Pratos

Bules de esmalte: tipos e sutilezas de escolha

Bules de esmalte: tipos e sutilezas de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como escolher?
  3. Operação e cuidados
  4. Variedades
  5. Comparação com utensílios de cozinha de aço inoxidável
  6. Top models

Fazer chá, café, cacau e algumas outras bebidas, pratos é impensável sem água quente. Mas um agradável momento de lazer com uma xícara de chá não depende apenas da capacidade do bule. Também é importante qual é a sua aparência. Os vasos esmaltados são bastante populares e dignos de nota.

Peculiaridades

Muitas pessoas acreditam que os bules esmaltados estão irremediavelmente desatualizados e desatualizados. Esta opinião está fundamentalmente errada. Só pode ser atribuído a modelos únicos realmente antiquados e irrelevantes. Mas é muito fácil encontrar um bule forrado de esmalte que atenda a qualquer projeto e exigência prática. O revestimento especial possui as seguintes características:

  • não estraga o sabor das bebidas preparadas;
  • não provoca reações alérgicas;
  • não representa perigo de intoxicação alimentar.

Porém, tudo isso só é garantido com os devidos cuidados. Se você tiver que despejar água dura em um bule de chá esmaltado, terá que ser sistematicamente limpo da incrustação resultante. O revestimento deve manter sua integridade. Se aparecerem as mais pequenas fissuras, a loiça terá de ser mudada. No entanto, essa circunstância é um tanto amenizada por preços acessíveis.

Os bules de esmalte datam da década de 1960. Mas as primeiras versões tinham méritos duvidosos. A única vantagem séria desses modelos eram as belas cores. A fuligem aderiu muito ativamente e, devido à má qualidade, o esmalte se partiu muito rapidamente.

Na década de 1970, surgiram no mercado designs com diversos tipos de imagens.E, apesar da simplicidade externa, eles rapidamente ganharam popularidade.

Como escolher?

O papel decisivo é desempenhado pela escolha racional de uma instância particular. Os parâmetros de projeto são amplamente individuais. É aconselhável apenas pensar se será conveniente e prático usar um determinado produto. Deve também escolher uma chaleira que corresponda ao estilo do conjunto de utensílios para beber chá. No entanto, em qualquer caso, você precisará limpar sistematicamente a fuligem e as gotas de graxa. A maneira mais fácil é selecionar produtos para um fogão a gás. Você pode comprar absolutamente qualquer produto ao seu gosto. Existem vários modelos equipados com cabos de plástico. Você precisa verificar se eles estão localizados corretamente. Se esses elementos forem colocados incorretamente, existe o perigo de derreter pelo fogo.

Mas uma determinada marca de um produto não deve receber importância especial. “Origem nacional” também não importa. Muito mais importante é o material de que são feitos os utensílios de cozinha. Você também deve prestar atenção a essas nuances:

  • método de aquecimento elétrico ou simples por fogo;
  • geometria do produto;
  • dimensões do bule.

As cores clássicas dos utensílios esmaltados são cinza, verde e azul. Felizmente, a tecnologia moderna permite que você alcance uma gama de cores muito mais ampla. O cinza metálico (que pode ser escuro ou claro) é considerado a solução mais prática. Pode ser usado em quase todos os interiores. A exceção são as cozinhas e salas de jantar decoradas em estilo country, provençal, escandinavo e exótico.

Se não houver esse problema, o cinza metálico dará toques modernos à composição da cozinha, diluindo motivos primários e rígidos. Este produto ficará especialmente bem com um conjunto de eletrodomésticos de cor semelhante. Mas o bule preto é considerado uma solução quase universal.

A única exceção quando é inaceitável é o excesso geral de preto e outros tons escuros no interior.

Uma peça escura de utensílio de cozinha precisa ser complementada com acessórios de tom semelhante, e também diluída com a introdução de branco ou vermelho. Mas deve ser entendido que bules muito escuros, como bules puramente brancos, podem facilmente ficar sujos. Muitos problemas surgem principalmente quando eles têm uma superfície brilhante. Se a necessidade de cuidados constantes não te assusta, pode dar preferência à versão branca.

Os conhecedores não aconselham a compra de todos os utensílios culinários apenas em branco. Isso criará uma composição embaçada e embaçada. Às vezes, produtos de cores vivas também são usados ​​- amarelo, azul, violeta e outras cores saturadas. É necessário considerar como uma determinada pintura afeta o clima geral do interior. Isso às vezes é ainda mais significativo do que suas próprias preferências, já que a atmosfera deve satisfazer os convidados também.

A alça não deve estar sobre ou perto da abertura do bico. É fácil se queimar colocando a mão ali. Pode até ocorrer por respingos que aparecem quando a tampa cai na água. Pois quanto mais larga a tampa, melhor e mais prático é o produto. É ainda mais correcto escolher um jarro com válvula: quando está fechado, a tampa não cai com qualquer inclinação.

Algumas empresas oferecem modelos com posicionamento de bico muito baixo. É conveniente despejar água de lá, mas pouca água cabe dentro. Além disso, esse desenho leva ao surgimento de uma massa em escala. O melhor posicionamento da bica é ligeiramente acima do meio.

Operação e cuidados

É perfeitamente possível garantir que a nova chaleira funcione o maior tempo possível. Para fazer isso, antes de usar pela primeira vez, execute as seguintes etapas:

  • a chaleira é lavada;
  • encher até o limite superior permitido;
  • ferva a água coletada;
  • deixe a chaleira esfriar.

Não deixe uma chaleira aquecida no fogão a gás. No entanto, é inaceitável colocar pratos quentes sobre uma superfície fria e molhada. A melhor opção é um suporte especial feito de material resistente ao calor.Para lidar com a incrustação, uma solução aquosa de ácido cítrico é fervida em uma chaleira. Se as ferramentas em mãos não inspiram confiança, você pode prestar atenção às formulações proprietárias (elas são usadas estritamente de acordo com as instruções).

É melhor limpar a chaleira uma vez por semana com detergentes comuns e uma esponja macia do que limpar as manchas difíceis mais tarde.

Variedades

As chaleiras podem ser diferenciadas por seus parâmetros e alguns detalhes adicionais.

  • Bules equipados com apito são muito convenientes. Graças a eles, não há necessidade de esperar constantemente até que a água ferva. Mas os modelos sem apito têm outra vantagem - são os mais baratos.
  • Os modelos com cabo de madeira parecem mais interessantes do que os equipados com cabo de plástico.
  • Quanto ao volume, tudo é muito individual aqui. Você não deve perseguir o excesso de capacidade. Por causa disso, você terá que pagar a mais pelo gás ou pela eletricidade. No entanto, uma versão muito pequena de 1 litro é completamente impraticável. É útil apenas para pessoas que estão sozinhas em casa e, além disso, ocasionalmente. Portanto, na maioria dos casos, os produtos com uma capacidade de 2,5 - 3 litros serão a melhor escolha.
  • A comparação de produtos nacionais e estrangeiros desempenha um papel importante. As empresas russas usam a técnica de pulverização. É menos prático do que a tecnologia de submersão usada no exterior. Portanto, os produtos importados, mesmo com o aumento do preço, são muito mais adequados. Há apenas um argumento a favor dos desenvolvimentos domésticos - coleções que têm design tradicional.

Comparação com utensílios de cozinha de aço inoxidável

Como alternativa, você pode considerar outro tipo de chaleira de metal - feita de aço inoxidável. Essa opção tem suas próprias diferenças. Este material é mais sujeito a deformações. Na superfície de tal chaleira, riscos e sujeira podem aparecer com muito mais freqüência, que são difíceis de remover. Já os pratos esmaltados são muito mais fáceis de limpar. A vida útil de panelas de aço inoxidável e panelas de esmalte pode ou pode ser diferente.

Tudo depende da forma como a loiça é utilizada e cuidada. Panelas de aço inoxidável são menos resistentes a arranhões.

Top models

Como algumas pessoas preferem produtos feitos na Rússia, faz sentido começar com bules de fabricação russa. Boas posições foram conquistadas pelos produtos da fábrica "Enamel" da Magnitogorsk, que está em operação desde o final dos anos 1950. Durante este tempo, as linhas de produção e tecnologias foram atualizadas significativamente. A empresa conseguiu alcançar um excelente equilíbrio entre custo, desempenho e considerações de design. As classificações de talheres esmaltados incluem consistentemente os produtos da Cherepovets LLC “Stalemal”.

De marcas estrangeiras, as seguintes são distinguidas por boas características:

  • Bielo-russo Omelia (esta empresa usa ativamente tecnologias modernas);
  • chinês Mayer End Boch (distingue-se pelo uso de aço de primeira classe e revestimentos confiáveis);
  • Preocupação japonesa Ejiry (seus engenheiros desenvolveram uma tecnologia para a produção de esmalte de vidro misturado com açúcar de confeiteiro).

Os produtos Agness podem, no entanto, ser tão bons quanto os produtos japoneses. Essa empresa usa aço excelente e confiável. O esmalte vitrocerâmico é feito com componentes de coloração totalmente seguros. O cabo é montado de forma fixa e feito de baquelite. Este tipo de plástico é caracterizado pela baixa condutividade térmica e, portanto, as queimaduras são excluídas durante o uso normal.

As chaleiras esmaltadas Agness são adequadas para qualquer fogão (exceto de indução). Mas eles são adequados para serem lavados em máquinas de lavar louça. A empresa faz todo o possível para que os detalhes sejam trabalhados com clareza e competência, para que o design seja perfeito.

No próximo vídeo você encontrará uma visão geral do bule de esmalte Mayer & Boch Mini.

sem comentários

Moda

a beleza

casa