Cosméticos

Cosméticos naturais: variedades e melhores marcas

Cosméticos naturais: variedades e melhores marcas
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Comparação com orgânico
  4. Analisando a composição
  5. Visualizações
  6. Marcas
  7. Avaliação
  8. Como escolher?
  9. Visão geral da revisão

Até algumas décadas atrás, os cientistas sugeriam que a demanda por cosméticos naturais continuaria crescendo. Não se passou muito tempo, mas essas previsões já foram confirmadas. A maioria das mulheres optou por formulações naturais por serem mais benéficas para a pele, ecologicamente corretas e seguras. O artigo focará nos tipos de cosméticos naturais e suas melhores marcas.

O que é isso?

Desde os tempos antigos, as mulheres se esforçaram para ser bonitas e se esforçaram muito para prolongar a juventude. Na corrida pela excelência, vários produtos naturais à base de ervas foram usados ​​- as receitas foram transmitidas de geração em geração durante séculos e estabeleceram a base para a criação de cosméticos modernos.

A maioria das empresas do nosso tempo está tentando criar seus produtos de cuidado o mais naturais possíveis, que não agridam a pele cansada do ritmo frenético da vida nas condições urbanas.

Estritamente falando, o conceito de "cosméticos naturais" é um pouco confuso... Em teoria, isso pode incluir qualquer composição que contenha ingredientes à base de plantas ou componentes de origem natural. Isso é frequentemente usado por fabricantes inescrupulosos que rotulam as embalagens de seus produtos com a frase "cosméticos naturais", mas na verdade a dosagem de componentes à base de plantas neles é muito pequena. É por isso que hoje os especialistas abandonaram o uso de expressões generalizadas e introduziram conceitos como orgânico, eco e biocosmética na vida cotidiana.

Os cosméticos naturais são significativamente diferentes de todos os produtos oferecidos no segmento de mercado de massa - na maioria dos casos, esses produtos de cuidado são vendidos em pontos de venda especializados ou pela Internet.

Os criadores de cosméticos naturais afirmam que os produtos sintéticos tradicionais contêm aditivos químicos prejudiciais. Além disso, as mulheres não percebem imediatamente seus efeitos tóxicos, uma vez que, a princípio, esses cosméticos realmente "desempenham" suas funções. No entanto, os aditivos artificiais penetram profundamente nos poros da pele, causando reações alérgicas e irritação. Com os cosméticos naturais, essas consequências são minimizadas, a única coisa que pode causar uma reação alérgica é o próprio ingrediente ativo.

Para se enquadrar na categoria de "eco-cosméticos", o teor de componentes naturais não deve ser inferior a 80%.

Além do mais, é extremamente importante como exatamente as fontes de matérias-primas são cultivadas - as normas internacionais exigem que as plantas necessárias para a criação de produtos de cuidado sejam cultivadas em áreas ecologicamente limpas, sem o uso de hormônios, antibióticos, pesticidas e outras substâncias potencialmente perigosas para os seres humanos.

Os cosméticos naturais não devem conter sulfatos, surfactantes, fragrâncias cosméticas, bem como componentes de origem animal.

Usado como conservante ácidos salicílico e benzóico, sais minerais e alguns óleos naturais.

Diferentes países têm seus próprios requisitos para esses fundos. Então, na Alemanha, o uso de OGM não é permitido. Na França, o teor de ingredientes naturais deve ser mantido acima de 95%, e nos EUA estão tentando produzir produtos 100% ecologicamente corretos e, se esse percentual for inferior a 70, a comercialização do produto é totalmente proibida.

Vantagens e desvantagens

A moda para todos os naturais chegou até nós na era dos hippies, mas hoje vivemos um verdadeiro eco-boom. Até o mercado de massa está competindo entre si para oferecer todos os novos produtos, na criação dos quais são usados ​​ingredientes à base de plantas. A explicação para este fenômeno é muito simples - Esses produtos são totalmente seguros para as pessoas, uma vez que não contêm substâncias cancerígenas, cloretos, formaldeídos, além de lanolina e álcalis.

Porém, com todas as vantagens dos produtos de cuidado, é necessário entender que eles não têm efeito instantâneo.

No entanto, com o uso prolongado, o resultado será verdadeiramente perceptível e duradouro.

Os cosméticos naturais também têm suas desvantagens. Isso pode causar uma reação alérgica. Por exemplo, frutas cítricas geralmente causam vermelhidão e irritação, portanto, pessoas com pele sensível devem ter muito cuidado com essas formulações. Para ser justo, deve-se notar que as reações a ingredientes sintéticos em cremes e géis são muito mais comuns.

Por isso é imperativo testá-lo antes de comprar um produto cosmético. Para fazer isso, uma pequena quantidade da composição é aplicada na área do pulso ou do cotovelo e, após 20-30 minutos, a condição da pele é avaliada.

Se você notar vermelhidão, erupção na pele ou inchaço, deve procurar outro medicamento para você.

Uma desvantagem significativa dos cosméticos naturais é que ela é incapaz de lutar contra os sinais de envelhecimento - rugas, contornos faciais "flutuantes" e perda de elasticidade, uma vez que retinol, peptídeos e alguns ácidos usados ​​como antioxidantes são proibidos para uso na criação de cosméticos naturais.

A função hidratante da pele também não é boa o suficiente. O fato é que é possível adicionar ácido hialurônico aos complexos de cuidados, mas apenas o obtido pela planta.Os criadores de tais fundos não têm oportunidade de recorrer a tecnologias avançadas, não conseguem reduzir o peso molecular da substância, respetivamente, o hialurão não penetra nas camadas profundas da derme, mas apenas tem um efeito superficial.

Muitos ingredientes naturais têm cheiro pronunciado de farmácia, que não agrada aos usuários mais exigentes... Os cosméticos contêm muitos óleos e costumam ser mais espessos do que o normal, por isso não são tão facilmente distribuídos na pele como os sintéticos.

Porém, não se deve tirar conclusões prematuras - esses recursos são absorvidos mais rapidamente, e precisam ser aplicados em camada fina, portanto, de fato, o consumo acaba sendo mais econômico.

Comparação com orgânico

Muitas pessoas acreditam que os cosméticos naturais e orgânicos são conceitos idênticos. Isso não é totalmente verdade - há uma diferença entre eles. Vamos tentar entender a teoria da questão.

Os fabricantes de cosméticos naturais podem adicionar uma pequena quantidade de óleos minerais e conservantes sintéticos às suas preparações, cujo teor não deve exceder 20%. Muitas pessoas duvidam da eficácia de tais produtos, por isso optam pelos orgânicos.

De acordo com as normas aceitas, a concentração dos componentes da planta nele não deve ser inferior a 95%.

Além disso, existem vários outros requisitos importantes.

  • Matérias-primas para cosméticos orgânicos só devem ser cultivadas em áreas ecologicamente limpas e recolhidos exclusivamente à mão.
  • Para garantir que todos os extratos necessários estejam em seu creme, ao coletar, armazenar e processar tecnologias especiais são usadas.
  • Cosméticos orgânicos até a embalagem deve ser amiga do ambiente - isto é, biodegradável.
  • O ponto fundamental é que orgânicos nunca são testados em animais. Todos os estudos são realizados pelo método "invitro", ou seja, em proveta em fragmentos de cabelo e pele.
  • Os criadores de cosméticos orgânicos, especialmente recomendo para mulheres grávidas e lactantes. Cada fabricante oferece uma série para recém-nascidos para proteger as crianças dos efeitos adversos de fatores externos desde os primeiros dias de vida.

Analisando a composição

Os cosméticos naturais geralmente contêm vários ingredientes essenciais.

  • Extratos de plantas medicinais e ervas. Na maioria das formulações, os ingredientes ativos são extratos de camomila, urtiga, sálvia, gérmen de trigo e lavanda.
  • Conservantes naturais - aqui os ingredientes são cera de abelha, extrato de alecrim, própolis, ácido cítrico e álcoois vegetais.
  • Óleos nutritivos. Esses ingredientes fornecem nutrição, hidratação e amaciamento da pele. Normalmente, os cosméticos naturais incluem óleos básicos (coco, argão, espinheiro, amêndoa, azeitona), um pouco menos de manteiga de karité, óleos de jojoba e macadâmia são usados.

Além desses produtos, os cosméticos naturais também incluem:

  • vitamina A - tem efeito tônico geral, aumenta a elasticidade dos tecidos e promove seu rejuvenescimento;
  • vitamina E - retarda as mudanças relacionadas com a idade, remove toxinas e toxinas, uniformiza eficazmente a superfície da pele e hidrata as células da derme;
  • pantenol - pertence ao grupo das vitaminas B, alivia o ressecamento e descamação, proporciona nutrição profunda, alivia irritações, elimina inflamações, acalma a pele;
  • ácido hialurônico vegetal - mantém o equilíbrio da água na epiderme, cria na superfície a película mais fina que não permite a evaporação da humidade, graças à qual a pele adquire um aspecto bem tratado, devolvendo o turgor e a elasticidade;
  • alantoína - este componente suaviza as células da epiderme, promove um efeito anti-envelhecimento pronunciado e alivia a irritação da pele seca e sensível;
  • ácidos de frutas - obtido a partir de componentes vegetais, utilizado para esfoliar efetivamente o estrato córneo.

Na composição dos componentes básicos, não há lugar para ingredientes como:

  • OGM;
  • produtos químicos;
  • produtos refinados;
  • fragrâncias sintéticas.
  • tinturas.

Antes de comprar, certifique-se de verificar a composição dos cosméticos que lhe são oferecidos para se certificar de que não existem componentes indesejados.

Se o produto de cuidados for feito na Rússia, sua composição será indicada em russo, todos os componentes orgânicos são geralmente indicados com um ou dois asteriscos "*, **". A composição deve ser estudada de cima para baixo - quanto mais alta a linha, maior o conteúdo da substância nos cosméticos. Se os ingredientes estiverem localizados abaixo da 6ª linha, você não poderá prestar muita atenção neles.

Visualizações

Existem vários tipos de cosméticos naturais.

Mineral

Estas formulações baseiam-se na utilização de minerais e sais que nutrem e enriquecem a pele e os cabelos com um grande número de oligoelementos benéficos. Na fase de produção, pedras e minerais são transformados em pó, obtendo-se partículas 9 vezes mais finas que os componentes do pó. A água é captada apenas mineral, térmica, com íons de prata ou silício.

Na maioria dos casos, a série é representada por cosméticos medicinais, que são criados para resolver uma variedade de problemas de pele. Muitas vezes são introduzidas em sua estrutura pedras semipreciosas ou mesmo preciosas, que são anti-sépticos naturais. As formulações tratam a acne com eficácia, aliviam a irritação e reduzem o aparecimento de acne.

Os fabricantes afirmam que, com o uso regular de tais produtos de cuidados, os cosméticos minerais fornecem um efeito terapêutico duradouro.

Todas as diferenças em tais cosméticos são devidas a precisamente pela presença de minerais. Por outro lado, é uma boa base para a criação de peelings e esfoliantes, uma vez que os pós minerais contêm ácidos naturais e absorvem bem o sebo. Por outro lado, as partículas sólidas não se dissolvem na água, por isso não é fácil conseguir um produto homogêneo - ainda podem ser sentidas em cosméticos.

Fitocosméticos

Esta é a categoria mais numerosa de formulações cosméticas. Os produtos de cuidado são criados a partir de infusões, decocções e extratos de caules, raízes, flores e pétalas de ervas medicinais. Todos os fitocosméticos podem ser divididos em dois grupos: o primeiro é criado a partir de ervas cultivadas na Europa e o segundo - de plantas asiáticas e exóticas.

As vantagens dos fitocosméticos incluem o fato de serem produzidos apenas a partir de plantas estudadas por farmacêuticos há vários séculos. Entre as desvantagens está o risco de reações alérgicas, especialmente quando se trata de ervas exóticas - seu efeito no corpo humano europeu não é totalmente compreendido.

Cosméticos ayurvédicos

Em essência, esses são os mesmos óleos minerais e ervas, mas apenas a fabricação de cosméticos ocorre de acordo com as tradições do sistema popular indiano de saúde e beleza. As vantagens de tais fundos incluem séculos de experiência de uso e um agradável halo místico.

Entre as lacunas, pode-se apontar uma composição incrivelmente complexa, contendo dezenas ou mesmo centenas de ingredientes diferentes, além do alto preço dos medicamentos.

Marcas

Entre as marcas mais procuradas de cosméticos naturais várias marcas podem ser distinguidas.

  • REN. Para a produção desses cosméticos, são utilizados produtos ecologicamente corretos, graças aos quais a pele é mantida de forma saudável, bem cuidada e radiante. Todos os cosméticos são aprovados e confirmados por ensaios clínicos, não contêm aditivos tóxicos e sintéticos.
  • Nu... Tratamentos sem sulfatos, parabenos, fragrâncias e conservantes. Ingredientes orgânicos ajudam a manter a pele com uma aparência boa e saudável.
  • Bare Escentuals. Uma marca de cosméticos minerais cujos produtos fazem as mulheres parecerem mais bem cuidadas e jovens. Não causa irritação e reações alérgicas.
  • Stella McCartney CARE... Esta é uma marca relativamente jovem que representa produtos de cuidados da mais alta qualidade.
  • Dr. Hauschka. Um popular fabricante de cosméticos da Alemanha, que usa ervas medicinais como base de seus produtos. A lista de sortimento oferece a mais ampla seleção de produtos, desde produtos para o cuidado das cutículas a xampus.
  • Korres. Uma marca grega que rapidamente assumiu a liderança em vendas em todo o mundo. A série de cuidados com os cabelos é especialmente apreciada.
  • Orgânico leve... Marca dos EUA que tem como diferencial o uso de jojoba, alecrim, cenoura e vitamina E. Todos os cremes e soros são exclusivamente artesanais.
  • Ojon. O principal componente de todos os cosméticos é o óleo de noz, usado pelos índios. É utilizado em cremes, xampus, máscaras e sprays.

Produtos de empresas estão em demanda Mi & Ko, Bielenda, Altai Herbs, bem como Lavender Land e Miss Eco.

Avaliação

Apresentamos uma lista dos produtos cosméticos naturais mais populares.

  • Loja orgânica. Cosméticos voltados para meninas, embora a lista de sortimento ofereça um grande número de peelings, cremes e soros, além de máscaras. A linha mais popular de cosméticos de cuidado em uma jarra preta Organic Kitchen. Seu design lacônico e alta eficiência coexistem com um preço acessível, e uma campanha publicitária recente envolvendo blogueiras de beleza aumentou ainda mais o interesse por essa série de medicamentos.
  • "Spivak"... Inicialmente, a empresa se organizava como uma fábrica de sabonetes, então um dos principais produtos da linha até hoje é o sabonete com óleo de coco. Hoje, no entanto, a linha é complementada por uma variedade de produtos de cuidados da pele altamente eficazes. As manteigas deste fabricante têm uma procura especial, muitos usuários as consideram os melhores produtos de cuidado corporal.
  • Yves Rocher. Empresa que comercializa produtos de saúde e beleza há mais de 50 anos. O portfólio de sortimento inclui cosméticos decorativos e de cuidados à base de extratos de plantas. O foco principal do fabricante está na ética de seu ciclo tecnológico, pois os produtos não são testados em animais, e as embalagens são feitas de material ecológico biodegradável. Um dos produtos mais vendidos da marca é o xampu que promove brilho aos cabelos. Este shampoo não espuma bem, o que indica diretamente o baixo teor de conservantes em sua fórmula.
  • Exuberante. A empresa luta ativamente contra os testes de cosméticos em animais, o slogan está até presente nas sacolas de tecido que são vendidas no varejo da empresa. Todas as matérias-primas são cultivadas em suas próprias plantações ou adquiridas de fornecedores com princípios éticos semelhantes. A maior demanda é por bombas de banho, xampus secos e outros produtos para banho.
  • Dr. Hauschka. Marca de cosméticos criada há mais de 50 anos por um químico alemão. Todos os produtos deste fabricante contribuem para a manutenção da saúde, regeneração e nutrição da pele. A linha de produtos contém hidratantes profundos, formulações para dermatite atópica, cremes e soros para o rosto.

Como escolher?

Como você sabe, qualquer produto popular, mais cedo ou mais tarde, enfrenta o problema das falsificações. Fabricantes sem escrúpulos fazem "embalagens verdes", evocando associações persistentes com a natureza. Na verdade, as propriedades benéficas permanecem as mesmas. Para distinguir esses cosméticos dos verdadeiramente naturais, sugerimos usar as recomendações de especialistas.

  • Ao escolher cosméticos naturais certifique-se de pedir ao vendedor um certificado de conformidadeBDIH, NaTrue, Ecocert ou Soil Association.
  • Por favor, note que os certificados são emitidos não para a marca como um todo, mas para cada produto específico. Isso é frequentemente usado por falsificadores, eles lançam uma série natural e, então, literalmente "destacam" sua organicidade, usando o certificado em toda a campanha publicitária.
  • Certifique-se de que não há ingredientes químicos - estude cuidadosamente a composição dos produtos oferecidos a você, geralmente tudo que termina em "en", "ol", "uma" e "em" significa componentes químicos.
  • Verifique a concentração de ingredientes naturais em um produto cosmético... Normalmente, eles devem ser de pelo menos 80%, idealmente - 95% e acima.
  • Verifique a data de validade. Tudo que é natural se deteriora rapidamente, então a vida útil dos cosméticos orgânicos geralmente não ultrapassa 1 ano e, idealmente, é de 3-6 meses. Se você vir que o fabricante declara longos prazos, fique à vontade para recusar a compra.

Visão geral da revisão

O feedback de usuários e cosmetologistas sobre o uso de cosméticos naturais é ambíguo. Os compradores são atraídos pela naturalidade da composição, respeito ao meio ambiente e produtos éticos. Ao adquirir esses cosméticos, as mulheres não só se ajudam a ficar mais bonitas, frescas e bem cuidadas, mas também participam de uma causa socialmente significativa - protegem os animais, e também participam do negócio de reciclagem, preservando os recursos naturais.

As respostas indicam que Os cosméticos naturais têm um bom efeito peeling, promovem a remoção suave da camada córnea, estimulam os processos de regeneração.

No entanto, os especialistas acreditam que as qualidades hidratantes e antioxidantes dessas formulações são muito exageradas pelo fabricante.

O fato é que com a idade, a pele perde umidade, por isso precisa regular o equilíbrio hídrico. Ao mesmo tempo, o ácido hialurônico, responsável pela hidratação da derme, não entra na pele de forma que promova uma penetração profunda. Conseqüentemente, o efeito cosmético é superficial e, portanto, de curta duração. Usando cosméticos naturais, você pode conseguir uma noite de alívio e melhora da tez, removendo vestígios de fadiga, mas é impossível combater os processos iniciais de mudanças relacionadas ao envelhecimento com a ajuda de matéria orgânica.

Como distinguir cosméticos naturais de pseudo-naturais, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa