Conjunto de cozinha

Cozinha paralela: design e layout

Cozinha paralela: design e layout
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Para quem é adequado?
  3. Dignidade
  4. desvantagens
  5. Recomendações de designers

A cozinha paralela tem um nome diferente: fila dupla, dupla face, fila dupla. Este layout indica a localização do fone de ouvido em ambos os lados ao longo das paredes da porta da sala. A passagem entre eles, via de regra, permanece ampla se a cozinha não for muito pequena. Para que os gabinetes não ocupem completamente 2 paredes, você pode fazer as laterais dos fones de ouvido desiguais em comprimento, deixando espaço livre para outras finalidades. Esse design é mais frequentemente incluído em interiores modernos, mas em geral não há tais restrições.

Peculiaridades

Uma cozinha em 2 filas não é tão comum como um canto, em forma de U, ilha e peninsular. No entanto, para espaços estreitos retangulares, esta pode ser a solução ideal. Além disso, um layout semelhante seria apropriado se a área de jantar fosse fora da cozinha.

Tipos de cozinhas paralelas:

  • pelo tipo de corredor e passagem, quando a cozinha é contígua e por ela se chega a outros cômodos;
  • intransitável, beco sem saída, quando a cozinha é uma sala separada com uma janela ou saída para a loggia.

É muito importante obter as medidas corretas e certificar-se de que a cozinha dupla-face é a melhor escolha para você. Entre os lados, uma distância de menos de 1 m 20 cm não é muito confortável. Essa filmagem é o suficiente para você ficar à vontade e usar todas as caixas e equipamentos sem problemas.

A menor distância possível entre as linhas é de 1 metro.

Para quem é adequado?

Os designers recomendam considerar um layout de duas linhas para os temas cujas instalações atendem aos seguintes requisitos:

  • a largura da sala é de pelo menos 2 m 40 cm e não mais do que 2 m 50 cm, caso contrário você ficará muito apertado ou será inconveniente para cozinhar, pois terá que se mover de um lado para o outro, perdendo tempo e esforço ;
  • a sala é estreita, de formato retangular;
  • a cozinha é um walk-through (neste caso, este layout é a melhor escolha);
  • a cozinha é quadrada, mas grande, e você deseja colocar uma mesa no centro.

Dignidade

Como qualquer layout, uma cozinha dupla-face tem suas vantagens:

  • utiliza perfeitamente toda a divisão de um tipo estreito, torna esta cozinha funcional, ergonómica;
  • devido à segunda linha, inclui uma seção muito maior para armazenamento e colocação de equipamentos;
  • uma área de trabalho ampla e confortável com tampo de mesa alongado, que permite cozinhar vários pratos ao mesmo tempo;
  • uma vez que não há seções de canto em tal fone de ouvido, o custo é geralmente muito mais barato;
  • existe a possibilidade de colocar um bar ou zona de refeições com mesa com aproveitamento adequado do espaço.

desvantagens

Com toda a eficácia, há uma série de desvantagens, que deve ser levado em consideração mesmo na fase de planejamento do projeto:

  • os fones de ouvido só terão que ser feitos sob encomenda, pois é difícil colocar armários prontos em uma sala estreita;
  • se a área for pequena, você pode ter que mover a área de jantar para outra sala;
  • uma sala de passagem significa que a dona de casa não poderá se retirar para a cozinha; no entanto, isso pode ser evitado se você pensar em soluções alternativas para os membros da família;
  • um conjunto de duas fileiras torna o espaço menor, pois parece mais massivo, de modo que a sala ficará visualmente mais estreita;
  • se a área for grande, as áreas importantes, como uma geladeira, um fogão, uma pia, provavelmente ficarão distantes umas das outras - não será muito conveniente cozinhar;
  • em tal cômodo, ficará um pouco lotado para que várias donas de casa trabalhem.

Recomendações de designers

Para tornar sua cozinha paralela o mais ergonômica e moderna possível, siga os conselhos de especialistas.

  • Divida o espaço. E tome a funcionalidade como base, por exemplo, uma linha é exclusivamente para cozinhar, a outra é para armazenamento. Em uma parede você terá um fogão, forno, pia, lava-louças, micro-ondas. Por outro lado - móveis para armazenamento de alimentos, geladeira, despensa, seções de vinho. Lá você também pode colocar prateleiras abertas com belos pratos, detalhes espetaculares, temperos.
  • Lembre-se sempre de estar seguro. A primeira prioridade é tornar a sua cozinha não só bonita, mas também segura. É melhor se o fogão e a pia estiverem do mesmo lado do fone de ouvido, então será mais fácil drenar a água quente e realizar outras manipulações semelhantes.
  • Use a redução pela metade... Se a sala for muito longa, não estique o fone de ouvido de parede a parede em nenhum dos lados. A parede reservada para armazenamento pode ser mais curta do que a parede de trabalho, e a área de jantar, canto, TV e poltrona cabem perfeitamente lá.

Além do conforto, esse método também torna as proporções visualmente mais harmoniosas.

  • Não se esqueça do triângulo. Essa regra exige a localização correta da pia, fogão e geladeira. Além disso, estas últimas devem estar localizadas na parede oposta, e estão todas aproximadamente a uma distância igual umas das outras, que não pode ser superior a 2 m.
  • Remova a porta. Especialmente se abrir para a cozinha. Assim, ela vai interferir e roubar a área. Você pode fazer portas deslizantes, dobráveis ​​ou simplesmente substituí-las por um arco.
  • Coloque a mesa. A mesa de jantar pode ser dobrável, pequena, em forma de balcão de bar, mas por outro lado, terá sempre a oportunidade de tomar um café sem sair da cozinha. Se a sala for quadrada, a mesa pode ser colocada no centro da sala. Nesse caso, a mobília não deve interferir em seus movimentos.
  • Escolha a cor certa. Mesmo uma cozinha grande e estreita sempre parecerá mais vantajosa em um design leve, e é melhor selecionar um papel de parede alguns tons mais claro do que as fachadas.Nesse caso, o fone de ouvido não parecerá muito grande e o espaço se expandirá visualmente. A gama de tons bege, areia e creme é perfeita. As superfícies brilhantes refletem bem e fazem o ambiente parecer maior e mais claro.
  • Considere a profundidade dos gabinetes. Por exemplo, as seções de piso de uma linha podem ser mais estreitas. Isso aumentará a área entre os paralelos.
  • Descarte as seções articuladas. Se a área permitir colocar armários de chão suficientes, é necessário pendurar os de cima em ambos os lados. A partir de uma fileira, as seções superiores podem ter a forma de prateleiras abertas.
  • Os têxteis são o toque final. A cozinha nunca ficará completa sem belas cortinas. A abertura da janela está sempre no centro das atenções de qualquer divisão. Em salas pequenas, é perfeitamente possível limitar-se a cortinas corretamente selecionadas, cortinas romanas ou de rolo.

Se não houver janela na sala, decore a parede. Para esses fins, pinturas, fotos e papéis de parede interessantes são adequados. Em qualquer caso, os elementos decorativos devem ser colocados horizontalmente para que as proporções fiquem visualmente alinhadas.

Para as características de uma cozinha paralela, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa