Cuidado de vestuário

Como passar roupas de poliéster corretamente?

Como passar roupas de poliéster?
Contente
  1. Propriedades do material
  2. Regras de engomadoria
  3. Fumegante

O uso de fibras sintéticas na fabricação de tecidos é bastante difundido e o material mais utilizado na tecelagem é o poliéster.

Propriedades do material

O poliéster faz parte de muitos tecidos e oferece muitas vantagens. As vantagens do material sintético incluem baixo custo, resistência à deformação durante a lavagem e solidez da cor. Além disso, os produtos de poliéster não são sujeitos à abrasão, não desbotam nem encolhem, não enxáguam bem contra a sujeira e secam rapidamente.

O tecido é leve, desinteressante para a traça e possui vinco reduzido.

As desvantagens do material incluem má ventilação e baixa higroscopicidade., que se deve à estrutura grosseira das fibras dos tecidos sintéticos. O poliéster é usado ativamente para costurar roupas de cama, cortinas, colchas, blusões, vestidos, blusas e agasalhos.

Apesar do baixo vinco do material, ainda é necessário passar a ferro as coisas de poliéster. Em geral, os tecidos sintéticos são muito exigentes em condições de temperatura e o poliéster não é exceção. Isto causa algumas dificuldades durante o engomar e obriga-o a ter mais cuidado na escolha da temperatura. No entanto, em alguns casos, o procedimento de engomar pode ser evitado por completo. Trata-se de uma lavagem adequada e posterior secagem dos produtos, cuja aplicação competente lhe permitirá não tocar no ferro.

Para lavar um produto de poliéster de acordo com todas as regras, não se deve usar água com temperatura superior a 40 graus, não adicione alvejantes e molhe apenas com itens de cores claras.

A lavagem na máquina deve ser feita em ciclo delicado, sendo recomendado centrifugar a roupa em velocidade reduzida.

Em vez de pó, é preferível usar produtos líquidos. Isso eliminará a probabilidade de aparecimento de uma camada feia, que pode amarelar durante a passagem. Ao lavar na máquina itens grandes, como jaquetas, casacos ou casacos de penas, recomendamos colocá-los um a um no tambor. Caso contrário, os produtos irão preencher todo o volume de trabalho da máquina, não esticarão e ficarão muito enrugados.

Todas as roupas externas devem ser viradas do avesso e colocadas em bolsas protetoras. Se a jaqueta tiver muita sujeira nas mangas e na gola, recomenda-se lavar as manchas com uma escova antes de colocá-las no tambor.

E também deve-se ter em mente que os produtos de poliéster são altamente eletrificados. Portanto, é recomendável adicionar uma pequena quantidade de agente antiestático à água durante o enxágue.

Depois de lavadas, as roupas são retiradas da máquina, enxugadas com toalha seca, sacudidas e penduradas em um cabide. As saias de poliéster devem ser secas penduradas na cintura, e os casacos e jaquetas devem ser pendurados abotoados. Recomenda-se secar os produtos longe de aparelhos de aquecimento, periodicamente alisando dobras e vincos com as mãos.

Se ficar óbvio que alguns lugares não conseguirão se endireitar, você não deve esperar a secagem completa. Neste caso, é necessário alisar a área amassada com as mãos úmidas e enviá-la para baixo do ferro.

Regras de engomadoria

Leia as informações na etiqueta antes de passar roupas de poliéster. Normalmente indica a temperatura recomendada para engomar, que em nenhum caso deve ser desprezada. Caso contrário, você pode queimar facilmente o tecido, danificando não só o produto, mas também a sola do ferro. O modo de engomar é indicado nas etiquetas na forma de um ferro com pontos localizados.

Uma etiqueta de tecido de poliéster geralmente tem um ponto, indicando que a temperatura máxima permitida não deve exceder 110 graus. Muitos modelos feitos de fábrica têm um pequeno remendo de teste no lado imperfeito para testar a temperatura do ferro.

Se não houver aba, então o alisamento deve ser iniciado a partir das áreas imperceptíveis dos produtos localizadas no lado imperfeito.

Em geral, é recomendável passar roupas de poliéster pelo avesso com gaze úmida ou folha de papel seco. A falta de contato direto entre a base e o material sintético ajuda a prevenir a deformação térmica da peça de poliéster. Se o item estiver muito enrugado, você pode aumentar ligeiramente a temperatura ajustando a chave entre um e dois pontos. Depois que o ferro aquecer e a luz indicadora apagar, coloque um pano de algodão úmido em cima da área amassada e prenda o ferro a ela com cuidado.

Se o vinco ou vinco não desaparecer, recomenda-se molhar o produto em água morna. e sem apertar pendurar em um cabide ou varal. Quando a coisa secar um pouco, você precisa inspecionar novamente para as áreas problemáticas. Caso ainda permaneçam, deve-se cobrir o produto com gaze úmida e repetir o alisamento. Em seguida, pendure o modelo em uma corda ou cabide, deixe-o pendurado e seque completamente. Isso geralmente não leva mais de 2 a 3 horas, após as quais o item pode ser colocado ou guardado no armário.

Fumegante

Se o seu ferro tiver uma função de vaporização vertical ou se você tiver um gerador de vapor em sua casa, itens de poliéster amassados ​​podem ser vaporizados. Para fazer isso, você precisa pendurar o item em um cabide e nivelá-lo com cuidado. Se uma capa de chuva, casaco, blusão ou jaqueta for vaporizada, eles devem ser fechados com todos os botões e, em seguida, o forro e os bolsos devem ser endireitados.Em seguida, o dispositivo precisará ser definido para o modo delicado de cozimento a vapor e iniciar o processamento do produto, movendo-o de cima para baixo.

Em primeiro lugar, as partes da frente e de trás do produto são geralmente vaporizadas, após o que passam para as mangas. O cozimento no vapor deve ser feito com muito cuidado, mantendo o aparelho a uma distância de 3-5 cm da superfície do tecido.

Usando este método, você pode não apenas alisar o produto endurecido, mas também reavivar as cores, bem como salvá-lo de odores desagradáveis ​​e contaminação moderada.

Na ausência de vapores especiais, você pode usar um método popular bastante eficaz. A sua essência resume-se ao seguinte: numa casa de banho ou noutro compartimento pequeno e quente, instala-se uma bacia ou tanque com água a ferver, ou é simplesmente vertido para uma banheira. Em seguida, sobre o recipiente flutuante, penduram as coisas em cabides e deixam-nas até que a água fervente pare de fumegar e os produtos sejam umedecidos. No processo de vaporização ativa, será necessário endireitar e suavizar as áreas problemáticas molhando as mãos em água morna antes disso.

A chave do sucesso é uma porta bem fechada para a sala e uma quantidade suficiente de vapor. Se o procedimento for realizado no banheiro, você pode simplesmente abrir a torneira quente, esperar até que a água fervente comece a fluir e deixar a água aberta por 15-20 minutos. Normalmente, esse tempo é suficiente para que o material seja completamente umedecido e finalmente endireitado. Em seguida, as roupas deverão ser transferidas para um local seco e deixadas lá por um tempo para secar.

O estrito cumprimento das regras de manuseio do poliéster, bem como o cuidado competente e regular, permitirão que você preserve por muito tempo a aparência original de sua peça favorita e estenda significativamente sua vida útil.

Para obter informações sobre como as roupas sintéticas afetam o corpo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa