Pyrograph

Queimador de lenha faça você mesmo

Queimador de lenha faça você mesmo
Contente
  1. Queimador da fonte de alimentação do telefone
  2. Como fazer um micro-ondas a partir de um transformador?
  3. Dicas úteis

Mestres ardentes, cujo trabalho foi posto em execução, mas não aprenderam a desenhar e não têm talento para isso, procedem da seguinte forma. Tirando qualquer foto, imprimem em papel e, em seguida, colando em um compensado ou quadro, traçam o contorno de cada detalhe da imagem com um gravador. Além disso, muitas pessoas usam seus próprios queimadores.

Queimador da fonte de alimentação do telefone

Antigamente, as pinturas eram queimadas com ferro em brasa. Para se livrar do tempo injustificado e dos custos humanos, alguns dos usuários, mesmo durante a Rússia czarista tardia, tiveram a ideia de usar um ferro de solda fino com uma potência de 20-40 watts para queimar, afiando seu ferrão mais forte para que os contornos fiquem finos e claros. Mentes mais avançadas fizeram um queimador com uma picada de fio de nicromo, agulhas finas, usando um elemento de aquecimento elétrico semelhante em princípio de operação. E agora ambas as ideias não foram esquecidas, apenas as tecnologias para fazer espaços em branco a partir de materiais de trabalho estão sendo aprimoradas e, possivelmente, as dimensões estão diminuindo.

Como uma versão aprimorada de um gravador faça você mesmo, os artesãos oferecem um dispositivo alimentado por um adaptador de energia para um smartphone ou tablet. O diagrama de circuito de tal dispositivo é transferido para uma tensão de alimentação reduzida (até 12 volts), que será inofensiva mesmo em ambientes úmidos.

Ferramentas e materiais

Os seguintes acessórios e dispositivos são adequados como ferramentas.

  • Secador de cabelo de edifício. A opção usual para secar o cabelo não é adequada.
  • Ferro de soldar elétrico. É possível conectar de forma confiável sem ele, por exemplo, uma espiral com um fio, usando parafusos ou contatos elétricos crimpados.
  • Alicates. Você também precisará de um alicate de corte, possivelmente uma faca (para descascar os fios).
  • Serra de vaivém elétrica. Você também pode usar uma serra simples. Cortadores portáteis são produzidos para pequenos trabalhos.
  • Fresa de moagem com acessórios de moagem ou moedor com discos de moagem. Cortar discos para madeira ou metal também substituirá a serra.

Se você fabrica queimadores de madeira caseiros para venda, a fresagem dos elementos de suporte ajudará a dar precisão industrial aos seus produtos. Os consumíveis podem ser os seguintes.

  • Trilho ou grampo para janelas de madeira. Esses elementos fixam o vidro da janela ou porta.
  • Adesivo epóxi. Cria uma fixação segura de fios e tubos termorretráteis ao cabo de madeira em lugares onde eles não estão completamente assentados.
  • Um pedaço de espiral de nicromo. Recomenda-se uma bobina de alta potência (até 5 quilowatts): é mais resistente ao desgaste e durável.
  • Fio ou cabo de dois fios. É aconselhável retirar um cabo de rede pronto de qualquer dispositivo que não possa ser reparado, por exemplo, de um ventilador ou um ferro de solda.
  • Tubulação termorretrátil. Seria possível usar fita isolante, mas no adesivo, que o mantém por vários anos, os fabricantes começaram a economizar dinheiro, inclusive para criar juntas inteiras e não separáveis.

Qualquer um com uma tensão de 5 volts e uma corrente operacional de até 2 amperes é adequado como fonte de alimentação (carregador).

Manufatura

Para fazer uma salamandra caseira, faça o seguinte.

  1. Corte a peça desejada da ripa ou do cordão do vidro da janela. Em média, seu comprimento será de cerca de 10 cm.
  2. No futuro, faça um furo para os fios com uma broca ou chave de fenda.
  3. Expanda alguns milímetros do canal perfurado próximo ao ponto de saída dos fios: aqui o fio de nicrômio será fixado.
  4. Solde o conector sob o plugue do carregador na extremidade livre do fio que sai do queimador.
  5. Do lado da ponta, de onde vêm as pontas dos fios até o fio de nicrômio, solde seu próprio segmento - um elemento em forma de U. Puxe os fios para dentro e, depois deles, ele será puxado. Certifique-se de que está bem preso.
  6. Coloque o tubo termorretrátil sobre o cabo de madeira. Aqueça com um secador de cabelo.

Conecte o carregador ao queimador. O fio de nicromo deve brilhar uniformemente. Um brilho avermelhado ou carmesim indica que o queimador está pronto para uso.

As agulhas podem ser usadas no lugar do fio de nicromo no queimador. A seção transversal da agulha (décimos de milímetro quadrado) é tal que uma potência de pelo menos 30 W é capaz de aquecê-la até várias centenas de graus.

Como fazer um micro-ondas a partir de um transformador?

Um transformador em um forno de micro-ondas gera alta tensão, que pode exceder a tensão da rede em 10 vezes, dando 2200-4400 V. O efeito ao usar alta tensão extra é o seguinte. A peça de trabalho é impregnada ao longo do contorno queimado com água salgada. No caso mais simples, você obtém um eletrólito que conduz bem.

Se um potencial de vários milhares de volts é aplicado às extremidades de uma trilha úmida formada por um eletrólito absorvido pela madeira (ou papel, bem como qualquer outro meio umectante), então uma descarga de alta tensão é formada, que coze o queimado superfície.

Este método é utilizado por artesãos que ainda não têm confiança suficiente nos seus movimentos para traçar um contorno uniforme na madeira com o auxílio de um aquecedor convencional, sem sombras e transições que não são inerentes ao conceito de desenho. Para a fabricação de uma versão do queimador com transformador, as etapas são organizadas em etapas, como segue.

  1. Conecte o transformador à rede elétrica (tomada de 220 V) usando qualquer cabo de alimentação com plugue. Os fios são soldados aos terminais, geralmente marcados com os números 1 e 2. Este é o enrolamento primário. É enrolado com um fio 10 vezes mais espesso no diâmetro da seção transversal do que o secundário. Mas o enrolamento secundário tem um fio fino como um cabelo. Como o transformador é elevador, o enrolamento primário é mais espesso do que o secundário em termos de diâmetro do fio de esmalte.
  2. Conecte um cabo de alta tensão isolado com segurança ao enrolamento secundário. É importante evitar curto-circuitos nas extremidades do enrolamento.
  3. Para maior comodidade, conecte as pinças ("crocodilos") ao cabo de alta tensão.

Antes de conectar o dispositivo, verifique se o isolamento está intacto. Aplique uma camada de eletrólito na placa e tente “acendê-la” aplicando tensão nela. Corrente de alta voltagem, passando pela madeira umedecida, causa seu escurecimento. As vantagens desse método são a capacidade de queimar todo o padrão de uma vez, umedecendo a árvore nas linhas necessárias, bem como a uniformidade da queima. No escuro, circuitos fechados formados por um caminho de eletrólito podem produzir uma descarga corona que lembra vagamente um raio.

Dicas úteis

Ao usar um queimador de alta tensão (transformador), nenhuma peça adicional é necessária, exceto para isolamento elétrico suficientemente confiável para evitar choque elétrico no mestre. Para trabalhar com tais dispositivos, você deve ter permissão para trabalhar com instalações elétricas com tensões acima de um quilovolts e também usar equipamentos de proteção. Se uma ponte de diodo retificadora for usada, os diodos devem ser classificados para alta tensão. A partir da corrente alternada, uma corrente constante é formada. E quando ainda é possível sobreviver com um choque acidental com uma corrente alternada, então a permanente com certeza matará o experimentador descuidado e azarado.

Ao trabalhar com altas tensões em casa, use luvas com isolamento antes de aplicar a corrente. Coloque um tapete ou almofada não condutiva sob a área de trabalho (pernas da cadeira, se estiver sentado, ou pernas, se trabalhar em pé). Por exemplo, um tapete de borracha para carros é útil. Use sapatos com salto resistente e sola grossa. Não opere o queimador de alta tensão em um ambiente úmido.

Se o transformador do micro-ondas for fundido (os enrolamentos são preenchidos com cola epóxi), indissociável, pode-se verificar a posição dos enrolamentos primário e secundário medindo a resistência. O valor, que é uma ordem de magnitude diferente, ajudará a determinar a exatidão da conexão à rede: quanto mais voltas e mais finas elas são, maior é a resistência. Se você conectar o transformador à rede com o enrolamento "errado", na melhor das hipóteses não obterá 2200, mas, digamos, 22 V, o que ainda exigirá o uso da versão clássica - um pedaço de fio de nicromo e até então, desde que a potência geral de conversão da voltagem da célula seja de pelo menos 30 W. Na pior das hipóteses, haverá um curto-circuito. Para DIY, use um fusível automático opcional e links de fusíveis para evitar danos à fiação.

Na maioria dos casos, os conectores padrão de dois pinos são adequados para queimadores de baixa tensão alimentados por carregamento móvel, nos quais o condutor central está localizado no centro do espaço delimitado pelo anel externo. Um soquete USB, no qual apenas dois contatos extremos e o plugue correspondente seriam usados ​​aqui, pode aquecer significativamente no lugar onde esses contatos se encaixam.

Dispositivos mais poderosos exigiriam mais de 2 A. Não há reserva de energia aqui: como resultado, eles superaquecem e sua falha é possível. Para criar uma reserva de duas a três vezes, é recomendável usar 2 ou 3 carregadores, respectivamente.Como alternativa, você pode conectar suas saídas em série. Quanto mais alta a tensão, menor é o valor da corrente necessária: isso ajuda os fios (e o fusível) a não superaquecer e as próprias cargas também não se desgastam, razão pela qual não duram várias semanas ou meses, mas até a dezenas de anos.

A conexão paralela, por exemplo, não 15 V e 2 A, mas 5 V e 6 A também (por volt-amperes, por watts consumidos) criará a reserva de energia necessária. Para uma conexão em série que aumenta proporcionalmente a própria tensão de alimentação e não a corrente de operação, pode ser necessário ajustar o filamento. No caso mais simples, este é um resistor de nicrômio variável de alta potência (dezenas de watts) (reostato), um termostato de um fogão elétrico ou outro dispositivo conectado em série (em uma quebra de circuito) e limita o consumo de corrente, e com ele a tensão no dispositivo sob carga.

Dimensione a fonte de alimentação secundária (adaptador AC) para que suas peças não superaquecem ao operar com muita energia. Uma temperatura constante de +70 destruirá rapidamente os elementos semicondutores (diodos, transistores, os microconjuntos mais simples, controladores) operando na unidade sob carga frequente e contínua. Você não pode fixar o elemento de aquecimento com cola epóxi: a temperatura aqui atingirá centenas de graus, e o enchimento de epóxi queimará em questão de minutos, enquanto libera gases tóxicos.

Não use baterias de telefone celular de íon de lítio ou baterias AA para alimentação. Você não pode alcançar uma operação longa e estável com baterias e acumuladores de baixa potência.

Mesmo baterias recarregáveis ​​externas para smartphones e tablets, produzindo 2A a 5V, são incapazes de tornar o processo de queima de madeira completamente conveniente e rápido: você precisa de uma corrente de pelo menos 4 A. Trabalhar com um secador de cabelo de construção exigirá atingir (para aquecer o encolhimento por calor) uma temperatura significativamente mais alta na saída do bico do que 70 graus. Para um encolhimento térmico de alta qualidade, é necessário um aquecimento da ordem de 200-350 graus.

Devido à baixa resistência elétrica do aço "agulha", é mais difícil acender a agulha em brasa do que um pedaço de espiral de nicromo. Para garantir a operação de longo prazo do dispositivo, ele exigiria um número igual de vezes a capacidade das baterias e / ou a energia da unidade de fonte de alimentação. Além disso, o aço é de pouca utilidade como uma "pena" em brasa: ao contrário do nicrómio, torna-se escamado e queima com relativa rapidez. E junto com a agulha, os fios aquecem: o superaquecimento do isolamento leva à sua rachadura e desprendimento. Nesse caso, ainda é melhor usar o nicrômio: em comparação com outras ligas de aço de alta resistência elétrica, aquece melhor com um menor consumo de energia. Nesse caso, é criada uma ponte para dissipação de calor, que de outra forma seria liberado em outros elementos do circuito elétrico - onde isso não for necessário.

A seguir, veja uma aula magistral sobre como fazer um gravador de madeira com suas próprias mãos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa