Design e decoração

Idéias para design de interiores de cozinha em uma casa particular

Idéias para design de interiores de cozinha em uma casa particular
Contente
  1. Recomendações gerais para arranjo
  2. Formas e tamanhos da sala
  3. Características do layout
  4. Zoneamento do espaço
  5. Soluções de estilo
  6. Espectro de cores
  7. Opções de acabamento
  8. As sutilezas do design de diferentes cozinhas
  9. Exemplos de sucesso

Nem uma única cozinha em um apartamento, por mais aconchegante, elegante ou espaçoso que seja, pode transmitir toda a sutileza, singularidade e romance à disposição dos donos de cozinhas em residências particulares. Esta é uma das razões pelas quais os modernos tentam fugir da agitação da cidade para um chalé ou casa de campo. Numa quinta separada, o dono da casa revela a sua imaginação quanto à disposição e disposição do interior de cada divisão.

Recomendações gerais para arranjo

A criação de um projeto de cozinha doméstica privada requer paciência e cuidado. O próprio espaço da cozinha pode variar em tamanho, muitas vezes apresenta-se de forma atípica e tem características diferentes, por exemplo, acesso a um terraço ou a presença de uma lareira. Para criar o interior de cozinha perfeito, você precisa seguir muitas recomendações úteis de construtores e designers profissionais. Graças às suas dicas, será possível planejar corretamente o interior do zero ou fazer alterações no ambiente existente.

  • Primeiro você precisa decidir sobre o estilo do interior da futura cozinha. Como base, você pode tomar as preferências de gosto dos proprietários da casa ou construir sobre o projeto da fachada da casa de campo. Em casos raros, a atenção é chamada para os dados históricos do terreno onde a casa se encontra. Assim, por exemplo, em casarões com revestimento de tijolo ou pedra, é mais adequado fazer uma cozinha clássica.Em edifícios de madeira, é preferível usar os estilos country, provençal, eco, shabby chic e russo dacha. As casas modernas com janelas panorâmicas são melhor decoradas em estilo escandinavo ou minimalismo. Em casas perto da água, o estilo marinho de design será apropriado.
  • Na hora de desenhar o interior, o principal é não esquecer a facilidade de utilização do espaço de trabalho. Para fazer isso, você precisa usar a regra do triângulo. Três elementos importantes da cozinha, ou seja, o fogão, a pia e a geladeira estão localizados lado a lado.
  • Em um espaço de cozinha com uma grande área útil, uma enorme ilha localizada no centro da sala será apropriada. Uma ilha escolhida corretamente tem muitas funções úteis: nela é conveniente cortar os alimentos, todos os utensílios de cozinha podem ser armazenados dentro da estrutura e será possível sentar-se confortavelmente atrás da ilha para comer. Além disso, um fogão, pia e até mesmo um freezer podem ser montados na bancada da ilha.
  • Se a cozinha for uma área de passagem, é necessário fornecer várias abordagens para a mesa de jantar. Caso contrário, mesmo com pequenas corridas da geladeira ao fogão, as famílias colidirão umas com as outras.
  • Se possível, é melhor colocar o lavatório junto à janela, graças ao qual o processo exaustivo de lavagem da louça pode ser amenizado com vista para o bem cuidado pátio.
  • Ao combinar a cozinha e a sala, é importante zonear corretamente o espaço dos quartos, graças ao qual será possível ordenar todo o interior.
  • Revestimentos de piso, bem como bancadas e backsplash em cores escuras são impraticáveis ​​e podem apresentar gotejamento de gordura e gotas de água.
  • Ao criar um design de interiores para um espaço de cozinha, vale a pena tentar realizar sonhos que não poderiam ser realizados em cozinhas urbanas.

Formas e tamanhos da sala

As cozinhas em residências particulares vêm em uma ampla variedade de tamanhos e não há um padrão específico para o tamanho da sala. Mas, na maioria dos casos, a área da cozinha é maior que 10 metros quadrados. Mas com a questão da forma dos quartos, as coisas são muito mais interessantes. Já partindo das características geométricas, acabará por criar o interior mais invulgar. Por exemplo, mesmo uma pessoa inexperiente não será difícil arranjar uma cozinha quadrada. E em uma sala retangular acabará por traduzir em realidade as idéias mais brilhantes. Primeiro, você precisa decidir sobre a localização da área de trabalho e, em seguida, supor como a mobília será arrumada. Com uma grande área útil, acabará por instalar uma ilha de trabalho.

A forma estreita da cozinha requer a utilização de um estilo interior especial, devido ao qual o espaço total da divisão aumenta visualmente. A opção ideal seriam os estilos minimalismo e loft, em que o uso de pequenos detalhes está excluído.

Pequenas cozinhas em casas particulares são extremamente raras, mas caso ocorram, os proprietários, para aumentar o espaço útil, combinam-nas com a sala de estar. Acontece uma grande sala que deve ser dividida por um nicho aberto ou balcão de bar.

Características do layout

A disposição correta do interior do espaço da cozinha depende inteiramente da localização das comunicações, da possibilidade de embutir eletrodomésticos e equipamentos do sistema de armazenamento. Em cômodos com grande praça, praticamente não há restrições na disposição do móvel. Em alguns casos, mesmo um cômodo espaçoso pode ter uma configuração fora do padrão, por exemplo, ser um walk-through ou fazer parte de uma sala de estar, o que afeta a disposição do espaço.

Todos esses fatores influenciam na escolha de um conjunto completo de móveis. Por exemplo, o layout angular do fone de ouvido é considerado o mais versátil.A variação apresentada do arranjo pressupõe a utilização da área mínima de espaço útil, mas ao mesmo tempo difere no número máximo de sistemas de armazenamento. O arranjo linear deve ser complementado com uma ilha de trabalho, onde seja conveniente cozinhar e beber chá com a família. Para eventos especiais, você já vai precisar de uma grande mesa de jantar, complementada por cadeiras que combinam com o design. Desenhar um interior linear não é difícil, o principal é posicionar corretamente o conjunto da cozinha.

Diferentes variações de layout envolvem o uso de um grande número de sistemas de armazenamento, o que permitirá organizar adequadamente o espaço escondido no fone de ouvido. A parte interna do conjunto de móveis permitirá que você coloque muitos eletrodomésticos que não têm um acessório fixo e muitos utensílios domésticos. Apesar do aparente acúmulo, há muito espaço livre no centro da cozinha. É lá que pode colocar uma mesa de jantar de qualquer formato.

Para uma sala de passagem, é melhor planejar um layout paralelo do conjunto de cozinha. O interior ficará especialmente bonito se for equipado com uma grande janela panorâmica ou saída para o quintal. A largura da sala parecerá estreita, mas graças à sua parte alongada, esta característica do interior será invisível. No centro será possível colocar uma mesa retangular confortável onde uma grande família pode passar um tempo junta.

As cozinhas em forma de U parecem especialmente interessantes, onde é dada atenção especial ao sistema de armazenamento. Nem todo designer será capaz de projetar e equipar corretamente um ambiente em forma de U, mas um mestre em seu ofício não apenas colocará literalmente utensílios de cozinha nas prateleiras, mas também organizará eletrodomésticos com habilidade.

Zoneamento do espaço

Diferentes métodos de zoneamento do espaço da cozinha são usados ​​em salas com formas retangulares e quadradas. A diferenciação pode ser feita usando um teto de dois níveis, por exemplo, combinando uma estrutura extensa e suspensa, ou tetos de teto de vários níveis. Ao mesmo tempo, as luminárias permitem que você se concentre em cada área separada. Portanto, por exemplo, os tetos de dois níveis permitem que você instale uma iluminação especial acima da superfície de trabalho e faça luz difusa na área de jantar. O mesmo vale para a forma retangular da sala.

Além disso, um acabamento contrastante, mas ao mesmo tempo correspondendo ao estilo de cozinha escolhido, pode se tornar um separador das áreas de trabalho e de jantar.

Soluções de estilo

O estilo utilizado para decorar a cozinha corresponde ao caráter do dono da casa, sua adesão à tradição. Por isso, ao decorar uma divisão, é muito importante estar atento até aos mais pequenos detalhes, graças aos quais será possível criar um interior holístico e harmonioso. A seguir, sugerimos que se familiarize com os estilos mais interessantes usados ​​na decoração de cozinhas em casas particulares.

Provença

É nesta estilização que se traçam a ternura, sensualidade e leveza do interior acabado. Na Provença, é preferível usar tons claros de amarelo, verde ou azul. As plantas em vasos devem ser usadas como elementos decorativos, e um vaso com um buquê de flores silvestres deve ser colocado sobre a mesa. Para enfatizar o estilo da cozinha, é preciso prestar atenção especial aos elementos têxteis, cujo material deve ter estampas florais.

Os móveis colocados em uma cozinha de estilo provençal devem ser escolhidos de madeira natural, mas apenas em cores claras. Com a escolha certa do conjunto de móveis, tem-se a impressão de que foi adquirido em um leilão de coisas raras. Graças a este recurso, será possível trazer a sofisticação da França para o espaço da cozinha. Não é desejável que os eletrodomésticos fiquem localizados na parte visível a olho nu. É melhor mantê-los trancados em armários.

País

Este estilo evoca associações do aconchego de uma casa de aldeia, onde se torna fácil e despreocupado na alma. É preferível colocar elementos decorativos cromados e diferentes tipos de eletrodomésticos no interior dos armários do conjunto de cozinha, para não confundir o espaço. Na hora de decorar a abertura de uma janela, não se deve dar preferência a produtos de metal-plástico, uma moldura de madeira seria a opção ideal. Cortinas de cores claras serão uma decoração adicional da janela.

É preferível pendurar quadros nas paredes. Pequenos tapetes podem ser colocados no chão. Isso pode parecer impraticável, mas o ideal é enfatizar as especificidades do estilo. Nas prateleiras abertas do aparelho de cozinha, devem ser instalados potes elegantes nos quais você pode guardar temperos para cozinhar, ervas diversas. E no topo, cestos de vime de tamanhos grandes parecerão lacônicos, que podem servir como um local de armazenamento adicional para várias ninharias.

Moderno

Este estilo é caracterizado por designs elegantes, formas fluidas e o mínimo de acessórios possível. Já os eletrodomésticos devem ser multifuncionais. O progresso técnico moderno se encaixa perfeitamente no estilo da Art Nouveau que veio do passado distante. É importante que a superfície dos utensílios domésticos tenha um acabamento espelhado. Graças aos elementos cromados, a sala parecerá visualmente maior. Na hora de decorar o interior, é preferível usar cores pastel.

Minimalismo

Neste caso, pressupõe-se a utilização de uma quantidade mínima de mobiliário e elementos decorativos, adequados à disposição de uma cozinha de classe económica. O princípio básico do minimalismo é colocar apenas os itens mais importantes dos utensílios de cozinha. Neste caso, grandes eletrodomésticos devem ser adquiridos exclusivamente do tipo embutido, e pequenos eletrodomésticos devem ser colocados em armários. Ao criar uma paleta de cores para um interior, você não deve usar mais de 3 tons que permitem delimitar o espaço de forma racional. Uma característica importante do estilo Art Nouveau é a capacidade de combinar materiais como vidro, metal, madeira e pedra em uma única composição.

escandinavo

As cozinhas criadas neste estilo são espaçosas, enquanto um mínimo de tecidos e elementos decorativos são colocados nelas. A característica dominante do estilo escandinavo é o branco. Mas para que a cozinha não se assemelhe a um ambiente hospitalar, deve-se diluí-la com tons de bege, lavanda ou menta. A própria paleta interior aumenta visualmente o espaço da cozinha, mas para manter o efeito, é aconselhável adquirir pequenos eletrodomésticos com acabamento cromado, que irão refletir a luz natural e artificial, uniformemente distribuída por toda a divisão.

Ecostyle

Nos últimos anos, esse estilo de interior tornou-se muito procurado pelos proprietários de casas particulares. O projeto utiliza materiais exclusivamente naturais, como madeira e pedra. Idealmente, uma cozinha de estilo ecológico deve ser iluminada com luz natural. Mas à noite você terá que usar iluminação artificial. Plantas em vasos podem ser usadas como elementos decorativos. É preferível decorar as paredes com papel de parede fotográfico com uma imagem natural. E para enfatizar o respeito ao meio ambiente do estilo da cozinha, colheres de madeira e pratos podem ser colocados nas prateleiras abertas do conjunto de cozinha.

Clássico

A opção mais venerada para decorar um espaço de cozinha. Na sua criação, são utilizados móveis em tons escuros - mesa de jantar de madeira natural, cadeiras altas com estofamento macio. É aconselhável aumentar a abertura da janela até o chão e pendurar cortinas elegantes de tecido grosso. As paredes de uma cozinha clássica são revestidas de papel de parede. Eles devem ser laváveis ​​na área de trabalho.Para criar um ambiente aconchegante perto da mesa de jantar, você pode instalar uma lareira.

Espectro de cores

Hoje, as cores naturais se tornaram muito populares no design de cozinha de uma casa particular. Estamos falando de azuis, cinzas, verdes e marrons e seus tons. No subconsciente, estão associados à natureza e proporcionam calma, equilíbrio e sensação de segurança. Para proprietários de casas particulares que não tenham medo de brincar com a paleta de cores, os designers sugerem o uso de cores vivas, por exemplo, vermelho, amarelo ou verde. O principal é não exagerar com o brilho das cortinas, caso contrário, mesmo 2 minutos passados ​​nesta cozinha podem desequilibrar uma pessoa.

Os tons bege e branco são adequados para qualquer solução estilística. Eles combinam com qualquer estação e humor de uma pessoa.

Opções de acabamento

Existem muito mais possibilidades de terminar o espaço da cozinha numa casa privada do que nas cozinhas dos apartamentos urbanos. As principais condições para a manifestação da imaginação são a altura da sala e a área total da sala. E já criar um design interessante permitirá não apenas estruturas de teto, mas também a forma geométrica fora do padrão da sala... Além disso, ao escolher uma opção de acabamento, o proprietário está atento não só aos seus desejos e necessidades, mas também ao interior do resto da casa, bem como ao desenho da sua fachada. Por exemplo, em uma propriedade de madeira, o visual mais interessante será uma cozinha feita em estilo ecológico, onde a madeira também é o material principal. O acabamento em pedra da área de trabalho pode se tornar uma decoração adicional do ambiente.

Em geral, é muito mais fácil fazer o acabamento de superfícies de madeira do que processar uma base de concreto ou tijolo. Com efeito, basta pregar com pregos a decoração em madeira pré-preparada para obter o resultado pretendido. Ao trabalhar com superfícies de concreto e tijolo, você precisará usar um martelo perfurador, perfurar, perfurar e também aplicar várias tecnologias de construção.

As sutilezas do design de diferentes cozinhas

Graças à amplitude, o processo de decorar uma cozinha em uma casa particular causa apenas muitas emoções positivas. De fato, em algum lugar você pode colocar vasos de flores grandes com plantas altas, em algum lugar você pode instalar uma estrutura de ferro forjado. O principal é preparar e desenhar com antecedência o projeto da futura cozinha, de modo que seja possível organizar corretamente todos os elementos de design. É importante lembrar que cada estilo individual envolve o uso de apenas alguns elementos decorativos, por exemplo, uma toalha de mesa e cortinas florais, ou cortinas de luz nas janelas e cestos de madeira no conjunto de cozinha.

No caso em que as ideias pessoais do proprietário da casa foram utilizadas no desenvolvimento do interior, torna-se extremamente difícil escolher a decoração adequada. Mas se você encontrar elementos adequados, acabará por incorporar a ideia do proprietário da propriedade... Na maioria dos casos, esses trabalhos parecem muito mais interessantes e atraentes do que fones de ouvido estilísticos arranjados com elementos decorativos padrão.

Com acesso a um terraço ou varanda

Os proprietários de casas particulares com acesso ao terraço sabem em primeira mão que não há lugar melhor para as férias de verão ao ar livre. Por um lado, existe a unidade com a natureza, por outro, sente-se a presença do progresso. O principal é que a varanda é uma continuação da cozinha, e não uma extensão separada. O correto desenho do terraço depende das suas características de projeto, nomeadamente tipo de construção aberta ou fechada.

O interior da varanda aberta é decorado com móveis artisticamente selecionados. Móveis de vime, um guarda-chuva feito de tecido denso e plantas vivas ficarão melhor aqui. Ao decorar um terraço fechado, você deve usar um estilo semelhante ao da área da cozinha, para que possa combinar dois ambientes diferentes.A vantagem do design fechado é a possibilidade de uso durante todo o ano.

É importante relembrar que o design de interiores de uma cozinha com saída para o terraço deve ser luminoso e arejado.

Com escada

Pode parecer a alguém que é muito difícil equipar uma cozinha com uma escada para o segundo andar. Mas, na verdade, essa característica de construir uma casa permite fazer um sistema de armazenamento adicional para utensílios de cozinha. Roupeiros embutidos podem ser colocados sob as escadas e até mesmo pequenos aparelhos podem ser instalados. Em outra versão do design de interiores, a área de jantar deve estar localizada sob o lance de escadas. Holofotes ou arandelas devem ser considerados acessórios de iluminação. A área de trabalho do conjunto de cozinha, localizada sob o lance de escadas, ficará muito interessante. Neste caso, a escada deve ser adjacente à parede.

Com lareira

Todo mundo sabe que uma lareira é um dos elementos do mobiliário de luxo e rico. Hoje está instalado em cozinhas-salas, graças às quais o ambiente adquire aconchego e conforto adicionais. Diferentes estilos de decoração do espaço comum da sala requerem a colocação de uma lareira real ou artificial econômica. Por exemplo, uma chama real é inerente a um interior clássico, e um estilo de alta tecnologia assume um design que imita o fogo. O aconchegante estilo provençal requer a instalação de um análogo da lareira. As estruturas modernas distinguem-se pelo seu design e dimensões especiais, podendo ser utilizadas para o fim a que se destinam ou colocadas como elemento decorativo.

Exemplos de sucesso

Tendo nos familiarizado com as opções de soluções estilísticas para móveis de cozinha, propomos considerar as idéias de design mais bem-sucedidas usando exemplos.

  • Nesse caso é sobre estilo clássico cozinha conjugada com a sala de estar. O teto de dois níveis é impressionante. Todos os móveis são feitos de madeira natural em cores escuras. A divisória é um pequeno balcão de bar com um bar dentro. As grandes janelas são emolduradas com cortinas de tule e blackout. O papel de parede tem um padrão vertical, o que aumenta visualmente a altura da sala.
  • Estilo de alta tecnologia pressupõe a utilização das mais modernas tecnologias. Parece que a cozinha carece até dos equipamentos necessários, mas na verdade todos os elementos tecnológicos estão escondidos dentro dos armários. As fotos de família emolduradas são colocadas nas prateleiras abertas da cozinha. A área de trabalho da cozinha é iluminada por holofotes.
  • Minimalismo parece ser o estilo de design bonito mais leve. Estas cozinhas carecem de decoração, apenas do essencial. Focos, um lustre está localizado acima da área de jantar. Armários fundos permitem que você esconda seus utensílios de cozinha e eletrodomésticos.

Para informações sobre como decorar lindamente o interior de uma cozinha em uma casa particular, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa