Manicure

Cutícula: métodos de remoção e características de cuidados

Cutícula: métodos de remoção e características de cuidados
Contente
  1. O que é isso?
  2. Ferramentas e materiais para cuidados
  3. Como preparar a cutícula para remoção?
  4. Métodos de remoção
  5. Sutilezas de processamento
  6. Fundos
  7. Métodos tradicionais
  8. Possíveis problemas

Mesmo as unhas de formato mais bonito ficarão despenteadas sem o cuidado adequado da cutícula. Este modesto rolo de pele tem uma função importante e certamente requer atenção, incluindo estética.

O que é isso?

A cutícula nas unhas é um selo de couro na parte inferior da lâmina ungueal, também chamado de rolo de couro. Ele passa parcialmente sob a pele, de modo que o olho só vê a borda seca. No léxico médico, é denominado pterígio e o resto da cutícula denomina-se eponíquio. A cutícula geralmente é responsável pela proteção. Sem um rolo de couro, as bactérias penetrariam facilmente sob a unha, interrompendo seu desenvolvimento natural. A cutícula protege o leito ungueal e sua matriz, ou seja, a parte da raiz, tanto da umidade quanto do ar. Se a raiz foi danificada, a própria unha começou a quebrar, esfoliar e piorar.

Aliás, a continuação da matriz - a lúnula - não protege a cutícula, por isso deve haver cuidados adicionais com ela.

Ferramentas e materiais para cuidados

A maneira mais fácil de remover as cutículas é usar um palito de laranja. Essa estrutura de madeira tem comprimento que varia de 9 a 18 centímetros e largura de 3 a 5 milímetros. Uma ponta está inclinada e a outra bem pontiaguda. Uma embalagem contém vários pedaços de palitos, o que torna a compra prática e econômica.Pelas regras, o bastão de laranja é um produto descartável que deve ser trocado a cada manicure.

O empurrador de madeira é sempre armazenado em local seco e limpo. A propósito, sua vantagem adicional é a capacidade de usá-lo para limpar a sujeira sob a lâmina ungueal. Recentemente, o europum foi considerado uma alternativa válida ao bastão de laranja. Esta ferramenta é uma lima macia que não agride a unha, que também tem a função de polir. Dependendo da cor do dispositivo, você pode determinar a intensidade do impacto. Pedra-pomes cinza é a mais delicada, rosa é um pouco mais forte e amarela é a mais dura.

No salão, uma máquina especial é mais frequentemente usada para remover cutículas., cujo bico limpa suavemente, sem traumatizar, cada unha. O dispositivo é alimentado por uma rede elétrica. Demora menos de um minuto para processar cada dedo. Ainda existe uma ferramenta não muito popular como uma faca de cutícula. Parece um garfo de duas pontas, o que é extremamente inconveniente de usar sem preparação, por isso é melhor deixar o uso para profissionais.

Como preparar a cutícula para remoção?

A maneira mais fácil de preparar a cutícula para processamento posterior é primeiro colocar os dedos no banho de mão. Água quente é simplesmente colocada em um recipiente conveniente, no qual você pode colocar sal marinho (mas isso é opcional). O procedimento dura de 15 a 20 minutos, após o qual os dedos devem ser bem enxugados com toalha e imediatamente proceder à remoção.

Métodos de remoção

Existem várias maneiras de tratar a cutícula. Em casa, os especialistas recomendam fazer sem circuncisão, mas simplesmente afastar o excesso de couro com um palito de laranja. No salão com um mestre de confiança, você pode experimentar um efeito mais intenso.

Em geral, o método de remoção da cutícula pode ser escolhido de acordo com a vontade e o estado do pterígio.

Aparado

O objetivo de uma manicure bem cuidada é que o excesso de pele seja simplesmente aparado. Não é recomendável fazer isso sozinho, por isso é melhor entrar em contato com um profissional do salão. Se uma pessoa está doente com diabetes, este tipo de tratamento é estritamente proibido para ela. O corte da cutícula é realizado com ferramentas padrão: tesouras de unha e pinças. Antes, a cutícula é necessariamente amolecida.

Com um empurrador ou um palito de laranja, o excesso de pele é empurrado para a base da unha, após o que são cortados, passando dos lados para a parte central da unha. Tudo deve ser feito com cuidado, sem tensão, simplesmente cortando o processo já morto. O procedimento termina com a desinfecção das feridas com água oxigenada e nutrindo a pele com um creme gorduroso.

Uma manicure aparada é considerada a menos bem-sucedida, pois após aparar a nova cutícula fica mais densa e precisa ser processada com mais frequência.

Além disso, tal procedimento não é absolutamente seguro - qualquer movimento descuidado pode causar ferimentos. Em alguns casos, existe até a possibilidade de contaminação da matriz. Decidido fazer uma manicure bem cuidada, é importante vaporizar bem a cutícula e, no final do procedimento, tratá-la com um anti-séptico e uma pomada restauradora especial.

Não cortada

Uma manicure sem cortes demorada é realizada usando um palito especial e um removedor de cutículas chamado removedor. O empurrador pode ser feito de plástico, silicone ou descartável de uma laranjeira. O removedor, via de regra, contém vários ácidos, do láctico ao de frutas, com a ajuda dos quais as células já mortas são decompostas. O procedimento começa com uma etapa preparatória básica, após a qual três pregos são cobertos com um removedor.Você deve começar com apenas três dedos, para que não aconteça que o agente esteja no epitélio por muito tempo.

De acordo com as instruções, o tempo de funcionamento do removedor é contado regressivamente, após o qual o excesso é retirado cuidadosamente com um disco cosmético. Com um empurrador, a cutícula é empurrada de volta para a base da calêndula e os pedaços secos são removidos com algodão.

É importante ressaltar que o trabalho do bastão de laranja só começa quando o removedor seca, ou seja, já terminou de funcionar. O tratamento termina com a aplicação de um óleo que retarda o crescimento da cutícula.

Uma espécie de manicure sem cortes pode ser chamada de procedimento de hardware, que é realizado com uma máquina especial. Funcionando como uma lixa de lixa, este dispositivo remove delicadamente as cutículas mortas sem afetar os vivos e saudáveis. Este procedimento é recomendado apenas no salão.

Empurrando para trás

No caso em que a cutícula de uma pessoa cresce muito lentamente e parece imperceptível, você não pode fazer nada de especial com ela - basta movê-la para a base. Neste caso, depois de preparadas as malmequeres, é necessário aplicar óleo ou gel comum, mexer o pterígio e untar generosamente as mãos com creme.

Sutilezas de processamento

Antes de lidar com a cutícula, você precisa realizar algumas etapas simples. Primeiro, a lâmina ungueal deve ser removida de verniz ou goma-laca. Isso é feito com um removedor de esmalte ou guardanapos destinados a esse fim. Seguido por um dos métodos acima, o excesso de cutícula é removido. No final, a unha deve receber nutrição - é revestida com óleo, creme ou cera.

O creme pode cobrir totalmente as mãos, aumentando o efeito na área da cutícula. Os especialistas também recomendam descascar as canetas de vez em quando ou esfregá-las com uma substância que afeta as placas ungueais.

O tratamento oportuno irá prevenir o crescimento excessivo da cutícula e lidar com a descamação excessiva. Para isso, é melhor levar um peeling roll ou um produto convencional que contenha ácidos de frutas e vitaminas.

Fundos

Existe um grande número de produtos para o cuidado das cutículas. Todos eles buscam um objetivo, mas produzem efeitos diferentes. O óleo pode ser cosmético especial ou farmácia comum. Os especialistas recomendam atentar para a presença de abacate, jojoba e um derivado das sementes de uva na composição, que penetram profundamente na cutícula, hidratando e nutrindo-a. No caso em que, além de cuidar do pterígio, o objetivo é fortalecer as próprias unhas, vale a pena comprar óleos cítricos, por exemplo, limão.

Os óleos de amêndoa, mamona, karité e coco, bem como uma mistura de vitaminas A e E, podem melhorar o desenvolvimento da cutícula. A cera é usada para polir e selar. Também é usado para curar rebarbas, dar elasticidade ao pterígio e tornar as placas das unhas mais apresentáveis. Na maioria das vezes, a cera é combinada com uma lima especial.

Para proteger contra verniz

Atualmente, existem no mercado produtos suficientes para evitar que a cutícula fique suja durante a manicure. Por exemplo, faz sentido comprar um elixir protetor especial que se pareça com um verniz comum, mas não seja aplicado na própria lâmina ungueal, mas na cutícula. Às vezes também é chamado de fita líquida. Tal revestimento seca com um filme de silicone, que é simplesmente retirado no final da manicure, tendo cumprido a função desejada.

Nenhum impacto negativo nas unhas ocorre durante esse procedimento. Além disso, a loja vende um lápis especial que retira o excesso de verniz da cutícula caso não fosse possível não manchar.

Para desacelerar o crescimento

Existem também medicamentos que podem retardar ou impedir o crescimento da cutícula. Estes incluem óleos para unhas, bem como removedores de dupla ação.Por exemplo, o produto para cutículas da Avon tem um efeito semelhante.

Para remover cutículas

Para partir o rolo de pele a ponto de ser suficiente removê-lo com um chumaço de algodão ou um bastão de laranja, pode-se usar um removedor, que é um agente especial - um ceratolítico que não afeta de forma alguma a parte viva do pterígio , mas destrói o já morto. Este removedor contém ácidos de frutas ou uma combinação de amônia e dióxido de carbono. Além de suavizar, esse remédio é responsável pela hidratação e cicatrização, mas após o procedimento ainda é recomendado o uso de soluções adicionais. O ceratolítico pode ser vendido como um líquido, óleo, bálsamo ou gel. OPI e Librederm Corrector são populares neste segmento. O KVplus Kutikler também provou seu valor.

Métodos tradicionais

Fazendo o procedimento de cuidado da cutícula em casa, pode-se usar remédios improvisados ​​(ou seja, folclóricos). Por exemplo, para amaciar a pele não muito áspera, em vez de um removedor profissional, bastará um banho morno com sais e óleos essenciais diversos. Além disso, é permitido desinfetar o espaço das unhas com clorexidina ou peróxido, que podem ser encontrados no armário de remédios caseiros.

Se falamos em proteger a cutícula do verniz, então dos remédios populares, o uso de creme de gordura, vaselina ou mesmo cola PVA merece atenção. Quando um desses produtos é aplicado apenas no rolo de pele, é criada uma textura que o verniz não pode ser pintado.

É necessário retirar os restos do produto com um chumaço de algodão, ou simplesmente com os dedos nos casos em que for suficiente puxar o filme.

Possíveis problemas

Algumas meninas se deparam com essa situação desagradável quando a cutícula está peluda, ou seja, coberta de rebarbas. As razões para isso geralmente são as seguintes:

  • falta de vitaminas no corpo humano;
  • baixo consumo de água potável;
  • cuidados externos insuficientes.

Nesse caso, a cutícula fica seca e volta a crescer rapidamente. Além disso, as rebarbas podem ser o resultado de uma manicure de borda realizada incorretamente. O pterígio lesado tenta se regenerar e, portanto, começa a crescer rapidamente. A pele também se enruga devido ao fato de que a pele das mãos de uma pessoa é inicialmente seca e a cutícula é muito densa e áspera.

    Todos os casos podem ser ajustados alterando o sistema de atendimento e a nutrição. Às vezes, você pode até ter que mudar seu estilo de vida. Acontece que a cutícula dói por causa da inflamação. Existem muitos pré-requisitos para esta situação: podem ser cuidados inadequados e microtraumas e várias doenças, e o uso de produtos químicos excessivamente concentrados na vida cotidiana ou vernizes de baixa qualidade. Nesse caso, é provável que seja necessário o tratamento de um especialista.

    Quando a cutícula coça após a manicure, pode sinalizar uma reação alérgica ao material usado. Em tal situação, é recomendável consultar um médico para evitar consequências mais graves. O fungo é outra causa provável de coceira. Para resolver o problema, você deve comprar antifúngicos especiais na farmácia, mas primeiro consulte o seu médico. Finalmente, muitas vezes o pterígio chega até à unha devido a cuidados inadequados. Neste caso, será necessário introduzir um tratamento regular com óleo para prevenir tais problemas.

    O abscesso resultante pode ser curado sozinho se você passar vários banhos de sal, tratar imediatamente o dano com peróxido e também usar pomada de ictiol. O sangramento que ocorre durante a manicure é interrompido com um cotonete embebido em água oxigenada. Uma grande ferida precisará ser tratada com cola médica.

    Para informações sobre como remover cutículas, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa