação do espaço. Entre as opções mais populares, podem ser mencionadas várias opções básicas.

  • Zoneamento de cores. O design interior mantém o estilo e conceito geral, mas usa cores diferentes. Esta técnica é mais facilmente percebida, não dá uma distinção muito nítida e preserva o espaço obtido pela combinação do corredor e da sala de estar.
  • O uso de elementos arquitetônicos. Formar uma abertura em arco, pódio ou teto falso complexo com várias alturas é a maneira mais fácil de dividir um espaço.

Dessa forma, dentro de um único cômodo, é possível separar a área de dormir ou jantar, proporcionando um maior nível de privacidade.

  • Zoneamento de iluminação. O design de iluminação conseguiu se tornar uma direção separada e muito popular para a decoração de edifícios residenciais. Com a ajuda de uma iluminação bem organizada, é possível destacar as partes mais significativas do local.

Mas como uma técnica independente, esse método de delinear o território raramente é usado.

  • Zoneamento com móveis e móveis. Se o cômodo obtido após a combinação precisar ser dividido em duas partes, condicionalmente iguais em área, podem-se usar biombos, estantes, sofás, guarda-roupas e cômodas. Objetos emparelhados - vasos de chão, pufes ou poltronas, estatuetas e instalações de arte - também denotam bem as zonas.
  • Uso de têxteis. Cortinas com abertura improvisada, com escolha certa de material e com cor e textura expressivas, podem ser um bom complemento para a decoração de interiores. Com a ajuda deles, você pode zonear rapidamente um espaço ou criar a ilusão de um único cômodo.
  • Partições móveis. Eles são construídos na abertura entre os quartos e movem-se por analogia com as portas de guarda-roupas de correr. Isso é conveniente se você não quiser sacrificar completamente a privacidade.

Seleção e arranjo de móveis

O layout livre do corredor-sala muitas vezes dá vontade de preencher o espaço resultante com móveis volumosos. Mas aqui é melhor seguir os princípios do planejamento racional. Numa divisão conjugada com um corredor, o mais importante é a organização do sistema de arrumação.

Além disso, é recomendável desenvolver um projeto de design com antecedência que possa garantir a disposição correta e conveniente de todos os itens de interior necessários.

No espaço do corredor-sala, vale a pena abandonar cômodas e pedestais, além de outros elementos volumososlocalizado não ao longo das paredes, mas no corredor. Na zona junto à porta, vale a pena colocar cabide para chapéus, luvas, agasalhos, cesto para guarda-chuvas. Itens sazonais devem ser guardados no armário.

Os armários de canto, neste caso, tornam-se uma aquisição útil - a estrutura embutida ocupará menos espaço utilizável sem perda de capacidade.

No interior da sala pode equipar um sofá com sofá e poltronas, instalar uma mesa de centro ou de centro, equipar um sistema de áudio ou uma zona de jogos com uma grande TV e uma set-top box, uma soundbar. Se os jovens morarem no apartamento, você pode equipar um balcão de bar com um frigobar na sala de estar. Se o layout for construído com base no princípio de ateliê, pode ser necessário alocar um local para dormir - pode ser colocado em um pódio ou em um nicho, separando-o com cortinas e biombo do resto do cômodo.

Em vez de uma parede ou prateleiras com dobradiças simples na sala de estar, é mais racional usar prateleiras baixas ou altas. Na verdade, a ênfase principal está em expandir a funcionalidade do corredor, transformando-o em um corredor aconchegante, de modo que o mobiliário da sala pode ser bastante modesto. No corredor, seria apropriado colocar um porta-luvas alto e estreito com gavetas, pufes macios, um espelho ou uma penteadeira cheia. Você pode usar um sofá estreito ou travesseiros macios sobre uma sapateira como assento.

Soluções de estilo

Quando se pensa no estilo a escolher e se planeia as renovações do design do corredor-sala, antes de mais, vale a pena considerar duas áreas: o minimalismo e o country em toda a sua diversidade. O design em um estilo moderno ou retro leve e rústico pode ser facilmente substituído por laconicismo de alta tecnologia ou escandinavo.

Uma sala de estar de corredor interessante terá as seguintes opções de design.

  • Estilo inglês. Utiliza tons e cores clássicas, madeira natural, pedra. Deve haver mais mobília em tal sala do que em outras. A área de estar é mais pronunciada, muitas vezes inclui um grupo de jantar.
  • Estilo escandinavo. Linhas simples, detalhes lacônicos, branco-acinzentado, verde oliva, cores de fundo. As estruturas de móveis são representadas por sistemas modulares e embutidos. Na sala de estar, o centro da sala geralmente fica livre. Cartazes brilhantes e pinturas com um enredo abstrato são usados ​​como acentos ativos.
  • Estilo classico. Ele permite que você dê austeridade e ordem ao interior. Não atravesse o espaço com móveis. As cortinas podem ser usadas como elementos de zoneamento. É preferível dar preferência à gama tradicional de cores - branco, preto, grafite e tons pastel.
  • Loft. Encaixa-se perfeitamente na ideia de um espaço organizado. É usado um acabamento que repete ou imita materiais naturais processados ​​de maneira grosseira. Móveis sobre rodas, mesas e estantes de vidro, sofás baixos completam a decoração de interiores.
  • Fusão. Uma mistura de estilos que permite combinar harmoniosamente diferentes elementos em um único interior. Com sua ajuda, você pode encaixar no interior quase qualquer combinação de móveis e decoração.

Dicas de design

Unir o corredor e a sala de estar requer atenção especial aos detalhes no design do espaço. Uma vez que um dos locais, na maioria dos casos, não tem janela e é sobrecarregado pela presença de uma ou mais portas de entrada, vale a pena prestar atenção às opções de design que podem nivelar essas deficiências. As recomendações a seguir serão úteis para um decorador iniciante.

  • Ao decorar a área da porta da frente, é melhor torná-la neutra. É óptimo que a cor do acabamento corresponda ao tom do pavimento ou seja natural, em madeira ou espelhado, criando efeitos ópticos interessantes.

Em um interior moderno, você pode usar folhas de metal polido de ligas de aço inoxidável.

  • Se a parede entre os quartos for parcialmente desmontada, as partes restantes da estrutura devem ser integradas harmoniosamente no novo interior. No topo da saliência, você pode equipar um balcão de bar ou um rack aberto.Na bancada resultante, com iluminação suficiente, são colocadas plantas de interior ou montado um aquário.
  • Todas as partições temporárias devem ser leves, fáceis de transportar e armazenar e móveis. Telas de estilo japonês ou inserções de acrílico translúcido embutidas na parede com decoração original combinam bem com o corredor da sala de estar.
  • Ao escolher uma cor para as paredes, você deve evitar repetir a mesma faixa em salas diferentes. Deve haver um acento de cor brilhante, é emoldurado por uma cor de fundo neutra e dois meios-tons, permitindo adicionar volume e leveza ao interior.
  • Recomenda-se o uso de elementos verticais como elemento decorativo. Vasos de chão alto, colagens de fotografias e cartazes, um portal de lareira ou colunas falsas, dependendo do estilo escolhido, permitirão obter um design interessante do espaço.
  • Para evitar a propagação de sujeira na sala de estar, tapetes absorventes especiais ajudam a coletar com eficácia a sujeira e a umidade. Possui base emborrachada, antiderrapante, design moderno e alta absorção.

Vale a pena prestar atenção à iluminação combinada do corredor-sala. Aqui é melhor usar apenas um lustre grande, no resto do espaço haverá focos suficientes ou lâmpadas embutidas compactas.

A iluminação multinível na forma de arandelas e lâmpadas de piso permitirá que você obtenha uma divisão harmoniosa do espaço.

Belos exemplos

  • Hall de entrada-sala de estar, zoneada com vitrine e sofá de canto. O espaço parece elegante sem perder sua funcionalidade.
  • Hall de entrada-sala com divisão harmoniosa em zonas. O elemento de delimitação é o acabamento do piso e a divisória-coluna original.
  • Corredor-sala em estilo americano. A porta da frente está virada para a rua, o quarto tem uma configuração complexa, mas não parece apertado.
sem comentários

Moda

a beleza

casa