Cabeleireiro

Cabeleireiro: descrição e formação para a profissão

Cabeleireiro: descrição e formação para a profissão
Contente
  1. Descrição da profissão
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Requisitos
  5. Qualidades pessoais
  6. Educação
  7. Local de trabalho
  8. Quanto ele ganha?

A profissão de cabeleireiro tem sido procurada há muitos anos. E é improvável que essa situação mude, já que tanto as mulheres quanto os homens querem ser bonitos e bem-vestidos. Portanto, quem quer se tornar cabeleireiro deve aprender mais sobre a especialidade e como acontece o treinamento.

Descrição da profissão

A história desta profissão tem mais de um milênio. Mesmo na sociedade primitiva, as pessoas tentavam arrumar o cabelo usando os meios disponíveis. Por exemplo, existem fatos interessantes sobre a criação de estilos de cabelo nos tempos antigos:

  • cabelos crescidos eram aparados com uma faca de sílex;

  • as pontas foram incendiadas;

  • os homens prendiam os cabelos em um coque com tiras de couro feitas de peles de animais;

  • as mulheres, mesmo assim, torciam os cabelos em feixes e tranças trançadas.

Agora é difícil imaginar como você pode viver sem um especialista de amplo perfil - um cabeleireiro moderno, é claro, é útil para a sociedade. Ele ajuda as pessoas a criar não apenas lindos penteados, mas também o humor. Afinal, todos sabem como um mestre que entende muito da arte do cabeleireiro pode transformar a aparência e dar autoconfiança.

O trabalho do cabeleireiro envolve várias áreas:

  • cortes de cabelo;

  • pintura e ondulação;

  • penteados;

  • vários procedimentos de aliciamento.

O cabeleireiro pode ser feminino, masculino ou versátil. Tanto uma mulher quanto um homem podem dominar essa profissão perfeitamente. Ambos são populares entre os clientes. O principal aqui são as habilidades e talentos de um especialista.

Basta cortar e tingir bem o cabelo do cliente, e ele com certeza vai voltar a este especialista - aliás, vai constantemente a ele.

É muito importante ter um mestre que perceba de relance o que quer dele, possa sempre ajudar na mudança da imagem e escolher a melhor opção.

Vantagens e desvantagens

Ao escolher a profissão de cabeleireiro, vale a pena considerar que não existem apenas vantagens na profissão, mas também algumas desvantagens.

As vantagens incluem as seguintes nuances:

  • a profissão está em alta hoje e é improvável que a situação mude no futuro próximo, o que significa que sempre há uma chance de encontrar um emprego;

  • com a capacidade de fazer bem o seu trabalho, você pode ganhar um bom dinheiro;

  • para pessoas inclinadas a experiências e abordagens criativas, sempre há uma chance de mostrar sua criatividade;

  • com amor pela comunicação com as pessoas, você sempre pode descobrir algo novo e interessante;

  • o cabeleireiro não pára, novos métodos, tecnologias, serviços surgem constantemente, há sempre oportunidade de aprender coisas novas e de adquirir conhecimentos adicionais.

Também tem algumas desvantagens:

  • erros no trabalho não são excluídos a princípio, você precisa estar pronto para isso e não se desesperar imediatamente se algo der errado;

  • os clientes são diferentes, inclusive muito exigentes, você precisa encontrar uma abordagem para cada um e mostrar paciência;

  • durante a jornada de trabalho, com grande afluência de clientes, raramente é possível sentar-se, o que afeta as pernas e as costas, são necessários procedimentos preventivos para manter a saúde normal;
  • além disso, muitas vezes é necessário inalar produtos químicos que podem ser prejudiciais, portanto, proteção respiratória deve ser fornecida.

Responsabilidades do trabalho

Se um cabeleireiro trabalhar num salão de beleza ou apenas num salão de cabeleireiro, terá de cumprir uma série de funções que são negociadas com o responsável imediatamente no momento da candidatura a um emprego. Mas geralmente um padrão profissional significa que um especialista em qualquer instituição da indústria da beleza:

  • cortes de cabelo - masculino e feminino (dependendo da especialização);

  • penteados - todos os dias, noite, feriado, casamento;

  • quadro usando várias técnicas modernas;

  • permanente e estilo;

  • procedimentos de preparação - lavar os cabelos com shampoo, aplicar bálsamo, condicionador, máscara.

Ao mesmo tempo, o especialista deve cumprir as regras da organização em que trabalha, por exemplo, usar determinado uniforme, utilizar determinados meios.

Ele também deve manter sua área de trabalho e ferramentas em perfeito estado, limpá-los e desinfetá-los.

Naturalmente, um cabeleireiro deve ser educado e simpático, ter em conta os desejos do cliente, prestar-lhe todos os serviços que estão presentes na lista desenvolvida no salão, oferecer novos produtos, informando cabalmente sobre os prós e contras de um determinado procedimento.

Requisitos

Qualquer especialista do salão é valioso por suas habilidades e conhecimentos, bem como pela base de clientes acumulada. Isso geralmente é necessário ao se candidatar a um emprego em salões de beleza que são procurados pelos consumidores. Muitas vezes os preços lá são bastante altos, o que significa que os serviços devem ser executados de acordo com a classe mais alta.

Nos salões de cabeleireiro de nível médio, as qualificações de especialista também são importantes, ele deve possuir um diploma de graduação da instituição de ensino correspondente no perfil desejado ou um documento que comprove a conclusão de cursos de cabeleireiro. Ele deve saber como os cortes de cabelo populares básicos são executados, entender as tinturas e outros ingredientes necessários para o trabalho.

Claro, todo dono de salão prefere contratar um cabeleireiro experiente para evitar consequências desagradáveis.

Mas um jovem especialista também precisa ganhar experiência em algum lugar. Nestes casos, existe a possibilidade de trabalhar em salões de cabeleireiro gratuitos que prestam serviço social à população.

Quando você entrar no salão, pode trazer uma modelo com você e demonstrar visualmente suas habilidades - cortar o cabelo, pintar, cabelo. Então, o empregador poderá realmente verificar as habilidades de seu futuro empregado e tomar uma decisão sobre sua contratação no trabalho.

Qualidades pessoais

Um especialista que trabalha em um salão deve ter qualidades diferentes. Em primeiro lugar, seja amigável, benevolente, capaz de apoiar qualquer conversa, responder a todas as perguntas sobre o procedimento a seguir.

Ao mesmo tempo, deve haver uma certa ética na comunicação, não faça perguntas inapropriadas e não imponha sua opinião de forma algumase o cliente não concordar com nenhuma oferta. Você precisa ser bastante flexível na comunicação..

Uma abordagem criativa ao seu trabalho o ajudará a dominar novas técnicas e a oferecê-las aos clientes. O desejo de tudo novo e o desejo de aprender sempre tem suas vantagens..

Uma pessoa verdadeiramente criativa está sempre interessada em experimentar novos cortes de cabelo, cores, permanentes e gadgets.

Educação

Às vezes, parece que você pode se tornar um cabeleireiro do zero, concluindo os cursos. Às vezes isso chega, mas ao mesmo tempo você precisa ter um certo talento, pensamento artístico, vontade de fazer algo interessante com as próprias mãos.

Para se tornar um cabeleireiro de sucesso, em princípio, o ensino superior não é necessário, a menos, é claro, que haja planos de se tornar o chefe de um grande salão de beleza. Mas essa já é uma direção diferente e outras nuances. Para conseguir um diploma, dominar a especialidade de cabeleireiro depois do 9º ano, você pode ir para a faculdade... Neste caso, os principais exames de admissão serão padrão - russo, matemática. Isso pode ser adicionado à história, estudos sociais, biologia, dependendo da faculdade.

Você pode ter que fazer outras disciplinas, tudo isso deve ser esclarecido com antecedência. O período de estudo em tal faculdade é geralmente de 3 anos.

Hoje, existem muitas oportunidades para fazer vários cursos e obter muitas informações e habilidades úteis. Tudo depende de qual especialista os conduzirá. A teoria é muito fácil de dominar. A prática é a chave aqui. Hoje, as tecnologias da informação permitem que você domine uma profissão por conta própria. Também existem muitos cursos online, e essas são direções diferentes.

Em progresso todo cabeleireiro participa necessariamente de vários seminários, faz cursos e master classes, que são organizados por cabeleireiros e estilistas famosos. Sem isso, é impossível ser um cabeleireiro da moda e procurado com uma extensa carteira de clientes.

Local de trabalho

Na maioria das vezes, um cabeleireiro novato sem nenhuma experiência começa seu caminho em algum pequeno cabeleireiro localizado em uma área residencial para a conveniência das pessoas que vivem aqui. Os preços dos serviços costumam ser baixos aqui, mas isso também atrai muitas pessoas com renda modesta. Mas mesmo em tal estabelecimento, é perfeitamente possível desenvolver uma base de clientes. Basta cortar e colorir bem duas ou três clientes. Eles certamente voltarão e também contarão a seus amigos sobre um bom mestre.

Quando a experiência é adquirida e as clientes aparecem, você consegue um emprego em um salão de beleza, onde as exigências já são maiores e você precisa se aprimorar constantemente. A profissão é criativa, você precisa reagir na hora certa a todas as tendências da moda.

Com muita experiência e capacidade para ensinar certos procedimentos aos colegas, poderá posteriormente conseguir um emprego como professor, ministrar cursos de cabeleireiro em qualquer instituição de ensino.

Deve-se ter em mente que trabalhar com pessoas e ferramentas requer um prontuário médico. E você também precisa estar preparado para o fato de que os exames médicos terão de ser realizados regularmente.

Quanto ele ganha?

O salário de um cabeleireiro tem um aumento impressionante. Por exemplo, um cabeleireiro profissional e um bom especialista em Moscou pode receber mais de 100 mil rublos por mês... E não há limite.Tudo depende do que ele pode fazer. Se ele costuma tingir-se com técnicas diferentes, pode obter quantidades impressionantes. Esses serviços são caros. Outros mestres se especializam em cortes de cabelo e neste caso recebem valores menores.

O salário, claro, depende do nível do salão e da região de residência. Pode haver muitas nuances. Mas o salário médio mensal na Rússia é de cerca de 30 mil rublos.

Um cabeleireiro sempre tem a oportunidade de ganhar um dinheiro extra em casa, tendo emitido o estatuto de autônomo, tem a oportunidade de manter a sua página nas redes sociais e aí demonstrar o seu melhor trabalho. Isso também atrairá novos clientes. Em suma, os ganhos nesta profissão dependem da própria pessoa, das suas qualidades profissionais, da criatividade, da capacidade de aprendizagem e da vontade de estar na moda.

sem comentários

Moda

a beleza

casa