Cosméticos

Cosméticos faciais: tipos de produtos, características de escolha e uso

Cosméticos faciais: tipos de produtos, características de escolha e uso
Contente
  1. Composição, seus benefícios e malefícios
  2. Visualizações
  3. Variedades por custo
  4. Visão geral da marca
  5. Regras de seleção

A pele bonita e saudável sempre foi valorizada. Desde os tempos antigos, as mulheres aprenderam a extrair, misturar e usar nutrientes e corantes naturais para fins cosméticos. Naturalmente, com o tempo e o progresso, os componentes dos cosméticos foram substituídos gradualmente.

Cosméticos mais perfeitos, eficazes e duradouros foram especialmente criados por meio de experimentos de longo prazo. E o próprio processo de cuidar da pele foi dividido em várias etapas importantes. No momento temos um mercado enorme com uma gama incrível de cosméticos para diversos fins, inclusive para todas as idades e tipos de pele.

Composição, seus benefícios e malefícios

A primeira coisa a se observar na hora de escolher os cosméticos é a sua composição. No momento, há uma divisão condicional de cosméticos orgânico e inorgânico ou "natural" e "não natural". Acredita-se que o primeiro tipo de cosmético tenha a composição mais ecológica, que utiliza até 95% de substâncias naturais. No segundo tipo, os componentes são principalmente substâncias sintéticas criadas artificialmente.

É claro que os cosméticos rotulados como "bio", "eco" ou "orgânico" estão se tornando cada vez mais populares, pois ninguém acredita que a "química" possa fazer bem à pele. No entanto, por uma questão de justiça, deve-se notar que essa divisão de cosméticos é um tanto grosseira, uma vez que, em qualquer caso, são utilizadas as chamadas substâncias nocivas. E especialistas afirmam que o principal critério para a toxicidade de uma determinada substância está apenas na sua combinação correta com outros componentes e na dosagem correta, pois tudo em excesso pode virar veneno.

O que você realmente deve observar ao escolher os cosméticos é sua licença e certificação.

De acordo com as regras regulatórias atuais, certas produtos químicos ativos podem ser adicionados aos cosméticos apenas em uma dosagem estritamente especificada... Todas as empresas que produzem oficialmente seus cosméticos contam com esses documentos. Portanto, se o produto for certificado e licenciado, é seguro.

Embora muitos cosmetologistas não recomendem o uso de cosméticos que contenham álcool, glicerina, silicones, sulfatos, óleos minerais ou parabenos. Ou, ao contrário, recomendam substâncias 100% naturais para o autocuidado em casa, que podem ser facilmente compradas em uma farmácia ou até mesmo em uma loja regular:

  • ácido succínico para rugas;
  • cápsulas de vitamina E e A para uma pele jovem;
  • colágeno;
  • solcoseryl;
  • taurina;
  • ácido bórico;
  • retinol;
  • pomada de heparina;
  • gordura de peixe;
  • óleo de linhaça;
  • óleo de bardana para cabelo e pele;
  • óleo da árvore do chá, que suavemente tonifica e aperta;
  • óleo de semente de uva;
  • quaisquer óleos cosméticos.

E algumas mulheres até usam produtos convencionais em casa, como:

  • mel;
  • abacate;
  • bananas;
  • gema de ovo;
  • aloe;
  • refrigerante, etc.

Com muitos dos componentes listados, já existem muitos cosméticos prontos para usar para todos os gostos e carteiras. Assim você não precisa se preocupar e usar um produto cosmético pronto, selecionado individualmente para uma pele, preferências e objetivos específicos.

Para quem é muito importante ler atentamente os rótulos e a composição para poder escolher os cuidados e cosméticos decorativos adequados.

  • Pessoas que sofrem de alergias. Inicialmente, a composição dos produtos cosméticos passou a ser impressa apenas por causa do perigo de reações alérgicas graves. Existe até uma lista oficial de alérgenos cosméticos que devem ser evitados para pessoas com qualquer tipo de intolerância.
  • Para quem conhece bem a sua pele, o seu tipo e preferências individuais. Por exemplo, para alguém cuja pele não reage bem a óleos, algum fluido em que eles estejam ausentes é perfeito. Se você tem pele sensível e seca, é melhor evitar cosméticos que contenham óleos essenciais, várias fragrâncias e os mesmos alérgenos. A pele oleosa certamente reagirá mal aos cremes com álcool na composição.
  • Veganos, vegetarianos e aqueles que apoiam o movimento ecológico. Procure a presença de carmim, cera, gelatina, cisteína, estrogênio (o hormônio das eqüinas grávidas é usado principalmente), queratina, lanolina, placenta, etc. Os vegetarianos também evitam produtos que usam ceramidas em favor daqueles em que a composição é indicada lecitina . É importante entender que os cosméticos naturais e orgânicos nem sempre atendem aos requisitos veganos ou vegetarianos.
  • Para quem procura um remédio para problemas mais sérios - como anti-idade ou anti-acne... Muito provavelmente será um soro (soro), ou seja, um concentrado potente. Neste caso, a composição deve procurar os mesmos princípios ativos prometidos, cuja eficácia já foi comprovada na resolução de um problema específico (para efeito lifting, branqueador ou com propriedades medicinais). Em uma nota: o primeiro na composição é aquele componente que está acima de 1% no produto, todos os demais já estão em uma concentração inferior a 1% e, portanto, não afetam a pele de forma tão ativa.

Visualizações

No mundo moderno, é preciso entender uma grande quantidade de produtos cosméticos. É importante entender o que deve ser usado para resolver certos problemas. Nessa abundância de tudo, é claro, os cosméticos para o rosto ocupam uma parte significativa. Pode ser dividido em profissional e outro que você mesmo pode usar. O primeiro grupo inclui cosméticos de hardware, ampola, oxigênio e ácido - tudo o que se usa no consultório da esteticista.

O segundo grupo é composto por diversas áreas de cosméticos.

Decorativo

O único usado para maquiagem.Além dos produtos usuais como base, pó, blush, rímel, sombra e batom, surgiram muitos outros produtos mais avançados. Em geral, as tendências globais na indústria de maquiagem ditam suas próprias condições e maximizam as possibilidades de contorno e escultura. Essas ferramentas ajudam a corrigir visualmente o formato do oval, sobrancelhas, maçãs do rosto, olhos e lábios, tornando o rosto o mais harmonioso e expressivo possível.

Os cosméticos camuflados também pertencem aos decorativos, que permitem esconder graves imperfeições estéticas e até mudar a sua tez.

Cuidado

Qualquer pele, mesmo a mais ideal, requer cuidados diários e autocuidado. Os cosméticos de cuidado são algo sem o qual o rosto não pode ficar verdadeiramente bem cuidado e saudável. Este tipo inclui quaisquer cosméticos de limpeza, esfoliantes, tonificantes, hidratantes e nutritivos, bem como meios de peeling, de lavagem e de branqueamento.

E para cada tipo de pele e idade, um conjunto individual de produtos de cuidado diário deve ser escolhido... O que é bom para a pele mista pode definitivamente prejudicar a pele seca. Por exemplo, alguém precisa de um produto para estreitar os poros, alguém precisa de um creme especial para pele desidratada, alguém precisa de um clareador ou de um corretivo. Caso contrário, você pode prejudicar sua saúde e beleza.

Às vezes, ao visitar uma esteticista, verifica-se que o tipo de pele não é de todo aquele que estava implícito durante o cuidado. E, portanto, o rosto reage com acne, ressecamento excessivo ou, inversamente, aumento da secreção de sebo (seborréia). Nesse caso uma correção da estratégia de cuidado facial é necessária.

Para devolver a saúde à sua pele, você só precisa trocar os fundos por aqueles de que ela realmente precisa.

Rejuvenescedor

O anti-envelhecimento difere de qualquer outro cosmético por uma composição particularmente potente que visa restaurar a firmeza, densidade e elasticidade da pele.... Os cosméticos anti-idade são necessários para que a pele envelhecida fique firme, tonificada, melhorando o relevo e a tez.... Na composição desses produtos, muitas vezes é possível encontrar ingredientes como hidrofixantes (ácido hialurônico, por exemplo), peptídeos, ramnose, retinol, vitamina C (alta concentração), além de uma variedade de extratos e óleos naturais.

Médico

Os cosméticos médicos nasceram na interseção da química cosmética, dos produtos farmacêuticos e da indústria da beleza. Este tipo de cosmético também é chamado dermatocosméticos, cosmecêuticos, farmácia ou médicos. Como o nome indica, seu objetivo é curar imperfeições da pele do rosto que surgiram em decorrência de alguma doença ou estilo de vida inadequado.

Poderia ser cosméticos de qualquer orientação, mas com efeito cicatrizante. Um hidratante, máscara ou mesmo água micelar (um removedor de maquiagem suave) pode ser medicado e vendido sem receita.

