Design e decoração

Corredor em estilo provençal: características de design

Corredor em estilo provençal: características de design
Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Escolha de materiais
  3. Seleção de móveis
  4. Paleta de cores
  5. Acessórios interessantes
  6. Diretrizes de design
  7. Belos exemplos

Os corredores em estilo provençal sempre parecem leves, poéticos e, invariavelmente, trazem um toque do verdadeiro charme e romantismo francês para a atmosfera da sala de estar. Esta escolha é óptima para um pequeno apartamento ou uma antiga casa privada, além disso, o interior será certamente apreciado por quem não gosta de se desfazer de coisas velhas. Vale ressaltar que o estilo provençal pode ser criado mesmo com custos financeiros mínimos - você não precisa de materiais de revestimento caros e elementos decorativos de design.

Recursos de estilo

Primeiro, um pouco de teoria. A tendência do estilo provençal originou-se na província francesa no início do século XIX. Este estilo incorpora as ideias de espaço aberto, sua leveza e naturalidade. Apesar da presença de notas amadeiradas no interior e da sua aparente simplicidade, a Provença parece harmoniosa não só nas casas rurais, mas também nos apartamentos citadinos. Este design contrasta favoravelmente com os interiores de escritórios públicos e austeros e cria uma sensação de calor e tranquilidade em casa. - esse ambiente é perfeito para relaxar após um dia árduo de trabalho.

A Provença é facilmente reconhecível devido às suas características distintas. Este estilo é caracterizado por:

  • envelhecimento artificial de superfícies - podem ser lascas e arranhões, pinceladas desiguais de esmalte e tinta;
  • uso de materiais naturais - madeira, linho, flores frescas e secas;
  • peças forjadas - devem ser cobertos com tinta branca;
  • usando uma paleta de cores claras - todos os tons de branco são permitidos, assim como as cores nude;
  • gesso decorativo, alvenaria;
  • amadeirado vigas de teto.

Provence não aceita quaisquer materiais sintéticos, brilho, superfícies espelhadas, bem como brilho e elementos futuristas elegantes não são permitidos aqui.

Tons brilhantes podem ser usados, mas apenas como realces em quantidades limitadas, os elementos de metal são feitos de estanho, latão, bronze ou sua imitação de alta qualidade.

Prestamos atenção especial ao fato de que um corredor em estilo provençal deve definir o tom de todo o ambiente doméstico. Você não precisa decorá-lo em um estilo rústico se pretende mobiliar o resto dos quartos em uma decoração moderna (high-tech, minimalismo) ou barroca, a Provença não combina com ricos clássicos - a rústica despretensão do estilo, mesmo se separado de outras salas por paredes, será impróprio e estranho ... Você pode combinar Provence com direções boho ou chique gasto.

Escolha de materiais

O corredor desempenha uma grande carga funcional - aqui eles tiram os sapatos sujos, abrem guarda-chuvas molhados, colocam as malas, assim como as bicicletas e carrinhos de bebê, de modo que o ambiente se suja rapidamente e exige limpeza frequente. Isso impõe certos requisitos na seleção de materiais de acabamento - eles não devem apenas se encaixar no estilo, mas também ser o mais práticos possível.

Para decoração de paredes, é melhor usar gesso texturizado. - a composição é aplicada com pinceladas descuidadas e deliberadamente desleixadas, é preferível dar preferência às cores leitosa, cremosa e branco-acinzentada. Ao mesmo tempo, tons de azul, lavanda, rosa e menta serão muito apropriados.

Vale lembrar que o gesso exige preparação obrigatória das paredes e conhecimento das técnicas de revestimento, mas apresenta vantagens inegáveis ​​sobre os demais tipos de materiais utilizados - é ecologicamente correto, durável e de fácil limpeza.

Outra opção para o revestimento de paredes é o revestimento de tábuas ou tábuas com acabamento tingido com esmaltes brancos e com efeito de envelhecimento obrigatório. Esta opção vai custar uma boa soma e, além disso, vai estreitar significativamente a passagem - tais opções de acabamento são adequadas apenas para corredores espaçosos e, portanto, harmoniosas em chalés, onde toda a decoração do local é feita de madeira. Economias significativas podem ser alcançadas usando uma combinação de madeira envelhecida e gesso.

Também é permitido o uso de papel de parede na decoração., no entanto, apenas com uma determinada impressão - uma gaiola, uma pequena flor, bolinhas ou pequenos monogramas parecem harmoniosos na Provença. O papel de parede que imita a textura de esteira ou linho é muito eficaz, os padrões devem parecer como se tivessem sido queimados sob o sol.

Uma característica distintiva da Provença é uma sala inundada de luz. Infelizmente, na maioria dos apartamentos típicos, isso não é possível, uma vez que os corredores não têm janelas. Como alternativa, você pode instalar uma passarela falsa com cortinas finas ou cuidar de uma boa iluminação.

O piso Provence pode ser feito em duas versões. É frequentemente usado aqui também placas comuns não pintadas com um efeito desgastado ou laminado, que repete o padrão da madeira real. O segundo tipo de revestimento são as placas, geralmente de um tom claro de terracota. Com esse acabamento, você pode conseguir uma imitação de uma superfície de pedra. O chão parece estiloso, mas a superfície do grés porcelânico é muito fria e não é totalmente confortável ao entrar na sala pela rua. Só o sistema de "piso quente" pode resolver o problema, o que acarretará custos consideráveis.

Na direção da Provença não se utiliza carpete, assim como pisos autonivelantes e linóleo. Como alternativa, você pode colocar um pequeno tapete com uma impressão discreta.

O gesso texturizado é usado para acabamento de tetos. Uma opção barata, mas eficaz, seria caiar ou cobrir com cal, enquanto o teto deve parecer como se tivesse sido pintado várias vezes.Um efeito semelhante pode ser obtido com o pincel mais comum.

Se o espaço permitir, as vigas de madeira serão uma adição muito elegante ao interior. Mas este elemento só pode ser usado se a altura do teto no corredor for de 3 m ou mais. Esta solução fica melhor em casas de campo com mansarda.

Não são usados ​​tetos multiníveis e tensos para a Provença, e elementos fantasiosos (estuque, pátina e ornamentos dourados) também não aparecem aqui.

Seleção de móveis

O corredor do apartamento é uma zona ativa, por isso é necessário cuidar não só da beleza, mas também da funcionalidade do espaço. O corredor deve ter guarda-roupa, prateleiras para sapatos, bolsas e guarda-chuvas. A Provença não impõe requisitos rígidos de geometria - todos os móveis podem ser dispostos em uma ordem arbitrária, mesmo caótica.

Móveis para Provença são usados ​​apenas de madeira, de preferência leves com vestígios de arranhões e envelhecimento artificial, traços de lascas e rachaduras da tinta são permitidos.

O estilo e os pequenos painéis com ganchos para roupas combinam perfeitamente, combinando melhor com as portas em tonalidade e textura.

Se você tiver um corredor grande, um guarda-roupa com portas de vaivém ficará espetacular. Todos os módulos devem ser baixos, uma vez que as estruturas até o teto confundem visualmente o espaço. Em altura, é aconselhável pendurar algumas prateleiras e colocar vasos com flores.

Em quartos pequenos, é melhor ficar em armários. - eles vão fazer um conjunto elegante com um cabide de chão vintage.

O pertencimento à Provença pode ser enfatizado por um banco de madeira com almofadas macias. Cadeiras de junco ou rattan são permitidas. A atmosfera da antiguidade será reforçada por pequenos aparadores e consoles.

Os guarda-roupas modernos da Provença não são usados, se você precisa de um lugar para guardar coisas, então é melhor dar preferência aos módulos leves com superfície fosca.

Deve haver grandes espelhos nas paredes - de preferência redondo ou oval, sempre com caixilharia de madeira. Se o espaço permitir, pode-se instalar um grande espelho - ele fica encostado na parede oposta à janela, neste caso os raios do sol serão refletidos, iluminando os cantos mais escuros do corredor.

Para mobiliar um ambiente, não é necessário ir a antiquários - todos os móveis podem ser envelhecidos artificialmente com a técnica do crackle. Nesse caso, um esmalte especial é aplicado na superfície, o que cria o efeito de queimar ao sol e de pequenas fissuras.

Paleta de cores

Para entrar no estilo da Provença da forma mais precisa possível, você deve escolher a paleta de cores certa. É desejável que as cores utilizadas sejam claras. Tons de branco e bege funcionam melhor. - são ideais para criar um fundo geral do interior, tornar o ambiente requintado e delicado. Essas opções são especialmente boas para salas pequenas, uma vez que expandem visualmente o espaço, tornando-o mais profundo e claro.

Acentos discretos podem ser definidos usando esquema de cores roxo, menta ou oliva, tons de verde parecem harmoniosamente - esta é a cor da natureza, que traz uma sensação de feminilidade e conforto para a atmosfera do corredor.

Tons de pêssego, laranja e amarelo deixe o ambiente mais confortável, mas não exagere com esses tons - caso contrário, o ambiente ficará muito escuro, eles geralmente são usados ​​como um complemento aos tons de branco e bege.

Acessórios interessantes

A Provença é impensável sem uma abundância de bugigangas elegantes que unem todo o espaço, dando uma sensação de conforto e aconchego. Normalmente, esses corredores são decorados com objetos feitos de madeira e argila; flores vivas ou secas também ficam bem.

No corredor, decorado de acordo com as principais características da Provença, não se pode prescindir dos têxteis, portanto aqui você pode ver frequentemente almofadas, mantas, almofadas e cortinas com babados. Os panos devem ser naturais - algodão ou linho, apenas cores claras são permitidas. A Provença é harmoniosamente complementada por rendas e bordados.

Na Provença, baús, gaiolas e castiçais são bem-vindos, será útil colocar fotos em molduras vintage e estatuetas na cômoda, e painéis de palha podem ser pendurados nas paredes.

Não há restrições quanto ao tipo de elementos decorativos, a única condição aqui é a utilização de materiais naturais nos tons mais discretos.

Diretrizes de design

Normalmente, os corredores em apartamentos modernos e casas típicas não têm quartos amplos e luminosos, por isso a Provença torna-se a melhor solução para eles. A autenticidade pode ser alcançada com a ajuda de técnicas de design de luz que não exigem custos financeiros significativos de sua parte. Na concepção das instalações, eles aderem a vários princípios:

  • todas as superfícies usadas no design do estilo provençal devem certamente estar gastas e envelhecidas;
  • quanto mais simples for o interior, mais eficaz;
  • apenas cores claras são permitidas na decoração;
  • contrastes devem ser evitados;
  • deve haver muita luz na sala;
  • use itens de decoração de interiores nas cores branco e rosa, lavanda ou terracota;
  • as peças forjadas parecem harmoniosas no interior - podem ser cantos, cabides ou puxadores de metal;
  • o gesso fica espetacular em superfícies expostas a fragmentos de alvenaria;
  • o piso deve ser de madeira ou imitar a textura da madeira;
  • vigas de teto são permitidas em casas mais antigas.

Belos exemplos

O estilo provençal parece harmoniosamente com o desenho de um corredor estreito e pequeno, bem como em uma sala com um corredor longo. O uso de técnicas básicas de design permite criar uma sensação de leveza, leveza e romance rural.

Os acessórios parecem harmoniosos - blocos modulares vintage, cabides de canto de parede.

Não existem soluções prontas para decorar a Provença - uma grande variedade de pequenas coisas são permitidas aqui: vasos, lindos tecidos, pinturas, painéis, cestos, almofadas de sofás e muitos outros elementos que tornam o estilo o mais preciso possível.

Para o que caracteriza o estilo provençal no interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa