Matryoshka

Tudo sobre bonecos de nidificação Zagorsk

Tudo sobre bonecos de nidificação Zagorsk
Contente
  1. Peculiaridades
  2. A história do desenvolvimento
  3. Elementos de pintura

Matryoshka é uma boneca brilhante e original que incorpora as melhores tradições da fabricação de brinquedos artesanais russos. Tornou-se uma espécie de símbolo da Rússia e parece ser muito "antigo", embora na verdade a pescaria tenha pouco mais de 100 anos. As bonecas Matryoshka são feitas em Polkhov-Maidan, Vyatka, Semyonov, e todas elas diferem em seu estilo e características distintivas. Mas o mais famoso é Sergiev Posad, ela é Zagorskaya. Vamos contar a você sobre seus recursos e história neste artigo.

Peculiaridades

Matryoshka é uma boneca destacável composta por várias figuras aninhadas umas dentro das outras. Na maioria das vezes, há de 3 a 12 deles em um conjunto, mas há mais.

O enredo mais característico do estilo Zagorsk é uma boneca alegre, elegante, de bochechas rosadas, segurando buquês de flores ou animais de estimação e pratos. Mas o assunto é muito mais amplo e, dependendo dele, dois subestilos são distinguidos - "camponês" e "boyar". Camponês retrata camponesas em lenços e vestidos de verão com nós, foices, buquês de flores, pastoras. Boyarsky - heróis, boiardos, príncipes, heróis épicos, de contos de fadas e históricos.

Nem todas as bonecas do conjunto são os mesmos personagens. Por exemplo, uma das primeiras bonecas de aninhamento ("Malyutinskaya") continha figuras de meninas e meninos, que diferiam entre si. Conjuntos foram criados, representando os heróis do conto de fadas. Por exemplo, "Nabo": um grande matryoshka retratou um avô, o próximo - uma avó, e assim por diante. Havia bonecos representando recém-casados ​​com convidados. E até mesmo os generais da guerra de 1812 (Kutuzov, Napoleão) com seu quartel-general.

Mas a imagem mais popular é a de membros de uma grande família de camponeses.

Os bonecos de nidificação Sergiev Posad são brilhantes, coloridos, cada um deles é único à sua maneira, o estilo não impõe estruturas rígidas, mas ao mesmo tempo suas características são muito reconhecíveis. Eles são os seguintes:

  • cores saturadas contrastantes;
  • superfície envernizada brilhante;
  • desenho detalhado de pequenos detalhes de roupas e objetos;
  • o esboço de cada parte é delineado;
  • o traje é decorado com ornamentos e elementos decorativos com motivos vegetalistas e um padrão de pontos e círculos (heterogêneo);
  • a douração é ricamente aplicada;
  • não há espaço sem pintura na superfície do brinquedo.

A boneca está sempre alegre e alegre, com um rubor nas bochechas e um sorriso leve e gentil. Ela encarna um feriado, alegria para crianças e adultos. Matryoshka nunca fica triste ou triste.

A alegria dela é contagiante, a comunicação com as bonecas aninhadas é um excelente remédio para o mau humor. Talvez seja por isso que esta incrível boneca russa seja tão amada em todo o mundo.

A história do desenvolvimento

A matryoshka tornou-se popular na Rússia e ganhou fama mundial graças à estatueta, que foi esculpida pelo talentoso torneiro de brinquedos Vasily Zvezdochkin e pintada pelo famoso artista Sergei Malyutin.

A boneca de aninhamento "Malyutinskaya" consistia em 8 estatuetas pintadas em um estilo folclórico estilizado. Eles retrataram crianças de diferentes idades. A maior boneca é uma menina com um galo preto nas mãos, um camponês tradicional símbolo de prosperidade e prosperidade. O menor é um bebê enfaixado.

Esta boneca aninhada foi apresentada em 1900 na exposição internacional em Paris, onde conquistou a medalha de bronze e logo se tornou popular entre visitantes de todo o mundo, se transformou no principal souvenir russo.

A moda para tudo o que é russo, que surgiu após as temporadas de Diaghilev, "alimentou" especialmente a demanda. Os fabricantes de brinquedos russos começaram a receber pedidos de todo o mundo.

De uma pequena oficina em Moscou, onde Zvezdochkin trabalhava, a produção foi transferida para a "capital dos brinquedos populares" - Sergiev Posad. Os talentosos artesãos locais rapidamente pegaram a ideia.

Em 1910, muitas oficinas matryoshka e artesãos particulares já estavam trabalhando em Posad, que por fim se uniu em um artel. Os artesãos criaram figuras brilhantes e originais, nas quais se lia a caligrafia única de cada autor. Existem garotas coradas, crianças, heróis, ciganos com ursos, boyars e heróis de contos de fadas. Mas, aos poucos, um estilo especial começou a tomar forma - de várias maneiras, porque a pintura era um tanto simplificada, estilizada, como costuma ser o caso na produção em massa, embora manual. Tornou-se quase impossível distinguir entre bonecas pintadas por diferentes artistas, mas a boneca de aninhamento tornou-se verdadeiramente "folk".

Após a revolução de 1917, o "Sergievskaya handicraft industrial artel" continuou a funcionar, apesar de todas as mudanças no país. Em 1930 foi rebatizada de “Zagorskaya”, após a mudança do nome da cidade para Zagorsk. O estilo de pintura também foi chamado de Zagorsk.

Em 1960, a partir de um brinquedo artel, foi organizada a Zagorsk Toy Factory No. 1, onde foram produzidos vários brinquedos, inclusive bonecos de nidificação. Cada matryoshka foi pintada à mão, mas o estilo foi ainda mais unificado de acordo com os requisitos de produção "em linha". Todas as bonecas de aninhamento do conjunto, via de regra, foram pintadas da mesma forma e diferem apenas no tamanho. Essas são meninas com buquês de flores ou cestas nas mãos. O matryoshka foi associado a esta imagem.

Em 1992, a fábrica foi privatizada. Hoje se chama ZAO "Produtos e brinquedos de arte" e agrada crianças e adultos com seus produtos.

Mas hoje matryoshka não é só uma fábrica, a principal atração de Sergiev Posad (seu nome histórico foi devolvido a ele em 1992) - uma arte popular revivida. Existem muitos artesãos particulares talentosos trabalhando na cidade que pintam estatuetas de uma maneira única. Eles criam brinquedos tanto no estilo "camponês" pré-revolucionário, quanto em um mais moderno.

Elementos de pintura

As bonecas Zagorsk são pintadas de uma determinada maneira.

  • Na cabeça das estatuetas femininas há sempre um cocar - geralmente é um lenço amarrado com um nó, por baixo dele dá para ver dois fios de cabelo.
  • Avental frontal. Se uma imagem do enredo é desenhada, ela está no avental.
  • O oval do rosto e as mãos são pintados com uma cor de "carne".
  • O desenho do rosto é bastante detalhado, mas ao mesmo tempo bastante minimalista, estilizado, lembra vagamente a forma iconográfica.

Via de regra, o rosto e o avental são assinados primeiro, depois o lenço e o vestido de verão. No final do século XIX, o guache era utilizado para a pintura e, na atualidade, também se utilizam as tintas a têmpera, aquarelas, óleo e anilina. A pintura é feita sem desenho preliminar usando 4-5 cores: amarelo, azul, verde, vermelho, laranja.

Elementos típicos da pintura.

  • Enfeite nas roupas e nas bordas do lenço. Este é um padrão geométrico simples ou motivos florais - folhas, flores, frutos. Esse padrão é facilmente obtido se você aplicar um pincel com tinta, deixando um rastro de pétala ou folha.
  • As roupas e um lenço são geralmente generosamente polvilhados com pontos e círculos salpicados, que são desenhados simplesmente com um toque de cutucão.
  • Os contornos de todos os detalhes são desenhados em preto com uma linha sólida fina ou queimados.

As bonecas desenhadas são preparadas antes da pintura e, em seguida, geralmente são envernizadas. Os sobreviventes não podem assinar ou ser envernizados, apenas às vezes são decorados com "ouro".

sem comentários

Moda

a beleza

casa