Na maioria das vezes, esses cosméticos são reguladores de sebo, ou anti-sépticos, antiinflamatórios ou regeneradores, cicatrizantes. E sempre muito delicado e eficiente.

Casa

Nesse tipo de cosméticos estão incluídos os cosméticos feitos à mão, feitos em casa, em casa, a partir de produtos convencionais e com ingredientes naturais como ervas e óleos. Atua mais ou menos como a medicina tradicional, bastante ineficaz em comparação com a cosmetologia moderna, mas amada por adeptos de tudo natural.

É importante reconhecer que às vezes até mesmo um bodyag comum ou a decocção mais simples de camomila (ou calêndula) realmente fazem maravilhas.

Mas se houver uma oportunidade de adquirir cosméticos medicinais mais eficazes, a maneira popular de remover a inflamação da pele deve ser adiada por tempo indefinido.

Variedades por custo

De acordo com um dos comitês internacionais autorizados de cosmetologia e estética, os produtos de beleza são divididos em mercado de massa, mercado médio, cosméticos de luxo, profissionais e cosmecêuticos. Essa classificação está diretamente relacionada ao segmento de preço.

O que afeta o custo dos cosméticos? O senso comum de que apenas os custos de embalagem, envio e publicidade estão incluídos na etiqueta de preço, é claro, não reflete toda a realidade. Em primeiro lugar o preço depende da qualidade e exclusividade dos ingredientes, do esforço despendido na produção, ou seja, no processamento e no desenvolvimento do produto... Dos métodos mais simples à pesquisa exclusiva de longo prazo em laboratórios utilizando as tecnologias mais recentes, como é o caso dos cosméticos de luxo.

Barato (mercado de massa)

Na produção de produtos cosméticos baratos, são usados ​​os componentes e recursos de fabricação mais acessíveis. Esses cosméticos não resolverão problemas sérios, mas isso não significa que não devam ser usados. Entre os produtos de beleza, às vezes existem produtos bastante eficazes e seguros. Muitas marcas do mercado de massa estão ansiosas para anunciar blogueiros de beleza em sua busca por tratamentos faciais acessíveis e eficazes.

Se falamos de cosméticos decorativos, então o mercado de massa não é uma boa escolha. Pode haver efeitos colaterais desagradáveis ​​devido aos ingredientes baratos. Por exemplo, a base pode obstruir os poros e o rímel barato pode tornar os cílios mais quebradiços.

Embora os cosméticos decorativos da marca NYX, apesar de pertencer ao mercado de massa, ainda não causa nenhuma reclamação particular.

O segmento de massa é o mais numeroso e possui centenas de marcas que podem ser encontradas em qualquer supermercado. Isso inclui marcas conhecidas como:

  • "Linha limpa";
  • "Pérola Negra";
  • Nivea;
  • Rubi Rosa;
  • Eveline;
  • Oriflame;
  • Avon;
  • Faberlic.

Mercado médio

Este é o segmento de preço médio, cujos produtos são feitos com uma composição mais natural. Normalmente, há mais de 30% de substâncias biologicamente ativas em cosméticos de mercado intermediário, e mais materiais vegetais são usados ​​para conservantes. Tudo isso como um todo afeta a eficácia de tais cosméticos, que é definitivamente melhor do que a do mercado de massa. No entanto, devido a tecnologias de processamento mais acessíveis, os produtos perdem uma parte significativa de suas propriedades úteis.

Vale a pena considerar que ao usar cosméticos de classe média, é aconselhável adquirir toda a linha de care de uma marca para evitar reações químicas imprevistas de produtos de diferentes fabricantes.

Os cosméticos de classe média incluem marcas como:

  • L`Oreal;
  • Mary Kay;
  • Yves Rocher;
  • Natura Siberica;
  • Revlon;
  • Bourjois.

Luxo

Esses cosméticos também são chamados de seletivos, porque em sua produção são utilizadas matérias-primas selecionadas de alta qualidade.

As empresas que produzem cosméticos caros de luxo têm a oportunidade de:

  • conduzir pesquisas exclusivas;
  • introduzir inovações tecnológicas no processo de criação;
  • experimentar as composições e estruturas dos fundos, criando fórmulas novas e mais eficazes;
  • use ingredientes raros com um alto nível de benefício;
  • trate-os da forma mais delicada, mantendo todos os benefícios no tubo.

Tudo isso permite que você crie cosméticos verdadeiramente eficazes que resolvem os mais diversos e complexos problemas de pele. E os cosméticos decorativos de alta qualidade, claro, estão neste segmento.

Aqui estão algumas das marcas de luxo:

  • Chanel;
  • Christian Dior;
  • MAC;
  • Nina Ricci;
  • Guerlain;
  • Lancome;
  • Yves Saint Laurent;
  • Versace;
  • Shiseido;
  • Clarins;
  • Clinique;
  • Elizabeth Arden;
  • Helena Rubinstein.

Visão geral da marca

Não é possível considerar a maioria das marcas em um artigo. Existem várias direções em produtos cosméticos no mercado de beleza em todo o mundo.

australiano

No momento, os cosméticos australianos são considerados um dos mais eficazes. Apenas o coreano pode competir com ele em reconhecimento e popularidade, e isso é mais provável na aparência da embalagem, e não no conteúdo. Existem mais de 300 empresas de cosméticos orgânicos na Austrália, o que é o dobro da Europa e América!

Aqui está uma lista de algumas marcas australianas que você deve conhecer:

  • Aussie;
  • Esopo;
  • Aparentado;
  • Becca Cosmetics;
  • Kora Organics.

espanhol

Se falamos de selos espanhóis, observe imediatamente a marca Isdin. É líder em dermocosméticos em seu país, que até na Europa e nos EUA mantém de forma constante as vendas em patamares elevados, o que sem dúvida confirma a qualidade do produto. Eles têm produtos especialmente bons contra o fotoenvelhecimento e os filtros solares.

A marca espanhola de cosméticos profissionais Levissime também chama a atenção. Os produtos desta marca têm como principal objetivo corrigir as imperfeições estéticas do rosto e do corpo, o que determina a sua composição de elevada qualidade e combinações eficazes de substâncias ativas.

inglês

Jovem, mas já tão popular, se destaca na cosmética britânica Marca Aurelia. Esses cosméticos seguros deram um salto nas vendas graças a Composição "saudável" e desenvolvimentos completamente únicos - uso especial em probióticos e antioxidantes.

francês

Uma das mais famosas e gigantescas empresas de cosméticos é a francesa Yves Rocher. Os cosméticos desta marca receberam a maior distribuição para qualidade estável dos produtos manufaturados e preço acessível, padrão para o segmento médio.

Regras de seleção

Se no caso da escolha de cosméticos decorativos você só pode focar no seu gosto e nas ideias de beleza (levando em consideração a vida útil do produto, é claro), então com os produtos de cuidado nem tudo é tão simples.

Vale a pena considerar várias regras universais que o ajudarão a escolher exatamente o que você precisa e serão realmente úteis, o que o ajudará a alcançar a beleza e a saúde desejadas para sua pele.

As necessidades individuais de sua pele

Se possível, é aconselhável visitar um cosmetologista. Um especialista experiente poderá determinar com precisão o tipo e as necessidades da pele em cada caso individual. E se você perguntar, então vai te ajudar a escolher os cosméticos que vão caber definitivamente, incluindo o preço.

O fato é que o tipo de pele não é um critério constante e pode variar dependendo de:

  • era;
  • localização geográfica;
  • a quantidade de estresse;
  • circunstâncias de vida (gravidez, etc.);
  • temporadas;
  • o estado do corpo como um todo.

A propósito, a mesma regra é especialmente verdadeira para a pele após 30, 35, 40 anos. Quanto mais velha a pele, mais atenção deve ser dada às suas alterações relacionadas ao envelhecimento, para mantê-la com nutrição e hidratação adequadas.

Neste caso, a orientação do médico é imprescindível, pois ajudarão a não prejudicar e maximizar a juventude da pele.

Cosméticos seguros e de alta qualidade

Somente cosméticos seguros e de alta qualidade devem estar nas prateleiras do banheiro e na sacola de cosméticos.... Idealmente, quanto mais velha a pele, mais caros e melhores devem ser os produtos para a pele. Se a pele jovem pode perdoar algumas das deficiências e omissões na composição, então a idade, novamente, não perdoa mais os erros.

É importante observar as seguintes regras:

  • escolha cuidadosamente os frascos de acordo com sua composição;
  • veja a licença e leia as análises antes de escolher uma ferramenta;
  • não acreditar em promessas vazias sobre cremes "onipotentes";
  • certifique-se de prestar atenção à data de validade;
  • é aconselhável adquirir produtos de cuidados em lojas especializadas.

Para cuidados com a pele facial, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa