Layout da cozinha

Projeto de cozinha retangular

Projeto de cozinha retangular
Contente
  1. Layout
  2. Zoneamento
  3. Seleção de estilo
  4. Acabamento
  5. Paleta de cores

No mundo moderno, cada pessoa deseja que seu apartamento seja aconchegante e confortável para morar, especialmente porque hoje essa oportunidade está ao alcance de todos. Para designers, a forma de um retângulo é considerada incorreta. Além disso, é muito difícil vencê-la, mas é possível. É então que você deve recorrer a especialistas para obter ajuda na implementação de suas idéias e projetos.

Layout

O início da construção do design certo (em termos de estética e funcionalidade) é um plano claro para a encenação dos móveis na sala. Desta forma, você pode deixar a área da cozinha o mais confortável possível e aproveitar ao máximo o espaço. Existem vários tipos de layouts.

Linear

A opção mais popular e conveniente para a disposição de acessórios em salas estreitas, mas, sem dúvida, também é usado para salas retangulares com varanda... Assim, todos os móveis estão localizados ao longo da parede mais longa, e do lado oposto está uma mesa na qual todos os membros da família se reúnem. É melhor usar a técnica incorporada, pois ela economizará espaço para quaisquer outras coisas necessárias.

Para evitar que a parede pareça vazia, você pode complementá-la com uma decoração, por exemplo: pinturas, TV ou qualquer outra coisa.

Em forma de L (angular)

Uma das opções de disposição de móveis mais convenientes. Este método permite expandir o local de trabalho e aumentar visualmente o espaço livre. Claro, é aconselhável usar a técnica embutida. Do peitoril da janela, você pode fazer uma pequena mesa ou balcão de bar.

Fila dupla

Uma opção que é ótima para salas retangulares, apenas é importante que a largura da sala não seja muito estreita. Se houver espaço suficiente, a área de alimentação pode ser localizada perto da janela. Se você não tem essa "riqueza", então transformador de móveis. Por outro lado, você pode organizar uma área de jantar em outra sala.

Em forma de U

Este tipo é adequado para famílias constituídas por um grande número de pessoas, bem como para donas de casa que adoram um grande número de caixas, porque se a família for numerosa, é necessário mais espaço para guardar os alimentos e preparar as refeições. Mas esse layout tem uma desvantagem significativa - como não há espaço para a mesa, você deve pensar imediatamente onde colocá-la.

Designers com muitos anos de experiência aconselham não esquecer algumas das nuances que são extremamente importantes na organização da sua cozinha:

  • a cozinha deve ser multifuncional e todas as suas capacidades devem estar disponíveis;
  • ao escolher uma paleta de cores, guie-se pela ideia de que as cores do seu quarto devem sintonizar a família apenas com emoções positivas;
  • a área de cozimento deve ter acabamento com materiais bem laváveis ​​e é importante que sejam resistentes a constantes golpes de faca ou gotas de gordura;
  • todos os móveis não devem ser maciços e ocupar mais espaço do que o necessário.

Zoneamento

Uma etapa muito importante na criação de uma cozinha de sonho é o zoneamento, ou seja, dividir o espaço em certas zonas, porque na maioria dos apartamentos e casas a cozinha serve de sala de estar-jantar, onde os amigos se reúnem para o chá e várias férias. No nosso caso, a forma retangular é adequada para nós, uma vez que é facilmente dividida em zonas separadas. Assim, uma pequena cozinha é dividida em 3 partes: uma área de cozinha, uma área de lavagem e uma área de jantar. Truques dos designers:

  • disposição de móveis por zonas;
  • tectos e pisos com vários níveis.

Em uma cozinha espaçosa você pode fazer ênfase em 3 áreas principais: onde cozinham, onde se lavam e onde comem.

O zoneamento pode ser realizado de outras maneiras:

  • cor, contraste (para uma sala pequena é melhor optar por cores neutras ou pastéis);
  • luz;
  • o uso de diversos materiais de acabamento;
  • o uso de uma variedade de elementos decorativos.

Seleção de estilo

Clássico

O estilo clássico do interior está ganhando grande popularidade entre as pessoas. Móveis feitos de materiais nobres com formas geométricas graciosas proporcionarão à anfitriã o máximo conforto e funcionalidade no uso. As sombras claras prevalecem aqui.que criam aconchego na sala. Usado como decoração tule, pinturas e serviços diversos.

O principal é não exagerar.

Alta tecnologia

Nesse estilo, a preferência é dada às peças de metal, que parecem extremamente modernas e lacônicas. Todos os móveis costumam ser sem puxadores, pintados em uma única cor... Uma das características é Iluminação fraca, frio e quente com gradientes leves. É de grande interesse para os jovens.

Moderno

Uma cozinha retangular moderna parece muito incomum. Móveis mais usados, incluindo conjunto de cozinha, com formas geométricas regulares, com curvas suaves, superfícies foscas e brilhantes que chamam a atenção. além do mais nesta versão, um mínimo de decoração (como têxteis ou serviços) e um máximo de equipamento (de preferência embutido). Muitas vezes os designers usam recepção de cores contrastantes, por exemplo: cadeiras claras com mesa neutra.

Provença

Um dos estilos mais aconchegantes e elegantes. Mais comumente usado em residências particulares. Inclui móveis elegantes em tons pastel, uma superfície envelhecida artificialmente e tecnologia retro. A iluminação suave desempenha um papel importante em todo o conceito. Além disso, o estilo implica muitos elementos decorativos diferentes.

Minimalismo

Um estilo que irá agradar a quem prefere simplicidade e espaço.Um mínimo de móveis, um mínimo de equipamentos e decoração. Todos os acessórios são monolíticos, com superfícies perfeitas, geralmente brilhantes. O brilho permite expandir visualmente o ambiente. Tudo é feito em tons naturais com iluminação suave.

Acabamento

Uma das últimas etapas é a escolha dos materiais. É muito importante abordar este assunto com responsabilidade. Você não deve economizar na qualidade, caso contrário, terá que desembolsar para comprar móveis novos muito em breve.

Paredes

Prefere-se papéis de parede claros, de preferência vinílicos, por serem mais fáceis de colar. Às vezes, o avental é destacado em uma cor mais brilhante. Em geral, nesta zona - a zona de cozinhar - é preferível utilizar ladrilhos cerâmicos, pois possuem todas as qualidades necessárias, nomeadamente: bem lavável, resistente a choques e vários líquidos.

Se o papel de parede simples é chato para você, então você pode escolher opções com um padrão, mas não muito cativantes.

Piso

Em uma sala retangular, é permitido o uso de qualquer material e cor, o principal é a escolha de um padrão. Abaixo estão as opções mais comuns.

  1. Azulejo de cerâmica - popular e, talvez, o tipo mais prático. O preço não é alto, a qualidade é excelente.
  2. Grés porcelânico - um material que imita pedra natural ou linóleo. Também é uma opção muito boa para o acabamento da área da cozinha.
  3. Revestimento de madeira não se encaixa da melhor maneira, pois não é tão durável e logo perderá seu aspecto atraente.
  4. Laminado É o material de acabamento mais utilizado.

Teto

Lindos tecidos elásticos são freqüentemente usados. E esta é uma opção muito boa em termos de preço e aparência. Quanto às cores, então deve ser discreto e de preferência branco.

O branco aumentará visualmente o tamanho da sala e ocultará todas as comunicações desnecessárias.

Mobiliário

Existe um determinado conjunto de móveis que deve estar na cozinha para que esta desempenhe ao máximo as suas funções. Isto:

  • bancada;
  • armários;
  • Armários de paredes;
  • caixas;
  • placa;
  • forno;
  • geladeira;
  • lavando.

É possível que os proprietários usem aparelhos adicionais: torradeiras, máquinas de waffles e assim por diante. E na área de jantar, para maior conforto, você pode equipar um canto com mesa e sofá.

Esta é uma opção muito conveniente.

Paleta de cores

Depende do esquema de cores que você escolher, do quão aconchegante será sua cozinha. Em salas com uma área pequena, é melhor usar cores claras, e uma sala bastante grande pode ser revestida em tons escuros.

O mais confortável para o olho humano é uma gama de tons claros. Assim, enche o ambiente de luz e, além disso, aumenta visualmente a sua área. O branco desempenha um papel importante e muitas vezes é complementado por revestimentos de madeira, pedras decorativas ou outros materiais. Não se esqueça da regra básica: o piso é vários tons mais escuro que as paredes e o teto é o mais claro da sala. Para tornar os móveis menos sujos, dê preferência àqueles que sejam feitos de um material altamente lavável e que não acumule poeira na superfície.

Se não ficar satisfeito com cores claras monótonas, é possível usar uma gama de cores pastel. São obtidos pela mistura de brancos com tons mais brilhantes, que posteriormente ficam mais desbotados. Esse esquema de cores é ideal para estilos de alta tecnologia, mas também combina com várias outras direções.

As cores vivas também ficarão muito bem, por isso vale a pena diluí-las em tons neutros e discretos. É melhor escolher algum pequeno detalhe ou seção da parede. Graças ao contraste de cores, a cozinha ficará muito mais interessante.

O principal é escolher correctamente as cores para o espaço da cozinha.

Para ideias de design de cozinha, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa