Cuidados com o rosto

Exercícios para o rosto e pescoço em casa

Exercícios para o rosto e pescoço em casa
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Indicações e benefícios
  3. Contra-indicações
  4. Para que isso é usado?
  5. Exercícios principais
  6. Como fazer isso?
  7. Recomendações

Todos os anos a pele do rosto e do pescoço muda: seca, torna-se mais flácida e surgem rugas finas. Em busca da beleza, alguns usam vários medicamentos caros, outros caem nas facas de especialistas. No entanto, não é necessário recorrer imediatamente a métodos tão caros e perigosos que acarretam certos riscos. Você pode melhorar significativamente a estrutura da pele e esticá-la por conta própria e com pouco ou nenhum investimento. Os exercícios faciais são praticamente a única alternativa à cirurgia plástica para o rejuvenescimento da pele.

Peculiaridades

Existem muitos cursos diferentes de reconstrução de rosto que podem ser adquiridos na forma de tutoriais em vídeo ou cursos especiais de autoria. Desenvolvido por volta dos anos 2000, o programa do médico russo N.B. Osminina, que se dedica à restauração da musculatura facial e ao tratamento do sistema musculoesquelético humano, é considerado um dos mais eficazes. No fundo, o programa é um complexo de exercícios e massagens para o rosto, que ajudam a apertar e eliminar os defeitos da pele que surgem com a idade. Este sistema é baseado nos princípios da mecânica teórica e da biohidráulica, os exercícios regulam a tensão e o relaxamento dos músculos do rosto e pescoço.

Não se trata apenas de enrijecer a pele, exercitando os músculos faciais. É todo um complexo de programas anti-envelhecimento e de cura que despertam e utilizam as reservas internas do corpo. A circulação sanguínea melhora, os processos metabólicos da epiderme e a eliminação de substâncias nocivas do corpo humano são acelerados, a pele regenera-se a um ritmo mais rápido do que o normal. O autor observa que a execução correta dos exercícios não só desenvolverá os músculos fracos, mas também removerá a hipertonia e os espasmos dos músculos que foram sobrecarregados.

Todo o programa é baseado em vários princípios.

  • A pele não envelhece por si mesma. O espartilho muscular, que inclui os próprios músculos, nervos, vasos sanguíneos e ossos, é responsável por sua elasticidade e juventude. Mudanças negativas neste espartilho acarretam mudanças na derme.
  • As rugas ocorrem onde há espasmo muscular. Um músculo forte e saudável deve estar sempre um pouco tenso, mas quando se torna excessivo, a pele se contrai e surge uma dobra. O complexo visa aliviar a tensão excessiva e devolver o tônus ​​muscular aos músculos.
  • Músculos saudáveis ​​são pele saudável. O trabalho muscular adequado irá rejuvenescer o rosto e o corpo. A tensão deles tensiona a pele e aumenta sua regeneração, enquanto seu relaxamento elimina edemas e bloqueios.
  • É necessário cuidar da saúde da pele desde cedo. Todas as rugas e dobras começam a se formar nos músculos faciais a partir da adolescência. É importante detectar e remover todos os bloqueios e grampos o mais cedo possível, evitando, em vez de remover, as rugas resultantes.

Indicações e benefícios

Apesar de os mecanismos de envelhecimento da pele serem estudados há muito tempo, muitos cientistas ainda estão trabalhando na solução desse problema.

O envelhecimento é devido a vários fatores.

  • Esta é a estagnação de fluidos que pode levar à linfostase. A circulação sanguínea prejudicada leva à atonia da pele, que se torna opaca e flácida. Todos os processos metabólicos do corpo ficam mais lentos, o que, por sua vez, pode até levar a doenças graves.
  • Este é um estresse diário constante. Como resultado, o tecido muscular aumenta de volume e congela em espasmos, o que leva a distensão e flacidez da pele, aparecimento de pulsos e papada.
  • Esses são desejos fasciais. Fasciae são membranas musculares conectadas em um único sistema e conectando todos os músculos em um único complexo. Uma área espasmódica de um músculo alonga todo o complexo fascial e muda a postura e as características faciais.

Assim, ao prevenir e eliminar essas três causas do envelhecimento do corpo, o exercício contribui para:

  • melhorar a circulação sanguínea e o suprimento de sangue à epiderme;
  • aumento do fluxo linfático;
  • melhorando a estrutura da pele;
  • restauração do oval do rosto e clareza das linhas da mandíbula;
  • reduzindo a estaticidade dos músculos do rosto e pescoço;
  • eliminação de rugas e aumento da maciez da pele;
  • elevação aprimorada de tecidos moles;
  • melhorando o trabalho dos músculos faciais e músculos da mandíbula;
  • eliminação de voa e papada.

Contra-indicações

Apesar da abordagem científica e da grande eficácia dos exercícios, as aulas apresentam algumas contra-indicações.

Você não pode realizar manipulações manuais (e mais ainda a vácuo) nos seguintes casos:

  • várias inflamações e abcessos na área que precisa ser massageada;
  • problemas congênitos com a coluna cervico-lombar, osteoporose;
  • lesões na mandíbula, clavícula ou coluna vertebral, bem como lesão cerebral traumática;
  • falhas no sistema circulatório;
  • hipertensão e doença vascular;
  • inflamação do nervo ternário ou facial;
  • várias doenças da epiderme (verrugas, eczema, psoríase);
  • doenças graves como câncer, diabetes mellitus ou doenças do sistema imunológico;
  • distúrbios psicológicos, vícios.

É aconselhável, mesmo para uma pessoa saudável, consultar seu médico antes de iniciar o curso. O exercício não corrigirá os defeitos causados ​​por uma condição médica específica.Por exemplo, se o inchaço for causado por uma doença, a massagem dos tecidos inchados apenas aumentará o estiramento da pele.

Além disso, a autora Osminina N.B. não recomenda combinar aulas e exercícios voltados para o aumento da massa muscular, uma vez que tal tandem pode até agravar problemas existentes.

Para que isso é usado?

O programa de exercícios melhora a tez, reduz a espessura da gordura subcutânea nas bochechas e no queixo. Vai restaurar o contorno do rosto, apertar as pálpebras, deixar os olhos mais abertos e arregalar os olhos, eliminar as rugas. Além disso, o complexo vai melhorar a condição do pescoço: alongar e dar-lhe um contorno bonito, reduzir as rugas transversais. O principal é melhorar a postura e aliviar a tensão na região central do ombro. Assim, não se trata apenas de ginástica facial, o trabalho é realizado com a cintura escapular, costas e coluna cervical.

Enfrentar

O programa de exercícios faciais inclui um grande complexo que afeta todos os músculos dessa área.

Área da testa

Os exercícios visam reduzir e remover completamente as rugas e suavizar a pele. Mas o complexo também ajudará a melhorar o sono: será mais fácil adormecer e acordar, o sono será mais profundo e fará com que se sinta mais descansado. Para fazer isso, você precisa colocar o dedo indicador da mão líder sobre a sobrancelha, encostando-o na pele com sua parte lateral. Na têmpora, é preciso fazer ênfase com o polegar da mesma mão, puxando a pele. No geral, parece um visor de uma mão.

A outra mão é colocada atrás da cabeça e levada para a área da pele localizada acima da primeira mão. Em um movimento circular, a pele é puxada na direção da sobrancelha até a borda do cabelo, após o que as mãos são trocadas, e todo o procedimento é repetido para a outra metade da testa. Você também pode massagear a parte média do lobo frontal. Coloque as palmas das mãos no rosto de forma que os dedinhos se toquem no centro da testa. Movimentos espirais das palmas das mãos massageiam a pele de baixo para cima, do centro da testa até as bordas.

Sobrancelhas

O exercício seguinte ajudará a relaxar os músculos da testa, a devolver as sobrancelhas à posição correta. Uma das mãos é colocada na nuca e a outra na testa. Os tecidos da testa devem ser puxados lentamente até a linha do cabelo, enquanto se move os tecidos da parte de trás da cabeça em direção ao pescoço com a outra mão.

Olhos

Para alargar os olhos e aumentar a órbita em torno do canto interno, você precisa esticar um pouco a pele. Para fazer isso, com os dedos indicador e médio de uma mão, você precisa formar a letra "V" e, direcionando sua mão com a palma para os olhos, fixe-os no canto externo da sobrancelha e sob o canto externo de o olho. O "garfo" resultante puxa a pele para os lados do olho e, em seguida, move-se em direção ao nariz. Outro exercício semelhante pode ser feito colocando o dedo indicador no meio da sobrancelha e o polegar no meio da bochecha. A pele é esticada e comprimida em diferentes direções, massageada em movimentos circulares. Após o final do alongamento, você precisa abrir os olhos o máximo possível e piscar rapidamente várias vezes.

Lábios

Para levantar os cantos dos lábios, é necessário colocar os dedos indicadores de ambas as mãos sobre eles. Nesse caso, os polegares ficam no arco da mandíbula em ambos os lados do queixo. Com movimentos leves, os dedos são puxados um contra o outro, relaxando os músculos do queixo. O exercício pode ser repetido para cada canto da boca separadamente.

Triângulo nasolabial

Para reduzir as dobras nasolabiais e aumentar sua drenagem linfática, o seguinte exercício é perfeito. O dedo indicador de uma das mãos é colocado na asa da narina e o dedo da outra mão é colocado no ponto onde começa a dobra. Os dedos se movem de tal forma que cada um desenha a metade do oito. Isso vai relaxar os músculos. Depois disso, os dedos indicadores posicionam-se ao longo das pregas nasolabiais em direção ao nariz e, com movimentos leves de vibração de baixo para cima, "acariciam" a prega.Isso permitirá que o excesso de água seja drenado para fora da área.

Para levantar o lábio superior e as asas do nariz, você precisa apertar a borda da narina com dois dedos de uma mão e colocar os dedos da outra mão no canto interno do olho do mesmo lado do enfrentar. Os dedos inferiores movem-se para os superiores e permanecem por alguns segundos no ponto mais alto.

Rosto oval

Para restaurar a elasticidade ao oval do rosto e suavizar as bochechas, é necessário realizar um exercício denominado "Grito". Isso removerá os espasmos dos músculos da mandíbula e os colocará na posição correta. Para fazer isso, você precisa abrir a boca e abaixar a mandíbula até o pescoço. Os lábios estão puxados para fora de forma como se a letra "O" estivesse sendo pronunciada. Ao mesmo tempo, as palmas das mãos estão localizadas na área de junção dos maxilares inferior e superior e pressionam o músculo, alongando-o e alisando-o. Os olhos devem estar bem abertos durante o exercício para apertar a pele do rosto. Assim, o exercício é realizado por quem desenvolve voa com a idade. Aqueles que têm o queixo “rastejando” para cima com a idade devem colocar as palmas das mãos nas bochechas e movê-las na direção do crescimento dos pelos.

Todos os exercícios faciais podem ser realizados tanto sentado quanto deitado. Isso é especialmente conveniente quando a ginástica facial é realizada imediatamente após o despertar, diretamente na cama. O principal nesses exercícios é não exagerar na contração da pele, especialmente ao redor dos olhos.

Pescoço

Os exercícios cervicais são exercícios fundamentais. Para alcançar o sucesso máximo na restauração da epiderme e seu rejuvenescimento, é necessário iniciar a complexidade diária com eles.

Superfície posterior-lateral

Para alongar o pescoço, melhorar a circulação sanguínea e diminuir a dor na osteocondrose, é necessário realizar um exercício denominado "Gancho". Para fazer isso, você deve pendurar livremente a cabeça para baixo, sem pressionar o queixo contra o peito. Deixando a cabeça baixa, você precisa erguer os ombros e ficar nesta posição por cerca de 30 segundos. Depois, você pode retornar à posição inicial levantando a cabeça.

O segundo exercício que permite trabalhar os músculos do pescoço é o seguinte conjunto de ações. As mãos são colocadas na parte inferior das costas, um ombro se levanta, a omoplata é puxada para trás. A cabeça é virada na direção oposta ao ombro, enquanto o queixo deve subir gradualmente. Nesta posição, você precisa se demorar 30 segundos e depois retornar à posição inicial, abaixando o ombro, mas deixando as mãos na parte inferior das costas. Após três repetições, o ombro muda.

Superfície antero-lateral

Para reduzir as rugas transversais e eliminar o queixo duplo, é necessário realizar o exercício "Armação" diariamente. Os braços são levantados e dobrados na altura dos cotovelos, as palmas cobrem os cotovelos, formando uma espécie de moldura acima da cabeça. A cabeça se inclina para baixo e os ombros se alongam para cima, endireitando a coluna. Depois disso, uma das mãos é colocada no peito e a outra levemente estendida sob o queixo e pescoço, espalhando os braços em diferentes direções.

Alinhando o pescoço em relação à coluna

Um pescoço protuberante é freqüentemente encontrado em pessoas que passam muito tempo ou trabalham em um computador. Por causa disso, surge a dor nos ombros e o rosto muda. Para endireitar o pescoço, você deve fazer o seguinte regularmente. As mãos são enroladas atrás das costas e apertadas em uma mecha, o pescoço é estendido para frente sem inclinar a cabeça. Nesta posição, você precisa ficar por 30 segundos. Depois disso, é necessário realizar as ações opostas: prender as mãos na fechadura à frente do corpo e puxar o pescoço para trás.

Removendo o clipe das superfícies laterais e traseiras

Para remover as pinças musculares e alongar o pescoço, você precisa levantar um ombro e inclinar a cabeça em direção a ele, esticando o pescoço o máximo possível do outro lado e, em seguida, congelar nesta posição por pelo menos 30 segundos. Repita do outro lado do pescoço. O alongamento e a contração dos músculos da superfície dorsal são realizados de maneira semelhante, apenas os ombros são levantados e abaixados ao mesmo tempo.

Postura

Existem muitos exercícios diferentes que você pode fazer para endireitar a coluna e abrir o peito. Um deles é o exercício Vela, que não só abre o peito, mas também alonga a musculatura dos braços e fortalece a drenagem linfática do corpo. Para fazer isso, você precisa ficar na porta, colocando as palmas das mãos nas ombreiras e, em seguida, sem levantar as palmas das mãos, dar um passo largo para a frente. Nessa posição, você precisa se manter estendido por pelo menos 30 segundos e, em seguida, aliviar a tensão dobrando as costas para fora e abaixando a cabeça.

O segundo exercício para as costas é a chamada gravidade zero. Isso alongará a coluna e afrouxará todas as pinças dos músculos dorsais. É melhor executá-lo em um fitball, mas você pode fazer isso sem ele. Primeiro, você precisa se inclinar para a frente, como se estivesse abraçando uma grande bola redonda (ou realmente abraçando-a), e permanecer nesta posição por pelo menos meio minuto. Depois disso, é necessário dobrar da mesma forma na direção oposta e também permanecer nesta posição.

O terceiro exercício para corrigir a postura é denominado Posição Ativa. Você precisa ficar em pé de forma que os pés fiquem exatamente sob os ombros, o cóccix direcionado para o chão e as nádegas ligeiramente tensas. Todo o corpo deve estar em linha reta do topo da cabeça até os calcanhares. Para realizar o exercício, você precisa esticar suavemente o topo da cabeça para cima, enquanto abre o peito e puxa as omoplatas para trás. Você precisa ficar nesta posição por muito mais tempo do que em outros exercícios, ou seja, de 3 a 5 minutos. E você pode fazer esse exercício a qualquer hora do dia, no trabalho, na fila da loja ou no metrô.

Um lugar separado é ocupado por exercícios com um rolo especial.o que ajudará a aliviar a dor nas costas, reduzir o inchaço e até mesmo promover a perda de peso. Um rolo de zimbro pronto, comprado em loja especializada ou feito à mão, é o mais adequado. O rolo deve ser colocado no chão e deitado sobre ele de forma que fique estritamente abaixo da região do umbigo. As pernas estendidas estão conectadas com os dedinhos, os braços são estendidos acima da cabeça e também se tocam com os dedinhos. Nesta posição, você precisa permanecer por pelo menos alguns minutos, adicionando 20-30 segundos de duração do exercício a cada segundo dia. Assim, é possível trazer o tempo de execução para 10-15 minutos, o que terá um efeito benéfico na saúde da coluna e de muitos órgãos internos.

A respiração durante o exercício deve ser lenta e profunda, inspire pelo nariz e expire pela boca.

Exercícios principais

O curso básico completo contém mais de 40 exercícios diferentes que afetam os músculos e ligamentos faciais, cervicais e da coluna vertebral. O princípio de sua implementação é semelhante a alguns dos princípios da prática de asanas de ioga - você precisa assumir uma posição no espaço, sentir a tensão ou o relaxamento de certos músculos e permanecer nessa posição por um tempo.

Você pode listar alguns dos movimentos básicos sobre os quais a maioria do resto é construída:

  • abdução do ombro, braços, omoplatas;
  • inclinações da cabeça, corpo;
  • alongamento de um músculo por meio da ação;
  • alongamento dos músculos com as mãos;
  • contraindo os músculos por meio da ação;
  • apertar os músculos com as mãos;
  • massagem.

Além disso, a massagem é dividida em vácuo e escultural.

  • Vácuo Facial Fitness - Esta é uma massagem muscular em pequenos potes a vácuo. Requer um conjunto de três latas, das quais a mais pequena é necessária para trabalhar pequenas áreas (pele à volta dos olhos, lábios); um frasco de tamanho médio é necessário para massagear o nariz e os lobos temporais; um pote grande é necessário para trabalhar os grandes músculos das maçãs do rosto, testa e queixo. Esta massagem aumentará a circulação sanguínea, aumentará a produção de colágeno natural e suavizará as linhas de expressão.
  • Aptidão facial esculpida - Esta é uma massagem dos músculos com o auxílio das mãos.Durante a aula, aqueles músculos que praticamente não são utilizados no dia a dia ficam tensos e relaxados, o que permite que a pele receba mais nutrição e oxigênio, fortaleça-a e reduza os defeitos visíveis.

Você pode escolher um método de massagem, mas para melhores resultados é recomendado combinar ou alternar a massagem a vácuo e escultural. Neste caso, você precisa delimitá-lo por zonas ou por hora, você não deve iniciar o segundo imediatamente após o primeiro.

Como fazer isso?

O sistema de exercícios foi projetado de forma que qualquer pessoa pode fazer isso de forma independente em casa.

Existem algumas regras com as quais você deve estar familiarizado antes de começar a praticar este método.

  • 30 segundos. Esta regra estabelece que qualquer músculo contraído ou alongado (ou grupo de músculos) deve ser mantido em um estado de tônus ​​por pelo menos 30 segundos, caso contrário, o efeito desejado não será obtido.
  • Crick. Quase todos os exercícios envolvem alongamento lento, mas vigoroso, de certos grupos de músculos. Isso é necessário para restaurar seu comprimento original, que eles perderam devido ao espasmo. Como a pressão principal não é exercida sobre o tecido muscular em si, mas sobre sua casca (fáscia), é necessário realizar todas as manipulações com muito cuidado.
  • Pretensão. A pretensão é a tensão dos tecidos na direção oposta ou oposta a ela. É realizado antes de muitos exercícios básicos e até que o músculo relaxe completamente no local do impacto.
  • Carga. Não empurre a fáscia com muita força. Praticamente nenhum exercício exige esforço, além disso, em alguns exercícios, eles são até prejudiciais. É necessário dosar a carga com especial cuidado, realizando uma massagem facial na área dos olhos, lábios e seios da face.
  • Fixação. No final de alguns exercícios, você precisa corrigir o músculo alongado com os dedos ou as mãos por algum tempo. Isso geralmente leva de 3 a 5 segundos.

Isso permitirá que os músculos comecem a se acostumar à posição e ao tamanho corretos.

A própria sequência de qualquer exercício deve ser semelhante a esta.

  • O rosto é limpo de cosméticos, roupas justas e roupas íntimas são removidas da parte superior do corpo.
  • As palmas das mãos são aquecidas por fricção e aplicadas nas áreas afetadas.
  • Depois que a pele aquece ligeiramente com as palmas das mãos quentes, você pode começar a manipular, passando de toques leves para alongamentos fortes.
  • Primeiro, o pescoço e as costas são trabalhados, depois o rosto. No rosto, a testa é tratada primeiro, depois as bochechas e depois o queixo.
  • A massagem a vácuo começa com o frasco maior, movendo-se em direção ao menor à medida que é realizada.
  • Após a massagem, a pele deve ser aquecida novamente com as palmas das mãos esfregadas e deixada esfriar por alguns minutos antes de se maquiar ou vestir. Além disso, você pode reabilitar a pele com um creme ou máscara nutritiva.

Recomendações

Quase todos os médicos de várias especialidades aprovam e consideram o método de Osminina eficaz, uma vez que se baseia na investigação médica e nos princípios do corpo humano. Em vários recursos da Internet, você pode encontrar muitos comentários elogiosos de mulheres e homens de diferentes idades. Muitas pessoas notam que depois de alguns meses de exercícios, o oval do rosto se tornou muito mais claro, o segundo queixo diminuiu significativamente ou desapareceu completamente e as dobras nasolabiais tornaram-se menos profundas. As mulheres descrevem uma postura melhor, alongamento do pescoço e até mesmo a perda de alguns quilos extras. Muitos fóruns postam fotos antes e depois dos resultados.

Esses resultados impressionantes só podem ser alcançados com sessões regulares de 1-1,5 horas. Portanto, quem fazia os exercícios de forma irregular na maioria das vezes deixava comentários negativos na rede, dizendo que a técnica era inútil e muito cara.No entanto, existe uma categoria de pessoas que tiveram sensações dolorosas durante as aulas. Isso indica um desempenho incorreto do exercício ou sobre qualquer contra-indicação que eles ignoraram ou não sabiam.

Em certas doenças, um conjunto de exercícios além de não ajudar, pode piorar o estado de uma pessoa, por isso é necessário consultar o seu médico antes de adquirir um curso e começar a praticá-lo.

O programa raramente é realizado em salões de beleza, pois foi desenvolvido para uso individual. Nas prateleiras das livrarias e na rede, você encontra os livros da própria N. Osminina e de muitos de seus seguidores, que lançaram seus próprios cursos a partir desse conjunto de exercícios.

No entanto, as melhores resenhas foram coletadas pelos primeiros livros do autor:

  • “Preparação para o rosto”;
  • "A ressurreição da face ou um milagre comum."

A primeira descreve os princípios da metodologia, dá exercícios básicos e recomendações para sua implementação. Descreve como devolver e manter a juventude perdida da pele e a saúde do espartilho muscular. O segundo livro mergulha o leitor mais fundo nas causas da deformação e envelhecimento da pele, descrevendo os processos que ocorrem durante este. Muitos compradores satisfeitos aconselham a compra dos dois livros, pois esse conjunto de exercícios é um verdadeiro achado para quem deseja manter a saúde e a beleza por muitos anos.

Você aprenderá mais sobre os exercícios no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa