Dispositivos e ferramentas para manicure

Como e com que esterilizar instrumentos de manicure?

Como e com que esterilizar instrumentos de manicure?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de desinfecção
  3. Tipos de esterilizadores
  4. Fundos necessários
  5. Etapas principais
  6. Processamento doméstico

Uma bela manicure é parte integrante da imagem da mulher moderna. A velocidade de vida e a presença de um grande número de casos obrigam as mulheres a recorrer cada vez mais não aos especialistas em salões de beleza, mas aos mestres que vão diretamente à casa das clientes ou realizam procedimentos em apartamentos privados. Muitas pessoas do sexo frágil preferem a segunda opção para fazer a manicure, o que não só economiza tempo, mas também reduz significativamente os custos financeiros.

A maioria dos clientes desconhece as condições em que se realiza este procedimento, se são cumpridos todos os requisitos de esterilização e desinfecção dos instrumentos de trabalho. Uma atitude negligente em relação a esta questão pode afetar negativamente a saúde da mulher. Os instrumentos de manicure não tratados são portadores de doenças perigosas que são transmitidas de um visitante doente para um saudável.

Peculiaridades

A desinfecção e esterilização de todos os instrumentos de trabalho são manipulações obrigatórias que devem ser realizadas após cada procedimento de manicure e pedicure. É necessário desinfetar não só tesouras e limas de unha, mas também a superfície de trabalho da mesa, banheiras para pés e mãos, navalhas de barbear e pufes para pés devem ser borrifados com uma solução especial. Atenção especial deve ser dada ao uso de lâminas de barbear, que somente devem ser descartáveis. Não reutilize o cortador.Os especialistas dão atenção especial ao processo de esterilização, que destrói todos os microorganismos possíveis. Existem vários métodos de esterilização:

  • térmico;
  • químico;
  • quartzo;
  • ultrassônico.

Antes de iniciar o processo de processamento dos instrumentos, é necessário saber que tipo de materiais foram utilizados na fabricação dos instrumentos. Existem dois tipos de materiais:

  • porosos - limas de unha, lustres, guardanapos, esponjas, almofadas de algodão, bastões de laranja, toalhas de papel (esses produtos não são esterilizados);
  • não porosos - tesouras de unha, pinças, cortadores, escovas (a desinfecção e a esterilização são realizadas após cada procedimento).

Tipos de desinfecção

A desinfecção é um conjunto de medidas específicas que permitem remover vírus e bactérias perigosos não só das ferramentas de trabalho, mas também da superfície do piso, mesa e outros itens de interior, equipamentos e estoque. Os dispositivos só podem ser desinfetados com roupas de proteção especiais, observando estritamente todas as normas de segurança. Os kits processados ​​devem ser armazenados em recipientes estéreis fechados. É estritamente proibido usar este procedimento para tratar a pele das mãos e unhas.

Frio

O método de desinfecção a frio com lâmpadas ultravioleta é ineficaz e só é usado para ferramentas de cabeleireiro. O tratamento de conjuntos de manicure com dispositivos UV não garante a destruição de bactérias e germes, portanto, é usado apenas para evitar a recontaminação de recipientes com instrumentos esterilizados. Vários gases também são usados ​​para desinfecção a frio.

Químico

Para realizar todas as medidas de desinfecção necessárias, os fabricantes de produtos químicos produzem uma ampla gama de produtos. A maioria dos desinfetantes pode ser usada imediatamente após a compra, mas existem soluções que devem ser diluídas antes do uso. Este procedimento deve ser realizado por pessoa que possua os conhecimentos necessários, e a execução desta manipulação deve ocorrer de acordo com todas as recomendações indicadas na embalagem.

Os produtos químicos devem ser armazenados em recipientes com tampas. A presença de marcação é um requisito obrigatório das autoridades reguladoras. O recipiente de cada solução deve conter informações completas sobre o nome do medicamento, sua concentração, finalidade, data de fabricação. É estritamente proibido o uso de produtos químicos vencidos. A utilização de modernas soluções especiais permite não só a desinfecção dos instrumentos, mas também a sua esterilização mínima.

A tecnologia de desinfecção é muito simples e consiste no seguinte procedimento - imergir os dispositivos no produto acabado por um determinado período de tempo. Os instrumentos tratados devem ser enxaguados em água fria corrente.

Tipos de esterilizadores

A esterilização é a etapa final do processamento dos instrumentos de manicure, o que permite a eliminação de todos os tipos de microrganismos. Nas prateleiras das lojas especializadas, você encontra diversos tipos de dispositivos de esterilização.

  • Autoclave. Os instrumentos são processados ​​com vapor a uma temperatura de 140 graus por 25 minutos. O aquecimento e resfriamento do dispositivo não dura mais do que 20 minutos.
  • Ultra-sônico. Usado apenas para ferramentas de metal. O período de processamento dura 35 minutos.
  • Químico. Contém soluções especiais nas quais os aparelhos de manicure são imersos por uma hora.

Atenção especial deve ser dada aos esterilizadores ultravioleta e glasperlen.

  • UV Para o processamento de dispositivos não metálicos, é necessário o uso de dispositivos ionizantes ultravioleta. Limas, bastões de laranja e dispositivos de plástico podem ser esterilizados nesses dispositivos.Apenas dispositivos limpos e desinfetados devem ser colocados no esterilizador por um período não superior a 120 segundos.
  • Bola. Esterilizadores Glasperlen consistem em pequenas bolas de vidro que são aquecidas a uma temperatura de 300 graus. O procedimento de esterilização consiste em imergir as partes metálicas do instrumento em bolas aquecidas. Todo o processo leva no máximo 30 segundos. Desvantagens: a necessidade de substituição regular das bolas, esterilização apenas da superfície de corte.

Antes de iniciar a esterilização, você precisa realizar várias manipulações:

  • encher o tanque com bolas de quartzo;
  • aquecer o dispositivo até a temperatura desejada;
  • colocar ferramentas após desligar o indicador.

Preparação preliminar de dispositivos de manicure:

  • remoção mecânica de resíduos de pele, unhas e outras partículas;
  • irrigação com solução desinfetante;
  • ferramentas de secagem à temperatura ambiente ao ar livre.

Se os instrumentos não forem usados ​​imediatamente após a esterilização, eles devem primeiro ser colocados em sacos kraft especiais. A esterilidade em sacos selados dura mais de 20 dias, e em embalagens seladas a quente - por 30 dias.

Fundos necessários

Um tratamento desinfetante especial deve ser aplicado não apenas às ferramentas de trabalho, mas também ao ar do ambiente. Para evitar a propagação de vários vírus e bactérias, todo salão de beleza deve ter irradiadores ultravioleta bactericidas e desinfetantes. O horário de funcionamento deve ser registrado em diário especial. Um líquido anti-séptico deve estar na mesa de cada mestre, o que permite remover bactérias perigosas da superfície da pele e da lâmina ungueal e não permite que se multipliquem. O período de validade desta composição é de duas horas. Com esta ferramenta, é necessário processar não só as mãos do cliente, mas também a master.

Na bolsa cosmética de trabalho de cada mestre deve haver um kit de primeiros socorros, que consiste nos seguintes medicamentos:

  • álcool medicinal;
  • iodo;
  • gesso médico;
  • bandagem esterilizada;
  • luvas de borracha;
  • solução de permanganato de potássio.

Esses medicamentos devem ser usados ​​para tratar as mãos do cliente se houver danos mecânicos na pele.

Etapas principais

O processo de processamento de ferramentas de manicure em salões de beleza especializados consiste em várias etapas:

  • tratamento com soluções desinfetantes;
  • limpeza;
  • esterilização.

No primeiro estágio, a desinfecção destrói todos os tipos de vírus, bactérias, vários esporos de fungos e outros patógenos patogênicos. Todas as ferramentas, equipamentos, estoque, bem como as mãos do mestre e do cliente passam por esse processamento. Existem produtos químicos especiais para todas as superfícies. Todas as soluções devem ser utilizadas de acordo com as instruções da embalagem.

A segunda etapa do processamento envolve a remoção mecânica de partículas de pele, unhas, resíduos de gel e verniz da superfície dos instrumentos sob um jato de água fria corrente. Nos salões de beleza de elite, esse processo é realizado por meio de aparelhos especiais com ultrassom. O ultrassom remove a sujeira de todos os locais de difícil acesso e o processo de enxágue leva pelo menos 5 minutos. Após a esterilização, todas as bactérias e microrganismos são removidos. Esta etapa do processamento é realizada por meio de dispositivos especiais, cuja escolha depende do material de fabricação das ferramentas.

Para a esterilização, também podem ser utilizados preparados químicos, que apresentam alto custo e elevada toxidade. Para trabalhar com essas ferramentas, você deve ter equipamentos especiais e funcionários treinados.

Processamento doméstico

O alto custo dos aparelhos de esterilização não permite que as mulheres da moda cuidem das unhas por conta própria.Para processar instrumentos usados ​​por uma pessoa, é necessário limpar os itens com álcool medicinal após cada procedimento e, pelo menos uma vez por mês, fervê-los em água destilada ou purificada. Caso os dispositivos sejam usados ​​por várias pessoas, é necessário ferver após cada uso, e as mãos antes da manicure devem ser tratadas com soluções anti-sépticas ou lavadas com sabonete cosmético antibacteriano.

O processo de fervura pode ser substituído colocando os aparelhos em um forno quente. Este método é eficaz não apenas para esterilizar latas para conservação, mas também para conjuntos de manicure. O ar seco e quente mata efetivamente todos os microorganismos perigosos. Antes de realizar o procedimento, você deve preparar o seguinte inventário:

  • solução de detergente de louça;
  • pinças de ferro;
  • folha de sopro de metal;
  • pegadores de panela de cozinha.

Em um forno aquecido a 200 graus, ferramentas de trabalho lavadas e secas devem ser colocadas. Os aparelhos de metal não devem tocar uns nos outros. O período de esterilização é de 20 minutos. O lençol com ferramentas deve ser retirado apenas com luvas de cozinha especiais, que evitam queimaduras. Este método de processamento só pode ser usado para dispositivos de ferro. Não esfrie as ferramentas em água fria.

Inspeções abrangentes em salões de beleza revelaram a presença de um grande número de violações flagrantes das normas sanitárias: a falta de livros médicos para os trabalhadores, a falta de desinfetantes e dispositivos para esterilização, o uso de produtos químicos sem licenças e certificados de qualidade, a falta de conjuntos de utensílios esterilizados necessários, incumprimento das regras de processamento dos conjuntos de manicura. Antes de iniciar o procedimento, é imprescindível perguntar ao administrador sobre o cumprimento do nível de serviços prestados com todas as normas sanitárias. Escolher o salão certo é a chave para manter sua saúde e conseguir uma manicure de alta qualidade.

Para obter informações sobre como esterilizar adequadamente os utensílios de manicure, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa