Pratos

Pratos de madeira: origem, tipos, funcionamento e cuidado

Pratos de madeira: origem, tipos, funcionamento e cuidado
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Termos de uso
  6. Recursos de cuidados

A madeira é um dos primeiros materiais que os humanos dominaram. É fácil de processar, versátil e tem um belo visual, por isso não é de se estranhar que os primeiros pratos tenham sido feitos a partir dele.

Um pouco de historia

A maioria dos utensílios de cozinha e não só eram feitos de madeira na Rússia Antiga. Como mostram os achados arqueológicos, já no século VIII os pratos de madeira faziam grande sucesso. Os espécimes mais caros tinham entalhes decorativos do lado de fora.

Como base foram utilizadas madeiras nobres, pois esse material possui as propriedades necessárias. Havia vários métodos de fabricação. Os utensílios eram apresentados em vários tipos:

  • cinzelado;
  • abrigo;
  • cortar;
  • tanoeiro;
  • de rebites;
  • recolhidos por aros.

Os utensílios torneados tornaram-se mais difundidos, não eram apenas canecas, mas também pratos, colheres, pilões e muito mais. A fazenda usava bacias de madeira, banheiras. Os artesãos guardaram seus segredos e os transmitiram de geração em geração.

Há outra vantagem dos utensílios de madeira - eles estavam disponíveis para todos, independentemente da posição.

    As colheres eram apresentadas numa grande variedade e diferiam na forma, uma vez que uma era usada para salada, outra para sopa e a terceira separadamente para mostarda ou sobremesa.

    Hoje em dia, este tipo de loiça já não é muito popular e passa a ser mais uma peça de decoração na cozinha. No entanto, açucareiros, caixas de pão, purê de batatas e tábuas de cortar são ferramentas indispensáveis ​​para as donas de casa modernas.

    Vantagens e desvantagens

    Muito antes de o primeiro garfo de prata ser inventado, as pessoas se deliciavam com talheres de madeira primitivos. A durabilidade das colheres de sopa e garfos de prata, bem como o fácil descarte dos utensílios de plástico, acabaram por afastar os produtos de madeira.

    No entanto, agora, na era da eficiência e economia de energia, os talheres de madeira voltaram a ser usados, embora não sejam tão duráveis ​​e higiênicos quanto os de metal, os utensílios de madeira são valorizados por sua segurança.

    Vários fatores podem ser distinguidos das vantagens.

    • A madeira é um material natural.
    • A madeira é um recurso renovável. Por exemplo, os produtos de bambu são muito amigáveis ​​ao meio ambiente, no entanto, a própria planta preenche rapidamente a área de corte.
    • Em comparação com os aparelhos de plástico não degradáveis ​​à base de óleo que inundam os aterros sanitários do mundo, a madeira é segura para os humanos.
    • Esses produtos podem ser feitos de qualquer tipo de madeira, incluindo bétula e bordo.
    • A reciclagem de talheres de madeira está ajudando a resolver o problema crescente de reciclagem de plásticos e outros materiais não degradáveis ​​e perigosos já abundantes no solo.
    • Talheres de madeira podem ser muito bonitos e caros quando pintados.

      Apesar de tantas vantagens, os produtos de madeira também têm suas desvantagens.

      • A madeira é absorvente, um material poroso que absorve umidade, tornando-se um excelente terreno fértil para bactérias. Por esse motivo, os talheres de madeira não são higiênicos e não são adequados para uso prolongado.
      • Panelas feitas de certos tipos de madeira, como cedro ou cipreste, podem estragar o sabor dos alimentos com seu cheiro forte e resina.
      • Talheres de madeira feitos de subprodutos, madeira importada ou reciclada podem ser expostos a produtos químicos durante o processo de fabricação.
      • A maioria desses talheres é cuidadosamente polida para uso seguro. Quando o material seca, podem ocorrer fissuras em sua superfície, respectivamente, surgindo pequenos fragmentos, que ficam presos na cavidade oral.
      • Esses produtos têm vida curta e, se usados ​​e armazenados incorretamente, podem durar apenas alguns meses.

      Variedades

      Um conjunto pintado de utensílios de cozinha feitos de madeira com uma pintura Khokhloma em ambos os lados é uma verdadeira obra de arte. Esse produto só pode desempenhar um papel decorativo e não pode ser usado. Você não consegue pensar em uma adição melhor para organizar um interior de cozinha incomum, uma vez que tais utensílios adicionam cor.

      Ao procurar algo inusitado no mercado, você poderá conhecer os mais diversos produtos de madeira. Aqui estão os pratos dos seguintes fabricantes:

      • Russo;
      • Finlandês;
      • Chinês;
      • Japonês.

      Cada espécie apresentada tem suas próprias características. Por exemplo, o japonês é perfeito para sushi. É radicalmente diferente da forma, design e corte finlandês e russo.

      Às vezes, pratos e colheres são feitos de madeira de oliveira, mais frequentemente de outras madeiras nobres. O custo desses produtos também depende da qualidade da madeira. Esculpido, no qual há uma pintura, não é barato e serve exclusivamente como conjunto para presente. Quanto mais complicado for o entalhe, mais caro será o presente. Talheres antigos são vendidos em certas plataformas.

      Você pode encontrar produtos de mel e até pratos e colheres descartáveis ​​no mercado, mas eles praticamente não são populares.

        Separadamente, é necessário mencionar os tipos de utensílios de madeira que eram usados ​​na Rússia. É difícil listar tudo, mas você pode se concentrar naqueles que eram usados ​​com mais frequência na fazenda.

        • Banheira. Este recipiente era necessário para armazenar vinho e mel, às vezes transferia-se água nele, eles podiam beber. Troncos de árvores como bétulas e choupos serviam como principal material de produção.O us que tinha formato cilíndrico, na parte superior apresentava pequenas "orelhas", daí o nome.
        • Stavets. Uma espécie de prato com tampa e fundo plano. Não era usado para servir pratos, mas para guardar pão e outros utensílios de cozinha.
        • Irmão. Esse jarro costumava ser encontrado na mesa, pois era servido aos convidados junto com uma bebida. Sempre havia canecas e pratos de salgadinhos ao seu redor.
        • Colheres Os produtos a que estávamos acostumados eram muito diferentes daqueles que eram feitos no início. Após escavações arqueológicas nos Urais, foram encontrados espécimes de formas muito incomuns. Os pratos antigos distinguiam-se pela sua beleza decorativa, eram confeccionados na forma de pássaros e animais. Os historiadores chamam muitos tipos de colheres, que diferem entre si na forma, como colheres de pesca, colheres de meio bisel e esfregar.

        Está provado que a produção de utensílios de madeira era mesmo então um processo industrial completo. Em uma aldeia eles estavam ocupados com os espaços em branco, em outra - dobrando, na terceira - moagem.

        • Buckets. Também havia vários tipos deles. O nome foi retirado do local onde o item foi feito. Por exemplo, os baldes de Moscou e Tver eram populares, havia também Kostroma, Volgogrado e outros. Na maioria das vezes, você poderia encontrar conchas na mesa festiva, já que a comida era servida nelas. Os produtos de Moscou diferiam de todos os outros materiais, pois eram feitos de burl. De lado, esses pratos se pareciam muito com um barco com fundo plano e nariz pontudo. A resistência de tal produto era invejável, a espessura das paredes chegava a 0,8 cm. Os baldes Tver, que eram feitos de raiz, eram diferentes dos de Moscou. Esses utensílios eram baixos, longos e tinham na extremidade um ornamento em forma de cabeça de cavalo. Os artesãos não economizaram no desenho da escultura.
        • Pratos. Eles também são apresentados em uma ampla variedade. Eram profundos e rasos, grandes e pequenos. Quando os príncipes consideraram que servi-los à mesa nos pratos com que os plebeus também comem era uma manifestação de desrespeito, os utensílios de madeira foram substituídos por peças de prata e ouro.

        Como escolher?

        Ao escolher um produto de qualidade, você deve contar com a orientação de profissionais, pois existem muitos modelos nas prateleiras das lojas e nem todos atendem aos requisitos de segurança e durabilidade.

        • Se você comprar um desses itens para a cozinha, é melhor que seja feito no território do nosso país. Esses produtos são testados quanto à qualidade e respeito ao meio ambiente.
        • É imprescindível inspecionar bem a loiça para que a impregnação seja aplicada uniformemente. Se o modelo for envernizado, não é adequado para uso durante o cozimento.
        • Não deve haver deformações de nenhum tipo na superfície, pois quando a umidade chegar, a árvore vai rachar.
        • Os melhores pratos são considerados os feitos de zimbro e amieiro, sendo também adequados o cedro e o álamo tremedor.

        Termos de uso

          Freqüentemente, os produtos de madeira são comprados para restaurantes, pois são adequados para servir mesas com decoração incomum. Para que esses pratos possam servir por muito tempo, é preciso conhecer e seguir as regras de uso.

          Você pode colocar pratos de madeira no micro-ondas, o principal não é cozinhar neles, mas apenas para esquentar os alimentos. Como o material absorve umidade e pode se expandir ou secar com o tempo, esses utensílios perdem sua atratividade com o passar dos anos.

          Por isso, tais produtos devem ser impregnados com uma solução oleosa especial, que fecha os poros e evita que a umidade penetre em seu interior.

          É estritamente proibido lavar esses pratos na máquina de lavar louça, pois isso pode causar o aparecimento de uma superfície rugosa.

          Recursos de cuidados

          Se você cuidar bem dos produtos de madeira, então eles vão durar muito tempo.

          • O odor desagradável que a madeira absorve pode ser facilmente eliminado. Para isso, uma vez por mês, é necessário limpar as colheres e pratos com gaze ou vinagre embebido em álcool.
          • Os taninos da madeira são facilmente eliminados deixando os utensílios de molho em água corrente por várias horas.
          • Você pode nivelar a superfície da placa de corte com uma lixa simples.
          • Esfregar com decocção de casca de cebola ou peróxido de hidrogênio pode aumentar a vida útil dos utensílios de madeira.
          • Depois de usar o prato, as colheres devem ser enxaguadas e secas imediatamente.
          • Esses utensílios são armazenados em armário bem ventilado, onde não haja muita umidade.

          Para obter informações sobre como fazer uma placa de pinho, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa