Periquito

Por quanto tempo os periquitos dormem?

Por quanto tempo os periquitos dormem?
Contente
  1. Duração do sono
  2. Posições de dormir
  3. Criamos condições para dormir
  4. Posso acordar?

Os periquitos são animais de estimação divertidos e ativos. Para que a ave esteja sempre saudável e de bom humor, é importante garantir o correto sono e vigília ao mantê-la. E para isso você precisa saber quanto tempo um papagaio leva para dormir.

Duração do sono

Na natureza, os periquitos vivem na Austrália. Faz muito calor aqui e, portanto, os pássaros muitas vezes preferem cochilar mesmo durante o dia, escondendo-se do sol escaldante à sombra da densa folhagem. Indivíduos criados em condições artificiais retêm esse hábito nos genes, então muitos deles gostam de descansar ao meio-dia, mais frequentemente no verão. O proprietário não deve se intimidar com tal comportamento, o sono diurno não significa tédio ou doença de um papagaio - essa é a norma. Normalmente, um animal de estimação precisa de pelo menos meia hora para descansar um dia. Para que um pássaro durma pacificamente à noite, ele precisa fornecer escuridão e silêncio completos. A noite inteira de sono de um papagaio dura de 10 a 12 horas; no inverno, esse período pode durar até 14 horas.

Se o animal estiver constantemente enérgico, móvel e ativo, ele pode dormir ainda mais tempo.

Posições de dormir

Os especialistas em pássaros recomendam observar a posição em que o papagaio dorme. Muitos deles gostam de dormir em pé sobre uma perna. Apenas pássaros resistentes e fortes são capazes disso, apenas eles podem manter o equilíbrio. Se o proprietário não perceber que o animal está dormindo sobre uma perna, isso pode ser um indicador do estado pouco saudável da ave. Se ela estiver fraca, ferida, tiver uma infecção ou for mantida em más condições, provavelmente dormirá sobre duas pernas. Os idosos também preferem a mesma posição de dormir.

Vendo que o papagaio está dormindo, franzido e enterrando o bico nas penas, o dono deve saber que, muito provavelmente, o animal está congelado. Nesta posição, ele tenta reter o calor de seu próprio corpo. O proprietário precisa mudar o regime de temperatura na gaiola do animal de estimação emplumado, já que a hipotermia é bastante perigosa para o periquito.

Criamos condições para dormir

Notando que a ave dorme até 12 horas por dia, não se preocupe. Pior se ela não conseguir dormir o suficiente. Um pássaro insone se sente desconfortável, seu apetite se deteriora, ele começa a dormir durante o dia, o que distorce o sono necessário e o regime de vigília e afeta negativamente a saúde do papagaio. Para garantir um bom sono pleno para um animal de estimação, é necessário com a chegada da noite excluir todos os sons estranhos, desligar o computador, o rádio, a música, fechar a janela e até fechar as cortinas.

Um papagaio pode se assustar com a sombra de um carro passando na rua ou com um brinquedo pendurado que saiu de uma corrente de ar.

É importante desligar o telefone para que uma ligação noturna inesperada não assuste os ondulantes. Muitas pessoas não conseguem dormir sem a TV e desligam-na apenas ao acordar de manhã. Nesta situação, o papagaio sentirá ansiedade a noite toda, o piscar da tela alertará o pássaro cansado, e então ele terá que reabastecer suas horas de sono durante o dia. Outro momento que pode assustar um papagaio é cair de um poleiro. Muitos proprietários removem todos os balanços e mastros à noite. O fato é que um papagaio que adormece em uma perna só pode perder o equilíbrio e cair. É improvável que ele se machuque, mas ficará muito assustado e não conseguirá dormir por muito tempo. Alguns proprietários colocam uma prateleira de papelão na gaiola como uma "cama", da qual o pássaro não pode cair.

Se você não consegue manter o sono e a vigília, e seu animal de estimação fica ativo à noite e depois dorme o dia todo, você pode cobrir a gaiola com uma capa à noite. Escolha um material que seja respirável para que haja ventilação adequada na gaiola. Não espere que o sono do papagaio melhore imediatamente, mas depois de alguns dias o animal se adaptará ao novo regime e perceberá a capa como uma condição adequada para adormecer. Depois de algum tempo, o ondulado voará até seu lugar de dormir de costume, vendo a manta nas mãos do dono. Se as condições para dormir não forem criadas, o pássaro praticamente não dormirá. Um animal com privação crônica de sono é caracterizado pelos seguintes sintomas:

  • perda de penas;
  • uma tendência para arrancar penas;
  • sonolência e letargia regulares;
  • irritabilidade;
  • depressão;
  • agressão;
  • falta de apetite;
  • postura não planejada de ovos.
Percebendo esses sinais, o dono deve ficar alerta e levar o animal ao veterinário.

Se durante o exame e nas análises nada de terrível foi encontrado, o proprietário deve alterar as condições de detenção, incluindo o ajuste do regime de sono e vigília.

Posso acordar?

Às vezes é necessário um papagaio, ao contrário, não para ser posto na cama, mas para acordar. Por exemplo, um animal de estimação tirava uma soneca habitual de meia hora durante o dia, mas o proprietário planejou uma viagem ao veterinário. Como já foi observado, o pássaro deve se sentir seguro durante o sono e, portanto, é impossível acordar o papagaio abruptamente com sons altos. Um animal de estimação que é acordado por uma música alta repentina durante o sono terá um ataque de pânico, que pode até provocar uma parada cardíaca.... Se tal resultado terrível não acontecer, então o pássaro abruptamente acordado ficará nervoso, com medo por um longo tempo, por vários dias ele não dormirá completamente e poderá perder a confiança no dono.

Para dicas sobre como dormir em papagaios, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa