Meditação

Meditações de Osho: Recursos e técnicas

Meditações de Osho: Recursos e técnicas
Contente
  1. Características da meditação
  2. Opções de prática
  3. Dicas para iniciantes

Resolva problemas acumulados de movimento e dança. Isso é possível se você seguir os ensinamentos do guru indiano que adotou o nome de Osho para si. É traduzido do hindi como: "abençoado, quem é deus", entrou para a história e deu o nome a uma forma incomum de meditação.

Características da meditação

Durante a vida do professor, a atitude em relação a Osho era muito ambígua. Em alguns países do mundo, incluindo nosso país, que então ainda era a grande e poderosa União Soviética, o ensino era proibido. Mas, como costuma acontecer, após a morte do professor em 1990, suas ideias foram reconhecidas como grandes e amplamente difundidas, especialmente na Índia e no Nepal.

Entre as meditações de Osho estavam as práticas sexuais. Nesse sentido, alguns o chamam de "guru do sexo". No entanto, seus outros métodos são mais conhecidos. Osho transformou o conceito de meditação como um processo, cujo propósito é pacificação e harmonia. Ele estava convencido de que era possível lidar com o estresse e os contratempos com a ajuda do movimento.

Além disso, o guru era categoricamente contra a ideia de que a meditação devesse ter como objetivo um resultado específico, como comumente se acredita.

Suas práticas não visam a nenhum objetivo específico, elas mesmas conduzem a pessoa ao que ela precisa. Eles ajudam a livrar-se das algemas. Olhe para você mesmo e para o mundo ao seu redor como se fosse de fora, ou melhor, de cima. Um dos aspectos atraentes do método é que nenhum treinamento especial é necessário para aplicá-lo. Tudo o que é necessário é um pouco de espaço e um desejo de encontrar a liberdade, inclusive na busca por valores materiais.

Opções de prática

Talvez a única coisa que pode impedir a maioria de nós de adorar totalmente os ensinamentos de Osho é a duração da meditação. Eles são projetados para todos os dias. Eles precisam ser realizados duas vezes ao dia. As sessões noturnas e matinais duram uma hora.

É claro que o guru também criou versões abreviadas para seus seguidores muito ocupados, mas o ideal é que cada meditação leve exatamente 60 minutos. Se você está pronto para tirar esse tempo de sua agenda lotada para encontrar paz de espírito, então você pode prosseguir. No total, o mestre inventou 112 métodos de meditação. Oferecemos uma descrição dos mais comuns, populares e eficazes.

Kundalini

Esta meditação noturna. Tem como objetivo suprimir todas as emoções negativas do dia anterior, relaxando o corpo e a alma. Para um desempenho mais eficaz, é recomendável usar música como acompanhamento. A técnica é dividida em 4 seções de quinze minutos.

No decorrer primeiro quarto permita que seu corpo se mova involuntariamente por horas. Você precisa começar com as pernas e os braços, nos quais as terminações nervosas estão concentradas. No início, você os forçará a balançar, com o tempo, os movimentos se tornarão involuntários. O corpo inteiro ficará gradualmente à mercê de um tremor real. Por fora, parecerá uma dança de louco, no entanto, isso não deve preocupá-lo. A tarefa é embarcar em uma dança absolutamente incontrolável.

15 minutos mais tarde movimentos corporais incompreensíveis devem ser substituídos por uma dança real. Isso já deve ser uma ação deliberada. Observe o seu corpo, ouça-o, que tipo de pasmo ele quer fazer. Porém, novamente, não pense na beleza e atratividade de seu desempenho.

Não se destina ao público. Você receberá "aplausos" apenas de seu próprio organismo, alma e mente.

Em meia hora desde o início da meditação, vamos para a terceira parte... Primeiro você precisa parar abruptamente. Pelos próximos 15 minutos, você ficará parado. Fique de pé ou sente-se, não importa. O principal é direcionar seus pensamentos profundamente para dentro de você o tempo todo. Não julgue o que está acontecendo. Observe o que está acontecendo com você como se fosse de fora.

Os últimos 15 minutos de meditação são feitos deitado.... Deite na sua cama, no chão ou no gramado. A localização não é importante. A única tarefa é se desligar de tudo o que acontece ao seu redor e dentro de você. Silêncio completo até mesmo de pensamentos - e nenhum movimento. Este tempo, como no segmento anterior, deve ser gasto com os olhos fechados, enquanto as duas primeiras etapas podem ser passadas como você quiser. Após uma hora desde o início da meditação, abrimos nossos olhos. Você recebeu sua visão externa e internamente. A meditação Kundalini acabou.

Dinâmico

Acredita-se que seja - Meditação básica de Oshono qual todos os outros são baseados. Isso pode ser feito de forma independente ou em grupo. Além disso, no segundo caso, será mais eficaz, pois unirá a energia de várias pessoas. Acontece com os olhos fechados, é melhor amarrar uma bandagem neles em absoluto. Mas deve haver um mínimo de outras roupas. Nada deve restringir seu corpo. Outra condição é que você só pode fazer isso com o estômago vazio. Duração - cerca de uma hora, estes são cinco intervalos de 10-15 minutos cada. Preparar? Então vamos começar.

Sobre primeira etapa concentre-se apenas em sua respiração. Inspire e expire profundamente. Eles devem ser tão frequentes quanto possível. Se neste momento o corpo quiser se mover, não o segure. Ondas de mãos, viradas de cabeça - deixe seu corpo assumir o controle de sua mente. Você controla apenas a respiração - profunda e intensa.

Após 10 minutos, vá para a próxima fase... Este estágio é como um raio vindo do azul. Ninguém pode prever com antecedência como será. Você tem que se render à vontade de seus próprios sentimentos, o que causará uma respiração dinâmica. Pode ser qualquer coisa - choro e até soluços, ou, inversamente, riso até riso irreprimível. Você pode pular ou balançar os braços para simular um soco. Faça tudo o que sua alma e corpo desejam.Você absolutamente não deve se preocupar com a aparência do lado de fora, mesmo se você se tornar um louco da cidade. Sinta-se à vontade para liberar a energia acumulada internamente.

Neste estágio, o mantra "Huu" é usado. Comece a pular no lugar. Acompanhe cada um com a pronúncia de um mantra. Faça isso em voz alta e silenciosamente. É importante cair de pé. O som em contato com o chão deve ser semelhante à palavra "Huu". O salto deve ser intenso.

Eles devem levá-lo ao ponto de exaustão. Ao mesmo tempo, você deve manter as mãos levantadas.

Após 10 minutos paramos abruptamente. Permanecemos nesta posição por um quarto de hora. Você deve literalmente congelar neste momento. Pare de seus impulsos involuntários de coçar o nariz ou endireitar suas roupas. Seu corpo é uma estátua. Sua mente está dirigida profundamente em sua alma. Ouça-a e observe as mudanças que ocorrem nela. Toda a energia que foi lançada com os movimentos externos entra em você novamente.

Próximos 15 minutos dedicado à dança da vitória. Com a nossa atuação, agradecemos a nós mesmos e ao universo pelo prazer que recebemos. Esta é uma dança de êxtase, entregue-se completamente ao seu poder e, no final da meditação, você sentirá uma onda extraordinária de força, inclusive sexual.

Nataraj

Esta técnica é dividida em 3 etapas. Parte principal novamente dedicado à dança. Levará um longo período de meditação, que durará pouco mais de uma hora. Primeiro passo dura 40 minutos. Será ideal se você colocar a música neste momento específico. Seu fim será como um despertador para você. Mas mais sobre isso mais tarde. Primeiro, vamos mergulhar na dança. Você não precisa fazer os movimentos corretos, mesmo se for uma bailarina do Bolshoi ou campeã mundial de dança de salão. Esta é a dança do mundo interior. Faça tudo o que sua alma mandar. Mesmo que a dança se pareça mais com um treino de sumô, nada deve assustá-lo ou até mesmo detê-lo. Você pode parar todos os movimentos somente após 40 minutos.

Assim que a música acaba, travamos bruscamente e deitamos no chão. Próximos 20 minutos você tem que passar em completo silêncio e sem o menor movimento. Todos os sons e energias recebidos como resultado da dança penetram nas camadas mais profundas do corpo. Nós nos levantamos e dançamos novamente. Como na técnica dinâmica anterior, esta é uma dança de gratidão, prazer, prazer. Você dá a si mesmo e ao universo, recebendo em troca novas forças de luz dele.

Nadabrama

Essa técnica era conhecida muito antes do aparecimento de Oshi. Foi praticado por monges tibetanos. Eles faziam isso à noite. Normalmente por volta das três horas da meia-noite. Em seguida, eles foram para a cama novamente. O guru indiano recomendou fazê-lo um pouco antes de dormir ou pela manhã. No segundo caso, após a meditação, você precisará de pelo menos quinze minutos de descanso. A princípio, você pode recorrer a ela durante o dia, mas lembre-se que ainda precisará reservar um tempo para o descanso.

Você pode fazer isso mesmo enquanto faz algum trabalho que requeira apenas movimentos das mãos. Além disso, é projetado para desempenho individual e desempenho de grupo. Para obter o melhor efeito, você pode usar tampões de ouvido para que os sons do ambiente não o distraiam. Outra condição é o estômago vazio.

Caso contrário, será difícil para o som interno penetrar profundamente.

Primeiro passo vai durar meia hora. Deve ser realizado com os olhos fechados. Em seguida, você deve começar a pronunciar um som semelhante ao apito de uma locomotiva a vapor. Não importa como você o alcança - zumbindo, uivando ou zumbindo. O principal é que sua boca esteja fechada e o som que você emite seja alto o suficiente. Se desejar, você pode mudar o tom, fazer alguns movimentos. Um bipe é uma inspiração, um bipe é uma expiração. Depois de um tempo, você ficará sozinho com esse som. Ele vai penetrar profundamente em você e limpar sua mente de pensamentos e emoções desnecessários.

Segundo estágio de quinze minutos dividido em 2 partes. No primeiro, você precisa realizar movimentos circulares com as mãos. As palmas das mãos devem estar voltadas para fora.Você meio que desenha os círculos externos. Após 7 minutos, mudamos de direção. Baixamos as palmas das mãos e começamos a desenhar círculos na direção oposta. No primeiro estágio, você libera energia para fora, no segundo, você a coleta para dentro. Os últimos 15 minutos de meditação devem ser passados ​​em completo silêncio e sem um único movimento. Depois de um quarto de hora, termina.

Sua cabeça se tornou leve, você está cheio de energia.

Mandala

Essa técnica levará uma hora à qual você está acostumado. Está dividido em 4 partes de 15 minutos cada. No primeiro estágio, você corre no lugar com os joelhos elevados. A cada minuto, você precisa acelerar o ritmo de movimento das pernas. É recomendável usar música cujo andamento também aumente com o tempo. Você deve se render completamente a esses movimentos. A respiração é uniforme, profunda, mas não tensa. Assim, será possível libertar a mente de todos os pensamentos, por um tempo renunciar a quaisquer pensamentos. Assim, você terá a oportunidade de penetrar profundamente no interior da energia necessária do corpo e da alma. Ele começará a fluir de baixo.

Sentamos, fechamos os olhos e começamos a balançar o corpo de um lado para o outro, para a direita e para a esquerda. Fazemos isso em círculo. Os movimentos são suaves. Você é a personificação da ternura. A energia sobe em seu corpo até o nível do umbigo. Nos deitamos e abrimos nossos olhos. Começamos a fazer movimentos circulares no sentido horário. Fazemos esses movimentos suavemente no início, depois cada vez mais rápido. Assim, você se livra da energia negativa, que se acumula em grandes quantidades na parede posterior da órbita ocular e, ao mesmo tempo, levanta a positiva. Ele atinge o nível da ponte do nariz e para no terceiro olho, abrindo o olho interno. Fechamos nossos olhos. Permanecemos imóveis pelos próximos 15 minutos.

Toda a tensão é finalmente aliviada, o corpo se enche de energia.

Devawani

O nome da meditação se traduz como "voz divina". Seu corpo se torna o porta-voz de Deus. A prática também leva uma hora e é dividida em 4 partes iguais. Ligue a música e sente-se. Nos primeiros 15 minutos, você apenas senta e ouve música.

Tente deixar a voz divina dentro de você. Comece a repetir o "la-la-la" sem sentido. Depois de algum tempo, você perceberá que está pronunciando palavras até então desconhecidas, que após várias sessões começarão a se formar em frases. E agora você já é fluente em uma língua até então desconhecida. A voz vem de uma parte esquecida do cérebro. Aquele que funcionava quando você era um bebê estava agindo em um nível subconsciente.

Levante-se. Continue a falar a fala enviada a você de cima, mas agora também deixe entrar em seu corpo não apenas a voz, mas também os sons. Depois de um tempo, raios quentes e leves de energia divina começam a penetrar no corpo. Deitar-se. Relaxe seu corpo completamente.

Deixe a energia divina penetrar em cada célula do seu corpo, alma e mente.

Dicas para iniciantes

Como observado acima, para realizar as meditações de Osho, nenhum treinamento especial é necessário, o que significa que, em princípio, não existem seguidores novatos dessa técnica. O único conselho que o guru dá é se tornar um observador de seus pensamentos e desejos, não apenas durante as sessões de prática. Olhar para tudo o que acontece dentro e ao redor de fora - então é fácil alcançar a harmonia consigo mesmo e com todo o mundo ao seu redor.

sem comentários

Moda

a beleza

casa