Matryoshka

A história da origem e desenvolvimento da matryoshka

A história da origem e desenvolvimento da matryoshka
Contente
  1. Onde e quem o inventou?
  2. Descrição da primeira boneca aninhada
  3. Desenvolvimento até os dias atuais
  4. Moderno
  5. Processo de manufatura

Matryoshka é um brinquedo engraçado pintado com um rosto bonito. É considerado um souvenir nacional, portanto, turistas estrangeiros e nossos concidadãos o compram de boa vontade. Muitas pessoas pensam que o matryoshka existe quase desde a época da antiga Rússia, mas na verdade não é, e a história deste brinquedo tem um desenvolvimento muito original.

Onde e quem o inventou?

Uma boneca de madeira com uma pintura familiar para nós e um rosto vermelho apareceu não faz muito tempo. Você não deve atribuir a ela uma idade respeitável e procurar as origens das raízes dos antigos eslavos. Sabe-se que a primeira matryoshka foi feita na década de 1890. O nascimento do brinquedo está associado à popularidade do estilo russo e ao interesse pela cultura popular. A boneca engraçada originalmente deveria demonstrar os trajes tradicionais dos residentes de várias províncias, mas muitos se apaixonaram por ela, o que levou ao desenvolvimento da arte.

A pátria do protótipo matryoshka é o Japão. Muitos nunca teriam pensado nisso, mas era no leste do país que por muito tempo se costumava fazer bonecos de roda e bonecos de madeira destacáveis.

No entanto, esses brinquedos tinham uma aparência diferente e não se pareciam em nada com uma camponesa sorridente.

Um deles retratou um sábio chamado Daruma. Acreditava-se que auxilia na realização de desejos e traz felicidade. Os japoneses ainda usam essas estatuetas, colocando-as no altar doméstico.

Também se acredita que o predecessor do matryoshka foi criado por um monge russo fugitivo que se estabeleceu na ilha de Honshu. Como base, ele pegou uma estatueta de um deus chamado Fukurokuju, que geralmente é representado como um velho de boa aparência com um cajado ou leque.O brinquedo tinha o formato de uma pêra e dentro dele continha várias outras pupas, personificando outras divindades. Acredita-se que tal estatueta já foi trazida para a propriedade Mamontov, e é a partir desse momento que a história da matryoshka na Rússia começa.

O famoso filantropo estava visitando o artista Malyutin, que se interessou pela curiosidade e se inspirou para criar seu próprio esboço. Os moldes de madeira foram encomendados para serem esculpidos pelo mestre Zvezdochkin. Com o advento da boneca, o próprio nome surgiu naturalmente - Matryona, foi um dos mais difundidos e populares da Rússia. Alguns pesquisadores acreditam que o artista não tem nada a ver com a origem da matryoshka, e foi Zvezdochkin quem inventou e fez um brinquedo para crianças.

Apesar de a história parecer um pouco nebulosa, a própria estatueta está bem preservada e está no museu de Sergiev Posad.

Descrição da primeira boneca aninhada

A boneca foi confeccionada em uma oficina especializada em brinquedos, e você encontra na peça um carimbo com o nome "Educação para crianças". O brinquedo consistia em oito figuras que cabiam dentro da maior delas. Ela tem o rosto sorridente e com as bochechas vermelhas de uma camponesa, e está vestida no estilo tradicional: ela tem um avental amarrado na frente e um xale elegante com um padrão colorido na cabeça. Ela está segurando um galo preto nas mãos.

Outras estatuetas seguem o mesmo estilo. Eles retratam meninas em roupas de camponesas russas, duas delas segurando um pão e uma foice nas mãos. Há também um irmão mais novo nesta família - um menino com uma camisa pintada de vermelho. E a menor figura é um bebê em fraldas.

Desenvolvimento até os dias atuais

O Sergiev Posad matryoshka rapidamente se tornou popular. O sortimento se ampliou, e as bonecas já retratavam não só garotas coradas, mas também pastoras, noivos e noivas, avôs e avós. Séries temáticas também apareceram. Por exemplo:

  • ao 100º aniversário de Gogol - as figuras foram feitas na forma de heróis das obras deste escritor;
  • pelo centenário do fim da Guerra Patriótica de 1812 - as maiores bonecas de aninhamento estavam com os rostos dos principais comandantes (Kutuzov e Napoleão), e seus subordinados foram colocados dentro;
  • em homenagem aos contos de fadas: "O Pequeno Cavalo Corcunda", "O Pássaro de Fogo", "Nabo" - os bonecos representavam todos os personagens conhecidos.

Bonecas de aninhamento se tornaram tão populares que eles até tentaram falsificá-las no exterior e, nesse ínterim, várias direções diferentes apareceram na Rússia.

Cada região fez seus próprios produtos originais que puderam ser identificados pelas peculiaridades da pintura.

Semenovskie

Estas bonecas de nidificação vêm da região de Nizhny Novgorod. Eles têm certas características que podem ser rastreadas tanto na forma quanto no desenho:

  • a boneca era feita de tília, choupo ou bétula, triturada em máquina especial, enquanto a base ficava ligeiramente estreitada no fundo;
  • em seguida, a árvore foi preparada com pasta de batata para que o material não absorvesse a tinta e o produto acabado tivesse um brilho agradável;
  • depois disso, traços faciais e roupas foram desenhados, uma das características dos brinquedos de Semyonov - uma borda em um lenço, decorado com botões de flores.

As tradições da pintura foram estabelecidas pelos mestres hereditários Mayorovs, que adaptaram os motivos populares da Rússia antiga. Várias flores estiveram presentes como elementos decorativos: rosas e sinos, espiguetas e ervas. Para a pintura, foram usados ​​tons de amarelo, vermelho, verde, roxo e carmesim. Por fim, o brinquedo foi envernizado.

Uma característica dos bonecos de aninhamento de Semyonov é que eles têm vários lugares e podem consistir de 15 a 18 estatuetas. Foi também aqui que foi feito o maior brinquedo, com 1 metro de altura. Incluía 72 bonecos.

Zagorsk

Assemelham-se às primeiras bonecas aninhadas - as mesmas de lados redondos e com uma forma estável. A pintura do rosto é bastante simples: duas mechas de cabelo sob o lenço, um nariz em forma de dois pontos e um lábio com um laço. A boneca está vestida de forma tradicional - com um vestido de verão e um avental. A roupa é decorada com motivos florais e florais simples.

Polkhov-Maidan

Esses brinquedos são vizinhos dos Semyonovskys, eles também vêm da região de Nizhny Novgorod. Seu processo de criação é semelhante aos estágios iniciais, mas a pintura é diferente. Os cachos do cabelo são visíveis no rosto por baixo do lenço, o avental é oval, não retangular, e decorado com um padrão floral. O ornamento pode incluir dálias, rosas brilhantes, sinos delicados, roseiras selvagens. Além disso, essas bonecas aninhadas têm uma silhueta mais esguia do que suas vizinhas.

Vyatka

No norte da Rússia, eles também faziam seus próprios brinquedos e os decoravam de maneira especial. A técnica de incrustação com canudos confere às matryoshkas um aspecto original. A pintura em si manteve-se tradicional: um rosto bonito, um lenço e um vestido de verão com avental, mas uma decoração adicional foi aplicada sobre a pintura. A partir de elementos de palha, flores foram dispostas no avental, orlas e outros detalhes. Esses brinquedos foram distribuídos mais tarde do que outros - nos anos 60 do século passado.

Moderno

As mudanças no país afetaram o desenvolvimento das bonecas matryoshka. A perestroika não só despertou um interesse crescente pela cultura russa, mas também possibilitou a abertura de pequenas oficinas que não dependiam do Estado. Os artesãos estavam novamente livres para vender seus produtos, muitos artistas se aproveitaram disso de boa vontade.

Os brinquedos modernos têm estilos muito diferentes, mas existem várias das tendências mais populares.

  • Político. Eles retratam figuras famosas de diferentes épocas: nacionais e estrangeiras. Os desenhos são feitos em um estilo realista ou na forma de cartuns - com recursos exagerados para um efeito cômico.
  • Com as estrelas. Como os políticos, são retratos, só que neste caso retratam diferentes celebridades. Você pode encontrar figuras com rostos de estrelas pop e de cinema, jogadores de futebol ou pilotos.
  • Estilo tradicional. Eles lembram as primeiras bonecas russas de nidificação, na verdade, esta é uma imitação de tipos conhecidos de pintura. As bonecas representam meninas camponesas ou uma família - uma mãe com filhos.
  • Fabuloso. Histórias familiares desde a infância costumam inspirar artistas. As figuras podem ter toda uma trama com desenvolvimento sequencial de eventos ou personagens individuais.
  • Arquitetônico. As bonecas Matryoshka são decoradas com imagens de edifícios antigos. Podem ser monumentos arquitetônicos de diferentes cidades, igrejas e catedrais.

Qualquer coisa pode se tornar um tema de pintura - a arte contemporânea não impõe restrições, permitindo que os artistas criem da maneira que veem.

Processo de manufatura

Para deixar o brinquedo bonito, você precisa escolher a base certa. A madeira tília é usada com mais frequência: ela se adapta bem ao processamento e é bastante plástica. Às vezes, amieiro ou bétula também são usados. A árvore precisa ser devidamente seca para torná-la viável.

O processo de criação de espaços em branco inclui várias etapas:

  • comece com a menor figura;
  • em seguida, é feito o seguinte: primeiro, uma forma sólida é virada, depois do que é cortada ao meio e a madeira é retirada para que a primeira pupa caiba dentro;
  • as etapas são repetidas quantas vezes forem necessárias, dependendo do número de figuras.

Os brinquedos são secos e polidos e depois pintados. Um artista pode usar diferentes tipos de tintas: aquarela, óleo, têmpera, guache. Muitos mestres preferem o último, seguindo a tradição.

Bonecos de aninhamento tornaram-se parte integrante da cultura, mas a história deste brinquedo não congelou no tempo, ele continua a evoluir. Novos estilos e temas para a pintura, novas formas aparecem: da miniatura ao gigante. Matryoshka também entrou no mundo digital - desde 2020 foi incluído no número de símbolos de emoji - emoticons usados ​​na Internet.

sem comentários

Moda

a beleza

casa