Castiçais

O que são castiçais e como escolhê-los?

O que são castiçais e como escolhê-los?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Opções de design
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Como remover a cera?
  8. Lindos exemplos no interior

Os castiçais têm sido usados ​​por pessoas exatamente desde a época em que as velas surgiram em seu dia a dia. Hoje em dia, os acessórios, na maioria dos casos, têm uma finalidade decorativa, mas isso não os torna menos populares. Para escolher o castiçal certo, você precisa se concentrar nas muitas nuances disponíveis.

O que é isso?

Em termos simples, um castiçal é um acessório especial no qual uma ou mais velas são instaladas. O objetivo principal é segurar a luminária. Recentemente, os castiçais são cada vez mais utilizados como elementos decorativos de interiores. Mas, apesar disso, eles não perderam sua função original.

Independentemente do tipo deste ou daquele castiçal, deve necessariamente cumprir os requisitos, o primeiro dos quais é de alta qualidade. A segurança contra incêndio depende deste indicador. Se o castiçal for de má qualidade, a vela pode cair, causando um incêndio.

O castiçal também deve ser estável. Dependendo do tipo, o acessório pode ser fixo ou móvel.

História

O castiçal pode ser considerado um dos primeiros dispositivos de iluminação da história da humanidade. Qualquer tocha cravada na rocha já era um castiçal. Claro, com o tempo, as pessoas aprenderam a fazer mais opções culturais, mas sua essência permanece a mesma até hoje.

Os primeiros castiçais foram descobertos durante escavações no território do Antigo Egito.Os acessórios são feitos de argila. Por idade, eles foram supostamente criados em 400 AC. NS. Vale ressaltar que foi durante o mesmo período que as primeiras velas de cera foram criadas. É sabido que os antigos romanos e helenos usavam ativamente os castiçais.

Os primeiros castiçais, que na aparência lembram vagamente os acessórios modernos, surgiram há vários séculos. Dispositivos antigos são pesados ​​e impressionantes em tamanho. Na maioria das vezes, eram feitos de metal. As opções modernas são mais leves, visualmente atraentes, feitas de vários materiais.

O declínio da popularidade das velas e, consequentemente, dos próprios castiçais começou no final do século XIX ou no início do século XX. Foi nessa época que as pessoas começaram a usar ativamente a eletricidade. Os castiçais agora são usados ​​para decorar e iluminar casas. Esses acessórios são amplamente utilizados em templos. Nem um único serviço está completo sem eles.

Visualizações

Existem vários tipos de castiçais. Cada um deles é caracterizado por suas próprias características. As diferenças estão principalmente na aparência dos acessórios.

Piso

Os castiçais de chão, via de regra, são bastante grandes. Na maioria das vezes, são feitos de metal e alguns outros materiais.

Eles são instalados diretamente no chão. Às vezes, esses castiçais são instalados em lances de escada em edifícios de vários andares. Na maioria das vezes, velas bastante grandes são colocadas neles. Desempenham funções tanto de iluminação como decorativas.

Girandoli

Girandoles são candelabros que possuem numerosos chifres. Como regra, esses castiçais são decorados com um grande número de elementos de cristal. Eles podem ser de mesa, de parede ou de chão. Dependendo do tamanho, velas de tamanhos diferentes são instaladas neles. Girândulas giratórias são comuns. Eles são chamados de "carrossel".

Castiçais de candelabro

Candelabros são todos iguais, mas cada um deles se destina a várias velas. Quanto mais velas cabem em um candelabro, mais luz sai dele. Por sua vez, os lustres também são divididos em várias categorias:

  • lustresque estão suspensos no teto;
  • brana - candeeiros de parede concebidos para uma ou mais velas;
  • lustre e kandil - opções que são usadas principalmente em igrejas ortodoxas e católicas.

Tapperts - castiçais com pernas finas e longas projetados para uma vela podem ser colocados em uma categoria separada.

Materiais (editar)

Vários materiais são usados ​​para fazer castiçais. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os materiais são os seguintes.

  • Metal... Pode ser considerado o material mais comum. Cobre e bronze são os mais comumente usados. Menos comuns são as opções de aço. As vantagens do metal são óbvias: custo, resistência e confiabilidade relativamente baixos. A desvantagem é o peso dos próprios acessórios. Além disso, esses produtos nem sempre têm uma aparência atraente. Às vezes, os castiçais são feitos de metais preciosos. Castiçais de prata e ouro são os mais populares entre a nobreza desde os tempos antigos.
  • Copo - o material é visualmente atraente, mas pouco confiável. Ele pode se deteriorar se superaquecido e quebrar facilmente se usado sem cuidado. Os castiçais de cristal mais comuns. A vantagem é o baixo custo. Vale ressaltar que os castiçais de vidro podem ser coloridos ou transparentes com elementos dourados. Recentemente, os castiçais de cerâmica tornaram-se especialmente populares.
  • Madeira - material barato, mas confiável. Os castiçais têm uma aparência muito atraente e, via de regra, são equipados com um grande número de elementos decorativos. A desvantagem é que o próprio material é altamente inflamável.

Recentemente, os castiçais estão ganhando uma nova rodada de popularidade, então mais e mais materiais modernos aparecem, que incluem argila de polímero, gesso, resina epóxi, ônix e alguns outros. Raramente, mas existem produtos nobilis.

Opções de design

Existem muitas opções de design para castiçais. O mais comum até hoje são as opções clássicas. Têm o formato correto, mínimo ou sem decoração.

Os castiçais variam em forma. Os mais populares são cilíndricos, mas também são quadrados, retangulares, triangulares e alguns outros. Formas incomuns - uma árvore, um slide.

Também há diferenças de cor: branco e preto, além de produtos coloridos. Se falamos de elementos decorativos, então existem muitas opções diferentes: flores, cachos, formas geométricas. Existem castiçais originais, por exemplo, na forma de um anjo ou de uma pessoa.

Como escolher o caminho certo?

Os castiçais devem ser escolhidos de acordo com as preferências individuais. É necessário que os acessórios se encaixem organicamente no interior. Além disso, não se esqueça da sua própria segurança. A este respeito, os castiçais devem ser;

  • sustentável;
  • alta qualidade;
  • livre de defeitos e defeitos.

É melhor escolher acessórios feitos de materiais que não sejam facilmente inflamáveis.

Como remover a cera?

O problema mais comum enfrentado pelos proprietários de castiçais é a contaminação da cera. Você pode lidar com isso em casa. O processo consiste em várias etapas:

  1. a superfície do acessório deve ser limpa com um pano macio umedecido em água quente;
  2. a seguir é necessário aplicar creme dental nos locais de contaminação, deixar alguns minutos e escovar com uma escova;
  3. enxágue novamente com água morna.

Existe outro método de limpeza: uma solução de água morna, sal e refrigerante. Em um recipiente, você precisa diluir dois litros de água, adicione 2 colheres de sopa de sal e refrigerante. Quando a solução estiver pronta, é necessário remover gradativamente a cera com uma esponja ou pano.

Não é altamente recomendável remover a sujeira da superfície com escovas de metal, panos, facas e outras ferramentas semelhantes. Isso pode causar danos significativos aos acessórios.

Para obter informações sobre como remover a cera de um castiçal, veja o vídeo abaixo.

Lindos exemplos no interior

Os castiçais ficam bem em uma ampla variedade de interiores. Se falamos de opções mais modernas, os copos de vidro de mesa são muito populares. Um exemplo é mostrado claramente na foto.

As seguintes opções decorativas também estão em demanda.

Às vezes, as pessoas compram candelabros. Eles são mais adequados para interiores clássicos. Existem muitas opções.

A escolha depende das preferências individuais de sabor. Você também deve se concentrar nos critérios de qualidade e segurança.

sem comentários

Moda

a beleza

casa