Cabeleireiro

Engenheiro cadastral: descrição e responsabilidades

Engenheiro cadastral: descrição e responsabilidades
Contente
  1. Descrição
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Uma responsabilidade
  4. Direitos
  5. Conhecimento e habilidades
  6. Educação
  7. Local de trabalho
  8. Quanto ele ganha?

A profissão de engenheiro cadastral surgiu no mercado de trabalho há relativamente pouco tempo - apenas em 2011. No entanto, ela já conseguiu se tornar popular e procurada. As pessoas que atuam nesta especialidade são contatadas quando é necessário resolver questões relacionadas a terrenos ou imóveis. Descreveremos a seguir o que é esta profissão, quais são as responsabilidades atribuídas a um funcionário que exerce suas atividades nesta área e quais as competências que ele deve ter.

Descrição

O engenheiro cadastral é uma das profissões que pertence aos "jovens". Surgiu recentemente, mas já se tornou bastante popular no mercado de trabalho.

Uma pessoa que trabalha nesta especialidade é um especialista que realiza tarefas de agrimensura, bem como lida com o trabalho cadastral na área imobiliária. Ele determina as coordenadas dos limites das parcelas, que são necessárias para garantir a propriedade do terreno, colocá-lo no estado. contabilidade, elabora toda a documentação necessária para a titularidade dos imóveis, desenvolve projetos de gestão fundiária, cadastro e ordenamento dos territórios.

Um engenheiro cadastral realiza dois tipos de atividades ao mesmo tempo. Um deles está relacionado à documentação, ou seja, é burocrático, enquanto o segundo está intimamente relacionado às interações com as pessoas.

Freqüentemente, esses especialistas são contatados nos casos em que surgem disputas e conflitos entre vizinhos em relação a lotes de terra. Eles também são úteis no processamento de documentos de bens imóveis com o objetivo de sua posterior venda ou herança.

A profissão de engenheiro cadastral tem vantagens e desvantagens.

Vamos começar com os profissionais. Os principais são o prestígio da profissão, a sua popularidade e elevada procura de especialistas nesta área, ou seja, após a formação, com grande probabilidade, a pessoa não ficará sem trabalho.

Outra grande vantagem será o tamanho do salário. O custo dos serviços de engenheiros cadastrais pode ser diferente. Depende da região, da complexidade da tarefa, da escala do local e da distância do especialista, entre muitos outros fatores. No entanto, podemos afirmar com certeza que é improvável que um especialista que trabalhe nesta área tenha dificuldades financeiras.

Além disso, uma pessoa que é profissional desta área pode não só trabalhar numa empresa por conta de outrem, mas também prestar serviços individualizados, bem como abrir a sua própria empresa no futuro.

Além do mais, não menos vantagem é o facto de um especialista ter a oportunidade de melhorar as suas qualificações, o que contribuirá posteriormente para o seu crescimento profissional e progressão na carreira.

Agora vamos passar para as desvantagens dessa profissão, da qual ela tem muitas.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que é bastante difícil obter um certificado de qualificação para um engenheiro cadastral. Isso requer: cidadania russa, ensino superior e experiência, e assim por diante. Além disso, depois de se formar no instituto e receber um diploma, quem quiser trabalhar nessa área terá que fazer um estágio, que costuma durar vários anos.

Passar no exame para essa profissão também não é uma tarefa fácil. Você terá que se preparar para isso por muito tempo e de forma minuciosa, já que há muitas questões no exame, você precisa saber a resposta exata para cada uma delas. Depois de passar no exame com sucesso, você finalmente poderá obter uma licença para realizar suas atividades, mas a emissão desta licença pode levar um período indefinido de tempo.

A profissão de engenheiro cadastral implica também um elevado nível de responsabilidade, pelo que quem decide trabalhar nesta área deve estar preparado para um trabalho árduo, que na sua maioria está associado à burocracia. Cometer muitos erros é muito difícil para os clientes no futuro, bem como a perda de qualificações.

Deve-se dizer também que essa profissão às vezes exige que a pessoa faça viagens de negócios, muitas vezes sistemáticas, pois o objeto pode estar a uma longa distância de um especialista.

Em geral, apesar de todas as dificuldades da profissão, suas vantagens na forma de altos salários e alta demanda pelos serviços de engenheiros cadastrais cobrem completamente as desvantagens.

Responsabilidades do trabalho

Em primeiro lugar, deve-se dizer que os engenheiros cadastrais, como todo mundo, têm seu próprio padrão profissional. Inclui a aquisição obrigatória do ensino superior na especialidade escolhida, o conjunto de experiências, a disponibilidade de títulos e a presença obrigatória de uma licença especial, sem a qual não será possível o exercício da actividade. Além disso, será importante dizer que tal especialista deverá, obrigatoriamente, possuir carimbo próprio e papel timbrado, que indicará o endereço do local de trabalho, o número do certificado de habilitação.

Se falamos sobre as funções de um engenheiro cadastral, então ele tem muitas delas. No entanto, neste trabalho, a sequência correta de execução de todo o trabalho necessário desempenha um grande papel.

Em primeiro lugar, o especialista que realiza as suas actividades deverá verificar a disponibilidade dos documentos necessários junto dos proprietários do imóvel, seja uma grande casa de veraneio ou uma garagem simples. Se este item for omitido, existe um alto risco de que todas as outras atividades relacionadas ao setor imobiliário não façam sentido.

Além disso, o especialista precisa realizar uma inspeção técnica do terreno, realizar as medições necessárias e instalar as marcas de limite. Se se trata de resolver disputas e conflitos entre os proprietários de dois lotes que estão na vizinhança, um especialista precisa fazer medições precisas de cada um deles. É um trabalho muito exigente, uma vez que um erro pode afetar posteriormente a reputação de um especialista e pôr em causa a questão do seu profissionalismo.

No entanto, voltando às funções de um engenheiro cadastral. Assim, somente após a conclusão de todos os trabalhos relativos às medições, o especialista pode passar para a próxima etapa, que inclui a elaboração de um plano e a preparação dos documentos que devem ser encaminhados aos órgãos estaduais competentes.

É importante notar que se estamos falando sobre a necessidade de realizar esse trabalho para uma empresa, então dois, e às vezes mais especialistas que estão envolvidos em cadastros e gestão de terras devem estar presentes na instalação.

Uma responsabilidade

Como mencionado acima, a profissão de engenheiro cadastral é muito responsável e demorada, o que requer alto profissionalismo. É necessário que um especialista nesta área seja atencioso, perseverante e preciso na execução dos trabalhos. Uma grande quantidade de erros cometidos nas medições pode, posteriormente, levar ao fato de o especialista simplesmente perder o certificado de qualificação, no qual trabalha há tanto tempo.

Aliás, muitas vezes nem mesmo o próprio especialista é o culpado por tais erros, mas sim um equipamento de baixa qualidade, que permite erros nas medições.

Vale a pena considerar que o engenheiro cadastral também assume a responsabilidade pela propriedade. Se o seu trabalho foi executado de má fé e de má qualidade, então neste caso o especialista terá que cobrir os prejuízos. Isso é feito por meio de contencioso: a parte afetada submete uma solicitação ao órgão legislativo competente e anexa a documentação, que irá confirmar os erros cometidos pelo funcionário.

Direitos

Se falamos sobre os direitos de um engenheiro cadastral, então eles, como obrigações, são regulamentados pela lei nº 221-FZ "Sobre atividades cadastrais."

Nos termos do n.º 1 do artigo 29.º, o especialista que exerce a sua actividade profissional tem direito a uma série de acções.

  1. Tem a capacidade de entrar livremente no objeto para realizar o trabalho cadastral. Os clientes devem se preocupar com isso. Paralelamente, o especialista reserva-se o direito de exigir do cliente a documentação necessária à execução das obras cadastrais.
  2. O engenheiro cadastral tem o direito de recusar o cumprimento de um pedido específico. O motivo pode ser uma violação grave por parte do cliente de um ou outro ponto prescrito no acordo concluído. Na maioria das vezes, a recusa ocorre devido ao fato de o cliente restringir o acesso a determinadas informações, documentação ou um site. Note que, tendo decidido exercer o direito de recusar o cumprimento das obrigações contratuais, o especialista deve ter provas documentais, caso contrário o cliente tem o direito de registrar uma reclamação junto à organização SRO KI.
  3. O especialista também tem o direito de não contratar jovens especialistas para estágio. Porém, para isso, a organização do SRO KI é obrigada a fornecer comprovação documental dos motivos pelos quais o especialista não está apto a cumprir as responsabilidades pela execução da liderança do estágio.

Conhecimento e habilidades

Um especialista que atue nesta área deve ter qualidades, habilidades e conhecimentos específicos.

Em primeiro lugar, uma pessoa deve ser trabalhadora, disciplinada, sociável, pois em qualquer caso terá de se comunicar com os clientes de uma forma ou de outra e possuir uma mentalidade técnica. Além disso, como regra, Pessoas com essa profissão têm um alto nível de resistência ao estresse, são diplomatas por natureza, são capazes de resolver conflitos e têm boas habilidades analíticas.

Se falamos sobre o conhecimento que esse especialista exige, então eles são muitos. O profissional deve necessariamente conhecer a legislação fundiária, habitacional, civil, urbanística, hídrica e florestal. Muitas vezes acontece que, para ser contratado para essa posição, a pessoa precisa receber educação jurídica adicional.

Obviamente, o engenheiro cadastral também deve ser capaz de trabalhar com as ferramentas especiais de que um especialista precisa para fazer medições. Esses dispositivos incluem, por exemplo, uma estação total e um nível. Também não devem surgir dificuldades em avaliar a fiabilidade das informações obtidas durante as medições e na elaboração de um plano cartográfico do terreno.

Além disso, a capacidade de manusear e trabalhar com um computador desempenha um papel importante nesta profissão. A experiência com programas de computador como AutoCAD e MapInfo é especialmente encorajada.

Educação

Para conseguir essa profissão, em qualquer caso, é preciso terminar 11 turmas e estudar em uma instituição de ensino superior ou fazer um retreinamento. É necessário escolher as seguintes áreas de estudo: gestão e cadastro fundiário, cadastro imobiliário, cadastro municipal e gestão imobiliária.

Se falamos de instituições de ensino superior, então, atualmente, no território do nosso país, há um grande número de instituições nas quais é realizada formação nesta direção. Essas instituições educacionais incluem: Universidade Estadual de Finanças e Direito de Moscou, Universidade Estadual de Orenburg, Universidade Russa de Transporte (MIIT), Universidade Estadual de São Petersburgo, Universidade Estadual de Gerenciamento de Terras e outras.

Em geral, o processo de aprendizagem para esta profissão é bastante demorado. Assim, após a obtenção do diploma de ensino superior, não será possível o início do exercício das atividades. Depois de se formar no instituto, você precisará fazer um estágio de cerca de dois anos. Depois disso, o futuro especialista precisará se preparar adequadamente para o exame, que é formado pela comissão cadastral.

Para passar nos exames com sucesso, uma pessoa que decidiu se tornar um engenheiro cadastral terá que trabalhar cerca de duas mil questões. No próprio exame, 100 de qualquer um deles podem ser detectados. O exame é considerado bem-sucedido se uma pessoa respondeu a todas as 100 perguntas e não cometeu mais do que 10 erros. Depois de passar no exame com sucesso, após um determinado período de tempo, é emitido um certificado de habilitação à pessoa, é inscrita no cadastro estadual de engenheiros cadastrais e recebe um selo pessoal. Depois disso, a pessoa pode encontrar um emprego e avançar ainda mais na carreira, melhorando suas qualificações nos cursos apropriados.

No entanto, vale a pena considerar que, além de treinar, passar em um exame e obter um certificado de qualificação, um número adicional de requisitos é imposto a uma pessoa. Portanto, um especialista deve ser cidadão da Federação Russa. Ele não deve ter um registro criminal que não tenha sido removido ou cancelado. Ele deve ter um contrato de seguro de responsabilidade civil obrigatório para um engenheiro cadastral. Além disso, um especialista não deve ser desqualificado por violações da legislação sobre registros de pessoal do estado.

Local de trabalho

Via de regra, os especialistas que atuam nesta área são contratados por escritórios de advocacia. Alguns deles abrem suas próprias empresas ou tornam-se empreendedores individuais que prestam seus serviços a pessoas jurídicas e físicas.

No futuro, os engenheiros cadastrais trabalharão com pessoas que precisam comprar ou vender imóveis, fazer herança, mudar a escala de um terreno, resolver disputas de propriedade com pessoas que moram no bairro e não só.

Quanto ele ganha?

A profissão de engenheiro cadastral é atualmente uma das mais exigidas do mercado de trabalho e, por isso, uma das mais bem remuneradas. A taxa pelos serviços de uma pessoa dessa profissão inclui: chamar um especialista, fornecer os serviços necessários, consultoria. O preço, via de regra, é formado em função da distância do objeto da localização do especialista, da área e forma do terreno e da disponibilidade dos documentos necessários.

Se falamos de preços específicos, em Moscou pelos serviços de tal especialista, você terá que pagar cerca de 10 mil rublos, na região - cerca de 7 mil, e nas regiões - até 5.

Se falarmos sobre quanto um engenheiro cadastral ganha como resultado, depende muito de quantas responsabilidades ele assume. Via de regra, com a ascensão na carreira, o salário do especialista sobe.

De modo geral, na Federação Russa, o salário de um engenheiro cadastral pode variar de 20 a 70 mil rublos. Na capital do nosso país, o trabalho desses especialistas tem um salário maior, e seu salário pode variar de 30 a 100 mil rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa