Cuidado de vestuário

Regras para lavar roupas e outras coisas manualmente

Regras para lavar roupas e outras coisas manualmente
Contente
  1. Que tipo de poluição existe?
  2. Como lavar?
  3. Como você pode se lavar rapidamente?
  4. dicas e truques

Apesar de todas as conveniências da máquina de lavar, alguns itens requerem cuidados especiais e acompanhamento durante a lavagem, que só pode ser feita manualmente. Ao contrário do estereótipo, não são apenas as roupas de bebê, seda e lã que merecem ser lavadas à mão. Graças a esse cuidado, roupas e cuecas servirão por mais tempo e encantarão com sua aparência.

Que tipo de poluição existe?

Todas as coisas ao nosso redor ficam sujas em graus variados - às vezes até invisíveis ao olho humano. Este processo é influenciado por vários fatores:

  1. Estrutura (coisas porosas são mais afetadas);
  2. Superfície (tecidos lisos neste aspecto são muito mais práticos do que os desiguais - tricotados ou estampados);
  3. A propriedade de permitir que partículas de sujeira passem por si mesmas;
  4. A capacidade de reter essas partículas em si mesmo;
  5. Acabamento de materiais (ou seja, aqueles processos que podem alterar suas características);
  6. Presença de tensão eletrostática (literalmente atrai poeira).
  7. Absorvibilidade (quanto maior, mais substâncias são retidas no interior);
  8. Composição (a adição de sintéticos aumenta a contaminação). Tecidos naturais, como lã, têm menos probabilidade de reter sujeira em sua superfície. Embora se pareça limpo por fora, dentro dos fios tudo pode ser o contrário.

Toda poluição é dividida em:

  • Local (local) - para limpá-los não é necessário lavar o produto inteiro como um todo, se depois disso não houver manchas.
  • Geral (afetando a maior parte da superfície).

Dependendo da natureza da origem, eles são divididos em:

  • orgânico;
  • inorgânico.

O esforço gasto para removê-lo depende da força da ligação entre as fibras e a sujeira.

Os acoplamentos mecânicos simples não requerem ações complexas, ao contrário de quando ocorre uma reação química entre a substância e o tecido. Além disso, o golpe de alguns deles pode levar a consequências irreversíveis na forma de violação da integridade, aparecimento de entorses, engrossamento, etc.

Como lavar?

Todos os contaminantes, dependendo do método de remoção, podem ser classificados como:

  • Solúvel em água (pó, alimentos e bebidas, vários produtos à base de água). Sua remoção pode ser permanente ou com sedimentação dentro do tecido (um exemplo é a fuligem).
  • Removível com solventes (gorduras e outros produtos à base de óleo).
  • Proteínas e semelhantes, capazes de oxidação e outras reações (sangue, suor, mofo, ferrugem).

Antes de prosseguir com o processo de remoção, você precisa se lembrar das seguintes regras:

  1. Qualquer meio, a fim de evitar a destruição do tecido, deve ser testado em uma área pequena e menos perceptível. Isso é especialmente verdadeiro para produtos tingidos.
  2. Para algumas manchas, a camada superior deve primeiro ser limpa para evitar a penetração nas fibras. Se isso acontecer, todo o trabalho é feito pelo lado sujo, colocando um pano branco e limpo por baixo da coisa.
  3. Para limpeza local, todas as soluções são aplicadas com cotonete, começando da periferia para o centro. É dada atenção especial às bordas para que nenhum halo permaneça.
  4. Todos os movimentos devem ser suaves, sem pressão ou alongamento.
  5. À medida que os tampões são limpos, devem ser substituídos por outros limpos.
  6. Todo sucesso depende de quanto tempo se passou desde o momento em que a sujeira entrou no produto. Algumas substâncias na superfície são oxidadas, caso em que não será fácil eliminá-las.
  7. Se você não tiver certeza sobre a natureza da mancha, não use imediatamente água quente e removedores de manchas agressivos. Comece por imersão ou lavagem em água fria com sabão. Se isso não ajudar, prossiga para soluções mais drásticas.

Todos os detergentes podem ser divididos em três grupos:

  • para poluição geral;
  • com água sanitária;
  • com aditivos (enzimas) como removedor de manchas.

De acordo com o formulário de liberação, podem ser:

  • em pó;
  • gelatinoso;
  • líquido.

Os dois últimos apresentam vantagens significativas, pois se dissolvem melhor e, portanto, são mais eficazes e hipoalergênicos.

Todos esses produtos podem ser universais ou materiais específicos (por exemplo, materiais delicados). Se não for possível comprá-los, você precisa usar os métodos caseiros testados pelo tempo sem perder tempo. Por exemplo:

  • As manchas de chá, cacau ou chocolate são lavadas em água fria, após o que são tratadas com uma solução aquosa de amônia (colher de sopa por litro) ou ácido oxálico (meia colher de chá por copo).
  • O vinho derramado é borrifado com sal, sacudido e lavado com amônia ou outro tipo de álcool.
  • Vestígios de leite estão impregnados de glicerina quente ou marrom (colher de chá por litro).
  • Polvilhe a mancha gordurosa com talco, giz ou sal e deixe de molho. O resto do traço é limpo com detergente para a loiça.
  • O amido é repetidamente esfregado no iodo até que desapareça.
  • A tinta é removida com álcool ou vinagre.
  • Vestígios de suor e outros produtos residuais são lavados em uma solução salina forte, previamente umedecida com amônia.
  • A ferrugem é removida com ácido cítrico ou acético.
  • Manchas de plasticina, cera ou cosméticos são enxugadas com óleo e lavadas com sabão.

Depois de todos os remédios, as roupas ou outros produtos são lavados normalmente ou bem enxaguados.

Como você pode se lavar rapidamente?

As roupas são pré-classificadas:

  • Por cor - são divididos em escuros, claros e coloridos. Com coisas coloridas e combinadas, você precisa ser extremamente cuidadoso. Na primeira vez, são lavados em água e sal. Se a blusa não derramar, mas a água ficar tingida, o excesso de tinta saiu. Em qualquer caso, essas roupas devem ser lavadas separadamente.
  • Por composição. Normalmente, cada produto ou embalagem possui uma etiqueta que indica a composição e características do regime de lavagem. Se não for esse o caso, você pode usar as tabelas de reconhecimento de tecidos por aparência e reação à combustão. Os tecidos podem ser limpos (algodão, linho, lã, seda) ou misturados com viscose, lavsan, náilon e outras fibras artificiais. Cada tecido precisa de seu próprio regime de cuidados:
    1. O algodão e o linho resistem até à fervura, podem ser branqueados e podem ser usados ​​diferentes detergentes;
    2. Seda (incluindo artificiais) e tecidos sintéticos requerem detergentes neutros e um modo de até 45 graus;
    3. A lã é lavada exclusivamente com detergentes líquidos ou especialmente concebidos para isso e em água a uma temperatura de 30-35 graus. Além disso, tecidos delicados (suéter ou meia-calça de náilon) não devem ser torcidos, espremidos e esfregados. Escovas e outras ferramentas são aplicáveis ​​apenas a tecidos de algodão.
  • Por sinal - os agasalhos (jaquetas) e as roupas íntimas (camisas masculinas, camisetas, suéteres femininos, roupas íntimas), mesmo que tenham a mesma composição, não devem ser agrupados por motivos de higiene. Para roupas infantis, apenas agentes hipoalergênicos são usados.
  • Pelo grau de poluição. Às vezes, um suéter, uma blusa, um vestido ou uma calça só precisam ser trocados para colocar no armário, sem procedimentos intensivos.

Qualquer lavagem inclui etapas básicas como:

  • imersão (se necessário);
  • manipulação das mãos para limpeza;
  • enxágue (até que o pó seja completamente removido do tecido).

Os sapatos só podem ser lavados à mão se:

  • em têxteis (tênis, chinelos, sapatilhas, tênis);
  • com juntas de boa qualidade (é preferível que todas as costuras sejam costuradas, pois o adesivo pode se dispersar).

Este processo inclui as seguintes etapas:

  1. Inspeção. Qualquer sujeira e manchas encontradas devem ser limpas e todas as fendas costuradas, principalmente no forro.
  2. Retire os atacadores e as palmilhas (lavadas à parte).
  3. Dissolva o pó ou gel em água morna, molhe os sapatos por não mais que 20-30 minutos.
  4. Prepare uma nova solução e proceda à limpeza. Para fazer isso, você pode usar escovas estreitas especiais (ou uma escova de dentes comum), que fornecerá acesso aos cantos internos mais distantes. Não aperte o produto e dobre a sola.
  5. Enxágüe com água limpa e escorra.

O sabão em pó comum será um remédio universal. Não só limpa bem, mas também tem um efeito antibacteriano. A lavagem a seco é mais adequada para móveis de couro, camurça e couro sintético.

As peças de interior não ficam menos sujas do que as roupas e são lavadas com muito menos frequência, pois isso apresenta certas dificuldades. Em primeiro lugar, nem tudo pode ser carregado em uma máquina de escrever. Se o peso da manta ultrapassar o valor permitido, ela pode quebrar. Em segundo lugar, o enchimento de travesseiros e cobertores pode se perder em alta velocidade. Para manter a pilha de tapetes ou tapetes fofos, você precisa lidar com isso com cuidado.

Via de regra, há dificuldades com o fato de essas coisas absorverem muita água e ficarem pesadas. Portanto, você precisa calcular sua força com antecedência para encerrar o assunto. Pisar com os pés é uma forma alternativa de lavar coisas volumosas para pessoas que não têm permissão para fazer exercícios.

Os produtos líquidos são preferíveis, eles penetram melhor profundamente e são posteriormente removidos pela lavagem. Os condicionadores corretamente selecionados ajudam a manter a suavidade e a forma.

Peluches de bebê só são lavados remédios naturais líquidospara que a criança não tenha reações cutâneas.

dicas e truques

Algumas dicas e truques para as donas de casa observarem:

  • Antes de qualquer lavagem, o produto é sacudido, limpo do pó com uma escova e removidas as manchas. Além disso, todos os danos (marcas de queimaduras, buracos, fios soltos) devem ser reparados, pois podem aumentar após a lavagem. Todos os enfeites decorativos devem ser removidos, as fivelas fechadas e envoltas em tecido.
  • O ar fresco exterior é ideal para secar todos os tipos de produtos. É claro que tais condições não estão disponíveis para todos, mas a ventilação na sala deve ser boa - desta forma esta fase terminará mais rápido, e coisas volumosas e densas não terão um odor desagradável. Ao usar armários e outros dispositivos para secagem, certifique-se de que as condições de temperatura estejam corretas.
  • Lã e outros tecidos elásticos são secos horizontalmente. Agite os produtos com uma pilha antes de secar e exclua os prendedores de roupa, que podem deixar amassados.
  • Após a lavagem, os sapatos são cuidadosamente enxugados, recheados com papel ou trapos, que são trocados periodicamente até que estejam completamente secos.
  • As coisas não precisam ser torcidas, podem ser estendidas sobre uma toalha e enroladas em um rolo. Este método é adequado para tecidos muito enrugados, felpudos e volumosos.
  • Se uma coisa se sentou e se esticou, ela pode ser reanimada. Para encolhimento, lave em água mais quente, use peróxido de hidrogênio ou ferro enquanto umedecido com um ferro quente. Para o alongamento, pode-se mergulhar em água salgada por várias horas, e depois aplicar influência física - com o auxílio das mãos ou de outros aparelhos, coloque a coisa na posição desejada e seque-a.
  • Uma coisa que perdeu a cor pode ser revivida lavando-se com uma solução fraca de vinagre.

Em qualquer lavagem, o principal é sempre lembrar que qualquer coisa requer uma abordagem individual e um senso de proporção.

Para obter informações sobre como lavar corretamente as coisas à mão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa